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 Pedivelas curtos (encurtados) para reclinadas

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AutorMensagem
Bira



Mensagens : 35
Data de inscrição : 23/09/2009

MensagemAssunto: Pedivelas curtos (encurtados) para reclinadas   Ter Jun 29, 2010 3:01 pm

Recordando-me da explicação do Davilson Solyom a respeito do uso de pedivelas monobloco no projeto padrão das suas HR e HRF (pelo fato de terem braços mais curtos), resolvi dar uma pesquisada sobre o assunto.

Pedivelas com braços curtos "de fábrica" praticamente não existem, mesmo levando-se em conta que até em bicicletas tradicionais a opção de vários tamanhos de braços pedivelas poderia ser benéfica para um bike fit ideal. os fabricantes consagrados (Shimano, Sram, Truvativ, Campagnolo,etc.) de peças para bicicletas não fabricam NADA que tenha braços menores que 165mm, sendo que o ideal para as "bents" é o uso de pedivelas com braços entre 140 e 150mm.

Geralmente, então, apela-se para o "artesanal". Leva-se os pedivelas para fazer encurtamento em torneiros mecânicos, por meio de novos furos e roscas para pedais, e corte e acabamento da sobra. O problema: para redução de peso, boa parte dos pedivelas modernos são "ocos", o que pode gerar problemas ao tentar encurtá-los.

Achei alguns artigos interessantes que compartilho com vocês:

http://www.easystreetrecumbents.com/essays/cranks.html
http://www.recumbents.com/wisil/misc/crank_angle.asp
http://www.atomiczombie.com/ct-cranks.html
http://dirkb.dnsalias.net/pedal.html

esse cara nos states já vende pedivelas encurtados, e no site dele tem uma pequena lista de pedivelas que aceitam ter os braços encurtados, e de outros que NÃO ACEITAM:
http://bikesmithdesign.com/Short_Cranks/index.html

este artigo aqui é particularmente interessante, mostra o processo de encurtamento com fotos passo-a-passo do processo

http://www.fleettrikes.com/tth7.htm

espero que o artigo possa ser útil para vocẽs. Very Happy

abração,

Bira
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Olavo



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Idade : 45
Localização : Porto Alegre - RS - Brasil

MensagemAssunto: Re: Pedivelas curtos (encurtados) para reclinadas   Ter Jun 29, 2010 4:03 pm

Bira,

Excelente compilação sobre o assunto.

Esse assunto já foi bastante discutido na lista Zohrer, e acredito que aqui também já houve discussão, seria interessante unificar estes tópicos. O Cara que é o mestre pioneiro, no Brasil, neste assunto é o Roberto Tavarez do Rio (o Mordaz, no fórum)

Eu tenho uma dificuldade de achar os tópicos por aqui, "o buscar" parece não funcionar direito, não sei se eu que estou fazendo coisas erradas, mas já tentei várias vezes fazer pesquisas, e nada, acabo tendo que procurar olhando os títulos dos tópicos um por um.
Alguém ai sabe mais alguma coisa sobre a pesquisa deste fórum? Se sim por favor, abrir um tópico específico para este assunto.
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artur elias



Mensagens : 543
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MensagemAssunto: Re: Pedivelas curtos (encurtados) para reclinadas   Ter Jun 29, 2010 5:56 pm


Legal, Bira.

Bons linques.

Algumas observações:

a lista do pode/não pode do Bike Smith
é bastante conservadora, reflete a preocupação de alguém
que faz esse serviço profissionalmente, por isso não pode arriscar nada.

De fato eu mesmo possuo um pedivela Shimano 105
encurtado abaixo do considarado mínimo possível segundo aquela lista.

E o Don, conhecido como "25hz" em diversos fóruns,
(o cara atrás da página fleet trikes que você lincou)
afirma ser perfeitamente possível encurtar e usar com segurança em reclinada
pedivelas ocos (mesmo atingindo a parte oca).
Para provar ele tem uma foto (não sei onde está no momento)
mostrando um 105 (ou Ultegra) encurtado a 130 mm ou algo assim.

Há que se levar em consideração, no caso da Shimano,
se é Hollow Tech I ou II. Os mais modernos são mais ocos.

Outra coisa é que estamos longe de saber com certeza qual a medida ideal de pedivela.

Existem várias teorias sobre o assunto, umas mais bem embasadas do que outras,
mas nada definitivo. Para reclinada, o que conheço de melhor no momento
ainda é o calculador WISIL (que você lincou).

Descrevi minhas primeiras experiências com pedivela curto aqui:

http://pespracima.blogspot.com/search?q=pedivelinha&max-results=20



[ ]



a.

____________
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Mordaz



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MensagemAssunto: Re: Pedivelas curtos (encurtados) para reclinadas   Ter Jun 29, 2010 6:27 pm

Vou dar minha contribuição reproduzindo aqui o que eu postei no grupo Zöhrer há algum tempo:
br_mordaz escreveu:

Pedivela curta de novo...

Isso é um assunto que até hoje provoca acalorados debates.

As pedivelas mais facilmente encontráveis comercialmente são de 175
mm, 170 mm ou, mais raramente, 165 mm. É uma variação de apenas 6%,
muito menos que a variação de tamanho de perna dos usuários.

Por aí já se pode ver que muitas pessoas podem se beneficiar de um
tamanho personalizado, seja maior ou menor que os comerciais.

Se a pedivela for muito grande em relação à perna da pessoa, ela terá
de dobrar mais o joelho ao recolher a perna no 'ponto morto superior'
da pedalada. Digo 'ponto morto' porque nessa posição não se imprime
força no pedal (e 'superior' porque ainda estou supondo uma bici
convencional).

No caso das reclinadas, há uma suposta vantagem em se utilizar uma
medida de pedivela menor do que em uma convencional. Na
convencional, você pode 'subir no pedal', manter a perna meio
esticada e deixar o peso do corpo deslocar o pedal. Na reclinada, a
distância entre o encosto do banco e a pedivela é fixa.

Segundo dizem, é possível imprimir até mais força no pedal do que o
próprio peso da pessoa numa reclinada, pois as costas estão apoiadas
no banco, como num 'leg press'. O problema é que, se você começar a
imprimir muita força com a perna muito recolhida, vai sacrificar o
joelho. Com a pedivela mais curta, o ângulo mínimo produzido pelo
joelho quando a perna está recolhida é maior, ou seja, a perna fica
mais estendida, pronta para imprimir força logo no início do ciclo da
pedalada.

Uma objeção recorrente ao encurtamento da pedivela é a diminuição
da 'alavanca'. Ocorre que essa diminuição é largamente compensada
pela posição mais favorável. Uma consideração mais útil é a questão
da cadência, que tende a subir proporcionalmente ao encurtamento da
pedivela (ou seja, é inversamente proporcional ao tamanho da
pedivela). Isso ocorre porque, ao migrar de uma pedivela de tamanho
comercial para uma encurtada, a pessoa tende a manter a mesma
velocidade circunferencial. Como a circunferência agora é menor, a
cadência passa a ser naturalmente mais alta.

A minha experiência com pedivela encurtada foi muito boa. Quando
migrei de 170 mm para 145 mm, achei estranho pedalar em um círculo
menor que o habitual, mas após um período de adaptação de três
semanas, o estranho era voltar para 170 mm (tive a oportunidade de
alternar entre as duas medidas nesse período). O ganho em desempenho
foi considerável e não pode ser atribuído a outros fatores, como
treinamento.

Para determinar a medida ideal, existem inúmeros programas de cálculo
na Internet, cada qual com uma fórmula própria e cada um dando um
resultado diferente. De todos os que experimentei, o que me parece
fazer mais sentido é o do link abaixo porque ele dá como resultado um
ângulo mínimo de joelho para a pessoa escolher:

http://www.recumbents.com/WISIL/misc/crank_angle.asp

As sugestões para a medida da pedivela aparecem em uma tabela, com os
dizeres "High BB", "Med BB", "Low BB". Estes se referem à altura do
movimento central, mas melhor que considerar essa altura isoladamente
é considerar se a posição de pilotagem é 'fechada' ou 'aberta'. Para
entender do que estou falando, a posição fica mais fechada quando o
pedal fica mais alto e/ou quando o banco fica menos deitado. Sugere-
se uma pedivela mais curta quando a posição é fechada e menos curta
quando a posição é aberta.

[]s
RT

br_mordaz escreveu:

Re: EXD "standard" e pedivela curta

--- Em zohrer@..., "Mind Technologies - Roberto"
<roberto@...> escreveu
>
> Sobre a questão da pedivela curta: Há alguma tabela relacionando o
comprimento do ciclista (ou da perna do mesmo) com o comprimento
ideal da pedivela? Pedivela mais curta não implica em aumento da
força a ser imprimida no pedal, já que a a alavanca passa a ser menor?
>
> Abraços,
> Roberto Rezende

Existem VÁRIAS tabelas, cada uma com resultados diferentes. Esse
assunto é bastante controverso. Já postei aqui os endereços de
alguns sites a respeito (faça uma busca de "encurtamento de
pedivelas" nas mensagens do grupo).

Com base na minha experiência prática, a coisa que mais fez sentido
dentre tudo o que eu já pesquisei é isso aqui:
http://www.recumbents.com/wisil/misc/crank_angle.asp

Manter o ângulo mínimo de flexão do joelho entre 85 e 90 graus
realmente poupa os joelhos mas, por outro lado, também permite
imprimir mais força, pois a perna já está meio esticada, pronta para
dar um baita impulso. Curiosamente, se você exagerar, até consegue
estaporar os joelhos!

A pedivela mais curta implica em aumento da força a ser aplicada aos
pedais, mas apenas se você estiver usando a mesma marcha! O
recomendável é reduzir as coroas na mesma proporção que se reduz o
tamanho da pedivela. Assim, você usa a mesma numeração das marchas,
mas numa cadência proporcionalmente maior. A cadência maior acontece
NATURALMENTE. Você não precisa ter uma cadência elevada para fazer
essa mudança. A velocidade dos pés ao descrever uma circunferência
menor será aproximadamente a mesma, daí a cadência mais elevada.

[]s
Roberto

br_mordaz escreveu:

Encurtamento de pedivelas - Mais uma vez...

Olá a todos em geral e ao Guerreiro em particular,

Estou postando novamente o resultado das minhas 'pesquisas' e
experiências sobre encurtamento de pedivelas.

Cumpre acrescentar que a minha primeira impressão (negativa) precisa
ser revista, pois na ocasião eu pedalava a míseros 60rpm.
Ocasionalmente pedalo uma chopper pesadíssima com pedivela de 152 mm
e já não acho tão curta.

(cópias das mensagens abaixo)

[]s
Roberto


A quem interessar possa...

Estive pesquisando sobre o tamanho ideal da pedivela em função do
tamanho da pessoa, mais especificamente para melhor adequação à
estatura de minha esposa. Achei discussões muito interessantes sobre
maneiras de se calcular o tamanho ideal e também sobre supostas
vantagens de se usar uma pedivela menor em bicicletas reclinadas.

Seguem alguns links para Vsa. apreciação:


http://www.highpath.co.uk/cycles/notes/03.html

Essa página contém uma tabela de comprimentos de pedivela em função
do comprimento efetivo de perna, incluindo também instruções de como
medir tal comprimento (chamado em outros sites de "in-seam" -- não
confundir com o "x-seam").


http://bikesmithdesign.com/Short_Cranks/short_cranks_faqs.html

FAQ sobre encurtamento de pedivelas, contendo uma fórmula muito
simples (e que me pareceu bastante lógica) para determinar o tamanho
ideal. Não por acaso, os resultados são semelhantes aos da tabela do
site anterior.


http://www.nettally.com/palmk/crankset.html

Mais uma fórmula, desta vez resultando em valores um pouco mais
longos, talvez por partir da premissa de que um ciclista com "in-
seam" de 31" deva usar uma pedivela de 170mm. Valores um pouco
menores podem ser mais apropriados para reclinadas.


http://www.greenspeed.com.au/measure.html

Para concluir, ilustração do site da Greenspeed mostrando a diferença
entre "x-seam" e "in-seam", além de outras medidas.


[]s
Roberto Tavares


----------------------------------------------------------

Mais um link sobre encurtamento de pedivelas, desta vez com fotos de
uma experiência prática: http://www.fleettrikes.com/tth7.htm

[]s
Roberto

----------------------------------------------------------


Fiz hoje meu primeiro teste com uma pedivela encurtada.

Antes de mais nada, convém esclarecer que o encurtamento não foi
feito para meu uso, mas de minha esposa. Digo isso porque eu não
teria encurtado tanto se fosse para mim. Mas, já que está lá, por
que não experimentar?

Estou acostumado com uma pedivela 52-42-30 de 175 mm e a encurtada é
uma 42-32-22, originalmente de 175 mm e agora com 145 mm. Pelo menos
por enquanto não tive oportunidade de testar subidas. No plano,
achei ruim. Bastante ruim. O problema não foi a pedalada ficar mais
pesada (a diferença existe, mas não é tão grande), mas o curso do
padalada acabar tão rápido. Isso já era de se esperar, e muito
provavelmente também é uma questão de adaptação, mas a minha primeira
impressão não foi positiva.

Que essa minha avaliação não seja um balde de água fria em alguém que
esteja pensando em encurtar a pedivela. O problema é que está curta
demais para o meu tamanho. Acredito que para pessoas com aprox. 1,80
m o tamanho mínimo deva ser de 155 mm, mas isso eu ainda vou
experimentar futuramente.

Para quem ainda está curioso e pensando em experimentar, sugiro um
acessório que permita experimentar várias medidas sem modificar a
pedivela, como este:
http://www.highpath.co.uk/cycles/instruct/shortener.html

[]s
Roberto

Reler agora esse último post foi interessante porque difere totalmente da minha opinião atual. Depois de um período de adaptação de umas três semanas, a pedivela de 145 mm (com coroas 44-32-20) tornou-se minha preferida. Vinha usando essa medida até recentemente na EXD Sport, quando consegui encurtar uma hollowtech antiga, de eixo quadrado, para 150 mm (com coroas 48-32-20). É a que estou usando na high-racer, que já acumula quase 3.000 km desde março.

Então, se você experimentar uma pedivela encurtada e não gostar do resultado, insista um pouco, não desista assim tão cedo. O estranhamento inicial é normal.

[]s
RT
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Mordaz



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MensagemAssunto: Re: Pedivelas curtos (encurtados) para reclinadas   Ter Jun 29, 2010 6:38 pm

artur elias escreveu:
Descrevi minhas primeiras experiências com pedivela curto aqui:
http://pespracima.blogspot.com/search?q=pedivelinha&max-results=20
E aí, Artur, quais são suas impressões agora, depois desse tempo todo usando a encurtada?

Fico curioso em saber porque, na busca incessante por mais desempenho, às vezes fico tentado a fazer um upgrade para uma pedivela de carbono, talvez uma FSA SLK Light de 165 mm, gastar uma grana e continuar preferindo a humilde Deore, já pensou? pale Sem falar que, para eu usar pedivelas road, só com "knee savers" devido aos meus pés de pato!
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artur elias



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MensagemAssunto: Re: Pedivelas curtos (encurtados) para reclinadas   Ter Jun 29, 2010 9:28 pm

Citação :

E aí, Artur, quais são suas impressões agora, depois desse tempo todo usando a encurtada?


Agora estou usando um Relic encurtado pelo Juliano "Kamikaze", com coroas da Rotor "Q rings".
O meu primeiro encurtado se foi com a Ypê roubada, e o 105 está guardado.

Já estou tão acostumado que nem sei o que dizer.

Posso relatar algumas experiências recentes - que podem ter relação mais ou menos direta com o pedivela.

Outro dia, estava indo para o ensaio, queimado no horário, tentei fazer uma troca afoita de marchas e o câmbio dianteiro desalinhou um pouco. Fiquei só com a coroa do meio (34). Bueno, com isso, e um cassete 11-34, consegui andar praticamente à mesma velocidade de contra-relógio de sempre (quando estou atrasado). Tipo 36 km/h no plano. Sem aquecimento, com roupa de ir trabalhar, carga, etc. Não tenho medidor de cadência, mas é certo que a "educação cadencial" a que me submeti, muito graças à ajuda do encurtamento, me permite agora girar muito mais rápido, se necessário.

Minha forma física tbém melhorou ultimamente, estou mais adaptado à quilometragem maior que meu novo endereço me obriga fazer. Tenho notado que quase não uso mais a coroinha. Mesmo em algumas subidas relativamente difíceis. Tipo a Pinheiro Borda e a lomba entre a PEdra Redonda e a Tristeza (Sétimo Céu), pra quem conhece. Claro, se encontrar essas mesmas subidas depois de pedalar 100 ou 200 km, a história será diferente.

Pela primeira vez na vida, imaginei pedalar uma bicicleta com apenas 9 marchas. Não vou fazer isso porque existem n situações e é pra isso que temos tantas marchas. Mas a cadência rápida e flexível, aliada a um incremento gradual de potência, torna muitas coisas possíveis.

No meu caso, creio que o pedivela curto tem um papel importante nisso tudo.


Citação :
Fico curioso em saber porque, na busca incessante por mais desempenho, às vezes fico tentado a fazer um upgrade para uma pedivela de carbono, talvez uma FSA SLK Light de 165 mm, gastar uma grana e continuar preferindo a humilde Deore, já pensou?



Cara, acho $ botado fora, a não ser por um eventual valor estético - bicicletas e peças mais caros geralmente são mais bonitos. Não vai fazer diferença quanto ao desempenho. Acho quase loucura comprar componentes ultra-leves, porque para fazer alguma diferença mais palpável no peso total da bici, você acaba tendo que trocar todos eles e gasta uma fortuna.

Na reclinada, existe uma peça grande e pesada na qual vale a pena investir: o banco. Creio que no up grade de banco e garfo que fiz na M5 se foi mais de 1 quilo. Acho que tive um custo-benefício razoável. Nas rodas, mais uns 300 gramas (e olhe lá). Pneus levíssimos não servem para o dia-a-dia, tenho um par de Stelvios para eventos mas acabo nunca tendo saco de trocar e destrocar. Fico com os Marathon Racers 1.5. Se tiro o bagageiro e ponho a bolsa de banco "esportiva" se vai talvez mais 1 quilo ou pouco menos.

Para tirar mais 1 quilo em peças teria que comprar tudo o que existe de mais esnobe no mundo, mesmo assim não chegaria. E pra quê, se a barriguinha continua de tanquinho (cheio de roupa)?

Barbara Buatois ganhou a RAAM com um pedivela Truvativ Elita. Igual ao que veio na bicicleta do Daniel, só que encurtado. Faça uma pesquisa e veja o que os "bike snobs" dizem dele. É praticamente considerado lixo para essa gente. Para a Barbara parece que não...

Estou começando a me convencer que existe uma espécie de insanidade no mundinho do ciclismo entusiasta. Reconheço sinais desta doença em mim mesmo.
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Mordaz



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MensagemAssunto: Re: Pedivelas curtos (encurtados) para reclinadas   Qua Jun 30, 2010 12:45 am

Concordo com você na maior parte. A tentação pela troca da pedivela é só por ela ser o mais "simples" dentre os componentes que escolhi, justamente por ser encurtada (não dá para encurtar pedivelas "top"). E pedivelas pesam. Sem bagagem, a minha high-racer pesa mais na frente do que atrás.

Se fosse uma commuter, eu usaria peças baratas, com certeza. São mais leves no bolso na hora de trocar.

Mas a high-racer é meu brinquedo; então, posso ser menos racional! Peças leves não fazem tão grande diferença, é verdade, mas rodas e pneus bons, estes sim! Para os "bike snobs", minhas rodas Xero não são grande coisa (dizem que só servem para treino!), mas são MUITO superiores às Vzan/Deore que eu usava. Semana passada tive de trocar o meu pneu traseiro (precocemente destruído por pura incompetência ao frear) e parti para um Michelin Pro 3 Race. E não é que faz diferença? Sutil, mas definitivamente perceptível. De grão em grão...

Uma coisa que faz balançar minha fé na pedivela encurtada é o fato de que quase nenhum corredor as utiliza. Claro que isso pode ser simplesmente conseqüência da quase inexistência de pedivelas curtas "top" ou da falta de disposição dos caras para experimentar. Falando na Barbara Buatois, ela usou uma de 145 mm na RAAM, não foi?

[]s
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MensagemAssunto: Re: Pedivelas curtos (encurtados) para reclinadas   Qua Jun 30, 2010 1:19 pm

Citação :
Concordo com você na maior parte. A tentação pela troca da pedivela é só por ela ser o mais "simples" dentre os componentes que escolhi, justamente por ser encurtada (não dá para encurtar pedivelas "top").


Já acho que falta é coragem pra meter a broca!

Eu pretendo um dia mudar pra pedivela integrado e rolamento externo. Me parece um sistema mais lógico,
e é mais leve dentro da mesma faixa de preço. Se encontrar um XT usado, mando o Kamikaze meter a broca.
Assumo as conseqüências hehehe. Bom, XT não é top no sentido literal da palavra. Mas é mais do que bom pra mim.


Citação :
Se fosse uma commuter, eu usaria peças baratas, com certeza.

Até por aí. Uma bicicleta utilitária precisa ser confiável.
No meu caso, precisa ser eficiente tbém. É muita quilometragem pra vencer.



Citação :
Peças leves não fazem tão grande diferença, é verdade, mas rodas e pneus bons, estes sim! Para os "bike snobs", minhas rodas Xero não são grande coisa (dizem que só servem para treino!) mas são MUITO superiores às Vzan/Deore que eu usava. Semana passada tive de trocar o meu pneu traseiro (precocemente destruído por pura incompetência ao frear) e parti para um Michelin Pro 3 Race. E não é que faz diferença? Sutil, mas definitivamente perceptível. De grão em grão...

Claro, algumas coisas fazem mais diferença que outras. Eu estava me referindo especificamente à mudança de pedivela que vc mencionou.
Pneus com certeza fazem mais diferença. Na verdade não vejo problema nenhum no fato das pessoas comprarem coisas que elas gostam.
Não estão fazendo mal a ninguém, e pelo menos não estão gantando em drogas ou armas...

O que eu acho problemático é uma certa cultura de pseudo-performance que se cria por causa da propaganda,
e que acaba levando muitos ciclistas a acreditarem que podem "comprar velocidade". Não podem.
A diferença entre um componente muito bom (e que já não é barato) e um top (e que custa uma fortuna)
é muito pequena, só faz sentido para alguém que já está no auge de sua forma física e técnica,
e que compete com outros. Mesmo assim há exageros, o exemplo da Barbara mostra isso.

Citação :
Uma coisa que faz balançar minha fé na pedivela encurtada é o fato de que quase nenhum corredor as utiliza. Claro que isso pode ser simplesmente conseqüência da quase inexistência de pedivelas curtas "top" ou da falta de disposição dos caras para experimentar. Falando na Barbara Buatois, ela usou uma de 145 mm na RAAM, não foi?


Eu não sei qual medida ela usa, só sei que era pedivela encurtado.

O fato do pessoal de ponta não usar não influencia a minha escolha, que é baseada em critério de saúde, não de desempenho.

Essa discussão do custo-benefício é legal e merece ser esmiuçada!


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Mordaz



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MensagemAssunto: Re: Pedivelas curtos (encurtados) para reclinadas   Qua Jun 30, 2010 4:14 pm

Taí, uma pedivela XT encurtada já estaria de bom tamanho, pelo menos para eu poder abandonar o central de eixo quadrado.

Combina com as demais peças também, que são de nível XT (Shimano) / X.9 (SRAM). Extravagância foram os freios ZeroG, mas tinha de ser um freio de perfil baixo e as outras poucas alternativas eram freios pouco eficientes e ainda assim caros.

É isso aí. Não se ganha velocidade comprando componentes caros. Ganha-se comprando uma reclinada! Very Happy

[]s
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artur elias



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MensagemAssunto: Re: Pedivelas curtos (encurtados) para reclinadas   Qua Jun 30, 2010 10:14 pm

Mordaz escreveu:
Extravagância foram os freios ZeroG, mas tinha de ser um freio de perfil baixo e as outras poucas alternativas eram freios pouco eficientes e ainda assim caros


Fui olhar as tuas fotos pra ver se entendia a frase acima.

Ainda fiquei devendo. O que exatamente são freios de perfil baixo,
e por que eles são necessários nessa bicicleta?

Que aliás está linda, extremamente esguia.
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Mordaz



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MensagemAssunto: Re: Pedivelas curtos (encurtados) para reclinadas   Qui Jul 01, 2010 3:32 am

artur elias escreveu:
O que exatamente são freios de perfil baixo,
e por que eles são necessários nessa bicicleta?

Nos freios caliper normais, o cabo do freio sai por cima. Numa bicicleta convencional isso não é problema porque não há nada na frente do heatube. Na high-racer, porém, o monotubo continua em frente até o mov. central. Como a parte do headtube que se projeta abaixo do monotubo deve ser a menor possível para que o central não fique mais alto do que já é pela natureza do design, o freio não pode se projetar muito para cima para não esbarrar no monotubo quando a direção for virada.

Para complicar ainda mais, os braços dos freios costumam ficar do lado direito, que é também o lado da corrente. A Bacchetta usa uns freios invertidos, cujo cabo sai pela esquerda e por baixo, mas ainda assim exige um headtube mais longo abaixo do monotubo. Por essa (e outras) é que a Bacchetta com rodas 650c tem o banco tão ou mais alto que a Carbent com rodas 700c.

Sobraram duas possibilidades. Uma é a utilizada pela Performer: um freio da Tektro (ou Oval Concepts) que se instala atrás do garfo e cujo cabo pode sair por um ou outro lado, à escolha. É para bikes de CR. Ficando atrás do garfo, é mais aero. Muito bem bolado, mas um pouco caro e, segundo relatos, não freia bem.

A outra possibilidade é a utlilizada pela Carbent HPV: freios da Ciamillo (modelos Zero Gravity ou Negative Gravity), cujo cabo sai por cima mesmo, mas parte de um ponto bem mais baixo que o normal. Coloca-se um "flexy noodle" para dar uma curvinha bem pronunciada para trás e deixa-se uma sobra de conduíte para fazer a volta por trás do garfo, subindo pelo lado esquerdo até o guidão. O "noodle" passa por baixo da corrente e não esbarra nela.

Não é o ideal, mas se está bom para a Carbent, para mim está OK. O maior porém é o preço desses freios (caros para !@#$%), mas são muito leves, principalmente o ZeroG (188g o par, com as pastilhas).

[]s
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prof carlos henrique



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MensagemAssunto: proveitoso!!!!   Qui Fev 23, 2012 12:31 pm

excelente tópico sobre pedivelas encurtados e um pouco sobre freios, aprendi bastante, gostaria de saber mais sobre freios para reclinadas, como quais os freios a disco ideal para bike e ou trikes, tipo de freios de melhor custo benefício, etc...


abraços
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Marcus Del Mastro



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MensagemAssunto: Re: Pedivelas curtos (encurtados) para reclinadas   Qui Fev 23, 2012 1:31 pm

prof carlos henrique escreveu:
excelente tópico sobre pedivelas encurtados e um pouco sobre freios, aprendi bastante, gostaria de saber mais sobre freios para reclinadas, como quais os freios a disco ideal para bike e ou trikes, tipo de freios de melhor custo benefício, etc...


abraços

Continue lendo os tópicos e verá em algum lugar o Mordaz dando uma aula de tipos de freios para mim. Não consegui achar o tópico...

Se alguém lembrar favor postar aqui,

Abraços
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Mordaz



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MensagemAssunto: Re: Pedivelas curtos (encurtados) para reclinadas   Qui Fev 23, 2012 10:59 pm

Marcus Del Mastro escreveu:
Continue lendo os tópicos e verá em algum lugar o Mordaz dando uma aula de tipos de freios para mim. Não consegui achar o tópico...

Se alguém lembrar favor postar aqui,

Abraços

Ué, não foi neste tópico mesmo? Ou foi off-topic em outro tópico. O fórum deveria ter "tags" para a gente marcar assuntos diversos no mesmo tópico.

Em termos de pedivela curta/encurtada, abri recentemente um tópico sobre triatletas que "descobriram" as pedivelinhas:
http://recliforum.forumeiros.com/t731-os-triatletas-descobriram-as-pedivelas-encurtadas


E quanto a freios, achei recentemente esta novidade aqui:


Montado atrás do garfo, para ficar mais aero. Parece com uns modelos da Oval Concepts e Tektro, os quais têm fama de não frear bem (são para bikes de contra-relógio), além de serem pesados. O da foto tem, supostamente, desempenho de freio de estrada e pesa 210g/par.

E o que eu uso atualmente em duas reclis é este, o Bacchetta X-Eye:


É bom, mas custa os olhos de la cara. Se o da primeira foto estivesse disponível na ocasião, eu o teria preferido.

Comentei sobre esse freio em um tópico do BROL para ver se algum gringo tinha alguma informação a mais, mas nada:
http://www.bentrideronline.com/messageboard/showthread.php?t=80671

Já ia esquecendo o primeiro freio que usei na HR HP3, o Ciamillo ZeroG:

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Marcus Del Mastro



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MensagemAssunto: Re: Pedivelas curtos (encurtados) para reclinadas   Sex Fev 24, 2012 12:00 am

Roberto,

Aparentemente a rota dos cabos de freio que vc montou parecem ser melhores tanto na aerodinâmica quanto no quesito "enrosca-coisas"
(o cabinho saindo para o lado dá um certo medo de enroscar taquinho da sapatilha por exemplo)

PS: a foto me sugeriu perguntar sobre o idler, mas vou perguntar num tópico específico, reduzindo o offtopic
PS2: um offtopic grande sobre freios foi em outro post, postamos um monte de imagens de freios diferentes... não consigo lembrar onde.

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Mordaz



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MensagemAssunto: Re: Pedivelas curtos (encurtados) para reclinadas   Sex Fev 24, 2012 12:46 pm

Marcus Del Mastro escreveu:
(o cabinho saindo para o lado dá um certo medo de enroscar taquinho da sapatilha por exemplo)

De fato, naquela foto está muito para fora mesmo. Numa reclinada poderia ficar bem rente ao quadro.
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Marcus Del Mastro



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MensagemAssunto: Re: Pedivelas curtos (encurtados) para reclinadas   Dom Fev 26, 2012 6:39 am

Mordaz escreveu:
Marcus Del Mastro escreveu:
(o cabinho saindo para o lado dá um certo medo de enroscar taquinho da sapatilha por exemplo)

De fato, naquela foto está muito para fora mesmo. Numa reclinada poderia ficar bem rente ao quadro.

Com aqueles tubinhos curvados de alumíno, como vc se fez no primeiro freio da HR?

Voltando às pedivelas encurtadas, usei a calculadora Wisil e deu 150mm (a média), atualmente eu uso 170mm e minha rotação de cruzeiro é em torno de 100-105*,
para quanto vc pensa que essa rotação vá numa reclinada com pedivela encurtada?

Pergunto isso pq, pq estou projetando a relação que irei usar (quero continuar usando um cassete sem grandes buracos), porém com um range maior.

Aliás, quem quiser, acabei de fazer uma planilha (falta dar uma formatada) para calcular o "gear inch" ou "velocidade" de uma lista relações com os seguintes inputs:
- diâmetro da roda com pneu
- coroa (dentes) no movimento central
- coroa de entrada no intermediary drive (colocar 1 se não existir)
- coroa de saída no intermediary drive: (colocar 1 se não existir)
- coroas do cassete não precisa colocá-las, os resultados vão de 11 a 34 dentes
- rotação no pedivela.

Vou dar uma melhorada e colocar dois campos para rpm, para poder comparar relações diferentes para comprimentos de pedivelas diferentes.


* chego a pedalar à 85rpm numa subida ou a 120 numa descida facilmente. Às vezes até menos em serras punks como a de São Bento do Sapucaí-Campos do Jordão, que subi a 65rpm sentado (isso faz muito mal para o joelho, deveria ter pedalado de pé?)
* A máxima rotação que já atingi em rolo sem praticamente carga alguma e marcha leve foi 190rpm durante 1 segundo talvez.
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MensagemAssunto: marcus   Dom Fev 26, 2012 4:24 pm

se possível, envie essa calculadora para mim, muito legal!!!! vai ser uma mão na roda, ficar calculando relações na calculadora é um pé no saco!!!!

li todas as matérias referentes a relações intermediarias e aos câmbios de cubo, não gosto deles (cubo) poque se der uma zica tu fica no caminho.

qto á relação intermediária. é um recurso que está sempre nos meus planos, o chis luxembourg usa bastante esse recurso!

aqui tem um link de uma bike de madeira, achei muito estilosa, quem sabe sirva de inspiração para sua bikewood!!!

http://www.velovision.com/showStory.php?storynum=913



http://www.velovision.com/storyimages/2008/spezi/02_wood.jpg


bikewood



abraços
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MensagemAssunto: lembrei   Dom Fev 26, 2012 4:33 pm

tem um trike em bambu pro klauss:


trike bamboo



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Marcus Del Mastro



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MensagemAssunto: Re: Pedivelas curtos (encurtados) para reclinadas   Dom Fev 26, 2012 9:02 pm

prof carlos henrique escreveu:
se possível, envie essa calculadora para mim, muito legal!!!! vai ser uma mão na roda, ficar calculando relações na calculadora é um pé no saco!!!!

qto á relação intermediária. é um recurso que está sempre nos meus planos, o chis luxembourg usa bastante esse recurso!

aqui tem um link de uma bike de madeira, achei muito estilosa, quem sabe sirva de inspiração para sua bikewood!!!

Mando sim, vou dar uma formatada nela e te envio (ou coloco no google docs aberto a todos)

Também estou pensando seriamente na intermediária.
Porém abandonei a idéia de fazer em madeira (porque não terei tempo de executá-la, ainda mais que não tenho experiência
alguma em construção de bicicletas e são muitos os detalhes e gosto de estar no limite deles)

Mas se fizesse, usaria conceitos estruturais semelhantes desse projeto que postou.
Usando a madeira você tem que criar um quadro mais amplo para evitar as torções e abrir buracos para aliviar pelos, nunca fazer maciço,
pois vai ter um quadro pesado e maleável.

A minha idéia era também passar a corrente por dentro do quadro, não da maneira inteligentíssima desse projeto (desde o movimento central)
e do projeto que o Paulo SBM mostrou tb, pois isso evita ainda mais as torções (e perdas de energia).

Quero também fazer uma bike de bambu um dia (é o material com maior resistência por kg), vou precisar aprender a mexer com resina.
A idéia seria usar a fibra de cânhamo que é considera uma das fibras naturais mais resistentes.
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MensagemAssunto: Re: Pedivelas curtos (encurtados) para reclinadas   Dom Fev 26, 2012 11:55 pm

Marcus Del Mastro escreveu:
Com aqueles tubinhos curvados de alumíno, como vc se fez no primeiro freio da HR?
Não é bem um tubinho porque não é rígido. É flexível (flexy noodle), e dá para curvar bem sem impactar muito a frenagem.

Marcus Del Mastro escreveu:
Voltando às pedivelas encurtadas, usei a calculadora Wisil e deu 150mm (a média), atualmente eu uso 170mm e minha rotação de cruzeiro é em torno de 100-105*,
para quanto vc pensa que essa rotação vá numa reclinada com pedivela encurtada?
Acho que vai multiplicar por 170/150. (A propósito, 100 a 105 rpm numa pedivela "padrão" é muito bom.)

Marcus Del Mastro escreveu:
Aliás, quem quiser, acabei de fazer uma planilha (falta dar uma formatada) para calcular o "gear inch" ou "velocidade" de uma lista relações com os seguintes inputs:
Eu costumo usar a calculadora do falecido Sheldon Brown: http://sheldonbrown.com/gears/
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MensagemAssunto: bambu   Seg Fev 27, 2012 7:07 am

é um material bem versátil para trabalhar.

colhe-se maduro e coloca-se para "cozinhar" em água quente o que elimina os amidos que é o que faz com que os insetos ataquem eliminando esse problema, e o torna flexível enquanto quente podendo ser usado uma forma para dar forma ao bambu e uma vez esfriando, a lignina que é a principal composição do bambu enrijece de tal forma que fica parecendo aço mesmo de tão duro, fiz muito isso qdo praticava eolismo (pipas).

marcus
resina epóxi é tranquilo trabalhar, depois que vc pega a manha é um abraço ainda mais que são peças pequenas comparadas a um caiaque que já laminei vários e dá um trabalhão lascado!!!

abraços
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MensagemAssunto: Ajuda: Como trabalhar com fibras e resina   Seg Fev 27, 2012 12:45 pm

prof carlos henrique escreveu:
é um material bem versátil para trabalhar.

marcus
resina epóxi é tranquilo trabalhar, depois que vc pega a manha é um abraço ainda mais que são peças pequenas comparadas a um caiaque que já laminei vários e dá um trabalhão lascado!!!

abraços

Carlos,

Vai ser ótimo contar com sua experiência, abri um tópico sobre o assunto para não ficar bagunçado. Link abaixo:

Ajuda: Como trabalhar com fibras e resina
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Marcus Del Mastro



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MensagemAssunto: Re: Pedivelas curtos (encurtados) para reclinadas   Seg Fev 27, 2012 1:00 pm

Offtopic:

Calculadora para projetar a relação de marchas disponível no link abaixo:

https://docs.google.com/open?id=0B1r-i9O1MTh1ZWxLN2VFcFZTeWkzZGVlYkltcnFVdw

Se alguém tiver uma lista confiável de diâmetros de rodas com respectivos pneus (ex: aro 700C + pneu 23 = Xcm; aro 20 +pneu Y = Z....)
Ficaria bem prático.

Qualquer dúvida em como usá-la é só mandar uma mensagem ou abrir um tópico.

Copyleft: livre para copiar, distribuir, editar, porém todo produto a partir deste deve ser copyleft tb.

Abraços,
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MensagemAssunto: Re: Pedivelas curtos (encurtados) para reclinadas   Ter Fev 28, 2012 1:06 pm

é só clicar no link e abrirá uma página "Relação de Marchas - Del Mastro.xls", logo abaixo do nome clicar em "arquivo" -> "download"
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