InícioInício  RecliforumRecliforum  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 
 

 reclinadas no LEL 2017

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
ninocoutinho

avatar

Mensagens : 1240
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Itabira - MG

MensagemAssunto: reclinadas no LEL 2017   Qua Ago 09, 2017 10:13 am

study Fiz o possível pra conseguir estudar a participação das reclinadas na última edição dos 1400km do Londres Edimburgo Londres, que se deu durante a semana passada (30 jul a 04 ago).

Não rolou de ser tão detalhista quanto no estudo do PBP 2015 pq não tem um sistema tão completo de infos como do PBP, q tem números separados de inscrição pra bikes especiais, integração dos números com as fotos e, o pior de tudo, o tracking do LEL agora está travado e, pelo que li, não será reaberto. Então, de quem não consegui info, provável não obter mais.

Mas acho que chegamos bem próximos da realidade. Stalkeei uns grupos e perfis no facebook e cheguei ao seguinte, com ajuda especial do Lee Wakefield (um reclineiro inglês 'especialista' em velomóveis):



Resumindo, tivemos 26 reclineiros, sendo:

- 4 velomóveis (um Quattrovelo, um Milan e dois Quests)
- 22 reclinadas de duas rodas (nenhum triciclo)

das reclis, eram:

15 high-racers
4 lowracers
1 LWB e
2 reclis meio que "fora de categoria" por não serem propriamente racing: uma Optima Condor e uma Flevobike Greenmachine.



Das high-racers, 4 eram puramente stick (Bacchetta CA2, duas Schlitters e uma sérvia de aço - Velomotion), 4 levemente curvadas (3 Metas e uma Seiran) e 7 com quadros curvos (M5 CHR, Performer HR, duas Troytecs e as três Vendettas).



Quando diferencio "levemente curvadas" de "quadros curvos", tem a ver com altura do banco e proximidade da sua bunda à roda dianteira. Penso que os quadros levemente curvados tem mais proximidade com as stick do que com os curvos de fato. São como sticks que acomodam melhor pessoas não tão altas, mas escondido ali tá uma geometrica de high-racer canetuda - com algumas melhorias, como melhor distribuição de peso e posição mais amigável da pedivela). Já os curvos de verdade têm o assento abaixo da linha dos 60cm, mesmo com rodas 700. Apesar de mais baixos, nem sempre acomodam ciclistas mais baixos, por causa da proximidade da pedivela à roda dianteira - exceção às Vendettas, que aí sim conseguem deixar pedivela bem perto da roda, sem q isso gere um problema de heel strike ou o grave pedal strike.



Entre as lowracers estava tb a única recli carenada, a Birk Comet. Fico pensando como ela reagiu aos fortes ventos que foram enfrentados no percurso.



Em relação a resultados, uma pena que não dá mais pra consultar os tempos, mas o verdadeiramente impressionante foi o Quattrovelo, que parece ter terminado com mais de 30h de folga (eu anotei 36h aqui no meu "papilinho", não sei se está correto)



Pra quem não acompanha muito o mundo dos velomóveis, o Quattrovelo foi a última grande novidade do mercado, começaram a ser entregues ano passado. Apesar do arrasto a mais por ter 4 rodas, e não 3 como é o usual nos velomóveis, ele tem grandes ganhos, como mais estabilidade em curvas, mais tração em subidas íngremes, mais espaço interno e muito mais segurança em casos de furo ou estouro de pneu. Há relatos de ele ser mais rápido que o Quest, mas evidentemente perder pro Milan ou pro DF. Mas acho q toda essa estabilidade a mais dele compensa quando você não está numa pegada absolutamente esportiva e evitando correr riscos desnecessários (como exemplo, já vi relatos - em vídeo - de velonautas dizerem que no geral acham o quest mais rápido q o DF, o q parece um absurdo pq o DF é vários quilos mais leve, mais rídigo internamente, mais aerodinâmico e tem suspensões mais 'duras', porém dá uma sensação de mais instável q o quest em altas velocidades... imaginando que o quattrovelo é ainda mais estável que o quest, então temos realmente uma máquina incrível). Link:

http://en.velomobiel.nl/quattrovelo/

Também tinha anotado no meu "papilinho" que os três reclineiros mais rápidos foram o Andy Allsopp na sua schlitter (terminando com 18h de folga), e o camarada da high-racer de aço com o da performer high-racer - ambos terminaram meio q juntos com 8h40min de folga.

O Andy usa um tapetinho de ioga por baixo do ventisit. Ele disse no FB q ajuda a diminuir os 'impactos' (não sei se foi essa palavra q ele usou ou se ele estava falando de 'vibrações' - parece q o asfalto desse trajeto não é perfeito):





afro Reuni fotos de quase todas as reclis aqui:  farao

https://1drv.ms/f/s!An8zfK6z0MiQbSN6yYr77zZ_pzE


Última edição por ninocoutinho em Qua Ago 09, 2017 1:45 pm, editado 2 vez(es)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
ninocoutinho

avatar

Mensagens : 1240
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Itabira - MG

MensagemAssunto: Re: reclinadas no LEL 2017   Qua Ago 09, 2017 12:57 pm

Acrescentando algumas histórias:

- o velonauta do Milan não terminou pq, entre outras razões, num dos PCs trocaram a sapatilha dele (cada PC tem enormes armários onde cada um guarda seus calçados) por uma dois números menor... mas tb teve problema com um dos pneus dianteiro, aro 20, q ele não tinha levado reserva (levou reserva apenas pro traseiro);

- no grupo do LEL no FB fizeram uma enquete despretensiosa (link) pra saber as razões de DNF de cada um... uma razão bem numerosa foi a de Schermer's Neck. pra quem nunca ouviu falar, é uma fadiga significativa da musculatura do pescoço (obviamente acomete mais seriamente a galera de speed) que faz com q a cabeça da pessoa fique pendurada pra baixo! tive amigos que tiveram um princípio disso no último PBP, e depois ainda ficaram tipo um mês com o pescoço mole... postaram até uma foto de um camarada que conseguiu terminar o LEL, mas pra isso fez uma geringonça com uns pedaços de tecido amarrados entre o bagageiro e sua própria testa, pra segurar a cabeça à força affraid . esse é definitivamente um problema do qual os reclineiros estão livres.

- ainda sobre o quattrovelo, acabou de aparecer esse comentário no brol (um velonauta estava comentando a oposição sobre algo "ser rápido" e "parecer rápido"):

Citação :
This I can agree with .. Riding the Milan or DF everything feels fast .. Take the QV on the same course and it feels like I'm moping around .. Get home and the stats are within 1km/h over the entire 100km route

The QV is clearly the "mercedes/bmw 7 series" ride of velomobiles . you don't feel the speed.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Mordaz

avatar

Mensagens : 2244
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

MensagemAssunto: Re: reclinadas no LEL 2017   Qui Ago 10, 2017 2:52 pm

Grande Nino!

Parabéns pela excelente cobertura jornalística.

Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://fotolog.terra.com.br/bentrider
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: reclinadas no LEL 2017   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
reclinadas no LEL 2017
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» [Vendas de HQs EUA] - outubro 2017
» Futebol Europeu - 2017/18
» GPPSD 2017
» A Vida nas Cartas – O Dilema
» Got Talent Portugal [2015]

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Ciclismo reclinado geral-
Ir para: