InícioInício  RecliforumRecliforum  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  LoginLogin  

Compartilhe | 
 

 E quando fura o pneu?!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
lgalicki



Mensagens : 13
Data de inscrição : 28/03/2014

MensagemAssunto: E quando fura o pneu?!   Ter Abr 01, 2014 11:58 am

A experiência de um pneu furado em uma reclinada é bem diferente de um furo numa DF. Enquanto numa DF é possível olhar a situação dos pneus enquanto estamos pedalando, numa reclinada não há possibilidade de verificar visualmente a situação deles. Pode parecer uma coisa boba, já que dá para sentir que a roda começa a bater diretamente no asfalto, mas é algo que tem me preocupado porque passei por uma situação onde um furo e esvaziamento repentino do pneu dianteiro me fez levar um baita de um pacote que tornou banhos algo bastante sofrido por cerca de uma semana! Eu estava a mais ou menos uns 30 km/h quando o asfalto lixou minha bunda e meu cotovelo.  Sad 

Alguém já teve o desprazer de tomar um baita de um pacote por causa de um furo? Como vocês percebem que um pneu está furado?

PS: tenho uma SWB, e creio que no caso do pneu dianteiro a situação deva ser diferente em LWBs.
PS2: tenho lembranças de dois furos no pneu dianteiro que percebi sem maiores problemas, mas foram situações onde a velocidade estava menor. Será que o problema é o pneu murchar em velocidades altas?
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Mordaz



Mensagens : 2200
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

MensagemAssunto: Re: E quando fura o pneu?!   Ter Abr 01, 2014 2:24 pm

No último domingo bati num tachão com a roda dianteira, amassando-a e furando a câmara no processo. Talvez não tenha sido um esvaziamento tão súbito quanto o seu, e talvez por isso eu não tenha perdido o controle da recli. Na hora pensei que a câmara poderia não estar furada, e que teria apenas perdido ar com a porrada. Enchi o pneu e continuei meu trajeto. Mais adiante notei que estava vazio de novo. Nas duas ocasiões a sensação foi de alguma instabilidade e uma certa resistência ao girar o guidão. Se tivesse encostando o aro no chão a sensação seria outra, com certeza.

Talvez seja interessante para você usar aros "tubeless-ready" para evitar contato direto do aro com o chão em caso de esvaziamento súbito do pneu. Como você provavelmente já sabe, esse tipo de aro tem em seu perfil um ressalto no qual o arame do pneu "sobe" quando a câmara é inflada. O arame fica bem preso na posição e menos propenso a sair do aro. Tem a desvantagem de tornar mais difícil um eventual reparo.

Já fiquei mais de um mês de molho por causa de uma queda, e nem foi devido a um furo. Acho que quedas em reclinadas são sempre menos traumáticas que em DF. Legal seria usar alguma proteção contra abrasão, talvez um short feito de aramida!

Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://fotolog.terra.com.br/bentrider
Mordaz



Mensagens : 2200
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

MensagemAssunto: Re: E quando fura o pneu?!   Ter Abr 01, 2014 2:29 pm

Olha o "EPI" desse cara:

Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://fotolog.terra.com.br/bentrider
lgalicki



Mensagens : 13
Data de inscrição : 28/03/2014

MensagemAssunto: Re: E quando fura o pneu?!   Ter Abr 01, 2014 2:53 pm

Mordaz escreveu:
Nas duas ocasiões a sensação foi de alguma instabilidade e uma certa resistência ao girar o guidão.  Se tivesse encostando o aro no chão a sensação seria outra, com certeza.
O fódegas é que depois do pacotão que levei eu sempre tenho parado e verificado a pressão do pneu sempre que sinto algo meio diferente na direção, mas, como tô usando uma FWD, já parei várias vezes pra descobrir que o pneu estava ok e que a instabilidade que senti na frente da bike se deu por causa de uma pedalada mais forte que dei. Dependendo de desníveis do asfalto, também acabo tendo essa impressão de vez em quando. No pedal posterior ao meu pacote, eu desci a serra do mar aqui do PR, e em um dado momento, a mais de 70 por hora, tive a impressão que o pneu tinha furado. Provavelmente foi a descarga de adrenalina mais alta de toda minha vida! Parei e constatei que estava tudo ok.

Percebi que com o passar do tempo tenho tido menos a impressão de pneu furado. Acho que é algo psicológico, e tal impressão vai diminuindo conforme vou readquirindo a confiança. Além disso, percebo que conforme o tempo passa eu vou ficando cada vez mais habituado à bicicleta. Realmente ela tem uma curva de aprendizado bastante longa.

Citação :
Acho que quedas em reclinadas são sempre menos traumáticas que em DF.
Também acho. Eu tomei dois pacotássos com a FWD, na verdade, e, antes do causado pelo furo, eu caí a mais de 60 por hora em uma curva fechada porque vinha descendo muito rápido e não tive condições de desviar de um monte de pedrinhas que fizeram os pneus escaparem de lado. O prejuízo foi pele que ficou no asfalto  Sad , a bermuda que rasgou e nada mais. Com uma DF a altura da queda é mais alta, ainda mais que eu tô com uma low racer, além de haver a possibilidade de se cair de cara no chão caso haja perda súbita de velocidade.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: E quando fura o pneu?!   Hoje à(s) 5:58 pm

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
E quando fura o pneu?!
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» [TESTe] Qual animal você vira quando está com raiva?
» Ford 26 - Rat Rod o Segundinho FINALIZADO !!!!
» Globo compra nova Prison Break, mas só exibe 24 horas e Lost
» Dou cachorro
» Minicraft 737-300 VASP

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Ciclismo reclinado geral-
Ir para: