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 De Volta a MTB

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duram

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MensagemAssunto: De Volta a MTB   Qua Ago 04, 2010 2:29 pm

Luiz,
Em seu blog

http://luisfranz.blogspot.com/2010/07/de-volta-mtb.html

fiquei na dúvida, porque não usar uma reclinada?
elas tb são boas em terreno de terra, basta um pneu melhor.

Minha Truck (veja no avatar) aguenta trilhar médias e estradas
ruins sem problema e ainda tem conforto.



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Franz
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MensagemAssunto: opção de configuração   Seg Ago 09, 2010 1:01 pm

Oi Duram,

Desculpa em só responder agora sua pergunta.
O que aconteceu no meu caso é que eu não queria mesmo pôr dispositivos para terrenos acidentados.
Eu fiz a bike propositalmente "durona". Eventualmente, até daria para tentar colocar um pneu mais grosso ou quem sabe até algum elemento para amortecer o impacto do calçamento precário e terreno acidentado. Mas não quis fazer isso.
Inclusive construí a bike imaginando ela somente em terrenos bons para andar, tipo asfalto.
Sou um pouco radical neste sentido. geek
Tipo, acho que cada bike tem uma aplicação. Por exemplo, speeds são para terrenos bons, mtbs para terrenos mais acidentados e full supensions para downhill. Aí eu aplico essa mes lógica no campo das reclinadas. É uma postura bem pessoal.

Entendeu??

Aproveitando, a coisa está calma por aqui pessoal.
Parece que a turma está visitando pouco o fórum!! Sleep
Vamos se animar pessoal!! cheers

Abração,
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Mordaz

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MensagemAssunto: Re: De Volta a MTB   Seg Ago 09, 2010 1:31 pm

Franz, pensei a mesma coisa em relação à minha high-racer. Imaginei-a para asfalto, apenas, e asfalto bom, de preferência.

Ultimamente venho pensando que um quadro de dupla função seria viável. Na traseira, teria dois suportes de v-brake para aro 26" e um suporte para freio de estrada para aro 700c. Na dianteira, um garfo de carbono para a versão "speed" ou um garfo com suspensão para a versão "mtb".

Sem suspensão traseira, fica simples e não tão mais pesada que a versão "dura". Falando nisso, antes eu pensava que suspensão dianteira em high-racer era besteira e que o melhor seria ter uma suspa traseira. No entanto, depois de rodar bastante com a minha high-racer dura, percebi as vantagens de uma suspa dianteira. Tenho uma tendência de desencostar do banco antes de passar por buracos e isso alivia bastante os impactos na traseira, mas só piora a situação da roda dianteira. Recentemente destruí minha roda dianteira ao cair em uma cratera. A roda traseira ficou intacta. Isso em uma reclinada com uma concentração de peso maior na traseira.

O que estou querendo dizer com isso é que uma high-racer "mtb" é perfeitamente viável. Não para trilhas, claro, mas para pavimentação ruim, estradas de terra, para um pedal mais descontraído, etc.
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SOLYOM

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MensagemAssunto: Re: De Volta a MTB   Ter Ago 10, 2010 11:26 pm

Mordaz escreveu:

O que estou querendo dizer com isso é que uma high-racer "mtb" é perfeitamente viável. Não para trilhas, claro, mas para pavimentação ruim, estradas de terra, para um pedal mais descontraído, etc.

Boa noite amigos,

Como vcs devem ter visto, adotei a suspensão dianteira nas high racers que tenho montado.

Nesse tempo tenho notado as vantagens e desvantagens da suspensão na reclinada.

O trecho que ando qse todo dia tem um pequeno vale, onde passo entre 60 e 70km/h com asfalto ruim e alguns buracos (que eu desvio - bom, uma vez acertei um e perdi meu farol que voou no mato...). E é claro; descida perfeita - subida terrivel, muito forte e longa, 500m.
Nessa subida posso observar a perda de rendimento que temos por causa da suspensão. Na verdade não consegui medir e nem sei se alguem ja o fez, mas é simples; para cada avanço no pedal há uma pequena elevação na suspensão, ou seja, parte da potencia depositada para o avanço é absorvisa.

Alem disso um garfo com suspensão de baixo custo pesa quase 1 kg a mais que um garfo rigido.

Por outro lado a vantagem é clara; conforto e principalmente segurança.

Acredito que para uma offroad faltaria suspenção traseira, banco estofado e pneus com cravos.

Ha alguns anos montei uma high racer com essa caracteristicas e rodei pelas estradas de chão aqui na região, com direito a muito pó + atoleiro e trechos alagados; foi uma das melhores experiencias que tive com as reclinadas, e assim que puder vou montar essa versão novamente.

Abraços

Davilson
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Olavo

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MensagemAssunto: Re: De Volta a MTB   Qua Ago 11, 2010 5:06 am

SOLYOM escreveu:

Acredito que para uma offroad faltaria suspenção traseira, banco estofado e pneus com cravos.

Muito interessante,uma offroad reclinada brasileira. Como é o teu banco estofado?
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SOLYOM

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MensagemAssunto: Re: De Volta a MTB   Qua Ago 11, 2010 6:51 am

Olavo escreveu:
SOLYOM escreveu:

Acredito que para uma offroad faltaria suspenção traseira, banco estofado e pneus com cravos.

Muito interessante,uma offroad reclinada brasileira. Como é o teu banco estofado?

Oi Olavo!

Então, há várias maneiras de estofar o banco como sabe.
Tenho usado espuma D30 de 30mm e borracha porosa de 4mm colada sobre a espuma; a rigidez da borracha faz com q a espuma comprima de maneira mais homogenea.
Só assim ja funciona bem, não tive problemas até então. Pode ser colocado tbem um revestimento que veste o banco, de courvin do mesmo tipo usado em motos, nylon 600, nylon cordura, etc.

Abraço
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Olavo

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MensagemAssunto: Re: De Volta a MTB   Qua Ago 11, 2010 6:58 am

Solyom,

Que borracha porosa é essa, Tanto a borracha quanto o courvin não esquenta muito as costas?
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SOLYOM

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MensagemAssunto: Re: De Volta a MTB   Qua Ago 11, 2010 7:38 am

Olavo escreveu:
Solyom,

Que borracha porosa é essa, Tanto a borracha quanto o courvin não esquenta muito as costas?

Pois é, ia comentar justamente sobre isso, essa é uma solução mais simples,mas a desvantagem é q nao tem ventilação.

Sem o revestimento é possivel fazer furos redondos que dão ventilaçao. Por outro lado o atrito q a borracha tem e o conforto que o estofado dá (principalmente num offroad), podem compensar o incomodo da transpiração.

A borracha porosa é conhecida tbem por E.V.A., é encontrada em lojas de artigos de couro e sapatos.

Uma solução mais simples que a furação, e mais barato que o Ventisit p ex., para ventilação é o uso dessa borracha com frisos semelhante à usada na Zox. Alem disso é interessante usar o banco mais estreito possivel dentro da zona de conforto para maior area de ventilação.

O estofado do banco alem de absorver os impactos, absorve tbem parte da potencia aplicada nos pedais, reduzindo um pouco o rendimento da pedalada, o que para um passeio leve é desprezivel, mas para competição p ex, é bom nem usar nada, principalmente no apoio lombar - de qquer forma, o pior banco de reclinada é melhor q o melhor selim do mundo.
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Olavo

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MensagemAssunto: Re: De Volta a MTB   Qua Ago 11, 2010 8:04 am

Sem dúvida não tem nem comparação com selim, mas já passamos desse nível por aqui Razz

Bem, o EVA eu conheço, o lance da espuma da Zohrer é bem legal, assim como a capa feita em tecido furadinho, que dá para retirar para lavar.

Inclusive uma dica para o pessoal das Zohrers, eu uso a parte de Etaflon para cima justamente pelo motivo de distribuir melhor a pressão e não afundar a espuma em pontos de maior pressão.

Quanto ao Ventisit, eu estou namorando a horas!!! Antes do próximo verão devo comprar um, o saco é o lance da importação, frete e impostos monstruosos.
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SOLYOM

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MensagemAssunto: Re: De Volta a MTB   Qua Ago 11, 2010 9:09 am

Olavo escreveu:
Sem dúvida não tem nem comparação com selim, mas já passamos desse nível por aqui Razz

Bem, o EVA eu conheço, o lance da espuma da Zohrer é bem legal, assim como a capa feita em tecido furadinho, que dá para retirar para lavar..

Oi Olavo,

Perdão, não conheço o sistema de banco das Zohrers pessoalmente ainda, pelo que li à respeito sei que é muito bom. Estava me referindo aos bancos da Zox pela espuma emborrachada com frisos para ventilação; www.zoxbikes.com (aliás site com nv visual dps de mtos anos).

Abração

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Franz
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MensagemAssunto: sugestão   Qua Ago 11, 2010 11:37 am

Pessoal,

ótimas colocações estão surgindo a respeito dos bancos.
sugiro criar um tópico somente sobre as forrações de bancos.
isso facilitaria buscas futuras.

quanto as opções de bikes, ainda prefiro a idéia de diversas concepções de reclinadas (uma para cada terreno), assim como acotece nas bikes convencionadas.
é como escutei uma vez do amigo artur: "sempre queremos uma porca que dê leite e bote ovos" Very Happy
acho dificil achar uma dessas.

abração,

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dandji



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MensagemAssunto: Re: De Volta a MTB   Sex Ago 20, 2010 11:32 pm

Pois é. Sabe que eu também voltei as bicicletas normais. Ir trabalhar de reclinada e enfrentar o trânsito maluco é quase loucura. Quase toda a semana eu encaro uma situação de possível atropelamento, e acredito que a reclinada me torna mais frágil nessa situação. Desviar de um carro ou pedestre na última hora é bem mais fácil em uma bicicleta normal.

Eu comprei uma bicicleta usada, com quadro de corrida, roda 700, guidon de MTB e pinha livre. Para mim tá ótimo, pois para ir trabalhar eu só pego a João Pessoa e Ipiranga. Tá sem velocimetro, mas acho que consigo manter uns 25 km/h. Legal é voltar na hora do trânsito e ficar acompanhando as motos, deixando a fila de carros pra trás. Também fiquei impressionado como é baraco comprar speed usada, quando não é preciso investir em sistema de câmbio.
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Olavo

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MensagemAssunto: Re: De Volta a MTB   Sab Ago 21, 2010 12:02 am

Daniel,

Eu me sinto super confortável no trânsito com a minha EXD e até sozinho na tandem(um pouco menos que a EXD é claro), a tua reclinada é mais reclinada, e mais baixa ai pode estar a diferença, mas lembro de o Artur sempre falar que sente-se seguro também com a m5.

Quanto a um possível atropelamento, ai também me sinto mais seguro na EXD, pois sei que se for atropelado ela me protegerá mais que outra bicicleta, por experiência do meu próprio atropelamento e o atropelamento da Liza vi o quanto a reclinada é mais segura nessa situação.

De qualquer forma aconselho a todos não serem atropelados nunca, é uma experiência traumática Shocked
Aproveito para colocar aqui um link que considero leitura obrigatória de tempos em tempos, com dicas para não ser atropelado com qualquer tipo de bicicleta:

Pedalando com Segurança
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Franz
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MensagemAssunto: Falando em acidente   Seg Ago 23, 2010 12:51 pm

Pessoal,

Somente a título de informação, aqui em Bagé sofri meu primeiro acidente de bike, já algum tempo.
Um acidente clássico, alguém abriu a porta de seu carro repentinamente a minha frente. :-)
Estava em minha caloi 100, a qual ficou intacta.
O acidente rendeu um ferimento no pescoço e luxações na mão.
A porta do carro quase zerado ficou totalmente destruída, mas a dona nem pensou em contestar que estava errada.

Essas coisas acontecem!!

abração,

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Mordaz

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MensagemAssunto: Re: De Volta a MTB   Seg Ago 23, 2010 6:02 pm

Olavo escreveu:
De qualquer forma aconselho a todos não serem atropelados nunca
Isso não soou estranho? Question

Olavo escreveu:
Aproveito para colocar aqui um link que considero leitura obrigatória de tempos em tempos, com dicas para não ser atropelado com qualquer tipo de bicicleta:
Pedalando com Segurança
Muito bom, apesar de ser um texto traduzido.

Uma vez quase atropelei um ciclista imbecil na situação descrita em "Colisão #4: Catástrofe na Contra-Mão". Eu estava olhando para o lado de onde vinham carros e não poderia imaginar que viesse alguém na contra-mão. O cara ainda me xingou!

Terias por aí regras para conscientização de motoristas? Ver por outra tenho vontade de "conscientizar" alguém, mas, para não dar briga, simplesmente entregar um folheto ou colocar um no pára-brisa (no caso de um carro já estacionado) seria melhor que tentar conversar.

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Mordaz

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MensagemAssunto: Re: De Volta a MTB   Seg Ago 23, 2010 6:08 pm

Franz escreveu:
Pessoal,

Somente a título de informação, aqui em Bagé sofri meu primeiro acidente de bike, já algum tempo.
Um acidente clássico, alguém abriu a porta de seu carro repentinamente a minha frente. :-)
Estava em minha caloi 100, a qual ficou intacta.
O acidente rendeu um ferimento no pescoço e luxações na mão.
A porta do carro quase zerado ficou totalmente destruída, mas a dona nem pensou em contestar que estava errada.

Essas coisas acontecem!!

abração,

Acontecem, mas será que se você estivesse atrás do volante de um caminhão, ela abriria a porta assim displicentemente?

Então, a reclinada "mais indicada" para enfrentar uma "portada" seria uma SWB com aro dianteiro 20", para que o coroão chegue antes da roda! Sem aquela proteção que o Uram usava fica uma "reclinada motosserra"!

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MensagemAssunto: Re: De Volta a MTB   Seg Ago 23, 2010 8:25 pm

Mordaz escreveu:
Olavo escreveu:
De qualquer forma aconselho a todos não serem atropelados nunca
Isso não soou estranho? Question

Laughing , mas é isso ai mesmo, seguindo as regras de pedalar com segurança, e sendo super atento as chances caem bastante, claro que existem situações fora do nosso controle...então é isso!

Mordaz escreveu:
Terias por aí regras para conscientização de motoristas? Ver por outra tenho vontade de "conscientizar" alguém, mas, para não dar briga, simplesmente entregar um folheto ou colocar um no pára-brisa (no caso de um carro já estacionado) seria melhor que tentar conversar.


Não tenho nada pronto neste sentido, mas não é difícil adaptar alguma coisa, vou fazer isso, ai publico, pode demorar uns dias!!!
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