Recliforum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Recliforum

Fórum dedicado a concentrar informações relativas ao ciclismo alternativo, e com maior ênfase no ciclísmo reclinado no Brasil e demais países latinos.
 
InícioInício  RecliforumRecliforum  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Meu primeiro Audax de reclinada, um desastre!

Ir para baixo 
+3
Louis 4.1
Raul
Cruzbiker
7 participantes
AutorMensagem
Louis 4.1




Mensagens : 8
Data de inscrição : 13/05/2014

Meu primeiro Audax de reclinada, um desastre! Empty
MensagemAssunto: Meu primeiro Audax de reclinada, um desastre!   Meu primeiro Audax de reclinada, um desastre! EmptyTer Mar 03, 2015 12:55 pm

Boa tarde amigos, Domingo agora dia 01/03 fui fazer o Audax 200 de Porto Alegre, minha Solyom HR26 tem pedivela 48,38,28, pneus 1.5 26. Pedalei sempre com ela e a última pedala foi 70km. Nunca tinha pedalado mais que 100 km com ela, no Audax consegui fazer 146 KM depois de muito sofrimento, dor insuportável nas pernas e dor na bunda por causa do banco eu fui obrigado a desistir da prova. Meu banco é só uma espuma com revestimento de corina por cima. Estou muito decepcionado, isso é um desabafo, não sei se não preparei a bike melhor ou se o problema sou eu mesmo. Comecei a prova pedalando a 25 km/h e cheguei nos 146 km pedalando a 10 km/h. Peguei muitas subidas e cheguei a pegar subidas que eu pedalava a 5 km/h, vi minha média caindo e caindo, ciclistas passavam por mim no sentido contrário já voltando, alguns zoavam de mim, eu era o único reclineiro na prova, foi bem desanimador, minha mente não aguentou assim como minhas pernas, não sei se me alimentei bem durante a prova, deveria ter tomado mais maltodextrina, o interessante é que não pode ser por fadiga causada por perca de glicogênio da musculatura pois pedalei com o bpm bem abaixo do limite do lactato, acompanhei toda a prova pelo meu monitor cardíaco, meu limite era 175 bpm, pedalei no começo com 163 bpm e próximo dos 146 km estava com 149 bpm. Peço opinião dos amigos reclineiros sobre o que fazer para melhorar a performance da bike ou se também devo melhorar fisiológicamente. Estou aberto às sugestões de vcs que já fizeram AUDAX de reclinada.
Ir para o topo Ir para baixo
Cruzbiker

Cruzbiker


Mensagens : 130
Data de inscrição : 07/06/2012
Localização : Volta Redonda

Meu primeiro Audax de reclinada, um desastre! Empty
MensagemAssunto: Re: Meu primeiro Audax de reclinada, um desastre!   Meu primeiro Audax de reclinada, um desastre! EmptyTer Mar 03, 2015 4:40 pm

Sinto muito.  É frustrante não terminar a prova.  
Mas você fez 3/4 dela. E com um esforço e garra que provavelmente muitos dos que terminaram a prova não fizeram a metade.  Você É um vencedor, ou como dizem, um guerreiro.  PARABÉNS!!!

Quanto a dicas, não sou a pessoa mais indicada.  Meus dois Audaxes de 200 que terminei foram quase um desastre também.
No primeiro cheguei nos 100 km com uma ferida no coccyx e com os pés em brasa.  Enchi a bunda de bandaids e após duas latinhas de coca-cola e dois pratos de macarrão me senti melhor para voltar.  Lição aprendida: mover o taco da sapatilha mais para trás e fazer um buraco na espuma para o coccyx se acomodar.
No segundo, ao invés de água, preparei dois litros de uma bebida esportiva.  Cara, a porcaria esquentou com o sol e me deu um enjôo bravo.  Quase desisti duas vezes antes dos 100 Km.  Mas cheguei no PC, sentei no chão encostado numa parede com as pernas abertas (segundo a Leonora, quando um homem está nesta posição é que a coisa está preta), tomei dois litros de água e duas latinhas de guaraná e após quase uma hora, consegui iniciar a volta.  Lição aprendida: para hidratar, só água; para repor as energias, além do macarrão do almoço, bananas, bolo de arroz, frutas secas, ou qualquer outra coisa parecida.

O que mais me surpreendeu no seu relato foi você ter pedalado 70 Km.  Quem pedala 70 Km não deveria ter problemas para completar 200 Km.
Sugiro rever o acolchoamento e inclinação do seu assento, a distancia dos pedais etc.  E como sempre, treinar, treinar e treinar.  Antes do Audax eu faço um programa de treinamento de 7 semanas:
Semana/Dia/Km
1 1 20
1 2 20
1 3
1 4 40
1 5
1 6 18
1 7
2 1 16
2 2 32
2 3
2 4 56
2 5
2 6 16
2 7
3 1 32
3 2 40
3 3
3 4 64
3 5
3 6 16
3 7
4 1 24
4 2 32
4 3
4 4 80
4 5
4 6 32
4 7
5 1 32
5 2 48
5 3
5 4 96
5 5
5 6 24
5 7
6 1 32
6 2 48
6 3
6 4 112
6 5
6 6 24
6 7
7 1 16
7 2 16
7 3
7 4 64
7 5
7 6 16
7 7
Ir para o topo Ir para baixo
Cruzbiker

Cruzbiker


Mensagens : 130
Data de inscrição : 07/06/2012
Localização : Volta Redonda

Meu primeiro Audax de reclinada, um desastre! Empty
MensagemAssunto: Re: Meu primeiro Audax de reclinada, um desastre!   Meu primeiro Audax de reclinada, um desastre! EmptyTer Mar 03, 2015 5:54 pm

Lembrei-me de um detalhe. Não foram dois Audaxes, foram 3.
O primeiro, em Queluz, uma subida atrás da outra e eu totalmente despreparado físicamente.
Numa das várias cãibras eu não consegui destravar os pés dos pedais e caí de lado no acostamento. Que delícia ficar deitado alí! Deu vontade de não levantar mais.
Desisti na marca dos 50 Km...
Ir para o topo Ir para baixo
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

Meu primeiro Audax de reclinada, um desastre! Empty
MensagemAssunto: Re: Meu primeiro Audax de reclinada, um desastre!   Meu primeiro Audax de reclinada, um desastre! EmptyTer Mar 03, 2015 6:52 pm

Cruzbiker escreveu:
Quem pedala 70 Km não deveria ter problemas para completar 200 Km.

Eu ia ficar de fora dessa conversa, mas depois dessa, tenho que dar o meu pitoco.

Isso é quase o que eu pedalo todo dia e eu tenho, sim, problemas para completar 200 km!  Já tentei vários Audax e nunca completei um sequer.

200 km põem à prova a estratégia de hidratação e alimentação da pessoa (supondo que ela tenha alguma!).  Prefiro pensar em termos de duração do que distância.  Para mim, qualquer pedal com mais de quatro horas de duração é receita certa para que a coisa se torne um suplício, mesmo pegando leve.  Aliás, até prefiro pedalar forte para que o sofrimento acabe logo, mas Audax não pode ser assim. Se você faz 60 km em 2h10min, não pode esperar fazer 120 km em 4h20min; não é assim que funciona.  

Recomendo ler os seguintes artigos da UltraMarathon Cycling Association, se o fato de estarem em inglês não for problema.  Não posso dizer que me ajudaram, pois não coloquei em prática nada do que sugerem, mas se serve para ciclismo competitivo, aplica-se a Audax também:

https://www.ultracycling.com/sections/articles/
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
Raul

Raul


Mensagens : 140
Data de inscrição : 19/05/2009
Idade : 71

Meu primeiro Audax de reclinada, um desastre! Empty
MensagemAssunto: Re: Meu primeiro Audax de reclinada, um desastre!   Meu primeiro Audax de reclinada, um desastre! EmptyTer Mar 03, 2015 6:59 pm

Louis 4.1 escreveu:
meu limite era 175 bpm, pedalei no começo com 163 bpm e próximo dos 146 km estava com 149 bpm.

Caro Louis: estes números estão me parecendo altos. Será que não exageraste no início? Já me aconteceu.

Ir para o topo Ir para baixo
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

Meu primeiro Audax de reclinada, um desastre! Empty
MensagemAssunto: Re: Meu primeiro Audax de reclinada, um desastre!   Meu primeiro Audax de reclinada, um desastre! EmptyTer Mar 03, 2015 7:00 pm

Louis 4.1 escreveu:
o interessante é que não pode ser por fadiga causada por perca de glicogênio da musculatura pois pedalei com o bpm bem abaixo do limite do lactato

Pedalar abaixo do limite de lactato não é garantia de não esgotar o glicogênio dos músculos.

