Recliforum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Recliforum

Fórum dedicado a concentrar informações relativas ao ciclismo alternativo, e com maior ênfase no ciclísmo reclinado no Brasil e demais países latinos.
 
InícioInício  RecliforumRecliforum  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Projeto Faça Você Mesmo - Genesis, um patinete para Adulto.

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
telles0808




Mensagens : 3
Data de inscrição : 07/06/2014

Projeto Faça Você Mesmo - Genesis, um patinete para Adulto. Empty
MensagemAssunto: Projeto Faça Você Mesmo - Genesis, um patinete para Adulto.   Projeto Faça Você Mesmo - Genesis, um patinete para Adulto. EmptySáb Jun 07, 2014 1:49 pm

Olá!

Sou de Curitiba e me chamo Gabriel, recentemente vendi meu carro para quitar o apartamento. Como trabalho perto de casa, pensei em ir a pé por um tempo e construir um patinete estiloso para poder almoçar em casa (25 minutos a pé) e ver meu filho de 7 meses.

Pesquisei muitos modelos, pesquisei as tecnologias e materiais disponíveis e por fim cheguei a conclusão que o patinete que atende todas minhas expectativas seria uma Scrooser.

Projeto Faça Você Mesmo - Genesis, um patinete para Adulto. Photo-main

Após entrar em contato com o fabricante da Scrooser, percebi que o patinete + frete + impostos teria um valor equivalente ao carro popular importado mais completo do Brasil.

Dessa forma, ficou praticamente inviável comprar a desejada obra de arte sobre rodas.

Como engenheiro civil com mestrado em cálculo estrutural, comecei minha odisseia desenhando rascunhos em meu caderno de desenho, tentando manter o conceito, mas de forma original, o que é muito difícil neste caso, pois o produto deles é muito exclusivo.

Batizei esse projeto de Genesis.

Projeto Faça Você Mesmo - Genesis, um patinete para Adulto. 2014-06-07%2014.24.37
Projeto Faça Você Mesmo - Genesis, um patinete para Adulto. 2014-06-07%2014.24.47
Projeto Faça Você Mesmo - Genesis, um patinete para Adulto. 2014-06-07%2014.24

Agora estou na fase de modelagem dos tubos para poder dimensionar com elementos finitos o chassi. Pretendo terminar em uma a duas semanas, e ir atualizando o tópico com novidades.

Ainda não decidi, mas acho que utilizarei tubos com liga de aluminio 7075 de 1.5 a 2 polegadas, e paredes finas.

Os pneus são do tipo "Carlisle 18x9.5 -8 Rib" e não existem no Brasil. Como morei um tempo nos EUA, sempre via esses pneus por lá em cortadores de grama e carrinhos de golf. As rodas terão o cubo separado, e irei adaptar um motor de 150W ou 250W dentro deste cubo.

Não pretendo fazer acelerador, mas pretendo fazer controle eletrônico da velocidade. Já vi em outros países que existem controladores baseados na velocidade da roda, ou seja, o motor elétrico mantém a velocidade da roda, após o ciclista dar algumas pedaladas e ativa-lo.

O mesmo processo irá funcionar aqui, mas ao invés de pedalar, irei simplesmente impulsionar o patinete com os pés, e o controlador eletrônico irá manter a velocidade.

Essa parte é a mais misteriosa para mim, mas se for necessário irei aprender eletrônica para poder desmistificar esse assunto.

Vai precisar de muito espírito pioneiro, empreendedor, além de abrir muitas portas, pois é difícil achar dobradora CNC que tope fazer a dobra de 4 tubos, assim como um bom soldador de alumínio, experiente o suficiente para fazer uma solda estrutural e bonita.

Ao menos esse protótipo será único no mundo, baseado em uma obra de arte, mas com muito coração e alma no projeto, além de um modelo um pouco mais exclusivo, baseado em minha própria rubrica.
Ir para o topo Ir para baixo
telles0808




Mensagens : 3
Data de inscrição : 07/06/2014

Projeto Faça Você Mesmo - Genesis, um patinete para Adulto. Empty
MensagemAssunto: Re: Projeto Faça Você Mesmo - Genesis, um patinete para Adulto.   Projeto Faça Você Mesmo - Genesis, um patinete para Adulto. EmptySáb Jun 07, 2014 3:26 pm

Montagem da Blueprint unifilar.

Estou utilizando várias referências para as medidas, principalmente as medidas da scooter Vespa.

Projeto Faça Você Mesmo - Genesis, um patinete para Adulto. Vespa%20Blueprint
Projeto Faça Você Mesmo - Genesis, um patinete para Adulto. Blueprint%20Side

A sequência aqui é fazer o unifilar lateral, depois o unifilar frontal/traz e por fim o de topo.

Com o auxílio das três vistas, produzir um unifilar 3D espacial, extrudar os tubos de alumínio e aplicar soldas, configurar os materiais e valores de cálculo e fazer os testes de stress do material para os carregamentos normativos.

Espero que estejam gostando!

Alguém conhece em Curitiba empresas que possam me ajudar na dobra do tubo em CNC Espacial?

Preciso da dobra espacial que não marque os tubos e não afunile os mesmos, pois serão tubos de alumínio 7075, que não são muito resistentes a punção e marcam fácil.

Projeto Faça Você Mesmo - Genesis, um patinete para Adulto. Stress%20Simulation

Obrigado!
Ir para o topo Ir para baixo
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

Projeto Faça Você Mesmo - Genesis, um patinete para Adulto. Empty
MensagemAssunto: Re: Projeto Faça Você Mesmo - Genesis, um patinete para Adulto.   Projeto Faça Você Mesmo - Genesis, um patinete para Adulto. EmptyDom Jun 08, 2014 12:58 am

Sem querer jogar água fria na sua idéia, penso que um trajeto de 25 minutos a pé seria perfeito para se fazer com uma bicicleta.

Mas, voltando à sua idéia, não seria interessante usar rodas e pneus de bicicleta (por exemplo, aro 20" / 406 mm) em vez desses específicos e de difícil obtenção?
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
telles0808




Mensagens : 3
Data de inscrição : 07/06/2014

Projeto Faça Você Mesmo - Genesis, um patinete para Adulto. Empty
MensagemAssunto: Re: Projeto Faça Você Mesmo - Genesis, um patinete para Adulto.   Projeto Faça Você Mesmo - Genesis, um patinete para Adulto. EmptySeg Jun 09, 2014 7:54 am

Fala Mordaz!

A princípio, usar uma bicicleta seria a opção mais lógica e com melhor custo/benefício, mas em contrapartida eu perderia o interesse rapidamente por este modal, já que andei por muitos anos de bicicleta.

Para voltar, pensei em algo que despertasse o interesse, me desafiasse, e aparentemente achei um!

Durante essa semana irei trabalhar no modelo, e produzir de dois a três chassis diferentes, para escolher o melhor design.

Acho que usar um pneu diferente irá perder grande parte da essência do projeto, mas nunca se sabe, um cubo de 8 com raios, pode ficar estiloso.

Ainda não encontrei um fornecedor de tubos de alumínio 7075 aqui em Curitiba, tão pouco 6061. Alguém conhece uma empresa que venda? diâmetro 1.1/2 pol, espessura 1/8 e 1/16

Abraço!
Ir para o topo Ir para baixo
marcelo_montanhista

marcelo_montanhista


Mensagens : 279
Data de inscrição : 22/05/2009

Projeto Faça Você Mesmo - Genesis, um patinete para Adulto. Empty
MensagemAssunto: Re: Projeto Faça Você Mesmo - Genesis, um patinete para Adulto.   Projeto Faça Você Mesmo - Genesis, um patinete para Adulto. EmptySeg Jun 23, 2014 8:27 pm

bem curioso seu projeto!

Eu diria para vc tentar pneus de mini carros elétricos (tem uma loja dessas ali perto do terminal do capina do siqueira).

Sobre tubos de aluminio não sei mesmo. Minha sugestão seria ligar para as empresas que vendem equipamentos de solda. Tem uma no xaxim (acho que genius ferramentas).

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.fotolog.com.br/marcelomountain
Nutin




Mensagens : 22
Data de inscrição : 30/09/2010

Projeto Faça Você Mesmo - Genesis, um patinete para Adulto. Empty
MensagemAssunto: Re: Projeto Faça Você Mesmo - Genesis, um patinete para Adulto.   Projeto Faça Você Mesmo - Genesis, um patinete para Adulto. EmptySex Ago 15, 2014 2:49 pm

Olá Telles,

Você encontrará os tubos na Alto Alumínio: http://www.altoaluminio.com.br/index1.html.

Você pode até solicitar já cortados na medida que você especificar.

Abraço

Nutin.
Ir para o topo Ir para baixo
luanfelipe




Mensagens : 1
Data de inscrição : 19/04/2016

Projeto Faça Você Mesmo - Genesis, um patinete para Adulto. Empty
MensagemAssunto: Re: Projeto Faça Você Mesmo - Genesis, um patinete para Adulto.   Projeto Faça Você Mesmo - Genesis, um patinete para Adulto. EmptySex Abr 22, 2016 8:59 am

Olá Gabriel!!

Estou querendo construir um patinete desses pra mim e encontrei seu projeto aqui. Também moro em Curitiba.

Você chegou a concluir? Tem fotos de como ficou?

Agradeço se puder me ajudar com algumas dicas de onde conseguir os materiais.

Abs
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Projeto Faça Você Mesmo - Genesis, um patinete para Adulto. Empty
MensagemAssunto: Re: Projeto Faça Você Mesmo - Genesis, um patinete para Adulto.   Projeto Faça Você Mesmo - Genesis, um patinete para Adulto. Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Projeto Faça Você Mesmo - Genesis, um patinete para Adulto.
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» trike drift
» Só falta testar!! "Nome de batismo: Fada Verde !!"
» ajuda no projeto ou compra de triciclo para deficiente
» vai nascer um patinete.
» Ajuda para compra de um triciclo TRIKE

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Recliforum :: Faça você mesmo-
Ir para: