|
|
| Autor | Mensagem |
|---|
RC3

Mensagens: 23 Data de inscrição: 23/01/2010 Idade: 35 Localização: Porto Alegre
 | Assunto: oq é melhor? Qua Jan 27, 2010 1:57 pm | |
| me veio uma questão a bike que fiz coloquei as duas rodas aro 700 mas o pedevela/pé pegam no pneu ao fazer curvas . a duvida é: eu que não sei andar de reclinada( na verdade é a primeira que ando) ou a configuração é incompativel? vi bikes com o pevela passando assim como no meu quadro, mas dai deve se ter alguma manha ou tecnica para não pegar... (não consegui andar 20 metros com a bike...hehhee) EX:    soluções possiveis: *usar aro 26" na frente *usar pedevela mais curto *cortar o suporte do movimento pedaleiro e inclina-lo para cima para evitar o contato das partes em movimento ou *é normal assim mesmo pegar , tem que se ter um jeitinho pra não esbarrar... foto da bike montada...  |
|
 | |
Ignacio

Mensagens: 133 Data de inscrição: 14/11/2009 Idade: 36 Localização: Porto Alegre
 | Assunto: Re: oq é melhor? Qua Jan 27, 2010 7:37 pm | |
| Rubem,
Estava conversando com o Pedro sobre uma bike que estou montando com a quadro Zohrer e nas conversas ele comentou que em quadros com caraterísticas como o seu é melhor ter pé-de-vea mais curto. Melhor dizendo, o benefício do pé-de-vela curto é mais sentido.
O valor que tenho ouvido falar mais comumente é algo entre 140 e 145 mm, se estiveres usando um de 175mm, já tens um bom ganho. Ai tem que ver se é suficiente...
A questão é que acredito ser melhor evitar o contato entre pneu e pé de vela.
Ou ainda usar 26X1,0 nas duas rodas...
Mas que tá ficando bonita, a tá...
Att
Ignacio |
|
 | |
RC3

| Assunto: Re: oq é melhor? Qua Jan 27, 2010 7:44 pm | |
| obrigado pela resposta Ignacio, mas como a bike não é minha é do Mario Monster , estou convencendo ele a colocar um aro 26" mas ele esta relutante...eu sou bem radical, colocaria aro 26" e cortaria o pedevela...hehhehe mas no caso dele cortar um dura-ace doi até em mim que sou meio maluco...hehhee mas vamos ver ainda oq fazer e na sequencia coloco aqui a "solução" do problema.
neste meio tempo agradeceria outras experiencias e conselhos.
Ruben Cezar |
|
 | |
Ignacio

Mensagens: 133 Data de inscrição: 14/11/2009 Idade: 36 Localização: Porto Alegre
 | Assunto: Re: oq é melhor? Qua Jan 27, 2010 8:57 pm | |
| Ok, sem problemas. Sei como é colocar para rodar uma reclinada do zero... Se tiverem uma roda 26" seria bom colocar e rodar um pouco e assim ver se nao tem mais nada para mexer.
Ai ajustam todos os pontos duma vez.
Os ajustes tendem a influenciar em outros pontos e quando menos imaginas se perde a referencia.
Mas quem bom saber que as reclinadas contam com teu apoio... |
|
 | |
RC3

| Assunto: Re: oq é melhor? Qua Jan 27, 2010 9:47 pm | |
| opa novidades o Mario acabou de sair daqui... aro 26" na frente e ... Dura-ace de 140mm  |
|
 | |
Ignacio

| Assunto: Re: oq é melhor? Qua Jan 27, 2010 9:57 pm | |
| Isso que é agilidade! Como ele conseguiu esse pé-de vela tão rápido?
E ai conseguiram pedalar? Como ficou? |
|
 | |
RC3

| Assunto: Re: oq é melhor? Qua Jan 27, 2010 9:59 pm | |
| | Ignacio escreveu: | Isso que é agilidade! Como ele conseguiu esse pé-de vela tão rápido?
E ai conseguiram pedalar? Como ficou? |
opa, então, agilidade foi na decisão mesmo... o pedevela... eu vou cortar e furar...  |
|
 | |
Ignacio

| Assunto: Re: oq é melhor? Qua Jan 27, 2010 10:01 pm | |
| Vc tem o Macho(ferramenta mesmo...  ) esquerdo e direito? É bom saber do pessoal que consegue fazer o encurtamento na região...nos mantenha informado do resultado. |
|
 | |
RC3

| Assunto: Re: oq é melhor? Qua Jan 27, 2010 10:05 pm | |
| | Ignacio escreveu: | Vc tem o Macho(ferramenta mesmo... ) esquerdo e direito? É bom saber do pessoal que consegue fazer o encurtamento na região...nos mantenha informado do resultado. |
tenho na empresa( a ferramenta mesmo..hehehe, eu fiz eles comprarem uma vez com segundas intenções...hehehe) e nada impede de fazer a rosca no torno tb. |
|
 | |
marcelo_montanhista

| Assunto: Re: oq é melhor? Qui Jan 28, 2010 8:38 am | |
| rc3,
tem várias reclinadas que batem o pedivela no pneu quando faz curva. acho que a m5 acontece isso. é só deixar o pedal levantado no sentido contrário da curva. speed ou dobravel acontece a mesma coisa, mas no caso bate o pedal no chão.
abs marcelo |
|
 | |
mariomonster
 | Assunto: dura ace Qui Jan 28, 2010 10:49 pm | |
| acho q sempre dá uma dor no coração cortar um pedivela... mas é a bike q se vai usar... Acho q agora era finaliza 700 na rabeta e aro 26 na frente, com garfo de speed. E o dura ace foi pra 140... Só mais uma pintura finaleira e quase pronta.... Tivemos um contra-tempo com o banco. Mas tá quase na rua.... "eu quero é botar meu bloco na rua..." O Ruben falou em botar um reforço ali na curvatura do garfo/direção. Achei legal: vai mudar um pouco o perfil. |
|
 | |
artur elias

| Assunto: Re: oq é melhor? Sex Jan 29, 2010 12:55 am | |
| Oi Rubens! Não sei se vais lembrar de mim, estive algumas vezes na Satti soldas na época em que trabalhavas lá, tentando remendar o quadro da minha reclinada "Daiane". Parabéns pelo trabalho, já sabia da história pelo Daniel, e agora estou podendo curtir as imagens. | Citação: | a bike que fiz coloquei as duas rodas aro 700 mas o pedevela/pé pegam no pneu ao fazer curvas .
a duvida é: eu que não sei andar de reclinada( na verdade é a primeira que ando) ou a configuração é incompativel? vi bikes com o pevela passando assim como no meu quadro, mas dai deve se ter alguma manha ou tecnica para não pegar...
|
Complementando o que já foi dito:
esse fenômeno (chamado "interferência") não é um defeito, mas, como o Pedro diz, "uma característica de projeto".
Em algumas reclinadas de uso esportivo extremo, a interferência pode ser tão forte, a ponto do pedivela bater na roda, se o ciclista não estiver bem adaptado.
Normalmente, em high racers, existe alguma interferência; a M5 Shock Proof é um caso, conforme mencionado; existe interferência moderada do calcanhar (não do pedal, muito menos do pedivela!) no pneu, que a gente aprende a contornar, e, à medida em que a habilidade aumenta, não é problema.
Pedalar 20 metros certamente não é suficiente para aprender a controlar essa bicicleta, a não ser que você fosse um reclineiro experiente! Isso vale para qualquer reclinada que tenha o central mais alto que o banco; e, quanto maior a diferença de altura, e mais reclinado (mais "deitado") o banco, mas difícil para um não-iniciado.
Ou seja: não, tu não sabe andar de reclinada (ainda) hehehe.
Nas high racers da "escola norte-americana" (Vision, Bacchetta, Volae etc), o fenômeno é bastante diminuído, por conta do tubo ser reto e apontando para cima, o que afasta o central da roda; porém isso traz tbém desvantagens (melhor deixar isso para outro tópico).
Além do comprimento do braço do pedivela, outro fator que influencia a quantidade de interferência é simplesmente a bitola do pneu: dependendo dos pneus usados, uma roda aro 26" pode acabar ficando com um diâmetro total maior do que uma roda 700 !
A bicicleta do Monster tá ficando uma beleza, nas fotos parece praticamente igual à original.
Como o Franz observou, é uma alegria ver tubos serem curvados com tanta competência por aqui. Creio que muitas pessoas (especialmente aqui no Sul) preferem a estética da "escola européia" de reclinadas, que prioriza as curvas no lugar das treliças. Não me surpreenderia se esses clones encontrarem compradores rapidamente, e daí surja uma demanda constante.
forte [ ]
a.
_________ |
|
 | |
Ignacio

| Assunto: Re: oq é melhor? Sex Jan 29, 2010 5:00 pm | |
| Quando a bela será apresentada oficialmente nas ruas de PoA? Já tem fila de espera para o test drive?
Tá ficando show de bola, parabens! |
|
 | |
RC3

| Assunto: Re: oq é melhor? Sex Jan 29, 2010 7:16 pm | |
| se não fose o problema no banco este finde estaria na rua, mas o banco foi para um conserto e era pra ficar pronto hoje. mas não deu, meu amigo que trabalha com carbono ta meio atucanado com os barcos dele. |
|
 | |
Olavo

Mensagens: 624 Data de inscrição: 11/02/2009 Idade: 41 Localização: Porto Alegre - RS - Brasil
 | |
 | |
|