Faltou perguntar: você já conseguiu completar algum Audax em bicicleta convencional? Pergunto isso porque você parece frustrado especificamente com a reclinada.
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
Louis 4.1




Mensagens : 8
Data de inscrição : 13/05/2014

Meu primeiro Audax de reclinada, um desastre! Empty
MensagemAssunto: Re: Meu primeiro Audax de reclinada, um desastre!   Meu primeiro Audax de reclinada, um desastre! EmptyQua Mar 04, 2015 7:36 am

Mordaz, o último Audax que fiz com uma MTB que eu tinha, fiquei nos 140. Você reparou que as distâncias são similares, meu esgotamento vem sempre nessa marca, não acredito que tenha sido por causa da reclinada, foram, na realidade, uma combinação de fatores que fizeram com que eu me extenuasse, acho que dei demais no início e queimei minhas reservas de carboidratos, não sei como fui até 146 pois nos 100 eu já estava me arrastando, percebi que eu não era mais o mesmo quando de 22 fui para 18, 16 e acabei ficando em 15 km/h, mas como eu não tinha mais pernas e nem energia, não conseguia nem manter 15. Se eu conseguisse manter 15 teria completado, pois cheguei no PC 2 do almoço 16:00, e a prova acabava as 20:00 eu tinha quatro horas pra fazer 54 km mas deveria manter os 15 km/h e eu não conseguia nem parar em pé.
Ir para o topo Ir para baixo
ninocoutinho

ninocoutinho


Mensagens : 1279
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Itabira - MG

Meu primeiro Audax de reclinada, um desastre! Empty
MensagemAssunto: Re: Meu primeiro Audax de reclinada, um desastre!   Meu primeiro Audax de reclinada, um desastre! EmptyQua Mar 04, 2015 1:50 pm

Luis, se deixar eu falar, vou ficar aqui um ano escrevendo... drunken

Vou tentar ser o mais sucinto possível. Acho que vc precisa:

* treinar mais,
* tentar mais,
* conhecer melhor seu corpo e
* conhecer melhor sua bicicleta.

Isso pq dá pra resumir tudo que vc falou em duas passagens, uma da sua primeira mensagem, e outra da mais recente:

Louis 4.1 escreveu:
Estou muito decepcionado, isso é um desabafo, não sei se não preparei a bike melhor ou se o problema sou eu mesmo.

Louis 4.1 escreveu:
Você reparou que as distâncias são similares, meu esgotamento vem sempre nessa marca, não acredito que tenha sido por causa da reclinada, foram, na realidade, uma combinação de fatores que fizeram com que eu me extenuasse, acho que dei demais no início e queimei minhas reservas (...)

A randonagem é capaz de botar à prova mesmo os mais capacitados "atletas". Tanto em termos de preparo físico, como preparo psicológico, planejamento e preparo mecânico.

Essa conversa renderia horas e horas...

Sobre um ajuste mais ergonômico do assento, infelizmente nem sempre vem "pronto", de fábrica. O assento é algo muito cheio de detalhes, curvaturas, que dá pra moldar de alguma forma. O desconforto que vc sentiu vc já deveria ter sentido em pedais anteriores, e buscado algum tipo de solução. Eu gosto da praticidade da construção dos assentos do Davilson, mas pra quem pedala mais deitado eu sinto falta duma curvatura na lombar. Isso é fácil de fazer e acho que alguém já deu uma instrução aqui no fórum (talvez o luciano fischborn, mas se jogar no google vai achar algumas em bancos de bacchetta por exemplo). Eu fiz uma curva no banco da minha fox, que nem é tão deitada, com pedaços de etaflon (restos de conteúdo de embalagem de produtos de informática) no lugar pretendido, presos com fita isolante. Deu pro gasto durante muito tempo, mas na viagem mais recente que fiz eu levantei um pouquinho o banco e achei que era hora de tirar.

Tente olhar curvaturas de bancos como M5, Ocean Cycle, POC, Bacchetta (o de carbono; o euromesh é sem curva) e ver como "copiar" a ideia. Mas tem que adaptar às suas medidas.

Se puder fazer um favor para nós: tire uma foto da sua HR beeeeem de perfil. Pra fazer isso pode deixar a bicicleta o mais longe possível da câmera, aí tira a foto com o maior zoom possível (dica do marcus del mastro). Posta para nós. Faz isso com a bike sozinho e com vc na bike. Queria ver que ângulo de banco vc está usando. Acho vantagem tanto ergonômica quanto aerodinâmico, estar mais deitado numa HR - pelo menos abaixo de 30 graus. Mais em pé que isso eu acho que força a bunda, mesmo. E arrasta mais ar.

(tem mais um negócio que queria falar, mas vou deixar pra depois. escrevi aqui pra não me esquecer disso rsrsrsr)
Ir para o topo Ir para baixo
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

Meu primeiro Audax de reclinada, um desastre! Empty
MensagemAssunto: Re: Meu primeiro Audax de reclinada, um desastre!   Meu primeiro Audax de reclinada, um desastre! EmptyQui Mar 05, 2015 9:12 am

Louis 4.1 escreveu:
Mordaz, o último Audax que fiz com uma MTB que eu tinha, fiquei nos 140. Você reparou que as distâncias são similares, meu esgotamento vem sempre nessa marca, não acredito que tenha sido por causa da reclinada, foram, na realidade, uma combinação de fatores que fizeram com que eu me extenuasse, acho que dei demais no início e queimei minhas reservas de carboidratos, não sei como fui até 146 pois nos 100 eu já estava me arrastando, percebi que eu não era mais o mesmo quando de 22 fui para 18, 16 e acabei ficando em 15 km/h, mas como eu não tinha mais pernas e nem energia, não conseguia nem manter 15. Se eu conseguisse manter 15 teria completado, pois cheguei no PC 2 do almoço 16:00, e a prova acabava as  20:00 eu tinha quatro horas pra fazer 54 km mas deveria manter os 15 km/h e eu não conseguia nem parar em pé.

Sua experiência é muito semelhante à minha.  Em todos os Audax que tentei, também parei por volta dessa distância.  Foram vários: Campos do Jordão, Boituva, Rio das Ostras (mais de uma vez) Rio de Janeiro urbano, etc.  Cansei de terminar tão mal e agora nem tento mais.  Uma coisa que agrava minha "degeneração" durante o pedal é o calor, o que me leva a crer que meu maior problema é a falta de hidratação.  Simplesmente não bebo água suficiente e, quanto mais desidrato, menos água bebo.  Eu deveria experimentar um "sports drink" em vez de água, provavelmente desceria melhor, mas atualmente meus pedais são de 2h30, 3h, de vez em quando 4h, de maneira que não chego ao ponto crítico.  Atualmente até consigo encarar um pedal de 130 km, se for predominantemente plano, desde que ofaça rápido e com poucas paradas.  Mesmo assim, termino meio arriado.  Mas nunca com dor.  Esse seu problema com dores certamente tem a ver com seu banco (+ respectivo estofamento) e/ou posicionamento na recli.  Vai nas dicas do Nino.  Esse mineiro come-quieto chegou aqui de mansinho, como quem não quer nada, e agora já é super-randonneur!  

Meu primeiro Audax de reclinada, um desastre! Superman-on-a-bike
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
duram

duram


Mensagens : 650
Data de inscrição : 30/01/2010
Idade : 60
Localização : Rio de Janeiro

Meu primeiro Audax de reclinada, um desastre! Empty
MensagemAssunto: Re: Meu primeiro Audax de reclinada, um desastre!   Meu primeiro Audax de reclinada, um desastre! EmptyQui Mar 05, 2015 9:39 am

O segredo é manter seu ritmo e NÃO tentar acompanhar os outros, a bike TEM que estar 100%
acertada para vc por isso treinar antes é importante, meu primeiro Audax200 com a nova bike
andei 100km no Rio sem problema.

Beber, comer, parar, relaxar, tirar fotos, empurrar a bike em pé, tudo é importante para vencer
as distancias, tive câimbra no ultimo Audax por isso empurrei por 5 km até descansar, fechei os 200.

Eu de MTB ando no máximo 35km, a reclinada me leva aos 400km.

Nosso físico não é de atleta? não tem problema, a reclinada ajuda mas tem que estar adaptado a ela.




Ir para o topo Ir para baixo
http://www.fotolog.com.br/duram
duram

duram


Mensagens : 650
Data de inscrição : 30/01/2010
Idade : 60
Localização : Rio de Janeiro

Meu primeiro Audax de reclinada, um desastre! Empty
MensagemAssunto: Re: Meu primeiro Audax de reclinada, um desastre!   Meu primeiro Audax de reclinada, um desastre! EmptySáb Mar 07, 2015 1:37 pm

Esqueci de dizer que existe um relação direta entre dor no pescoço,
dor na bunda e inclinação do banco.

Muito em pé o peso vai para a bunda e o pescoço fica reto, muito
deitado o pescoço tem que ficar virado e pede um head rest para
no ter dor e quase não há peso na bunda.

O ideal é achar o ângulo certo que está entre esses dois pontos,
com a inclinação o peso não vai todo para o bunda e se
dilui nas costas e o pescoço fica reto ou com pouca inclinação.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.fotolog.com.br/duram
Luciano

Luciano


Mensagens : 222
Data de inscrição : 26/08/2011
Idade : 48

Meu primeiro Audax de reclinada, um desastre! Empty
MensagemAssunto: Re: Meu primeiro Audax de reclinada, um desastre!   Meu primeiro Audax de reclinada, um desastre! EmptyQui Mar 19, 2015 8:11 pm

[img]Meu primeiro Audax de reclinada, um desastre! 6gbr5i[/img]

Louis, olá. Sou da cidade de Encantado distante 145 km de POA. Esta na foto é minha reclinada, sou novato ainda. Pedalo a 2 anos. Em 2013 fiz um Audax de 200km em POA da SAC (Ninki). Larguei as 06:00 da manha e as 15:45 eu acabei. Se nao me falha a memória foi este o horário de chegada minha.

Nao desanime. MAS, andar de reclinada exige antes de tudo, que vc esqueça o ciclismo "normal". Nao te compare aos outros ciclistas "normais", pois sao situacoes diferentes. Reclinar exige sim, e muito, um encaixe preciso entre ciclista e bicicleta. Trata-se de um ciclismo de mmuuiittoo mais giro sim, onde nao podemos usar o peso do corpo.

Cada ciclismo tem sua bicicleta e situaçao mais favoravel, ou nao; um speedeiro nunca fará downhill com uma speed. Um ciclista de downhill nunca atingirá no plano a velocidade que um speedeiro atinge no plano.

Num Audax precisamos entrar com a certeza de que temos condicoes de termina-lo, fisicamente e psicologicamente. Audax nao é uma situaçao onde nos compararemos com os outros ciclistas, pois ali cada um tem um histórico de treino, alimentaçao, sono, vida, enfim... sao milhares de fatores que podem influir diretamente no desempenho do ciclista.

Reclinar requer um foco. Girar. Reclinar é outra modalidade. O reclinismo tem suas vantagens sim, e suas desvantagens, e estas, tbm devem ser respeitadas.

Pelo que tu escreveu, me pareceu um problema muito mais de estado emocional Smile É importantíssimo que sim tu esteja de acordo, bem afinado e confort[avel em tua reclinada pra poder extrair dela e de ti o maior desempenho.

Mas reforço, nao te compare a nenhum ciclista. Tu pode sim, e tu vai finalizar um 200km, e até mais. Treine, nao se afobe, sinta o reclinar... Sinte tua bike... Observe teu posicionamento nela. Tu precisa estar bem sentado, tranquilo e seguro de sim Smile

Reclinar é uma situaçao. Pedalar de "stand up" é outra coisa. Nao misture, nao te compare, nem te desmereça. Jamais Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

Meu primeiro Audax de reclinada, um desastre! Empty
MensagemAssunto: Re: Meu primeiro Audax de reclinada, um desastre!   Meu primeiro Audax de reclinada, um desastre! EmptyQui Mar 19, 2015 10:13 pm

Gostei da nova pintura! Embora branca já estivesse bonita.
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
Luciano

Luciano


Mensagens : 222
Data de inscrição : 26/08/2011
Idade : 48

Meu primeiro Audax de reclinada, um desastre! Empty
MensagemAssunto: Re: Meu primeiro Audax de reclinada, um desastre!   Meu primeiro Audax de reclinada, um desastre! EmptyQua Mar 25, 2015 10:43 pm

Obrigado mordaz Smile o branco era bonito tbm, mas acho que estas cores agora fecham um pouco o real tamanho dela Smile o visual esta bem limpo tbm pois soldei a gancheira, e passei os conduintes do freio traseiro e cambio traseiro pir dentro dos dois tubos inferiores do chassi Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Meu primeiro Audax de reclinada, um desastre! Empty
MensagemAssunto: Re: Meu primeiro Audax de reclinada, um desastre!   Meu primeiro Audax de reclinada, um desastre! Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Meu primeiro Audax de reclinada, um desastre!
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Audax 600 - presença da reclinada!
» Audax desafio Vale das Princesas,80km estrada de terra, uma reclinada
» Audax 200 Km LWB
» Audax: Rio ou SP?
» Reclinadas no Audax

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Recliforum :: Ciclismo reclinado geral-
Ir para: