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 Diametro efetivo aro 700

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Franz
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MensagemAssunto: Diametro efetivo aro 700   Dom Abr 12, 2015 9:24 pm

ola a todos.

Tenho uma duvida mais direta ao Mordaz.
Mordaz, conseguirias informar a distancia que tem da gancheira traseira ate a haste que fixa o freio em tua performer. Supeito que isso seja o teeth do quadro atras.
Motivo: estou pensando em pagar um profissional para ajustar minha performer para poder colocar aro 700c nela. O aro 26" restringe um pouco obtencao de pecas na bike.

Abracos e um obrigado antecipado

Franz
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Mordaz



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MensagemAssunto: Re: Diametro efetivo aro 700   Seg Abr 13, 2015 7:45 am

Mais tarde eu meço; pode deixar.

Mas será que cabe um aro 700c no seu quadro?

Você provavelmente pretende colocar também um garfo 700c na frente, não é? Já verificou se você tem perna suficiente para isso? Meu x-seam é de aprox. 106 cm e, mesmo com pedivela de 150 mm, estou no limite: tem pouco mais de um dedo de distância entre a extremidade do braço da pedivela e o pneu.

Outro detalhe perocupante é a solda em alumínio, sem o subsequente tratamento térmico.

Se me permite a pergunta, a que restrição de peças você se refere?
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Franz
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MensagemAssunto: Re: Diametro efetivo aro 700   Seg Abr 13, 2015 8:16 am

Código:
Mais tarde eu meço; pode deixar.
Obrigado!

Código:
Mas será que cabe um aro 700c no seu quadro?
Você provavelmente pretende colocar também um garfo 700c na frente, não é?
Aparetemente não há riscos da roda dianteira tocar na curva do Quadro, embora é impressionante como os caras procuraram construir uma bicicleta nos limites dos espaços permitidos pela maior parte dos componentes.

Código:
Já verificou se você tem perna suficiente para isso? Meu x-seam é de aprox. 106 cm e, mesmo com pedivela de 150 mm, estou no limite: tem pouco mais de um dedo de distância entre a extremidade do braço da pedivela e o pneu.
Tenho a distância dos pé ao meio das pernas (inside leg) de aproximadamente 78 cm e sinto que sobra pernas na Performer Caliper.
Naturalmente, o pé passa bem próximo da roda, bem como o pedivela, encurtado pelo antigo dono.
Mesmo assim, isso não me atrapalha para o fim que gosto de usá-la (estrada)

Código:
Outro detalhe perocupante é a solda em alumínio, sem o subsequente tratamento térmico.
Tenho enorme medo, mas estava pensando em dialogar com o profissional mesmo assim.
Pelo que soube, ele trabalha com soldas em bicicletas de aluminio há muitos anos.

Código:
Se me permite a pergunta, a que restrição de peças você se refere?
1. Garfo de carbono original --> Não me sinto seguro com ele (medo de quebrar enquanto estou correndo). Além disso, a roda fica tão apertada que mesmo alguns granzinhos de saibro (terra vermelha) pegam entre a roda e o garfo, caso esteja umida a pista. O freio já teve que ser adapatado para as balacas fiquem no alcance da linhas lateral de frenagem da roda.
2. Quadro traseiro --> problema similar ao da frente. Não acho um freio que alcance corretamente a linha de frenagem lateral do aro 26". Outro ponto. A gancheira de câmbio da Performer parece ser especifica para ela. Meu trocador de marchas parece estar meio desalinhado por conta da frenagem. Para trocar a gancheira terei que buscar o fornecedor original. Com uma nova alocação para a roda, suspeito que teria como colocar uma encaixe para gancheiras mais padronizadas e fáceis de achar no mercado;
3. Suspeito que o aro 700c me daria maior conforto na pedalada.

Abração!!
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Mordaz



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MensagemAssunto: Re: Diametro efetivo aro 700   Seg Abr 13, 2015 10:47 am

Então você tem uma Performer High Racer Caliper com rodas 26", não é isso? Legal! Namorei essa bike por muito tempo, até que lançaram a versão com rodas 700c.

Cuidado com a medida da perna. A minha medida correspondente (inside leg ou in-seam) é de 83 cm e está no limite. Você pode mudar a furação do banco para posicioná-lo um pouco mais para frente, mas talvez seja necessário recortar a borda dianteira dele.

Eu também tinha receio de danificar o garfo de carbono, mas esses garfos são muito resistentes. Você trocaria por qual outro garfo? De que material?

Quanto aos freios não alcançarem a banda de frenagem da roda, diga-me lá: as sapatas do freio ficam abaixo ou acima do ideal? Suspeito que fiquem acima, pelo fato de o garfo de carbono ser para roda 650c (571 mm) e você estar usando roda 26" (559 mm).

