Recliforum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Recliforum

Fórum dedicado a concentrar informações relativas ao ciclismo alternativo, e com maior ênfase no ciclísmo reclinado no Brasil e demais países latinos.
 
InícioInício  RecliforumRecliforum  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Pedivela encurtada e redução da "alavanca"

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

Pedivela encurtada e redução da "alavanca" Empty
MensagemAssunto: Pedivela encurtada e redução da "alavanca"   Pedivela encurtada e redução da "alavanca" EmptySex Mar 13, 2015 9:29 pm

Frequentemente, quando explico para alguém que minha pedivela é mais curta que o "normal", a pessoa argumenta uma suposta "perda de alavanca"... Já nem tenho mais paciência de explicar que não é por aí, que o braço da pedivela é apenas uma das várias "alavancas" do trem de força, etc. Mas mesmo sabendo disso, às vezes a falta de fé (em qualquer coisa!) que me é característica me faz indagar se eu não seria mais rápido com uma pedivela mais longa. Assim como me pergunto se eu seria mais rápido com um guidão esquilo, com um capacete aero, com uma roda dianteira de perfil alto, com uma roupa de TT, etc. Lembrando que a comparação com essas coisas todas nem é justa, pois elas muito provavelmente resultariam em mais velocidade, enquanto que uma pedivela mais longa provavelmente não.

Ocorre que encontrei por acaso na Internet um post em um blog com uma experiência interessante, de alguém que resolveu por à prova o famoso estudo de Jim Martin segundo o qual a potência não varia significativamente com o comprimento da pedivela. Segue o link:

http://bikeblather.blogspot.com.br/2014/07/crank-length-whateverwithin-reason.html

Os resultados da experiência:

Com pedivela de 175 mm:
Time = 12:50, Power = 289W, Cadence = 73 rpm, HR = 170bpm

Com pedivela de 150 mm:
Time = 12:50, Power = 286W, Cadence = 84 rpm, HR = 171bpm

Tempo exatamente igual, potência quase igual (diferença dentro da margem de erro do medidor de potência), cadência proporcionalmente mais alta (quase exatamente na mesma proporção do encurtamento da pedivela) e frequência cardíaca também quase igual (dentro da margem de erro). Tudo como era de se esperar. Conclusão: vou continuar com minha pedivela curtinha!

Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
duram

duram


Mensagens : 650
Data de inscrição : 30/01/2010
Idade : 60
Localização : Rio de Janeiro

Pedivela encurtada e redução da "alavanca" Empty
MensagemAssunto: Re: Pedivela encurtada e redução da "alavanca"   Pedivela encurtada e redução da "alavanca" EmptyQua Mar 18, 2015 10:10 am

Esqueceu um detalhe:

Rotações altas incomodam mais que as baixas...

Eu por exemplo me sinto mal pedalando em alta rotação,
prefiro as baixas fazendo mais força.

entre 65 e 75 rpm
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.fotolog.com.br/duram
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

Pedivela encurtada e redução da "alavanca" Empty
MensagemAssunto: Re: Pedivela encurtada e redução da "alavanca"   Pedivela encurtada e redução da "alavanca" EmptyQui Mar 19, 2015 10:51 am

duram escreveu:
Esqueceu um detalhe:

Rotações altas incomodam mais que as baixas...

Para afirmar isso com isenção, você teria de experimentar pedivelas de vários comprimentos.

Fisiologicamente, 70 rpm numa pedivela de 170 mm equivalem a 79 rpm numa pedivela de 150 mm. Ambas resultam na mesma velocidade circunferencial. Por isso não é necessário um esforço consciente para se manter essa cadência mais alta; ela ocorre naturalmente.

Mas... gosto não se discute. Se você não tem dores nos joelhos e está satisfeito com sua pedivela, continue com ela. O objetivo da experiência foi apenas comprovar que uma pedivela menor ou maior não vai torná-lo mais lento ou mais rápido.

Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
Conteúdo patrocinado





Pedivela encurtada e redução da "alavanca" Empty
MensagemAssunto: Re: Pedivela encurtada e redução da "alavanca"   Pedivela encurtada e redução da "alavanca" Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Pedivela encurtada e redução da "alavanca"
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Redução de cãmaras 700c para 20"
» Pedivela (grande vs pequeno)
» `kit elétrico
» Pedivela curta "top"
» Pedivela speed

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Recliforum :: Ciclismo reclinado geral-
Ir para: