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 Roldanas (Idlers)

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duram



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MensagemAssunto: Roldanas (Idlers)   Qui Set 16, 2010 7:22 pm

Está em inglês mas vale a pena falarmos sobre esse assunto:

http://www.recumbentjournal.com/reviews/accessories/item/155-rebike-engineering-sl68-idler-review.html

Não uso na D5 mas uso na Truck, ainda não sei dizer se é melhor ou não tê-las.

Alguém tem alguma opinião técnica sobre o assunto?


A D5 tem tubos de teflon que dizem tem pouca resistência e perdas em linha com o
movimento da corrente, já a roldana foi feita para mudar a direção e isso cria
vários problemas técnicos, na Truck as roldanas estão posicionadas para funcionarem menos
quando a corrente está na posição passeio e velocidade.
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Mordaz



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MensagemAssunto: Re: Roldanas (Idlers)   Sex Set 17, 2010 7:47 pm

Muito interessante esse artigo, principalmente na constatação de que a perda é maior com menores ângulos de deflexão da corrente (contrariando o que se imaginava).

Lembro de um tópico no fórum da Bacchetta onde esse assunto foi discutido.

O John Schlitter (aquele cara que completou o RAAM 2008 solo e que fez o melhor tempo na faixa de idade de 50-59 anos) afirmou que uma roldana com engrenagem tinha uma perda de 25W em relação à roldana original da Bacchetta (sem engrenagem). 25W é um valor absurdo; nenhuma roldana pode dar tanta perda. Pode ter sido um erro de medição ou vontade de promover a marca, afinal, ele é sócio da Bacchetta.
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Arthur HP3



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MensagemAssunto: Re: Roldanas (Idlers)   Sab Set 18, 2010 7:59 am

Mordaz escreveu:
Muito interessante esse artigo, principalmente na constatação de que a perda é maior com menores ângulos de deflexão da corrente (contrariando o que se imaginava).

De fato o assunto é interessante, principalmente porque as roldanas são quase inevitáveis na maioria das nossas reclinadas e trikes. E não dispomos desse importante item por aqui.

No caso das perdas de energia, acho que a abordagem do artigo, quanto a maiores ou menores perdas, a depender do ângulo de deflexão da corrente, está relacionada e restrita às perdas localizadas na corrente e no seu modo de contado e comportamento ao passar pela roldana, e faz sentido.
Mas há outra perda que está relacionada ao mancal da roldana, e esta será tanto maior quanto maior o ângulo de deflexão da corrente, porque, quanto maior o ângulo de deflexão da corrente maior a resultante que atua no mancal e mais carga no mancal é mais perda de energia.
As duas perdas se somam, mas estariam na proporção inversa do ângulo de deflexão da corrente.
Só medições podem definir a magnitude de cada uma. Na minha avaliação, as perdas no mancal em função do ângulo de deflexão da corrente são significativamente maiores do que as abordadas no artigo, daí porque acho que continua correto afirmar que quanto menor o ângulo de deflexão da corrente menor o somatório das perdas de energia causadas pela roldana.

Arthur HP3
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duram



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MensagemAssunto: Re: Roldanas (Idlers)   Sab Set 18, 2010 9:00 am

Falando com Pedro sobre esse assunto ele me disse que existiam roldanas com
rolamentos que diminuiriam essas perdas, o texto não fala sobre elas e eu
gostaria de ver estudos em labotarório sobre os diferentes modelos.

Além disso incluir a perdas com tubos de teflon tb para comparação mais
real.

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Mordaz



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MensagemAssunto: Re: Roldanas (Idlers)   Sab Set 18, 2010 3:35 pm

[quote="Arthur HP3"]
Mordaz escreveu:
Na minha avaliação, as perdas no mancal em função do ângulo de deflexão da corrente são significativamente maiores do que as abordadas no artigo, daí porque acho que continua correto afirmar que quanto menor o ângulo de deflexão da corrente menor o somatório das perdas de energia causadas pela roldana.

Claro, mas agora precisamos da opinião do Pedro. Talvez ele tenha provas conclusivas de que a menor perda é conseguida com um ângulo de 90° ( Laughing )

Implicâncias com FWD à parte, uma coisa é certa: A perda maior na roldana com corrente passando a 90° é largamente compensada pela menor flexão do quadro (melhor dizendo: pela flexão de um comprimento menor do quadro, da cx. de direção ao central).

A FWD abaixo, por exemplo, é citada como uma boa escaladora. O dono afirma que a flexão do telescópico é imperceptível.


Última edição por Mordaz em Seg Set 20, 2010 12:51 am, editado 1 vez(es)
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Arthur HP3



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MensagemAssunto: Re: Roldanas (Idlers)   Dom Set 19, 2010 7:17 am

Mordaz escreveu:

Claro, mas agora precisamos da opinião do Pedro. Talvez ele tenha provas conclusivas de que a menor perda é conseguida com um ângulo de 90°

Eu nem estava levando em conta ângulos de desvio da corrente dessa ordem de grandeza (90°) dos usados nas FWD. Neste caso, temos de considerar ainda outro fator de perda que, para essa magnitude de ângulo, passa a ser relevante, é a perda pelo trabalho de articulação entre os elos da corrente ao passar pela roldana. Transmissões por corrente, por esse fator, têm perda de eficiência inversamente proporcional ao número de dentes dos sprockets. Há uma informação a esse respeito, no livro Bicycling science, com base em medições, que dá conta de perdas adicionais da ordem de 3% se comparadas duas transmissões, uma com relação 52/11 e outra com relação 52/21.
De qualquer forma, acho que esse nível de detalhe só terá relevância em situações de alta performance. Transmissões por corrente têm um alto nível de eficiência mecânica e, sem dúvida, outros fatores podem gerar perdas de ordem de grandeza bem maiores e anular o preciosismo contido na análise a esse nível de detalhes abordado no artigo e nesses nossos comentários, como argumenta, com propriedade, o Mordaz, sem falar que basta uma lubrificação mal feita ou uma corrente suja para alterar significativamente tudo isso.

Arthur HP3

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Mordaz



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MensagemAssunto: Re: Roldanas (Idlers)   Ter Set 21, 2010 3:04 pm

Estava eu lendo um tópico não relacionado em outro fórum e esbarrei no seguinte depoimento, sobre diâmetros diferentes de polia em uma low-racer FWD:

The recumbent bike that I used at the Fiesta Island TT with the PowerTap hub is a dual 406 FWD lowracer. It has a nasty 90 degree pulley on the power-side. I use a 5" dia Fenner V-belt pulley from McMaster Carr. I previously used a 3" pulley. When I made the switch, my recorded power made a step change from 180W to 190W. I can't easily fit a 7" pulley. Warren uses the 7".


Ou seja, trocando a polia de 3 polegadas por uma de 5 polegadas, a potência medida na roda passou de 180W para 190W. Uma diferença e tanto.

[]s
RT
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Marcus Del Mastro



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MensagemAssunto: Re: Roldanas (Idlers)   Sex Fev 24, 2012 12:04 am

Roubando a foto de outro tópico, gostaria de saber mais sobre o idler que vc está usando na HR
É um terracycles? Que diâmetro ele tem?
Nem sei como se mede. Aba externa, linha central da corrente, superfície de contato interna?


Abraços
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arakawa



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MensagemAssunto: Re: Roldanas (Idlers)   Sex Fev 24, 2012 9:12 am

A minha dúvida é: Como vc monta e desmonta de bicicleta sem sujar a roupa? Razz
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Mordaz



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MensagemAssunto: Re: Roldanas (Idlers)   Sex Fev 24, 2012 12:28 pm

É uma TerraCycle Under/Over Elite (com engrenagem de Ti; ainda não tinham lançado a versão Sport, com engrenagem de Alu).

Para fins de projeto, acho que o mais indicado é calcular o diâmetro efetivo a partir do número de dentes da engrenagem. lembrando que a distância entre dentes adjacentes é meia polegada (1,27 cm):

Diâmetro (cm) = Número de dentes * 1,27 * PI

A que usei tem 15 dentes.
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Mordaz



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MensagemAssunto: Re: Roldanas (Idlers)   Sex Fev 24, 2012 12:33 pm

arakawa escreveu:
A minha dúvida é: Como vc monta e desmonta de bicicleta sem sujar a roupa? Razz
É muito raro eu encostar a perna na corrente, mas eu também nunca uso essa bike com roupas comuns. Só com roupa de ciclismo, que é bem justa.
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Marcus Del Mastro



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MensagemAssunto: Re: Roldanas (Idlers)   Sex Fev 24, 2012 1:02 pm

Mordaz escreveu:
É uma TerraCycle Under/Over Elite (com engrenagem de Ti; ainda não tinham lançado a versão Sport, com engrenagem de Alu).

Para fins de projeto, acho que o mais indicado é calcular o diâmetro efetivo a partir do número de dentes da engrenagem. lembrando que a distância entre dentes adjacentes é meia polegada (1,27 cm):

Diâmetro (cm) = Número de dentes * 1,27 * PI

A que usei tem 15 dentes.

Putz, que vacilada a minha, é verdade (só tem que trocar o * por / antes do PI)

Diâmetro (cm) = Número de dentes * 1,27 / PI

Então o seu seria mais ou menos 2 3/8, num post anterior vc ficou interessado num idler de 5 polegadas, chegou a testar?

Abraços
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Mordaz



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MensagemAssunto: Re: Roldanas (Idlers)   Sex Fev 24, 2012 2:59 pm

Marcus Del Mastro escreveu:
Mordaz escreveu:
É uma TerraCycle Under/Over Elite (com engrenagem de Ti; ainda não tinham lançado a versão Sport, com engrenagem de Alu).

Para fins de projeto, acho que o mais indicado é calcular o diâmetro efetivo a partir do número de dentes da engrenagem. lembrando que a distância entre dentes adjacentes é meia polegada (1,27 cm):

Diâmetro (cm) = Número de dentes * 1,27 * PI

A que usei tem 15 dentes.

Putz, que vacilada a minha, é verdade (só tem que trocar o * por / antes do PI)

Diâmetro (cm) = Número de dentes * 1,27 / PI

Então o seu seria mais ou menos 2 3/8, num post anterior vc ficou interessado num idler de 5 polegadas, chegou a testar?

Abraços

Isso! Troquei as bolas. [15 dentes * 1,27] é a circunferência, a qual equivale ao produto [diâmetro * PI ]
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Luciano



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MensagemAssunto: Ruidos   Dom Jun 24, 2012 10:01 pm

Pessoal, olá, como eu sou bastante novato no assunto de reclinadas, eu queria tirar uma dúvida com vcs: Na minha eu uso polias "lisas", sem dentes. Elas produzem um certo ruído, nada de grande, mas ao meu entender "cansa" um pouco depois de algumas horas. Queria saber se isso é normal em polias "lisas", ou se polias "dentadas" produzem o mesmo ruído, ou não, devido ao "encaixe e deslize" nelas. Meu raciocínio, é que as dentadas produziriam menos ruído, digo isso porque observo a passagem da correia no cambio traseiro, "pelas engrenagens menorzinhas" e me parece que alí de fato não sai barulho algum...

Gostaria de receber alguma sugestão de vcs que já pedalam a mais tempo nas suas reclinadas, principalmente daqueles que precisam usar as polias (idlers) ou semelhantes.

Valeu!
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prof carlos henrique



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MensagemAssunto: Re: Roldanas (Idlers)   Sex Out 05, 2012 5:45 pm

as roldanas sendo de eixo roletadas e o material macio que absorva a maior parte das vibrações como o tecnyl e bem lubrificado o nivel de ruído se torna insignificante.

roldanas a base de pinhões (dentadas) devem sim serem mais silenciosas.

abraços
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Luciano



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MensagemAssunto: Re: Roldanas (Idlers)   Sex Out 05, 2012 9:18 pm

Professor, valeu a atençao, hj eu comprei duas roldanas dentadas, vou testar e ver se podemos tirar uma conclusao mais concreta. Antes claro precisarei de um eixo com alguns espacadores pra manter a ordem original que o Davilson fez pra mim, que diga-se de passagem funciona super bem! Uma curiosidade que notei, é que a polia lisa que produz o ruido mais alto é justamente aquela que a correia passa descansada, sem torque... Smile isso foi contra o que eu pensava de inicio... Mas veremos agora trocando por dentadas como ira reagir. Valeu!
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prof carlos henrique



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MensagemAssunto: Re: Roldanas (Idlers)   Dom Jul 31, 2016 9:46 am

Luciano escreveu:
Professor, valeu a atençao, hj eu comprei duas roldanas dentadas, vou testar e ver se podemos tirar uma conclusao mais concreta. Antes claro precisarei de um eixo com alguns espacadores pra manter a ordem original que o Davilson fez pra mim, que diga-se de passagem funciona super bem! Uma curiosidade que notei, é que a polia lisa que produz o ruido mais alto é justamente aquela que a correia passa descansada, sem torque... Smile isso foi contra o que eu pensava de inicio... Mas veremos agora trocando por dentadas como ira reagir. Valeu!


e ai luciano!!

como ficou a solução com polias dentadas?!
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ZÖHRER



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MensagemAssunto: Re: Roldanas (Idlers)   Seg Ago 01, 2016 11:06 am

Agora vcs sabem porque uso roldanas grandes nas correntes de potencia das minhas reclinadas!
Roldana pequena só na corrente passiva.
Minha experiência de anos testando roldanas na Capoeira confirmaram que as roldanas maiores tem menos perdas, assim como os ângulos de desvio menores também.O ideal sempre será, usar correntes o mais curto possível e sem desvios na corrente de potência.Por isso a EXD e tão boa escaladora e ótima de sprinte, claro que se o quadro não for rígido, isso de nada vale.
Parece ser esse o segredo da boa escalada das FWD MBB.
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MensagemAssunto: Re: Roldanas (Idlers)   Hoje à(s) 4:08 am

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