Talvez você precise de freios "long-reach". Um exemplo é o Bacchetta X-Eye, específico para reclinadas. Cheguei a usar esse numa Slyway Team com rodas 26" e garfo 650c. Só é meio caro. Tenho também um modelo da Mr. Control que talvez sirva para você. Ele não me serviu porque as sapatas ficam abaixo da banda de frenagem. É melhor que o da Bacchetta: mais leve e com parafuso de titânio que não enferruja, além de mais barato (ou menos caro).
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MensagemAssunto: Re: Diametro efetivo aro 700   Ter Abr 14, 2015 10:23 am

Medi uns 340 mm do centro da roda ao centro do parafuso de fixação do freio, mas não estou confiando nessa medida. Não acho que consegui medir com a precisão necessária.

Sugiro uma abordagem diferente. Em vez de medir, determinar essa medida a partir do diâmetro do aro, da largura da banda de frenagem e da faixa de alcance do freio. Supondo um aro 700c (622 mm de diâmetro), uma banda de frenagem de 10 mm, um freio caliper típico com faixa de ajuste de 39 a 51 mm (medidos do parafuso ao meio da sapata) e supondo que a sapata deverá ficar posicionada aproximadamente no meio da faixa de ajuste:

Distância do centro do eixo da roda ao centro do parafuso de fixação do freio =
622/2 + (39+51)/2 - 10/2 = 351 mm

Você pode reduzir essa distância para ficar com a sapata posicionada mais perto do parafuso (melhora a frenagem, mas limita o uso a pneus finos) ou mais longe do parafuso (piora a frenagem, mas abre espaço para pneus mais gordos).

Sugiro fabricar um gabarito de perfis metálicos que se prenda nos dropouts no quadro e, na outra ponta, tenha um furo no qual aparafusar o freio. Assim você também pode conferir na prática a medida calculada.



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Franz
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MensagemAssunto: Re: Diametro efetivo aro 700   Ter Abr 14, 2015 11:04 am

Mordaz,

Realmente surpreendente o nível técnico e zêlo nas abordagens de tuas respostas.

A resposta de ontém já me fez balançar.
Não sei se não estaria inventando moda mesmo em fazer tal alteração na bike.
É que sou mais simpático aos aros 700 e as facilitadas relacionadas a eles.
Também é um problema esse esquema da regulagem dos freios e do pneu apertado no espaço destinado a ele.
Gosto de mexer e regular a bike e a regulagem dos freios atuais incomoda um pouco.
Segue abaixo uma foto da bike. Há outras fotos no álbum de onde saiu essa.



Quanto ao garfo, realmente tenho medo.
O tempo todo fico imaginando o que ocorreria caso ele quebrasse.
Seria um tombo muito muito feio. Quando olho aquele equipamento todo em carbono (garfo e espiga) ali naquele local da bike penso que seria necessário uma confiabilidade grande na resistência dele.
Por isso, caso passasse a bike para uma dual 700, poderia por um garfo de aluminio e mais robusto.

Vou considerar tuas colocações e talvez segure um pouco o ímpeto de partir para uma abordagem tão radical.
Talvez seja mais interessante pensar em mudar os freio realmente.

Muito obrigado!
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Franz
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MensagemAssunto: Re: Diametro efetivo aro 700   Ter Abr 14, 2015 11:07 am

Segue o link para o álbum com mais fotos da bike:
https://plus.google.com/photos/118377173853488438584/albums/5365562792768594353
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MensagemAssunto: Re: Diametro efetivo aro 700   Ter Abr 14, 2015 1:09 pm

Franz escreveu:
Quanto ao garfo, realmente tenho medo.
O tempo todo fico imaginando o que ocorreria caso ele quebrasse.
Seria um tombo muito muito feio. Quando olho aquele equipamento todo em carbono (garfo e espiga) ali naquele local da bike penso que seria necessário uma confiabilidade grande na resistência dele.
Por isso, caso passasse a bike para uma dual 700, poderia por um garfo de aluminio e mais robusto.

Em termos de modo de falha, realmente o carbono pode falhar de forma catastrófica, mas em compensação o carbono é muito mais forte, mais até que o aço. Procure no YouTube vídeos de uns loucos tentando quebrar um garfo de carbono (não é fácil, não). Além disso, relatos de quebra de garfo de carbono são raros. Basta usar um garfo de marca, como provavelmente você já está usando.



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Mordaz



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MensagemAssunto: Re: Diametro efetivo aro 700   Ter Abr 14, 2015 3:02 pm

Outra coisa: mudar de rodas 26" para rodas 700c não vai tornar você mais rápido necessariamente. Rodas maiores rolam melhor, mas rodas menores são mais aerodinâmicas. A sua reclinada também ficaria mais alta e menos aerodinâmica com rodas maiores.

Se você tiver interesse em obter o máximo de desempenho da sua Performer, pode experimentar deitar o banco tanto quanto o quadro permitir (o meu está a 18 graus, mas tive de modificar o suporte).

Outro upgrade que faria diferença seria um par de rodas 650c de perfil alto (as quais também resolveriam o problema de alcance dos freios).

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MensagemAssunto: Re: Diametro efetivo aro 700   Hoje à(s) 7:35 am

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