InícioInício  RecliforumRecliforum  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 
 

 De tandem em Santiago do Chile

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Luis Andrade

avatar

Mensagens : 5
Data de inscrição : 16/02/2009
Idade : 52
Localização : Porto Alegre

MensagemAssunto: De tandem em Santiago do Chile   Dom Dez 13, 2009 9:41 am

[size=12]
Em maio foram 4 dias em Buenos Aires. No finalzinho de novembro uma semana em Santiago Chile. Em ambas as oportunidades alugamos uma bicicleta tandem e com ela exploramos as ruas, avenidas e, principalmente, os parques de ambas as cidades.

Santiago do Chile está cercada de montanhas e, mesmo estando na cordilheira dos Andes é plana. Ocorre que a cidade foi construída em um belíssimo vale formado por uma grande extensão plana entre os picos nevados. Para os mais críticos na verdade trata-se de um plano inclinado (levemente inclinado) pontilhado aqui e acolá de um pequeno morro – estes normalmente transformados em áreas de lazer.

Então posto que o relevo facilita e convida ao pedalar soma-se o clima: o índice pluviométrico é bastante baixo. A pouca chuva em quase todo o ano (chove um pouco mais no inverno) e a temperatura amena de primavera formaram um cenário perfeito para que pedalássemos quase todos os dias – e não foram todos em função de outros compromissos e da ida à Valparaiso e Viña Del Mar num passeio de apenas um dia mas que vale a pena.

Depois de um ano especialmente “molhado” em Porto Alegre a falta de chuva por uma semana talvez tenha causado mais regozijo maior do que seria natural esperar.

A tandem foi locada por uma semana com a empresa “La Bicicleta Verde” (http://www.labicicletaverde.com/) e o custo foi de 60.000 pesos chilenos (aproximadamente R$ 215,00 ou U$ 121,00 em novembro de 2009) e incluiu os 2 capacetes e uma bolsa com bomba para encher pneus e ferramentas para reparos de emergência que felizmente não foi necessária apensar dos mais de 300km pedalados pela cidade ao longo da semana..

A mesma empresa oferece passeios guiados pela cidade, de bicicleta naturalmente. Assim você pode apenas fazer um destes passeios cujo custo inclui a locação da bicicleta.e do capacete. Na cidade são oferecidos 3 roteiros em horários distintos: manhã, tarde e um mais extenso à noite. Para quem quiser conhecer o vale dos vinhedos, próximo a Santiago existe um passeio de 1 dia onde os participantes são levados de carro (juntamente com as bicicletas) e fazem uma pedalada por várias vindimas com degustação de vinho e as montanhas como pano de fundo. Nós não usamos esta opção, ficará para uma próxima oportunidade.

Em relação aos passeios na cidade, nós preferimos apenas um mapa com a indicação dos pontos de interesse. Desta maneira ditamos nosso próprio ritmo e fomos descobrindo uma Santiago alegre, arborizada (graças à intensa irrigação), moderna e, para os padrões nacionais, com muitas ciclovias. Digo para os padrões brasileiros porque em conversa com um atendente de uma loja de bicicletas e “repuestos” (peças) fomos informados de que não havia ciclovias suficientes e que os motoristas não respeitavam os ciclistas (!!). Não foi o que vimos: se Porto Alegre só agora faz campanha pela faixa de segurança em Santiago todos a respeitam, inclusive aquelas feitas para as bicicletas ao longo das ciclovias.

Já que falamos de loja de bicicletas, descobrimos o paraíso do ciclismo. A rua San Diego possui aproximadamente 2 quadras onde só existem lojas de bicicletas e peças. São dezenas de lojas uma ao lado da outra. Uma verdadeira festa! Ainda que não tenhamos visto nenhuma reclinada a diversidade chama a atenção: speeds, pinha fixa, tandem, infantis, de carga e, naturalmente, uma enorme quantidade de mountaim bikes dos mais diversos modelos.

Sobre pinha fixa: é comum vê-las circulando pelas ruas de Santiago ainda que seu número seja muito menor do que as MTB as fixas estão bastante presentes.

E foi assim que La Moneda (o palácio presidencial), as margens do rio Mapocho que corta a cidade, o mercado central de frutos do mar (onde apreciamos uma centoia ou king crab – um enorme caranguejo das águas frias do oceano próximo ao pólo), o parque das esculturas (um parque repleto de esculturas modernas de vários artistas), o bairro Bella Vista (o bairro boêmio), o morro de San Cristovan (de onde se tem uma incrível vista de toda a cidade) e tantos outros bonitos locais de Santiago, foram visitados de tandem.

Finalmente, em relação ao preparo físico necessário para a empreitada. Muitos compromissos e muita chuva ao longo do ano me (Luís) colocaram em forma: forma de barril com vários quilinhos a mais!! Isto não foi problema, a cidade é plana como já colocamos e fizemos nosso próprio ritmo – sem estresse! Como já vão longe os nossos 20 anos, no morro de San Cristovam, por exemplo, deixamos a tandem na estação do funicular (basta acorrentá-la a um dos inúmeros locais de estacionamento de bicicletas disponíveis) e usamos o “trenzinho” para subir ao topo do morro. Como seria de se esperar em uma cidade em que muitos usam a bicicleta como meio de transporte, no topo do morro, vários ciclistas estavam tomando um “mote com huesillo” (bebida típica local, feita de pêssego e grãos de trigo cozido – muito doce, então excelente para repor as energias perdidas na subida) e apreciando a vista da cidade enquanto descansavam para a descida que, neste caso deve compensar o esforço de pedalar até o topo – mais uma experiência que ficará para uma próxima oportunidade.

Em resumo: Santiago deixou saudades então já pensamos em retornar – talvez no inverno – para continuar a descobrir a cidade de tandem.
Luis Renato, engenheiro, 45 & Sinara, enfermeira, 43.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Olavo

avatar

Mensagens : 638
Data de inscrição : 11/02/2009
Idade : 46
Localização : Porto Alegre - RS - Brasil

MensagemAssunto: Re: De tandem em Santiago do Chile   Dom Dez 13, 2009 11:10 am

Que beleza Luis!!!!

Tu não deste dicas para os caras lá investirem numas tandens reclinadas?

Ler este teu relato já dá um prazer enorme, me fez sentir pedalando por lá, com certeza um dia eu e a Liza faremos esse roteiro.

Valeu por compartilhar
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://olavolu.blogspot.com/
 
De tandem em Santiago do Chile
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Pins de fútbol chileno y otros para intercambiar
» Novo F-5E 1/48 AFV
» História da Esquadrilha da Fumaça, com Vídeo !
» Olá do Valparaiso, Chile.
» Just Planes DVD Lan Chile A340, A320 & 737 (LINKS)

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Cicloturismo-
Ir para: