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 garfo e freio de estrada - interferência - opções?

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artur elias



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MensagemAssunto: garfo e freio de estrada - interferência - opções?   Dom Jun 12, 2016 9:16 am

Oi pessoal

Montei minha Schlitter Encore com um garfo de ciclo-cross pra v-brake que é totalmente uma mosca branca em território nacional e ainda foi barato e é leve. Muita sorte.

3500 km depois, decidi experimentar - por motivos que a preguiça me impede de explicar por escrito - com a altura (cerca de 2 cm menos no mínimo) e a geometria de um garfo de estrada.

Ontem peguei um numa bicicletaria amiga pra experimentar montar (sem pagar).

Como sabem, a combinação garfo + freio de estrada tradicionais (puxada pela direita) e recli high-racer costuma ser problemática.


Perguntas aos universitários:

- existe algum freio de estrada (ferradura) "normal" que facilite/não dê problema?

- eu sei que a Bacchetta vende 2 modelos. Um tem fama de vagabundo e o outro é caro, e ambos estão longe.

- esse carinha simplesmente montou um freio normal atrás do garfo. Se isso é tão simples por que alguém compraria um freio especial?

http://www.bentrideronline.com/messageboard/showthread.php?t=113684

- seria porque provavelmente o único jeito de fazer isso inclui meter uma broca no garfo (carbono) pra alargar a parte da frente do furo do freio?

- nenhuma das anteriores?

@ Mordaz:

Por acaso quer se desfazer de algum freio que possa servir a esse propósito?

Agradecimentos antecipados e abraço fraterno
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Mordaz



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MensagemAssunto: Re: garfo e freio de estrada - interferência - opções?   Seg Jun 13, 2016 6:19 pm

Que coincidência!  Após semanas sem visitar o Recliforum, venho aqui e encontro sua pergunta.  Vamos lá:

Nunca experimentei esses adaptadores para instalar o freio atrás do garfo.  Até existem freios já feitos para serem instalados assim, mas têm fama de frear mal (pois são específicos para bikes TT).

Cheguei a comprar dois pares do Bacchetta X-eye, mas depois descobri um da marca Mr. Control, mais barato (embora ainda um tanto caro), mais leve, com parafuso de titânio, cnc, lindão.  Usei na HP3 HR e, mais recentemente, na M5 CHR.  

Numa high-racer monotubo, o conduíte do freio dianteiro pode sair pelo lado esquerdo e, com uma daquelas curvinhas de metal, virar para cima.  Num quadro em "S". porém, essa virada para cima pode ficar no caminho da perna esquerda.  

Para evitar isso na CHR, troquei os parafusos principais dos freios, um pelo outro, efetivamente transformando o freio dianteiro em traseiro e vice-versa.  Coincidentemente, esse modelo de freio traseiro tem a pinça do lado contrário; não faço idéia do porquê.  Com a mudança, o conduíte sai por baixo, faz uma volta e sobe ao lado do headtube,  exatamente como no freio da Bacchetta.


Freio Mr. Control traseiro convertido em dianteiro


Freio Mr. Control dianteiro convertido em traseiro

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Mordaz



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MensagemAssunto: Re: garfo e freio de estrada - interferência - opções?   Seg Jun 13, 2016 6:28 pm

Do fundo do baú: um freio Ciamillo ZeroG com um "flexy noodle" passando por trás do headtube e por baixo do monotubo.  Pode ser uma opção, visto que esse freio, apesar de ridiculamente leve, "saiu de moda" e se encontra usado no eBay por muito menos do que custava quando foi lançado.

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Mordaz



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MensagemAssunto: Re: garfo e freio de estrada - interferência - opções?   Seg Jun 13, 2016 6:34 pm

Instalação normal do freio dianteiro Mr. Control:



Usei assim por algum tempo, mas depois passei esse freio para a HP3 e coloquei um X-Eye.
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artur elias



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MensagemAssunto: Re: garfo e freio de estrada - interferência - opções?   Ter Jun 14, 2016 11:43 am


Aê Roberto!

Confesso que esperava uma resposta desse quilate, mas você conseguiu superar a expectativa!

Este tópico pode ficar marcado como um verbete enciclopédico ilustrado sobre a problemática do freio dianteiro em high racer.

Talvez eu inclua aqui minhas peripécias a esse respeito com a Shock Proof.

Não sabia que você se tornou um invejável proprietário de M5 CHR.

Mas isso exige um tópico separado!
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Mordaz



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MensagemAssunto: Re: garfo e freio de estrada - interferência - opções?   Ter Jun 14, 2016 1:55 pm

artur elias escreveu:
Não sabia que você se tornou um invejável proprietário de M5 CHR.

Ué, você não está no grupo "Reclineiros Brasil" do WhatsApp?

Fiz até uns vídeos para ME ver e tentar avaliar a posição, etc.:

 
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Mordaz



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MensagemAssunto: Re: garfo e freio de estrada - interferência - opções?   Ter Jun 14, 2016 2:02 pm

Para o tópico ficar completo, segue uma instalação do freio Bacchetta X-eye:

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artur elias



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MensagemAssunto: Re: garfo e freio de estrada - interferência - opções?   Qui Jun 16, 2016 2:58 pm

Mordaz escreveu:

Ué, você não está no grupo "Reclineiros Brasil" do Whats


Nem sei do que você está falando. Tô mais por fora que bunda de índio...
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Mordaz



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MensagemAssunto: Re: garfo e freio de estrada - interferência - opções?   Sex Jun 17, 2016 8:07 am

artur elias escreveu:
Mordaz escreveu:

Ué, você não está no grupo "Reclineiros Brasil" do Whats


Nem sei do que você está falando. Tô mais por fora que bunda de índio...

Se você usa WhatsApp, mande seu número de celular em mensagem privada para que eu inclua você no grupo.
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MensagemAssunto: Re: garfo e freio de estrada - interferência - opções?   Seg Ago 08, 2016 8:55 am

Artur, acho que neste caso aqui não foi necessário meter uma broca no garfo:





Referência: http://www.brisbanecyclist.com/group/bentriders/forum/topics/m5-chr-build-diary

Não sei te serviria. Kamikaze deve ser capaz de fazer parecido - ou melhor.
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artur elias



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MensagemAssunto: Re: garfo e freio de estrada - interferência - opções?   Qui Ago 18, 2016 5:34 pm

Oi Nino

grato pela dica

essa peça da foto parece
ser um parente do chamado
"drop bolt" que sumiu do mercado

esse aí tem tanto material
que mereceria o nome "drop block" ...

eu quase fui por esse caminho

estive pesquisando freios de estrada
com alcance médio que pudessem
funcionar dessa forma

sim, porque minha religião não permite
pneus com menos largura do que 28 mm
para reclineiros com mais de 45 anos

acabei adquirindo um freio "Mr Control"
a um preço justo na Roseversand

mas aí é que a novela começou pra valer

o freio é traseiro e é impossível encontrar
um parafuso de freio de estrada moderno,
que tem 2 bitolas diferentes no mesmo,
com o comprimento necessário

no Exterior até se encontra, mas eu estava
precisando frear logo, não quis esperar

depois de semanas tentando encontrar e de vários
estratagemas mal-sucedidos, finamente consegui
instalar o troço

graças a uma aplicação de Engenharia Enjambrônica
nível Pró

está funcionando, estou até estranhando ter 2 freios novamente ;-)

muito embora o tempo "freio" não me pareça
totalmente adequado

está mais para "redutor de velocidade"
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ninocoutinho



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MensagemAssunto: Re: garfo e freio de estrada - interferência - opções?   Sex Ago 19, 2016 8:04 am

artur elias escreveu:

está funcionando, estou até estranhando ter 2 freios novamente ;-)

muito embora o tempo "freio" não me pareça
totalmente adequado

está mais para "redutor de velocidade"

Bom que resolveu, Artur! Eu, realmente, não sei como é pedalar numa high-racer só com freio "de borrachinha".

