qual a vantagem ou desvantagem desse tipo de pé de vela?
prof carlos henrique
Mensagens : 327 Data de inscrição : 14/02/2012 Idade : 65 Localização : Araçatuba - sp
Assunto: Re: Pé de vela diferente Dom Mar 02, 2014 6:52 pm
coroa elíptica!!
tem um momento/ponto morto!
veja se com esse vídeo consegue sacar!
duram
Mensagens : 650 Data de inscrição : 30/01/2010 Idade : 60 Localização : Rio de Janeiro
Assunto: Re: Pé de vela diferente Seg Mar 03, 2014 7:00 am
[quote="prof carlos henrique"]coroa elíptica!!
tem um momento/ponto morto!
veja se com esse vídeo consegue sacar!
não saquei, força / descanso não é ruim pedalar assim sem constância na força?
prof carlos henrique
Mensagens : 327 Data de inscrição : 14/02/2012 Idade : 65 Localização : Araçatuba - sp
Assunto: Re: Pé de vela diferente Seg Mar 03, 2014 8:51 am
só pedalei uma vez numa MTB com coroa semi elíptica de um colega.
o que deu para notar é que parece que na fase de "descanso" tem algum acúmulo de energia que se "solta" no momento saindo do ápice do elíptico.
a velocidade é maior, agora em uso constante e rotineiro não tenho como opinar.
é tudo uma questão de inercia e dinâmica do movimento e as energias (esforço) envolvidas.
não estudei isso a fundo ainda.
Mordaz
Mensagens : 2258 Data de inscrição : 22/05/2009 Localização : Rio de Janeiro
Assunto: Re: Pé de vela diferente Ter Mar 04, 2014 1:20 pm
O Artur é quem mais pode opinar, pois ele usa Q-Rings.
Depois de ler um pouco a respeito, fiquei tentado a experimentar coroas Osymetric, mas não teria como ajustar a fase para uso em reclinada.
Pena que, para pedivela mtb de 4 furos, a maior coroa Q-Ring é de apenas 44 dentes.
duram
Mensagens : 650 Data de inscrição : 30/01/2010 Idade : 60 Localização : Rio de Janeiro
Assunto: Re: Pé de vela diferente Qua Mar 05, 2014 1:48 pm
Mordaz escreveu:
O Artur é quem mais pode opinar, pois ele usa Q-Rings.
Depois de ler um pouco a respeito, fiquei tentado a experimentar coroas Osymetric, mas não teria como ajustar a fase para uso em reclinada.
Pena que, para pedivela mtb de 4 furos, a maior coroa Q-Ring é de apenas 44 dentes.
o que é um Q-ring?
Mordaz
Mensagens : 2258 Data de inscrição : 22/05/2009 Localização : Rio de Janeiro
Assunto: Re: Pé de vela diferente Qua Mar 05, 2014 9:21 pm
duram escreveu:
o que é um Q-ring?
É uma coroa elíptica fabricada pela Rotor.
Última edição por Mordaz em Sáb Mar 08, 2014 4:36 pm, editado 1 vez(es)
duram
Mensagens : 650 Data de inscrição : 30/01/2010 Idade : 60 Localização : Rio de Janeiro
Assunto: Re: Pé de vela diferente Qui Mar 06, 2014 9:02 am
https://www.youtube.com/watch?v=gzPOICdSZaU
Pelo que vejo em reclinadas tem que ser colocadas em posição diferente já que ele fala e 2 horas, 6 horas, etc na reclinada o pé de vela esta para cima e essas posições em horas são diferentes
Mensagens : 2258 Data de inscrição : 22/05/2009 Localização : Rio de Janeiro
Assunto: Re: Pé de vela diferente Qui Mar 06, 2014 12:18 pm
Exatamente. Na reclinada a orientação das coroas difere em aproximadamente 90°. "Aproximadamente" porque a orientação exata depende da geometria da reclinada. Ao contrário das bicis convencionais, que variam quase nada em geometria, as reclinadas podem variar muito.
Esse vídeo se soma a inúmeros outros nos quais se diz que a vantagem das coroas elípticas é que elas ajudam eliminar ou reduzir o "ponto morto" da pedalada. Eu já não vejo por esse lado. Pelo que andei lendo a respeito, acho que faz mais sentido pensar em termos de colocar mais carga no arco da pedalada no qual há mais força muscular disponível. Com isso, aproveita-se melhor os músculos mais fortes e exige-se menos dos músculos menos fortes.
A teoria por trás das coroas Osymetric parece ter relação com isso e, por isso mesmo, não são meramente elípticas como as Q-Rings. Parece-me que as Osymetric possuem um formato que mantém uma carga maior nas pernas até quase sua máxima extensão. Observem a parte superior direita da Osymetric mostrada na foto abaixo:
duram
Mensagens : 650 Data de inscrição : 30/01/2010 Idade : 60 Localização : Rio de Janeiro
Assunto: Re: Pé de vela diferente Qui Mar 06, 2014 1:39 pm
viu o link para pdf que postei?
Mordaz
Mensagens : 2258 Data de inscrição : 22/05/2009 Localização : Rio de Janeiro
Assunto: Re: Pé de vela diferente Qui Mar 06, 2014 5:26 pm
duram escreveu:
viu o link para pdf que postei?
Sim, sim. Eu já sabia que as Q-Rings podem ser orientadas para reclinadas. As Osymetric é que não podem.
ZÖHRER
Mensagens : 393 Data de inscrição : 23/05/2009 Idade : 56 Localização : Rio de Janeiro
Assunto: Re: Pé de vela diferente Sáb Mar 08, 2014 10:15 am
Notei que na Cruzbike Silvio que bateu o recorde das 12h a ciclista estava usando uma coroa elíptica. Vejam em 1.22min
duram
Mensagens : 650 Data de inscrição : 30/01/2010 Idade : 60 Localização : Rio de Janeiro
Assunto: Re: Pé de vela diferente Sáb Mar 08, 2014 12:39 pm
ZÖHRER escreveu:
Notei que na Cruzbike Silvio que bateu o recorde das 12h a ciclista estava usando uma coroa elíptica. Vejam em 1.22min
e ela não usou carenagem ou tail.....
vamos pesquisar mais sobre esse tipo de coroa, se é ou não melhor que a redonda
Mordaz
Mensagens : 2258 Data de inscrição : 22/05/2009 Localização : Rio de Janeiro
Assunto: Re: Pé de vela diferente Sáb Mar 08, 2014 4:33 pm
ZÖHRER escreveu:
Notei que na Cruzbike Silvio que bateu o recorde das 12h a ciclista estava usando uma coroa elíptica. Vejam em 1.22min
Essa aí é a Maria Parker. Esse recorde já é antigo. Se não me engano, ela mesma já o bateu com uma Cruzbike Vendetta. Dá para ver que as coroas são Q-Ring (são as únicas com aquela série de furos).
Arthur HP3
Mensagens : 147 Data de inscrição : 19/05/2009 Idade : 75 Localização : Rio de Janeiro
Assunto: Coroa circular x coroa assimétrica Seg Mar 10, 2014 7:37 am
Pelos links abaixo podem ser acessados: um arquivo de texto e três arquivos JPEG.
Estudo comparativo coroas circular x assimétrica
Desenho 1 Gráfico 1
Desenho 2 Gráfico 2
Comparação curvas de aceleração
O conteúdo dos arquivos é uma comparação entre coroa circular e cora assimétrica, sob uma avaliação qualitativa. São admitidas algumas simplificações, mas penso que não chegam a prejudicar as conclusões, estas também puramente qualitativas. Em resumo, a conclusão a que cheguei é que as coroas assimétricas proporcionam mais uniformidade ao esforço de pedalar, em comparação com as coroas circulares. Essa uniformidade decorre do maior equilíbrio, ao longo de um giro da pedivela, entre o torque resistente (esforço que a bike nos requer para acelerar) e o torque motor (esforço que aplicamos no pedal para acelerar a bike). O trabalho mecânico realizado ao longo dos 360° é o mesmo para as duas configurações. No entanto essa característica de uniformidade de esforço no pedal pode ser um fator favorável no desempenho do ciclista (a discutir). O post é apenas uma visão sobre a questão, para discussão.
Arthur HP3
duram
Mensagens : 650 Data de inscrição : 30/01/2010 Idade : 60 Localização : Rio de Janeiro
Assunto: Re: Pé de vela diferente Seg Mar 10, 2014 8:49 am
Arthur HP3 escreveu:
Pelos links abaixo podem ser acessados: um arquivo de texto e três arquivos JPEG.
Estudo comparativo coroas circular x assimétrica
Desenho 1 Gráfico 1
Desenho 2 Gráfico 2
Comparação curvas de aceleração
O conteúdo dos arquivos é uma comparação entre coroa circular e cora assimétrica, sob uma avaliação qualitativa. São admitidas algumas simplificações, mas penso que não chegam a prejudicar as conclusões, estas também puramente qualitativas. Em resumo, a conclusão a que cheguei é que as coroas assimétricas proporcionam mais uniformidade ao esforço de pedalar, em comparação com as coroas circulares. Essa uniformidade decorre do maior equilíbrio, ao longo de um giro da pedivela, entre o torque resistente (esforço que a bike nos requer para acelerar) e o torque motor (esforço que aplicamos no pedal para acelerar a bike). O trabalho mecânico realizado ao longo dos 360° é o mesmo para as duas configurações. No entanto essa característica de uniformidade de esforço no pedal pode ser um fator favorável no desempenho do ciclista (a discutir). O post é apenas uma visão sobre a questão, para discussão.
Arthur HP3
qual as medidas dos raios? o raio circular é igual ao menor ou maior do eliptico?
vc supõe que o ciclista puxa o pedal entre 180 e 360 graus? qual o gráfico se for apenas força na descida sem puxões (sem travas)?
Arthur HP3
Mensagens : 147 Data de inscrição : 19/05/2009 Idade : 75 Localização : Rio de Janeiro
Assunto: Re: Pé de vela diferente Seg Mar 10, 2014 9:01 am
duram escreveu:
qual as medidas dos raios? o raio circular é igual ao menor ou maior do eliptico?
vc supõe que o ciclista puxa o pedal entre 180 e 360 graus? qual o gráfico se for apenas força na descida sem puxões (sem travas)?
Daniel, o estudo é apenas sobre o conceito, não se baseia em medidas. Apenas se pode inferir dos gráficos que o maior raio da coroa assimétrica é maior que o raio da coroa circular e o menor raio da coroa assimétrica é menor que o raio da circular.
Não se supõe que o ciclista puxe o pedal entre 180° e 360°. Nesse intervalo, o mesmo trabalho passa a ser feito pelo outro braço da pedivela.
Arthur HP3
Arthur HP3
Mensagens : 147 Data de inscrição : 19/05/2009 Idade : 75 Localização : Rio de Janeiro
Assunto: Re: Pé de vela diferente Ter Out 07, 2014 9:29 am
Arthur HP3 escreveu:
Pelos links abaixo podem ser acessados: um arquivo de texto e três arquivos JPEG.
Estudo comparativo coroas circular x assimétrica
Desenho 1 Gráfico 1
Desenho 2 Gráfico 2
Comparação curvas de aceleração
O conteúdo dos arquivos é uma comparação entre coroa circular e cora assimétrica, sob uma avaliação qualitativa. São admitidas algumas simplificações, mas penso que não chegam a prejudicar as conclusões, estas também puramente qualitativas. Em resumo, a conclusão a que cheguei é que as coroas assimétricas proporcionam mais uniformidade ao esforço de pedalar, em comparação com as coroas circulares. Essa uniformidade decorre do maior equilíbrio, ao longo de um giro da pedivela, entre o torque resistente (esforço que a bike nos requer para acelerar) e o torque motor (esforço que aplicamos no pedal para acelerar a bike). O trabalho mecânico realizado ao longo dos 360° é o mesmo para as duas configurações. No entanto essa característica de uniformidade de esforço no pedal pode ser um fator favorável no desempenho do ciclista (a discutir). O post é apenas uma visão sobre a questão, para discussão.
Arthur HP3
No post anterior a respeito desse assunto fiz algumas considerações, comparando pedivela circular e pedivela elíptica. A análise foi qualitativa e apenas uma suposição. Agora, tentei colocar números e fazer a mesma análise comparativa. O resultado está numa planilha, e o fundamento do que está na planilha está num pequeno texto. Eles podem ser acessados e baixados pelos links abaixo: PLANILHA TEXTO A conclusão é que, partindo de idêntica curva de atuação de força nos pedais para as duas configurações, é possível verificar que o perfil de aceleração se mostra mais favorável com a coroa elíptica, por ser a curva de aceleração, nesta configuração, de menor amplitude entre valores máximos e mínimos, o que torna a aceleração da bike mais suave. A planilha é dinâmica, de maneira que os dados de entrada (células com fonte na cor vermelha) podem ser alterados. É apenas uma visão simplificada sobre o assunto, que eu gostaria de compartilhar com o Recliforum para críticas e sugestões.
Arthur HP3
Última edição por Arthur HP3 em Qui Out 16, 2014 6:30 am, editado 1 vez(es)
duram
Mensagens : 650 Data de inscrição : 30/01/2010 Idade : 60 Localização : Rio de Janeiro
Assunto: Re: Pé de vela diferente Ter Out 07, 2014 5:11 pm
pode atualizar esses links? não estão abrindo
Pelos links abaixo podem ser acessados: um arquivo de texto e três arquivos JPEG.
Estudo comparativo coroas circular x assimétrica
Desenho 1 Gráfico 1
Desenho 2 Gráfico 2
Comparação curvas de aceleração
duram
Mensagens : 650 Data de inscrição : 30/01/2010 Idade : 60 Localização : Rio de Janeiro
Assunto: Re: Pé de vela diferente Ter Out 07, 2014 5:15 pm
legal seria ter um video gráfico mostrando em câmera lenta como isso funciona e as forças atuantes em cada momento para melhor explicar a questão da musculatura, força, velocidade em cada ponto da elipse
Arthur HP3
Mensagens : 147 Data de inscrição : 19/05/2009 Idade : 75 Localização : Rio de Janeiro
Assunto: Re: Pé de vela diferente Ter Out 07, 2014 6:04 pm
duram escreveu:
pode atualizar esses links? não estão abrindo
Pelos links abaixo podem ser acessados: um arquivo de texto e três arquivos JPEG.
Estudo comparativo coroas circular x assimétrica
Desenho 1 Gráfico 1
Desenho 2 Gráfico 2
Comparação curvas de aceleração
Daniel, links do post antigo (análise qualitativa) atualizados.
Estudo comparativo coroas circular x assimétrica Desenho 1 Gráfico 1 Desenho 2 Gráfico 2 Comparação curvas de aceleração
Arthur HP3
duram
Mensagens : 650 Data de inscrição : 30/01/2010 Idade : 60 Localização : Rio de Janeiro
Assunto: Re: Pé de vela diferente Ter Out 07, 2014 6:42 pm
esses estudos deveriam ter ambos os pedais para termos uma ideia real da aceleração e das forcas totais que incluem um pedal descendo sobre compressão e e outro subindo sob tração (supondo haver clip)
além de um teste de gasto calórico em um período de tempo
Arthur HP3
Mensagens : 147 Data de inscrição : 19/05/2009 Idade : 75 Localização : Rio de Janeiro
Assunto: Re: Pé de vela diferente Ter Out 07, 2014 7:10 pm
duram escreveu:
esses estudos deveriam ter ambos os pedais para termos uma ideia real da aceleração e das forcas totais que incluem um pedal descendo sobre compressão e e outro subindo sob tração (supondo haver clip)
além de um teste de gasto calórico em um período de tempo
A questão de considerar força na fase ascendente do pedal (backward) pode ser simulada sim, desde que se considere isso nos dados de entrada, na tabela 1 da planilha. Quanto a gasto calórico, não é a proposta do estudo.
Arthur HP3
duram
Mensagens : 650 Data de inscrição : 30/01/2010 Idade : 60 Localização : Rio de Janeiro
Assunto: Re: Pé de vela diferente Qua Out 08, 2014 9:49 am
Arthur HP3 escreveu:
duram escreveu:
esses estudos deveriam ter ambos os pedais para termos uma ideia real da aceleração e das forcas totais que incluem um pedal descendo sobre compressão e e outro subindo sob tração (supondo haver clip)
além de um teste de gasto calórico em um período de tempo
A questão de considerar força na fase ascendente do pedal (backward) pode ser simulada sim, desde que se considere isso nos dados de entrada, na tabela 1 da planilha. Quanto a gasto calórico, não é a proposta do estudo.
Arthur HP3
Gasto calórico total de cada tipo é importante pois mostraria a eficiência em um período de tempo.
Quanto as marchas, é possível ter 3 marchas com pé de vela elíptico?
Arthur HP3
Mensagens : 147 Data de inscrição : 19/05/2009 Idade : 75 Localização : Rio de Janeiro
Assunto: Re: Pé de vela diferente Qua Out 08, 2014 4:46 pm
duram escreveu:
Quanto as marchas, é possível ter 3 marchas com pé de vela elíptico?