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Fórum dedicado a concentrar informações relativas ao ciclismo alternativo, e com maior ênfase no ciclísmo reclinado no Brasil e demais países latinos.
 
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Klaus
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Klaus

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MensagemAssunto: .:.Choppers.:.   .:.Choppers.:. EmptySáb Set 05, 2009 5:01 pm

.

Essa é principalmente para o Franz, ;-)

Procurando um bom torneiro que fabricasse para mim a "caixa" do movimento central acabei encontrando um torneiro que constrói bikes Choppers aqui em Porto Alegre!!


Aqui vai o site dele:

www.harleybikes.com.br


Abraços!!!

.
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MensagemAssunto: "caixa" do movimento central   .:.Choppers.:. EmptySeg Set 07, 2009 6:50 am

Klaus,

Quando construí a minha, fui numa loja de escapamentos e encontrei um retalho de tubo, no diâmetro exato que precisava.
Foi só cortar, dar uma limada para ficar com as faces paralelas e soldar no quadro.
Só depois, quando fui montar as engrenagens, é que percebi que a peça deve ser soldada um pouco fora do centro, deslocada para a direita ...

Bonitas aquelas Chopper's. Mas precisam de um motor elétrico. Não imagino ficar levando no pedal todo o peso daquele pneu traseiro.
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Klaus

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MensagemAssunto: Re: .:.Choppers.:.   .:.Choppers.:. EmptySeg Set 07, 2009 9:37 pm

Pois é, ainda mais algumas choppers vem só com uma marcha, !!! Mas daí da para por mais, muuuuuito mais marchas, hehehe

É legal para fazer uma onda mas se for por isso por mim é melhor uma reclinada de uma vez, ;-)


Boa dica, :-)


Eu já encontrei um tubo de alumínio que vai servir para mim na www.galeazi.com.br/produtos_01/aluminio.html e só vou precisar cortar e mandar fazer a rosca. O mínimo que eles vendem são 6 metros de tubo, aja reclinada, heheheh

[]!
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Marco Di Martino

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MensagemAssunto: Re: .:.Choppers.:.   .:.Choppers.:. EmptyQua Set 09, 2009 6:25 pm

Já andei naquela harley bike que tem lá na Bike Sul da rua perpendicular à Santana. Foi só um pouco e na calçada. Fui até a esquina e voltei. Logo que comecei não me pareceu das mais fáceis, mas logo peguei o jeito. O garfo longo faz com que sejam difíceis curvas de retorno em esquinas quando o mais conveniente são as calçadas. Essa bike tem transmissão e talvez por isso não seja pesada no rodar, (mesmo com o pneuzão traseiro) apenas no erguer. O quadro baixo demais me pareceu problema, pois logo na retirada da bike da loja ele raspou no degrauzinho de entrada.
O problema da ausência de marchas pode ser solucionado segundo o João Paulo que monta as harleybikes (monta harlely davidson também). Não fiz subida, de modo que não saberia o quão difícil seria. De qualquer forma a bike está sem marchas...
Com um banco de reclinada "pegaria fogo"!!!

Gostei, mas faltou pedalar mesmo pra ter uma idéia melhor.

Quando visitei a tornearia que faz as bikes, encontrei o mesmo tipo de dificuldade de aquisição que encontrei quando tentava comprar minha Zohrer EXD, o cara que faz as bikes prioriza outras coisas e as bikes ficam vinculadas a encomendas de, no mínimo, cinco unidadades. A bike que eu experimentei na BikeSul era da tornearia do João Paulo, mas ele nem sabe que está lá. É de alguém que comprou dele, mas que deixou na BikeSul para vender (está até no site da loja).

Saudações!
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Olavo

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MensagemAssunto: Re: .:.Choppers.:.   .:.Choppers.:. EmptySex Set 11, 2009 8:09 pm

Pois é, na minha opinião, choppers são só legais para fazer onda no parque, para pedalar de verdade tem que ser reclinada. Razz
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Marco Di Martino

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MensagemAssunto: Re: .:.Choppers.:.   .:.Choppers.:. EmptySex Set 11, 2009 10:59 pm

Teríamos que chegar a um consenso pra ver o que vem a ser chopper... Pra leigo, todas as reclinadas LWB são choppers... Até a EXD que não seria a rigor uma LWB tem sotaque de harley ou algo do tipo...
Abraço!
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Olavo

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MensagemAssunto: Re: .:.Choppers.:.   .:.Choppers.:. EmptySáb Set 12, 2009 9:54 am

E ai Marco!

Pra mim o que determina se é chopper ou reclinada é o banco, tendo um encosto é reclinada Razz e não ter rodas super largas.
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artur elias

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MensagemAssunto: Re: .:.Choppers.:.   .:.Choppers.:. EmptySáb Set 12, 2009 10:58 am

Olavo escreveu:
Pois é, na minha opinião, choppers são só legais para fazer onda no parque, para pedalar de verdade tem que ser reclinada. .:.Choppers.:. Icon_razz



eu tbém tenho essa impressão; no entanto, otro dia conheci uma menina que jura que fazia passeios de 50 km ou mais, na Califórnia, com uma low rider (ou era chopper?) - aliás, gostaria que o Franz explicasse qual é a diferença entre chopper e low rider (se é que existe)

ou seja, mesmo nessa categoria de "bicicleta de balaqueiro", parece que há modelos que realmente têm utilidade prática...

na contramão desta tendência estou eu, que fujo como o diabo da cruz de bicicletas que possam ter a mais leve semelhança com uma motocicleta!

idiosincrasia, é só isso - nada demais

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a.

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Última edição por artur elias em Sáb Set 12, 2009 2:30 pm, editado 1 vez(es)
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Franz
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MensagemAssunto: contribuindo com o tópico   .:.Choppers.:. EmptySáb Set 12, 2009 12:21 pm

Citação :
Essa é principalmente para o Franz, ;-)
Procurando um bom torneiro que fabricasse para mim a "caixa" do movimento central acabei encontrando um torneiro que constrói bikes Choppers aqui em Porto Alegre!!

Realmente eu já conheço virtualmente a dupla da harleybikes. Aproveitando, eu conheço um torneiro mecânico bom aqui perto do jardim botânico. Ele fez uma peça para minha bike e ficou bem certinha.
Eu acho as bikes deles muito bonitas e tb adoraria ter grana sobrando para ter uma. Mas concordo com duas coisas: o preço é alto e só usaria para fazer onda. Very Happy

Citação :
eu tbém tenho essa impressão; no entanto, otro dia conheci uma menina que jura que fazia passeios de 50 km ou mais, na Califórnia

Não podemos esquecer do nosso amigo Chapolim, de Guaíba, que já deve ter completado seus 2000km em sua chopper com roda de Chevete e que faz facilmente uns sprints de 46 a 50km/h em sua bike. Para quem não sabe, ele faz uma viagem de centenas de kilometros aqui pelo estado em uma chopper, junto com seu amigo Eloy, que vai de reclinada.

Citação :
gostaria que o Franz explicasse qual é a diferença entre chopper e low rider (se é que existe)

Eu me arrisco a dizer que há diferença sim entre estes dois estilos. Vou tentar mostrar as diferenças básicas sem deixar de ressaltar algumas semelhanças:
1. Os dois estilos são enormemente cercados de personalização estética. Cada ciclista quer ter seu próprio estilo e bike. É um princípio já presente nas motos custom.
2. Uma das diferenças me parece estar nas origens. As choppers tem suas raízes lá naquelas motos do filme "Easyrider" (por favor, me corrijam se o nome do filme estiver errado). Foi o primeiro filme em que atuou o Jack Nicholson. Já as lowriders parecem ter origem nos carros lowriders ou tunados (basta digitar lowrider no google, e ficará fácil entender isso). Ou seja, uma moto Harley Davidson ou uma moto Honda pode ser transformada em uma chopper ou em uma lowrider, pois estilos e não são ligados a marcas, embora as harley davidson podem ser mais facilmente associadas e adaptadas ao estilo.
3. Outro aspecto que difere entre os dois estilos é o fato de que quem prepara suas lowriders, coloca estas o mais "colocadas" possível no chão. No caso das chopper, não é isso que vale, pois a chopper ainda tem uma associação mais forte com conforto.
4. As choppers seguem uma linha mais funcional, ou seja, o cara que curte uma choppers ainda pode querer fazer umas pedaladas longas e ir para o trabalho com ela, e conseguirá. Pelo que entendo, o cara que monta suas lowriders não está preocupado com isso. Ele está muito mais próximo de uma linha "bike art". Quando imagino um aficcionado por lowrider, acho que ele chegaria ao ponto de somente montar sua bike para pendurar na parede, ficar polindo e admirando ela.

Para fechar, parece que quem usa ambas as bikes, usa por paixão, assim como acontece com muito reclineiros, "speedeiros", "Moutainbikers", etc. Parece que o caminho é meio inverso na maior parte da vezes. As pessoas adaptam seu corpo às bicicletas que gostam e não o oposto. Mas isso abriria debate para um novo tópico.

Reforçando: estes são conceitos que apresentei com base em meu entendimento pessoal dos estilos. Vocês percerão que eles estão muito mais no campo da geometria das bikes, do que no campo técnico. Além, disso alguns aficcionados pelo assunto poderão até mesmo descordar de alguns aspectos que destaques.

Ok??? Me sinto lisonjeado por ter sido solicitado a fazer o texto acima, pois me sinto no mesmo nível de conhecimento ou mesmo abaixo dos demais colegas. O fórum está equalizando magnificamente nossos conhecimentos. Muito legal isso.

Abração,
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Marco Di Martino

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MensagemAssunto: Re: .:.Choppers.:.   .:.Choppers.:. EmptySáb Set 12, 2009 4:58 pm

Olavo escreveu:
E ai Marco!

Pra mim o que determina se é chopper ou reclinada é o banco, tendo um encosto é reclinada Razz e não ter rodas super largas.

E aí embaixo nas fotos, como é que ficamos? Acho que tem muito a ver...

.:.Choppers.:. Captainamricachopper.th .:.Choppers.:. Cyclegeniusfalcon.th

A colocação de um banco com encosto (seja moto ou bike) em alguns modêlos de chopper mais parece questão de detalhe, pois o formato delas se presta pra isso (talvez por isso a gente ouça tanto as pessoas dizerem que a EXD parece moto...).

Vou ver se ando nessa Falcon aí de cima (em alumínio) no começo de novembro... Se eu comprar e depender de mim, coloco o pneu mais largo que puder (evitando exageros que comprometam de forma sensível o rodar)...

Detalhe: alguém lembra do companheiro do Capitão América nos quadrinhos dos anos 70? O Falcão? Pois é, aí nas fotos temos a Captain América (moto chopper do filme Easy Rider a que se referiu o Franz em sua postagem mais acima) e a Falcon (reclinada LWB da CycleGenius)... Juro que só me dei conta da coincidência com a Marvel Comics depois de ter colocado as duas fotos juntas para a postagem...

Abraços!!!
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MensagemAssunto: Re: .:.Choppers.:.   .:.Choppers.:. EmptySáb Set 12, 2009 5:39 pm

Marco,

Esse encosto da Easy rider só serve para o carona
.:.Choppers.:. Easyrider460

Acho que ai está a diferença.

Ah...eu sempre gostei das choppers e era o que eu procurava até descobrir a reclinada. Se fosse para ter uma moto, com certeza seria uma nesse estilo.
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MensagemAssunto: Re: .:.Choppers.:.   .:.Choppers.:. EmptySáb Set 12, 2009 5:45 pm

Opa...colocando umas mochilas e barracas ali também da para o motorista usar o encosto:
.:.Choppers.:. Easy-rider-ws

Ainda tem uma diferença razoável nos comprimentos do garfo, mas dá para se dizer mesmo que o limite entre as choppers e reclinadas não é muito claro, tem algumas que são bem diferentes, mas tem algumas realmente muito parecidas.

Agora uma coisa que eu não tenho dúvidas é a eficiência, quanto mais chopper menos eficiente, ai é que a reclinada mostra o seu valor.

Franz...como é que é essa história do Chapolin colocar 46km/h...Isso foi descendo né?
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MensagemAssunto: continuando   .:.Choppers.:. EmptySáb Set 12, 2009 7:06 pm

Pessoal,

Eu definiria (como sugestão) assim: se você está com o tronco reclinado e apoiado confortavelmente em algum encosto, então tem-se a posição reclinada. Ou seja, uma bicicleta que tivesse ao invés de um banco uma rede baiana ou um colchão de esponja seria uma reclinada. Ao contrário, se tiver o encosto e este não for usado porque seu corpo está totalmente ereto e sentado, então não seria uma reclinada.
O que acham??

Aproveitando,....
Citação :
Franz...como é que é essa história do Chapolin colocar 46km/h...Isso foi descendo né?

Ele fez isso na Beira rio mesmo, comigo do lado fazendo pega em uma MTB.

Abração,
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MensagemAssunto: Re: .:.Choppers.:.   .:.Choppers.:. EmptySáb Set 12, 2009 8:57 pm

Boa Franz, acho que definiu a definição Smile

O Chapolin deve ter herdado o nome por ter superpoderes...só assim para pedalar tão forte aquela chopper.
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MensagemAssunto: Re: .:.Choppers.:.   .:.Choppers.:. EmptyDom Set 13, 2009 3:47 pm

Olavo escreveu:
.:.Choppers.:. Icon_smile
O Chapolin deve ter herdado o nome por ter superpoderes...só assim para pedalar tão forte aquela chopper.

estranho isso .:.Choppers.:. Icon_question

o Eloy postou um convite aqui, um tempo atrás, para uma cicloviagem "dirigida a reclineiros",
já que seria "em baixas velocidades" - ou seja, segundo ele, as reclinadas/os reclineiros andam devagar...

agora fico sabendo que o parceiro dele consegue fazer um sprint digno de um velocista de pista
numa bicicleta pesadíssima e de coeficiente aerodinâmico não particularmente vantajoso

eu que sou burro ou tá meio confuso isso? .:.Choppers.:. Icon_scratch
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MensagemAssunto: Re: .:.Choppers.:.   .:.Choppers.:. EmptyDom Set 13, 2009 4:14 pm

Citação :

Vou ver se ando nessa Falcon aí de cima (em alumínio) no começo de novembro... Se eu comprar e depender de mim, coloco o pneu mais largo que puder (evitando exageros que comprometam de forma sensível o rodar)...


boa lembrança; a Cycle Genius é uma firma puco falada, mas que pelo jeito tem um produto de ótima qualidade;
outra opção, na mesma linha, seria a Lightfoot Ranger (abaixo), e, é claro, a maravilhosa (e mais cohnecida) Rans Stratus XP -
confesso que às vezes considero a possibilidade de uma LBW com rodas iguais e grandes,
talvez um dia me meta a construir uma!

http://www.lightfootcycles.com/ranger.htm

.:.Choppers.:. Rarainier2



Citação :
Detalhe: alguém lembra do companheiro do Capitão América nos quadrinhos dos anos 70?


putz, nessa época eu lia Asterix (mas para o fim dos 70)

será que o gosto pelo design holandês de reclinada tem alguma coisa a ver com o gosto por quadrinhos franceses?
(e com música clássica, e outras emanações culturais oriundas do Velho Mundo)


ah, para o registro, gostaria de deixar claro que não sou 100% insensível ao charme das motos chopper;
já me passou pela cabeça a idéia de ter uma, idéia essa que felizmente foi procurar outra cabeça para se instalar,
porque eu realmente não tenho condições de sustentar mais nenhum hobby dispendioso hehehe

o que não me agrada é bicicleta que parece com moto, mas aqui tbém não vai nenhum juízo de valor,
apenas idiosincrasia (mania mesmo)


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MensagemAssunto: Re: .:.Choppers.:.   .:.Choppers.:. EmptySeg Set 14, 2009 12:03 pm

"outra opção, na mesma linha, seria a Lightfoot Ranger (abaixo), e, é claro, a maravilhosa (e mais cohnecida) Rans Stratus XP"

Cara, de onde foi que tu tiraste, essa??? Ela tem um jeito de Easy Racer... Gostei, mas será que o banco não fica um pouco alto pra pedalar?

Infelizmente, nem essa Rans a que tu te referiste e nem a LE estão disponíveis nas duas lojas em que eu pretendo ir. Só dispõem por encomenda, e eles não vão encomendar a bike só pra que eu faça um test drive...

Olha, o legal dessa história de diferença de opiniões (eu venho exatamente na contra-mão tua Artur: bike pra mim tem que parecer chopper, caso contrário não me estimula...) é que isso não impede a gente de fazer parte de um mesmo grupo e pedalar juntos.

Falei ontem com o Alex e ele me disse que tu poderias me dizer onde encontrar um garfo (de alumínio) para aro 24... Estou com vontade de experimentá-lo na dianteira da minha EXD.

Saudações!!!

Marco
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MensagemAssunto: Re: .:.Choppers.:.   .:.Choppers.:. EmptySeg Set 14, 2009 12:12 pm

artur elias escreveu:
Olavo escreveu:
.:.Choppers.:. Icon_smile
O Chapolin deve ter herdado o nome por ter superpoderes...só assim para pedalar tão forte aquela chopper.

estranho isso .:.Choppers.:. Icon_question

o Eloy postou um convite aqui, um tempo atrás, para uma cicloviagem "dirigida a reclineiros",
já que seria "em baixas velocidades" - ou seja, segundo ele, as reclinadas/os reclineiros andam devagar...

agora fico sabendo que o parceiro dele consegue fazer um sprint digno de um velocista de pista
numa bicicleta pesadíssima e de coeficiente aerodinâmico não particularmente vantajoso

eu que sou burro ou tá meio confuso isso? .:.Choppers.:. Icon_scratch


Assunto: Re: .:.Choppers.:. Hoje à 1:08 pm

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Velocidade importa? Só quando prazerosa, acredito. Nas duas vezes em que eu pedalei com o pessoal da POABIKERS fui o chato que reclamava do ritmo. Não foi como os GROMs ou os passeios com a Dudu Bike (do qual também virei participante). O pedal deles funciona legal, quem vai gosta, mas não pretendo voltar lá tão cedo. Só acho que o site não deveria usar a expressão "passeio", pra evitar experiências mais estressantes do que prazerosas. Que eu saiba "passeio" não requer forma física. É descontração e não treino. Quando alguém quiser se reunir pra bater corrida, me avise antes, please...

Pensem o que quiserem.

Recumbents to death!!!

Abraço!!!

Marco
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MensagemAssunto: Re: .:.Choppers.:.   .:.Choppers.:. EmptySeg Set 14, 2009 12:38 pm

Citação :
Infelizmente, nem essa Rans a que tu te referiste e nem a LE estão disponíveis nas duas lojas em que eu pretendo ir. Só dispõem por encomenda, e eles não vão encomendar a bike só pra que eu faça um test drive...

vale a pena conferir a Stratus XP (pra não falar na Xstream, que está 'na moda')

dá uma olhada na lista de representantes (por estado),
não deve ser tão difícil encontrar um próximo dos teus destinos já planejados

http://www.ransbikes.com/Bikedealers.htm


Citação :
Olha, o legal dessa história de diferença de opiniões (eu venho exatamente na contra-mão tua Artur: bike pra mim tem que parecer chopper, caso contrário não me estimula...) é que isso não impede a gente de fazer parte de um mesmo grupo e pedalar juntos.

é claro!

ainda não definimos formalmente as regras do Recliforum, mas acho que aqui está um bom exemplo de intercâmbio civilizado de idéias e gostos diferentes (ou até opostos), sem que isso cause problema de nenhum tipo - esse é o caminho, me parece!


Citação :
Falei ontem com o Alex e ele me disse que tu poderias me dizer onde encontrar um garfo (de alumínio) para aro 24

putz, de alumínio vai ser difícil - bem difícil, eu acho

mesmo de aço não é muito fácil de encontrar;
achei um meio por acaso na oficina do seu Carlos (aquela na Aureliano próximo à Praia de Belas)

curiosamente, é bem fácil encontrar uns garfos vagabundos com amortecedor de mola -
mas são pesadíssimos e têm uma cara que não inspira muita confiança

nos EUA tu encontra, é só encomendar antes e mandar enviar para um endereço (hotel, p.ex.) -
é só organizar direitinho que dá certo


[ ]



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