Usei durante a maior parte do tempo disco na frente e atrás. Avid BB7.

Ao trocar a roda traseira pra 700 fui com cubo de estrada mesmo então instalei um ferradura winzip furreca, da dianteira da minha fixa (que ficou brakeless mesmo, mas nunca saiu de casa depois disso hahahaha).

Depois troquei o BB7 dianteiro pelo amado TRP Spyre. Melhorou MUITO o fenômeno de empenamento de rotores, que era comum demais com o BB7 (acionamento mecânico dos dois pistões no Spyre Vs acionamento de um só no BB7) e que me fazia ter que, direto, ficar com os freios meio "abertos" demais. Agoro posso ficar com as pastilhas mais próximas dos rotores, deixando o freio mais esperto.

Aí recentemente, por ter trocado de quadro na speed (meu sundown quebrou e arranjei um spz secteur) e o "novo" ter vindo com seus próprios freios, sobrou um ferradura shimano 105 da dianteira, que instalei então na traseira da Meta.

Posso dizer que estou com freios #top (AARRGHHH) tanto na frente quanto atrás, cada um a seu modo, e diria que a bike freia adequadamente, não mais do que isso. Com ferradura na dianteira provavelmente eu teria que me comportar de maneira bem diferente na bicicleta.
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artur elias



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MensagemAssunto: Re: garfo e freio de estrada - interferência - opções?   Sab Ago 20, 2016 7:14 am

Interessante relato, Nino.

Tenho ZERO experiência com freio a disco.

A comparação foi com V-brake mesmo.

Qualquer V-brake decente, tipo o mais barato
da Xi-manô ou Tektro ou Avid, até o mini-v-brake,
é capaz de PARAR a roda de maneira previsível
e sem grande esforço.

Esse freio Mr Control é teoricamente muito "chique"
mas não parece capaz disso.

Vou experimentar com outra sapata pra ver se melhora.

Lembro que na época que andei com a CHR emprestada do Raul fiquei meio chocado com a sofrível frenagem dos caríssimos "Bram brakes".
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MensagemAssunto: Re: garfo e freio de estrada - interferência - opções?   Qua Set 07, 2016 11:42 am

Quando montei minha Decision, apenas coloquei o cabo do conduíte do freio para trás e inverti a fixação do cabo.





Para não arranhar a a parte mais alta do freio na corrente usei um pedaço  de tubo para proteger.
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MensagemAssunto: Re: garfo e freio de estrada - interferência - opções?   Sex Set 23, 2016 5:23 pm

As fotos anteriores não estavam boas fiz essas novas:




A peça que trava o cabo pode ser substituída por uma mais bonita ou mesmo um desses conectores usados para prender fios elétricos, eu tiro de dentro do plástico e deixo o metal amostara.

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MensagemAssunto: Re: garfo e freio de estrada - interferência - opções?   Sex Set 23, 2016 9:17 pm

Excelente ideia!
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artur elias



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MensagemAssunto: Re: garfo e freio de estrada - interferência - opções?   Seg Out 10, 2016 9:39 pm

Muito legal, Pedro, valeu!

A corrente parece passar MUITO perto - nunca deu problema?

Pra travar o cabo, usei uma trumbisquetazinha que veio com um kit da M5
cuja finalidade era eliminar a curva acentuada no conduíte do câmbio traseiro -
se chama "U-turn-away".

Desde que passei a usar Sram, não precisei mais desse kit, mas guardei as pecinhas (Elias non joga nada vora)...
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MensagemAssunto: Re: garfo e freio de estrada - interferência - opções?   Qui Out 13, 2016 5:43 pm

Olá Artur,
sim em algumas marchas a corrente passa bem perto e tive que proteger o parafuso que prende o cabo com um pedaço de tubo de PP.
Assim quando a corrente raspa , raspa no tubo de PP e não na cabeça do parafuso.
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artur elias



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MensagemAssunto: Re: garfo e freio de estrada - interferência - opções?   Seg Dez 05, 2016 7:09 pm

pesso@l,


outro dia chegou o conjunto de pecinhas pomposamente chamado "brake bolt assembly" (se não me engano),
o que vai me possibilitar remover a enjambra e remontar o freio de um jeito mais próximo do normal

eu torço que isso venha a ter um impacto positivo na frenagem (que deixa muito a desejar no momento),
mas confesso que tenho lá minhas dúvidas

notei que nas bicis do Mordaz o conduíte está firmemente preso ao garfo por um conjunto de "barbantinho de rico" (zip-tie)

eu apenas prendi com fita isolante

será que isso contribui para a (aparente) perda de potência de frenagem por flexão do cabo/conduíte?

vamos ver

enquanto isso, a Encore completou 5.000 km (pouco mais de 1 ano e meio e alternando com as outras)


artur elias escreveu:


depois de semanas tentando encontrar e de vários
estratagemas mal-sucedidos, finamente consegui
instalar o troço

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MensagemAssunto: Re: garfo e freio de estrada - interferência - opções?   Seg Dez 05, 2016 9:33 pm

Artur, que coincidência!

Eu estava pensando em contactá-lo para saber como ficou a instalação do seu freio.

Estou com uma idéia de upgrade para a recli da Leo que depende de um freio com
perfil baixo (ou seja, sem partes muito acima do parafuso de fixação ao garfo).

O Mr.Control July M12 serviria muito bem, mas não o encontro mais à venda... Crying or Very sad

Estou até pensando em trocar os July da minha HP3 HR pelos X-Eye da Leo, mas
gostaria de evitar isso... Já disparei e-mails para vários vendedores do eBay e do
Aliexpress, mas não estou lá muito esperançoso.

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MensagemAssunto: Re: garfo e freio de estrada - interferência - opções?   Seg Dez 05, 2016 9:40 pm

A propósito...

artur elias escreveu:
notei que nas bicis do Mordaz o conduíte está firmemente preso ao garfo por um conjunto de "barbantinho de rico" (zip-tie)

Essa eu não conhecia!  Já ouvi chamarem de "enforca-gato" (coitados dos bichanos).

artur elias escreveu:
será que isso contribui para a (aparente) perda de potência de frenagem por flexão do cabo/conduíte?

Hmmm, não creio.  Prendo assim apenas para não ficar batendo no garfo.
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artur elias



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MensagemAssunto: Re: garfo e freio de estrada - interferência - opções?   Ontem à(s) 7:42 am


Na Rose parece que ainda tem, e ainda naquele preço bom.

Mas talvez você esteja se referindo ao "outro", o "teoricamente dianteiro"
(já que este é o "teoricamente traseiro", que nós usamos na frente).

https://www.rosebikes.de/artikel/rose-july-m12-hinterrad-rennradbremse/aid:593621


Mordaz escreveu:
Artur, que coincidência!

Eu estava pensando em contactá-lo para saber como ficou a instalação do seu freio.

Estou com uma idéia de upgrade para a recli da Leo que depende de um freio com
perfil baixo (ou seja, sem partes muito acima do parafuso de fixação ao garfo).  

O Mr.Control July M12 serviria muito bem, mas não o encontro mais à venda... Crying or Very sad

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MensagemAssunto: Re: garfo e freio de estrada - interferência - opções?   Ontem à(s) 10:21 am

artur elias escreveu:

Na Rose parece que ainda tem, e ainda naquele preço bom.

Mas talvez você esteja se referindo ao "outro", o "teoricamente dianteiro"
(já que este é o "teoricamente traseiro", que nós usamos na frente).

https://www.rosebikes.de/artikel/rose-july-m12-hinterrad-rennradbremse/aid:593621

Pois é, preciso daquele no qual o cabo sai pelo lado...  

Acabo de receber uma resposta do John Schlitter sobre o freio "J3" deles.  Parece idêntico ao Mr.Control JULY-M1227, uma variante para aro largo do JULY-M12.



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MensagemAssunto: Re: garfo e freio de estrada - interferência - opções?   Hoje à(s) 5:59 pm

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