InícioInício  RecliforumRecliforum  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  LoginLogin  

Compartilhe | 
 

 Mais Sobre Pneus e Rodas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
duram



Mensagens : 629
Data de inscrição : 30/01/2010
Idade : 53
Localização : Rio de Janeiro

MensagemAssunto: Mais Sobre Pneus e Rodas   Qua Jan 06, 2016 5:12 pm

Tamanho é Documento


Depois de construir e pedalar uma bike 20 x 20 achando que era o melhor cheguei
sozinho as conclusões do link acima (CLIQUEM NO TITULO).

Minha nova bike será 24 x 24 mas um dia ainda chego a 29 x 29
Eu gosto de explicações cientificas para as coisa, apenas dizer que a 700 é melhor
que a 26" não serve, porque? prove?

As explicações do link me satisfizeram muito...
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://www.fotolog.com.br/duram
Mordaz



Mensagens : 2197
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

MensagemAssunto: Re: Mais Sobre Pneus e Rodas   Sex Jan 08, 2016 3:09 pm

duram escreveu:
Tamanho é Documento


Depois de construir e pedalar uma bike 20 x 20 achando que era o melhor cheguei
sozinho as conclusões do link acima (CLIQUEM NO TITULO).

Minha nova bike será 24 x 24 mas um dia ainda chego a 29 x 29
Eu gosto de explicações cientificas para as coisa, apenas dizer que a 700 é melhor
que a 26" não serve, porque? prove?

As explicações do link me satisfizeram muito...

Esse artigo não é o melhor que se pode encontrar na Internet.  Não sei se foi questão de má tradução, mas tem uma parte em que ele confunde resistência do ar com resistência de rolagem.

Sugiro que você leia um artigo antigo do Bram Moens, dono da M5, publicado na revista Huff: http://www.ozhpv.org.au/HUFF/docs/huff40.pdf

Ele fez uma comparação prática, usando um medidor de potência, e o resultado de uma comparação entre pneus Schwalbe Stelvio de 26"e de 20" foi um dispêndio de 21 W a mais com a roda menor, supondo uma velocidade de 35 km/h na reclinada utilizada no teste.

O trecho em questão diz o seguinte:

1. Influence of diameter of wheel

There is a difference in total resistance of 21W (10%) between
the Schwalbe Stelvia in 559 (201W) and the 406- type (222W),
contrary to the fact that the air resistance
of the 559- type must be more. From
measurements in the past, we know that
the rolling resistance is inversely
proportional to the increase in diameter
of the wheel. I.e. a 20 inch wheel gives
about 40% more rolling resistance than
a 26 inch wheel.
The rolling resistance of this recumbent
at a speed of about 35km/h is about 25%
of the total resistance. This matches
very well with the total difference in
resistance of 40% of 25%, which equals
10%.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://fotolog.terra.com.br/bentrider
duram



Mensagens : 629
Data de inscrição : 30/01/2010
Idade : 53
Localização : Rio de Janeiro

MensagemAssunto: Re: Mais Sobre Pneus e Rodas   Sex Jan 08, 2016 4:02 pm

Caracoles, nunca imaginei isso, talvez pelo fato da minha D6 ser 20 x 20 que eu sinta
mais dificuldade na longa distância.

Achava que a resistência era menor, mas nas estradas de Porto Alegre e Paris eu senti
isso devido ao asfalto poroso desses lugares.

Qual a queda de resistência da roda 24 para a 26? não achei essa informação
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://www.fotolog.com.br/duram
Mordaz



Mensagens : 2197
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

MensagemAssunto: Re: Mais Sobre Pneus e Rodas   Sab Jan 09, 2016 1:01 pm

duram escreveu:
Qual a queda de resistência da roda 24 para a 26? não achei essa informação

É inversamente proporcional ao diâmetro.  Suas rodas 24" são de 520 mm ou 507 mm?  Se são de 507 mm (o mais provável), a diferença na resistência de rolagem em relação a 26" (559 mm) deve ser de 10%.  

Isso não significa que haverá uma diferença de 10% na velocidade.  Há que se considerar também a resistência do ar, portanto, o prejuízo final será menor.

Em um caso extremo (que não é o do seu projeto), a reclinada pode ser tão mais aerodinâmica que chega a ser mais rápida, mesmo tendo rodas menores.  Por exemplo, posso citar uma comparação que já foi feita entre uma M5 CHR e uma Velokraft NoCom.

M5 CHR:


NoCom:


Com 200 W (medidos), a M5 fez 41 km/h e a NoCom fez 44 km/h.

Com 230 W (medidos), a M5 fez 43 km/h e a NoCom fez 46,5 km/h.

Fonte: http://www.wisil.recumbents.com/forums/topic.asp?TOPIC_ID=3986
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://fotolog.terra.com.br/bentrider
duram



Mensagens : 629
Data de inscrição : 30/01/2010
Idade : 53
Localização : Rio de Janeiro

MensagemAssunto: Re: Mais Sobre Pneus e Rodas   Seg Jan 11, 2016 9:49 am

Em um distância pequena, em terreno plano e liso não faz muita diferença
mas em 600km de subidas e piso ruim a roda maior ajuda muito.

Muitos me criticam por usar roda 24 eu gosto pois não é grande
como a 26 nem pequena como a 20

Serve para o que eu me proponho, cicloturismo, e longa distância sem velocidade

Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://www.fotolog.com.br/duram
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Mais Sobre Pneus e Rodas   Hoje à(s) 8:40 am

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Mais Sobre Pneus e Rodas
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Força sobre-humana / Super-força
» Dúvida sobre vitrines
» Wash sobre Brilho Fácil
» P-40K / P-40E / P-40N Por Cineas !
» Não tenho 100 anos mais vi o 14 bis voar !

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Ciclismo reclinado geral-
Ir para: