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 Construir uma reclinada para cicloturismo!

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Olavo
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Klaus
kenjiishikawa
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kenjiishikawa




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MensagemAssunto: Construir uma reclinada para cicloturismo!   Construir uma reclinada para cicloturismo! EmptySáb Fev 27, 2010 8:04 pm

Olá pessoal!

Bom, primeiro vou me apresentar.
Meu nome é Bruno Kenji Ishikawa, 22. Moro em Ilha Solteira-SP, na divisa do estado com o MS. Sou estudante de engenharia mecânica.
Sou apaixonado por bikes! Já tive alguns tipos de bikes diferentes(acho que eu nunca fico satisfeito totalmente).
Na faculdade nós temos um grupo que desenvolve handbikes de baixo custo a partir de quadros de bicicletas que ficam jogados no deposito da prefeitura da cidade, esses triciclos são doados para os deficientes da cidade. Uma coisa engraçada é que nossos primeiros protótipos foram construidos sem que soubessemos que isso já existia, veio da idéia de um aluno já formado.
Segue algumas fotos. Se alguem quiser reproduzir, eu posso passar o projeto. ;D

Construir uma reclinada para cicloturismo! Triciclo
Esse ainda não utiliza quadros reciclados.

Construir uma reclinada para cicloturismo! Triciclo3
Eu sou o mais bonito desse foto! hahaha

Construir uma reclinada para cicloturismo! Triciclo2
Eu sempre encontro esse tiozinho no bar com o triciclo! =D

Inclusive esta ano vamos começar a desenvolver um triciclo esportivo, mas isso eu deixo para outro tópico!

Bom, agora o assunto principal! Estou querendo fazer uma bicicleta reclinada para viajar. Estou lendo o forum(acredito que já tenha lido quase todos os tópicos já inclusive tem tópicos semelhantes ao meu =P), mas não consegui sanar algumas duvidas.
Não consegui definir o tipo de reclinada é o ideal para mim! Por isso gostaria da ajuda de vocês.

Requisitos da bicicleta.
1- Bem confortavel!
2- Boa capacidade de carga!
3- Bem versatil, para que eu consiga percorrer alguns trechos acidentados também.

Outras duvidas que eu tenho é sobre o comportamento da reclinada em decidas técnicas, isso é, em estrada de terra, inclinado e com valetas. E o compormento subindo algo dese tipo também.

Por enquanto é isso!
Abraço galera!
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Klaus

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MensagemAssunto: Re: Construir uma reclinada para cicloturismo!   Construir uma reclinada para cicloturismo! EmptySáb Fev 27, 2010 8:40 pm

Bah primeiro parabéns pelas hand-bikes!!!! Também estou desenvolvendo hand-bikes mas de bamboo e pretendo dar algumas e outras vender a preço de custo mas ainda estou com o desafio de construir o gabarito para as rodas traseiras que vou fazer em ângulo.

A reclinada mais versátil e também confortável seria uma high-racer em uma posição intermediária entre deitado e sentado um pouco mais para deitado pois assim se distribui melhor o peso do corpo ao longo do banco.

A high-racer 26x26 também tem ótima capacidade de carga.

Essa high-racer deve ter duas rodas 26 e pneus largos para enfrentar qualquer coisa. Bom mesmo são pneus 2.0 ou 1.75 semi-slick ou seja, com o meio sem muitas garras e bastante garras na lateral.

Eu tenho experiência com dois pneus. Um deles é o Kenda Kozmik Lite 1.75 que usei na minha viajem pela Carreteira Austral com minha high-racer 26x26 e gostei muito deles por serem bem leves. Esses pneus são muito bons para mandar bala em estradas de terra principalmente em retas e subidas. Fui me cuidando nas descidas e duas vezes eu caí mas foi devagar e por causa da estrada que era ruim demais com amontoados de pedras grandes e soltas. Se tu não for passar por descidas fortes em estradas de pedras soltas esse pneu é ótimo. É um pouco caro também e agora esta difícil de encontrar. Se tu quiser te vendo os meus que mesmo tendo uns 1.400km estão muito bons pois os pneus gastam bem menos em estrada de terra.

Bom, o outro pneu é o Michelan XC hard terrain que usei na traseira da minha medium-hacer agora no Perú. Senti que foi ótimo ter esse pneu na traseira pois ele dava muita mas muita estabilidade em descidas principalmente em estradas ruins de terra. Um pneu assim atrás inclusive ajuda a que a roda da frente não derrape. Meu pneu da frente era um excelente pneu 2.0 de kevlar aro 20 de BMX (se chama Maxxis DTH) mas sem garras de MTB e mesmo assim ele se mantinha estável.

Vai nos contando os progressos e se puder manda fotos enquanto constrói que o pessoal aqui tem muita experiência e muitos mesmo construíram suas próprias bikes, ;-)

Abraço!!!! Boa sorte!!!!
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MensagemAssunto: Re: Construir uma reclinada para cicloturismo!   Construir uma reclinada para cicloturismo! EmptyDom Fev 28, 2010 8:15 am

E ai Klaus! Primeiramente, muito obrigado pela ajuda!
Andei olhando o seu blog! As suas criações são mesmo fantasticas! Até cogitei fazer a minha de bambu também, mas acho que não daria certo! hahaha

Sobre o gabarito do eixo traseiro da hand bike. Nós medimos as angulações e prendemos uns tocos de madeira na mesa de solda. Até não ficou tão torto! =P Acho que no seu caso não se se essa gambiarra daria certo.

Bom, optarei pela construção de uma high reacer mesmo. Andei lendo uns foruns gringos(cacete! tem muita gente que constroi suas hpv!) e acho que ela é a mais adequada. Obrigado pela dica! =D

Estou cheio de duvida sobre a geometria dela. Com que funciona o dimencionamento da geometria da hpv em relação ao meu tamanho? Quanto a distancia entre eixo, e distancia do banco até a caixa de centro? E o banco? Existe um universal ou varia pra cada pessoa?

A principio eu vou pegar essas duas como base de projeto.

Construir uma reclinada para cicloturismo! Streetcuda_2008
Com dois amortecedores

Construir uma reclinada para cicloturismo! Highracer_side
Rigida!

A perda de rendimento numa hpv full suspencion é muito grande?

Abraço a todos!
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MensagemAssunto: Re: Construir uma reclinada para cicloturismo!   Construir uma reclinada para cicloturismo! EmptySeg Mar 01, 2010 1:45 pm

Olá Kenjiishikawa!

Não se preocupe, tu pode conseguir uma geometria ótima, não tem muito mistério.

Se tu fizer um furo em exatos noventa graus em relação ao tubo principal da bike para a caixa de direção tu já vai estar com essa parte igual a bicicleta da segunda foto da tua mensagem acima.

Essa geometria é bem ágil e rápida. Quanto mais ágil/arisca for a bike mais rápida ela será ou seja é bom ter esse ângulo de 90 graus em relação com a bike e um trail pequeno que tu vai conseguir não botando a caixa de direção mais virada para frente que com o ângulo reto em relação ao tubo que estou te sugerindo. Não se preocupe que a bike não vai ficar desconfortável, ela só fica mais ágil e por isso mais versátil pois uma bike com o ângulo maior e bem confortavelzona/lerdona não responde rápido o suficiente em estradas de terra e principalmente em uma descida nesse tipo de estrada em que é preciso que ambos bike/biker tenham reflexos rápidos.

Eu não consigo imaginar um bom resultado botando a caixa de direção mais virada para trás mas isso não quer dizer nada.

Este é um artigo bom do Bikemagazine: http://www.bikemagazine.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=131&Itemid=52

Ele é sobre bikes convencionais mas da para aproveitar a primeira parte.

Em geral perde sim bastante rendimento com uma full e por isso ela fica menos versátil ao meu ver.

Primeiro muito mais peso pois o projeto fica muito mais complexo e quanto mais simples mais leve em geral.

Depois para que a bike não fique balançando com o pedalar é necessário comprar uma ótima suspensão traseira que custa caro.

Eu encaro qualquer estrada com minhas bikes e mando bala sendo que elas não tem suspensão e não sinto falta.

Ah, para cicloturismo quanto mais simples for a bike menos coisa pode dar errado e o que der errado será mais fácil de concertar, ;-)

Tu que sabe, óbvio, só te escrevo o que eu acho.

Se toda ciência é baseada em teorias no que pobre eu posso ter certeza?

Ah, sobre o banco depende mais do design da bike que de cada pessoa.

Opa, tem mais coisa. A maior parte das medidas são as tuas medidas!!! Da junção do assento do banco com o encosto do banco até aonde chega o pedal em toda extensão para frente é a tua medida que começa detrás da bunda onde os jogadores de baseball batem uns nos outros até o "nó" do pé ou "bola do pé" que o dedo do cidadão desse link está indicando: http://www.bikemagazine.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=61&Itemid=52

O entre-eixos pode ser em torno de 1m e 23cm(referência: M5 do Artur Elias)

Qual a tua altura?

[]!!!!
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MensagemAssunto: rendimento X suspensão   Construir uma reclinada para cicloturismo! EmptySeg Mar 01, 2010 9:28 pm

Concordo com o Klaus, principalmente quando ele fala sobre suspensão.
Fiz duas, a primeira adaptando pedaços (001), ficou longa e relativamente pesada, mas anda "solta", é rápida de resposta quanto ao pedalar. Fico devendo a foto, pois modifiquei - agora é 26 X 26, mudei direção, banco, e ainda não fotografei.
A outra parti do "zero", é "quadro curto", com os pedais à frente da caixa de direção, 20 X 26. Até hoje olho para ela e gosto do que fiz, do desenho dela. É com suspensão na frente e atrás. Pesa apenas um pouco mais que uma bicicleta MB. Mas sinto que a suspensão ao mesmo tempo que deixa confortável, amolece o pedalar, diminui a resposta.
Enquanto na 001, uso apenas uma coroa de 44 dentes, e cassete de 6 marchas, sem problemas. Na 002, preciso sempre usar a coroa do centro, acho que é 34 dentes (nunca contei), e só no plano embalada, ou descidas, é que uso a coroa externa maior.
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MensagemAssunto: Re: Construir uma reclinada para cicloturismo!   Construir uma reclinada para cicloturismo! EmptyTer Mar 02, 2010 3:44 pm

Acho que vou optar primeiro em fazer um quadro rigido mesmo, talvez colocar uma suspa dianteira(tenho uma parada), mas como parece que as reclinadas o peso fica todo nas costas e quase não há pressão sobre os punhos, não sei se vai ter alguma utilidade a suspa dianteira.
Como o Klaus disse, quanto menos coisas para dar pau na bike de cicloturismo, melhor.

Eu tenho 1,71 de altura.
Não entendi muito bem como se acha o tamanho do "seat tube" da reclinada. hahaha aonde é que os jogadores de baseball batem no outro?? =P Eu considero essa distancia com a perna toda esticada?

A configuração 26x26 fica boa? Estou pensando nela pela facilidade de encontrar pneus de cravo de boa qualidade.

Estou com duvida de como fazer o "garfo" traseiro, alguem teria da fabricação de algum? Com o gabarito?
Estou pensando em utilizar um quadro caloi t-type para confecção do quadro. O garfo já estaria pronto e economizaria a usinagem da caixa de direção e da caixa de centro.

Construir uma reclinada para cicloturismo! T-Type
Quadro T-type

Eu, pessoalmente, gostaria de fazer o quadro em liga de Cr-Mo(4130), pela ótima resistencia mecanica, soldabilidade, conforto(Já tive bike de Cr-Mo e Al, da pra sentir bastante diferença) e porque eu gosto de aço(hahah), mas preciso ver o preço da matéria prima e o modo de fabricação.

Outra duvida que eu tenho é sobre o desenho do quadro. Essa estrutura de um tubo unico parece torcer bastante.

Agradeço a ajuda de vocês!
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MensagemAssunto: Re: Construir uma reclinada para cicloturismo!   Construir uma reclinada para cicloturismo! EmptyTer Mar 02, 2010 5:45 pm

Me parecem ter dois problemas com a T-Type:

O entre-eixos que é curto demais e o ângulo da caixa de direção que parece ficar para trás o que não se vê nas bikes por aí mas isso não significa que não seja bom.

Tu pode comprar um tubo e soldar dentro um + ou seja fica o tubo: O com esse + dentro e assim a bike não vai torcer. O + deve ser bem bem fininho e é importante se tu for usar aço pois não ha uma estrutura em triângulo como na bike convencional. Com o + tu pode usar um tubo de borda mais fina. Hmmmm, como tu faria para grudar esse +? Tu pode só por um - dentro do O deitado e paralelo com o chão. Tu pode colar com resina epóxi só tem que lixar um pouco o tubo e a tirinha de aço no lugar onde vai pegar a resina.

Bom, isso é coisa de bike de FreeRide e algumas reclinadas sofisticadas mas não é essencial. Essas coisas são para poder usar um tubo mais fino=mais leve e manter resistência a choques e a torção.

Quer que eu te passe medidas tipo do tubo principal, entre-eixos, cx de direção - mov. central?


---//---



Construir uma reclinada para cicloturismo! Buttslap

Mas estou desatualizado. Pesquisei um pouco para encontrar a foto acima e descobri que agora eles se comprimentam assim:

Construir uma reclinada para cicloturismo! Comprimentonobaseball

Outras coisas mudaram também como na base:

Construir uma reclinada para cicloturismo! Mudananabase
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MensagemAssunto: Re: Construir uma reclinada para cicloturismo!   Construir uma reclinada para cicloturismo! EmptyQua Mar 03, 2010 6:42 am

Tem dois caras que usaram a T-Type para fazerem reclinadas, eles são de Novo Hamburgo, Klaus tu não viste as bicicletas deles né?

O difícil é o contato com eles, mas vou tentar. Franz, tu não tinha o telefone deles, tínhamos que convidá-los para o fórum.
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MensagemAssunto: Re: Construir uma reclinada para cicloturismo!   Construir uma reclinada para cicloturismo! EmptyQua Mar 03, 2010 9:15 am

Pois é mas aí acredito que tem que usar a roda aro 20 na frente e o peso fica demais na roda aro 20 da frente o que deixa a bike muito pouco versátil, não daria para encarar numa boa uma estrada de terra com sobes e desces, pedras soltas, buracos...

Conheci as bikes mas acredito que o resultado pode ser bem melhor partindo de um tubo reto e leve.

Se tu conseguir uma traseira de T-Type é ótimo sem dúvida aí depois tu só solda ela no tubo ou tu pode simplesmente aumentar a distância do eixo traseiro até a caixa de direção soldando um aumento ali no meio para aumentar o entre-eixos. Claro que essa solda do aumento terá que ter um bom reforço.
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MensagemAssunto: Re: Construir uma reclinada para cicloturismo!   Construir uma reclinada para cicloturismo! EmptyQui Mar 04, 2010 1:18 pm

E ai pessoal!
Klaus, se você puder, gostaria que você passasse as medidas do quadro pra eu ter uma idéia!

A idéia de usar o quadro da T-type era aproveitar a traseira, a caixa de centro e a caixa de direção. Isso simprificaria bastante a construção do quadro, já que eliminaria eu ter que correr atras de tarugo para a confecção das "caixas", e a balança traseira, que parece ser a parte mais dificil de construir(me corrijam se eu estiver errado).

No caso, eu manteria o seat-tube(o tubo que entra o canote) da bike para colocar o bagageiro.
Quanto aos reforços, eu pretendo caprichar neles! 1kg a mais numa bike que esta levando 20kg de carga não muda muita coisa, ainda mais quando se trata de reforçar a estrutura!

hahahaha, Klaus, muito engraçadas as imagens dos jogadores. Me lembrei de um livro que eu li sobre o Lance Armstrong, que eles falam que os jornalistas europeus, assim como os ciclista beliscam o "traseiro" um do outro para ver o percentual de gordura e o tamanho do musculo. Coisa de macho! hahahahaha
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MensagemAssunto: Re: Construir uma reclinada para cicloturismo!   Construir uma reclinada para cicloturismo! EmptyQui Mar 04, 2010 1:27 pm

Já que vocês estão falando em aproveitar pedaços de quadro, aqui vai uma sugestão: Aproveitar a parte traseira de uma MTB full.

[]s
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MensagemAssunto: Re: Construir uma reclinada para cicloturismo!   Construir uma reclinada para cicloturismo! EmptySex Mar 05, 2010 1:50 pm

Klaus escreveu:
Mas estou desatualizado. Pesquisei um pouco para encontrar a foto acima e descobri que agora eles se comprimentam assim:

Acho que tem alguma jogada de hacker, aí. Caso contrário, Klaus me explica o que o baseball aí de cima tem a ver com o assunto da construção das bikes...

Abraços!
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MensagemAssunto: Re: Construir uma reclinada para cicloturismo!   Construir uma reclinada para cicloturismo! EmptySex Mar 05, 2010 2:01 pm

Marco Di Martino escreveu:
Klaus escreveu:
Mas estou desatualizado. Pesquisei um pouco para encontrar a foto acima e descobri que agora eles se comprimentam assim:

Acho que tem alguma jogada de hacker, aí. Caso contrário, Klaus me explica o que o baseball aí de cima tem a ver com o assunto da construção das bikes...

Abraços!

Eles estava apenas me explicando como fazer as medidas para a construção da bike!
;P
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MensagemAssunto: Re: Construir uma reclinada para cicloturismo!   Construir uma reclinada para cicloturismo! EmptySex Mar 05, 2010 2:08 pm

kenjiishikawa escreveu:
Uma coisa engraçada é que nossos primeiros protótipos foram construidos sem que soubessemos que isso já existia, veio da idéia de um aluno já formado.

Fotografei essa lá no Central de Park de NY:
Construir uma reclinada para cicloturismo! 1031327.th

Abraços!!!
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MensagemAssunto: Re: Construir uma reclinada para cicloturismo!   Construir uma reclinada para cicloturismo! EmptyQua Mar 10, 2010 5:34 pm

Olá Bruno!!

Desculpa demorar tanto.

Aqui vão as medidas da minha high-racer que tu pode ver aqui: http://ecobamboobikes.blogspot.com/

Do meio da gancheira da roda traseira até o mov. central....141 cm

Movimento central até a dobra do banco entre encosto e o assento...97 cm mas essa medida é aque te expliquei, deve medir o teu corpo.

Movimento central até a caixa de direção o mais normal é por volta de 40. Eu fiz com 26 pois iria usar o garfo ao contrário como da para ver nas fotos do blog.

Entre-eixos da M5 e da minha high-racer é igual: 123 cm e botando o garfo na posição normal e a cx de direção a 35cm o entre-eixos fica também em torno de 123cm.


---//---

Medidas da M5 do Artur que tu pode ver a foto em: http://pespracima.blogspot.com/2007/09/reviso-dos-1500-ou-reflexes-sobre.html


Movimento central até a caixa de direção: 50 cm

Cx de direção até eixo traseiro: 120 cm

Entre-eixos: 123 cm

Entre-aros:56 cm

Altura do tubo debaixo do banco: 44 cm


Abraço!!!

Klaus
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Saul




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MensagemAssunto: Re: Construir uma reclinada para cicloturismo!   Construir uma reclinada para cicloturismo! EmptySáb Abr 24, 2010 9:56 am

fala ae parcero

sou estudante de design de produto da fmu, e fiquei interessado no seu projeto, tem como vc mandar pra mim?
meu e-mail: saulmelo87@hotmail.com
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Klaus

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MensagemAssunto: Re: Construir uma reclinada para cicloturismo!   Construir uma reclinada para cicloturismo! EmptySáb Abr 24, 2010 11:51 am

Como anda o projeto?

:-)
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Dado




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MensagemAssunto: Re: Construir uma reclinada para cicloturismo!   Construir uma reclinada para cicloturismo! EmptySáb Jun 05, 2010 3:38 pm

Sou cadeirante e tenho duas handbikes. Amo essas bicicletas e se quiserem informações sobre elas para ajudar no projeto, me avisem! Posso mandar fotos, medidas etc.
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Olavo

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MensagemAssunto: Re: Construir uma reclinada para cicloturismo!   Construir uma reclinada para cicloturismo! EmptySáb Jun 05, 2010 6:55 pm

Dado, manda fotos sim!
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MensagemAssunto: Re: Construir uma reclinada para cicloturismo!   Construir uma reclinada para cicloturismo! EmptySáb Jun 05, 2010 8:28 pm

Oi Dado!!

Bah, se tu tem bastante conhecimento em hand bikes eu adoraria trocar umas idéias contigo!

Estou construindo duas hand-bikes ao mesmo tempo mas preciso de algumas dicas de medidas para seguir adiante.

A estrutura dos dois quadros (em bambu, claro!) já esta pronta mas ainda preciso prender os eixos das rodas traseiras e para isso preciso saber o ângulo que as rodas ficam para uma bike estilo a "Top End XLT" e também gostaria de saber mais os menos a distância entre o começo dos eixos traseiros.

Grande abraço!!
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MensagemAssunto: Re: Construir uma reclinada para cicloturismo!   Construir uma reclinada para cicloturismo! EmptySáb Jun 05, 2010 9:19 pm

Oi Klaus,

Bastante eu não tenho, mas vou tentar ajudar!

A XLT tem 15 graus de cambagem e isso dá bastante estabilidade, mas come pneu pacas e dá para fazer com menos. Acho que até 9 graus fica razoável... Eu tenho uma Top End Force com 3 graus e me viro bem com ela, mas é uma bike usada para competição e tenho que tomar cuidado com ela nas curvas.

A distância que você está falando é entre uma roda traseira e a outra? Se for, uns 60cm já está de bom tamanho. É uma medida mais ou menos padrão nas handbikes. Algumas de competição tem até 40 cm para melhorar a aerodinâmica, mas novamente há sacrifício de estabilidade. E como você vai prender as rodas traseiras? Vai usar cubos de cadeira de rodas ou adaptar cubos de bike comum?

Abraços!
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