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 Adequação de projeto - reclinada 26x26 high

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Varda

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MensagemAssunto: Adequação de projeto - reclinada 26x26 high   Sex Mar 26, 2010 12:20 pm

Pois então pessoal; tentei fazer o Audax Floripa 2010 com a minha bike, mas o fato do banco ser o da foto, e junto com a minha inatividade física regular dos ultimos meses, não me deixaram completar... Juntando tudo, resolvi fazer ajustes na reclinada.

1- Vou comprar um banco.
2- Quero mudar a geometria da bike.

2.1 - A idéia é usar o tubo-02 sozinho para fazer a balança traseira da bike; Eu poderia até colocar ele invertido, com os pinos do freio pra baixo. SERÁ que guenta ? ou terei que fazer algum reforço nele ?

2.2 - Vou colocar uma chapa de alongamento para prender a gancheira.

2.3 vou mudar a parte da frente, colocar um movimento central selado, Alguém tereria esse tubo pronto para fornecer ? ( alguém que já tenha feito a visita ao torneiro para fazer a rosca... )

- ainda vou desenhar o sistema de direção abaixo do banco, com outra caixa de direção instalada no tubo principal, sob o assento.

Deem uma olhada na idéia geral, vide imagem abaixo:
- alguma sugestão ?

## Atualizando e explicando: A idéia é retirar todo o triangulo traseiro e ficar apenas com as "pernas" que tem os pinos do freio, e colocá-las na posição alinhada com o tubo principal, adicionando uma chapa de alongamento para posicionar o gancheira de 7 a 10 cm abaixo do alinhamento do tubo.




Obrigado a todos pela ajuda.
= link da imagem: http://yfrog.com/83analiseprojetoj


Última edição por Varda em Sex Mar 26, 2010 7:49 pm, editado 1 vez(es)
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Arthur HP3

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MensagemAssunto: Adequação projeto 26 x 26   Sex Mar 26, 2010 6:32 pm

Olá Varda,

- Sem dúvida um banco moldado dará muito mais conforto.

- Quanto à geometria, não sei se entendi bem esse detalhe da mudança que você pretende fazer, mas o tubo 02 sozinho não terá mais função estrutural para o quadro e, assim, poderia ser eliminado também, tornando o quadro do tipo monotubo. Se o tubo 02 permanecer sozinho e nele for montado o freio, não acredito que suporte o esforço de forma adequada, penso que poderá ceder ao esforço de frenagem, ou vibrará na frenagem, ou mesmo será levado, com o tempo, a romper por fadiga. Sugiro que o freio seja montado no garfo traseiro.

- Quanto ao "Bottom bracket shell" com as roscas, para montagem de movimento central selado, eu tenho e posso te fornecer. É em aço carbono e com o comprimento padrão de 68 mm. Se você tiver interesse, pode me contatar no e-mail pessoal para acertarmos detalhes do envio: arthur.hp3@gmail.com

abraço
Arthur HP3
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Varda

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MensagemAssunto: Re: Adequação de projeto - reclinada 26x26 high   Sex Mar 26, 2010 7:53 pm

A idéia é usar o TUBO-02 alinhado ao tubo principal, e excluir os outros dois TUBOS do triangulo traseiro.

Decidi usar esse tubo, por conta dos pinos do freio, penso também em adicionar chapas para posicionar as gancheiras cerca de 7 a 10 cm abaixo do alinhamento do tubo principal.

abraço
Varda.
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ag_favaro

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MensagemAssunto: remontando a bike   Sex Mar 26, 2010 8:11 pm

Varda,

E pq não usar um garfo dianteiro para prender a roda traseira, soldando o mesmo no tubo central?
Na verdade, levando em conta o quanto quer mudar, pondere usar tubos de alumínio, unidos por epóxi e rebite, no lugar de solda, fazendo um quadro totalmente novo.
Estou pensando em fazer isso num futuro projeto. Com os bambús do Klaus tem funcionado bem.
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Arthur HP3

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MensagemAssunto: Adequação de projeto   Sex Mar 26, 2010 8:17 pm

Varda,

Eu não tinha mesmo entendido a sua idéia. Agora ficou claro e, portanto, o meu comentário anterior não faz nenhum sentido.

abraço
Arthur HP3
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Varda

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MensagemAssunto: Re: Adequação de projeto - reclinada 26x26 high   Sab Mar 27, 2010 7:07 am

Andei vendo alguns links; e pensando bem sobre as modificações;

http://www.whycycle.co.uk/bike_styles/recumbent_bikes/


Acho que reduzir o entre-eixos e colocar o pedal mais a frente, fazendo a direção USS sem outra caixa de direção pode ser uma boa idéia.

Andei pensando também, em usar o garfo para fazer a balança traseira, expluindo e jogando fora todo o atual triangulo traseiro. Ficarei com uma gancheira reta e voltada para trás, vou ter que trabalhar a gancheira do cambio, mas os pinos do freio ficam resolvidos.

Sera preciso obviamente uma roldana para a corrente tracionada mudar de direção, e na frente; fica fácil.

Colocar m garfo sem rosca e fazer a direção USS, por cima ou por baixo do tubo principal, ficará fácil:

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Klaus

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MensagemAssunto: Re: Adequação de projeto - reclinada 26x26 high   Sab Mar 27, 2010 10:24 am

Como se modifica um garfo dianteiro para ter 13 ou 13,5 cm de distância de cubo traseiro entre a parte de dentro das gancheiras?
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Varda

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MensagemAssunto: Re: Adequação de projeto - reclinada 26x26 high   Sab Mar 27, 2010 10:29 am

que me conste é só usar algo como uma "morsa", e alargar o mesmo.

força bruta.

bom, tb daria pra aproveitar a fazer tração dianteira, mas aí eu não sei se a perda de eficiência do sistema de tração não é muito grande. de qq forma, reduz tb o comprimento da corrente e o peso final. :^)
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ag_favaro

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MensagemAssunto: alargando o garfo   Sab Mar 27, 2010 7:08 pm

Klaus,

Para alargar o garfo, é só colocar dentro dele um "macaco" tipo sanfona, e ir abrindo o mesmo. Se for demais, aperta numa morsa grande, de volta.
Uma segunda maneira, é comprar um pedaço de barra roscada de 3/8", duas porcas e arruelas de mesma medida. Coloca no lugar do eixo, com as porcas por dentro, e as arruelas encostando na parte interna do garfo. Vai forçando, com duas chaves de boca girando as porcas, a abertura do garfo.
Simples assim.
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Varda

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MensagemAssunto: Re: Adequação de projeto - reclinada 26x26 high   Dom Mar 28, 2010 1:20 pm

Meti a serra no quadro:


Então, juntnado as partes, vou ver se depois da páscoa levo no serralheiro, com mais duas rodas pra fazer o alinhamento e soldar essa balança traseira, que irei, num primeiro momento usar o tudo do quadro, com balão azul na foto, vou abortar usar um garfo, por enquanto.

reparem que eu vou também, GIRAR a gancheira , pra deixar ela na horizontal.

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MensagemAssunto: Re: Adequação de projeto - reclinada 26x26 high   Ter Mar 30, 2010 10:36 am

Fiz uma foto, alinhando o que eu imagino ser o resultado final do novo quadro.

com um porém, eu devi extrair esse tubo redondo de 2 toneladas e instalar um tubo quadrado de paredes mais finas, o que me facilitará a instalação do banco e também outras coisas:


- clique para ampliar. tá em tamanho gigante. (risos)

olhem que lindo isso aqui:


(troquei a original, pelo thumb, tinha ficado muito grande.

olhem a simplicidade da suspentação do banco, terei que ver se poderá ser assim, tenho que falar como Pedro sobre isso, o meu banco tá pronto, ainda não vi, mas daqui a pouco eu vejo. e aí comento aqui como deverá ficar a montagem.


Última edição por Varda em Ter Mar 30, 2010 8:08 pm, editado 1 vez(es)
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ag_favaro

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MensagemAssunto: Bela foto   Ter Mar 30, 2010 7:52 pm

A bicicleta é tão bonita quanto a modelo...
Mas será que ela alcança os pés no chão com conforto?

Acho isso importante, levando em conta a relativa dificuldade das reclinadas de saírem do estado de repouso, e iniciarem o movimento.
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Varda

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MensagemAssunto: Re: Adequação de projeto - reclinada 26x26 high   Ter Mar 30, 2010 8:10 pm

Ela eu não sei, mas eu devo ficar conseguir numa boa.

E quanto a resistência do desenho ultimo que eu mandei, devo fazer o teste de força após a soldagem... vou subir no quadro e testar... :^/
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MensagemAssunto: Re: Adequação de projeto - reclinada 26x26 high   Ter Mar 30, 2010 11:52 pm

Pois levantaste uma questão interessante. Perdemos muito com o sistema FWD?

Bom, ha duas possibilidades.

A primeira seria com a roldana só desviando a corrente em uns 90 graus e voltando por outra roldana ou direto:




e em dois lances de correia:



Nesse caso penso em um mov. central para transferir a força de um lado a outro ou no mesmo lado como na segunda foto.

Se perde muito em relação à tração traseira não sei mas sem dúvida deve haver uma diferença substancial em performance nos dois sistmas acima.

Valeu pela explicação sobre aumentar o entre-gancheiras de garfo, :-)
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MensagemAssunto: Re: Adequação de projeto - reclinada 26x26 high   Qua Mar 31, 2010 12:03 am

Quem pode nos responder bem a essa questão é o Pedro Z. , ele já andou e testou as duas situações, não sei se em bikes similares, mas acredito que ele tenha bagagem suficiente pra responder a essa questão.
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MensagemAssunto: Re: Adequação de projeto - reclinada 26x26 high   Qua Mar 31, 2010 11:09 am

Olá a todos,
minha experiência com as FWD, diz o seguinte:
Para minimizar o problema de tração em subidas muito íngrimes e no molhado ou terra, devemos baixar ao máximo o centro de gravidade ou aumentar o atrito na roda dianteira.
A transmição da corrente secundária sem passar pela roldana menor de desvio só funciona em bikes de corrida muito baixas, fora desta condição a corrente encosta muito na roda nas curvas mesmo as suaves.
Recentemente o Cezar Barbosa, fez um Audax de 200km de muita terra e areia.
Para melhorar seu desempenho nesta condição usou um pneu dianteiro mais largo e com menor pressão.
Não vi como foi na subida, mas na terra e areia ele sofreu menos que eu na EXD Sport com pneus 1.0 de alta pressão.
http://yfrog.com/jydsc04773vj
http://img718.imageshack.us/img718/5030/dsc04773v.jpg
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MensagemAssunto: Re: Adequação de projeto - reclinada 26x26 high   Qua Mar 31, 2010 1:33 pm

Oi Pedro!!

O que tu acha em relação às bikes que tem dois lances de correia ao invés do desviador? Perderia mais ou menos energia?
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MensagemAssunto: Re: Adequação de projeto - reclinada 26x26 high   Qua Mar 31, 2010 5:54 pm

Olá Klaus,
pelo que eu sei, fora o aumento de peso, uma transmissão com duas correntes, uma do pedal até a transmissão intermediária, e outra até a roda tem uma pequena vantagem reduzindo a torção da corrente nas curvas,
Sei que vale mais em investir em um cubo com marchas pra que não ocorra as variações dos diâmetros de pinhão estas sim causadoras de efeito de maior torção da corrente quanto maior forem os pinhãos.
As reclinadas de corrida como a Varna se utilizam da transmissão intermediária para multiplicar a marcha evitando o uso de corroas muito grandes.
Na prática o sistema mais simples acaba ganhando apesar de não tão eficiente, vide sistema de discarilhador versos cubo com marchas internas.
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MensagemAssunto: Re: Adequação de projeto - reclinada 26x26 high   

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