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 fixação de banco

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artur elias

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MensagemAssunto: fixação de banco   Seg Mar 23, 2009 5:01 pm

prezados amigos

um dos problemas (surpreendentemente) de mais difícil resolução, relatam vários construtores caseiros experientes, é construir o BANCO da reclinada...

nesta tripa (thread) proponho atacarmos junto um sub-tópico dessa difícil etapa na construção: desenhar e construir o sistema de FIXAÇÃO do banco (supondo que o banco já esteja pronto)


a situação concreta é a seguinte:


decidi trocar o banco original de compensado da Ypê pr um de fibra de vidro (Zöhrer)

motivos: poder utilizar na chuva (se necessário) sem maiores inconvenientes, ter um estofamento mais simples e fácil de lavar e secar, melhorar o visual e a praticidade do sistema de fixação, que deverá ser fácil de ajustar

tbém pelo fato que as hastes originais entortaram, por excesso de esforço: o bagageiro estava parcialmente apoiado nelas, e o conjunto não agüentou mais o peso do meu filho... o novo arranjo deve separar completamente as funções de apoio do banco e apoio do bagageiro (mas isso é outra história)

o Franz fez a imensa gentileza de esboçar 2 sugestões para resolver este problema

gostaria de inseri-las aqui, mas...

parece que não dá pra baixar do computador direto para o fórum

Franz, como se faz isso? só dá pra inserir imagens que estejam na Rede?


e vamos começar os trabalhos!
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artur elias

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MensagemAssunto: Re: fixação de banco   Seg Mar 23, 2009 5:09 pm

...continuando o assunto, enquanto não inserimos as imagens:

gostaria de já mencionar outra dica do Franz, que me lembrou de um texto da série "In To the RIde", de Randy Schlitter, o cérebro por trás da excelente RANS


http://www.ransbikes.com/



o artigo se chama "Padronizando os Bancos de Reclinada" e o linque direto é este:

http://www.ransbikes.com/ITR61.htm



tem imagens esquemáticas muito boas e uma descrição técnica sucinta

creio que é uma ótima fonte de ínspiração para quem está quebrando a cabeça com isso...


[ ]


a.
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artur elias

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MensagemAssunto: Re: fixação de banco   Qua Maio 20, 2009 9:42 pm

oi Franz

resolvi mais ou menos; acabei mandando fazer a peça numa tornearia bem boa (e não muito barata), mas ainda faltam alguns ajustes e não consigo reservar tempo para isso; sinto falta da ypê, que estava preparada para agüentar sol, chuva, carregar as crianças (uma por vez) e fazer compras!

esta semana finalmente chegaram as peças 'metidas a sebo' que eu tinha comprado em dezembro (!) nos EuA; estou entre maravilhado (com a qualidade e beleza das mesmas) e estressado com a montagem e regulagem que precisa estar 100% para o brevet de 400 km que vou fazer neste fíndi!

sobre o fórum, vamos então começar a usar e pronto; as abóboras se ajeitam com o andar da carroça; partamos para os convites e intimações, depois vamos polindo a formatação com a ajuda de todos os participantes, que tal?

forte [ ]


puxa, no GROM nem deu tempode conversarmos direito...
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Franz
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MensagemAssunto: Re: fixação de banco   Qui Maio 21, 2009 1:47 pm

Citação :
esta semana finalmente chegaram as peças 'metidas a sebo' que eu tinha comprado em dezembro (!) nos EuA; estou entre maravilhado (com a qualidade e beleza das mesmas) e estressado com a montagem e regulagem que precisa estar 100% para o brevet de 400 km que vou fazer neste fíndi!
Não entendi!!! Tu importou peças para fixar o banco???

Citação :
sobre o fórum, vamos então começar a usar e pronto; as abóboras se ajeitam com o andar da carroça; partamos para os convites e intimações, depois vamos polindo a formatação com a ajuda de todos os participantes, que tal?
Concordo plenamente!! Vamos encanar esses passs iniciais com experimentação e aprendizagem.
Depois tem que mudar muita coisa. Será muito legal qe todos possam dar idéias e que haja mais moderadores.

Abraços,

Acabei de descobrir uma coisinha nesse instante. Se quiseres receber resposta de uma mensagem que postasses, basta clicar no sinalzinho de "+" em opções, logo abaixo da tela onde estás digitando tua mensagem.

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Helder

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MensagemAssunto: Solução Caseira   Sex Maio 22, 2009 9:42 am

Olá pessoal,

gostaria de dar minha contribuição neste tópico...essa imagem é do sistema de fixação do banco da Garupa. O sistema é simples de fazer e dá bom resultado... o banco é soldado na peça laranja...criei um trilho para o banco correr com dois pedaços de cantoneira, ferro chato e um parafuso para fixar a posição desejada...no meu blog nas postagens mais antigas tem a confecção do banco para entenderem melhor.


abraços
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MensagemAssunto: Fixação similar a Volae   Sex Maio 22, 2009 11:15 am

Oi Helder,

Muito legal mesmo tua idéia. Gostei mesmo.
Contudo, no meu ponto de vista, ainda ficaria melhor se o acesso aquele parafuso móvel no trilho pudesse ser feito com chave halem.
Outra dúvida que me ocorreu é o seguinte:
O ponto onde a base do trilho vai soldada não está sujeita a um esforço muito elevado (a isso se somaria a alteração nas propriedades mecânicas do tubo naquele ponto após a solda) ???

A solução que achei para minha bike não foi das mais elegantes.
Tentei copiar o sistema usado pela Volae. O resultado aparece abaixo:




Tem um post no meu blog onde falo sobre a peça:
http://luisfranz.blogspot.com/2007/06/high-racer-26x26-parte-8.html

Abraços,

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Última edição por Franz em Sex Maio 22, 2009 5:45 pm, editado 1 vez(es)
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Helder

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MensagemAssunto: Fixação do Banco   Sex Maio 22, 2009 12:51 pm

O tipo de parafuso foi escolhido porque o banco quando fixado deixa pouco espaço para trabalho, tenho que usar uma chave de boca.
Quanto ao esforço da peça sobre o tubo não tive problema, o que ocorreu foi uma fadiga próximo ao eixo da balança. No projeto original ela teria somente um tubo mas como podes ver nas fotos tive que colocar outro tubo mais fino em baixo para fazer a compensação de esforço.

Helder
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Franz
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MensagemAssunto: O resultado final sempre sofre um probleminhas   Sex Maio 22, 2009 5:58 pm

Oi Helder,

Na verdade o resultado final sempre sofre pequenas alterações.
Muita coisa só notamos construindo mesmo.
Inicialmente, minha idéia era usar blocagem rápida no ajuste do banco.
No fim, acabei optando pelos parafusos.
Para ser sincero, o parafuso responsável pela sustentação do peso do corpo é fixado usando uma chave ou alicate de pressão.
O motivo?? optei por usar um parafuso "auto-atarraxante" (acho que é esse o nome), e ele exige que se faça um pouco de força para obter o aperto desejado.

O sistema criado pela Bacchetta ainda é um dos mais legais pra mim.
Deve ter custado uma fortuna para os caras desenvolverem ele.
Por sinal, acho que quem realizou essa tarefa, na verdade foram os caras da RANS.
Olha no link citado pelo Artur anteriormente e verás a semelhança.

Citação :
o artigo se chama "Padronizando os Bancos de Reclinada" e o linque direto é este:

http://www.ransbikes.com/ITR61.htm


Abraços,

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marcelo_montanhista

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MensagemAssunto: abraçar o quadro   Sab Maio 23, 2009 6:50 pm

salvem,

o sistema de fixação que mais gostaria de ver em todas reclinadas é o que "abraça" o quadro e que não tem hastes de apoio para trás.
sendo assim facilmente removivel da bike, facilitando manutenção e transporte.

infelizmente para isso a estrutura do banco torna-se muito pesada. o sistema da Maxarya pesa cerca de 2.5kg. É todo em aluminio. bemmmmmm reforçado.


Considero que o ideal seria cerca de 1 kg para o sistema de banco, incluindo a espuma ou capa. Mas acho que poucos construtores chegaram a algo assim. Talvez os modelos com fibra de carbono.

abs

marcelo
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Franz
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MensagemAssunto: Re: fixação de banco   Sab Maio 23, 2009 8:54 pm

Oi Marcelo,

Citação :
o sistema de fixação que mais gostaria de ver em todas reclinadas é o que "abraça" o quadro e que não tem hastes de apoio para trás.
sendo assim facilmente removivel da bike, facilitando manutenção e transporte.
Isso que tu te referes não é exatamente aquele sistema que a Bacchetta utiliza???
veja: http://www.youtube.com/watch?v=h4KczO8ciqI

Citação :
infelizmente para isso a estrutura do banco torna-se muito pesada. o sistema da Maxarya pesa cerca de 2.5kg. É todo em aluminio. bemmmmmm reforçado.
Fiquei surpreso com o peso que tu fala. Aquele sistema que eu fiz em chapa galvanizada não pesa mais 300 gramas (vou até pesar uma hora dessas para ter certeza).

Abração,

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marcelo_montanhista

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MensagemAssunto: peso sistema   Dom Maio 24, 2009 8:44 am

Oi Franz,


quando digo sistema é todo o conjunto. ou seja banco completo. só as chapas nunca pesei separado.

Quanto pesa o sistema, ou seja banco+chapas+hastes+capa ou espuma+parafusos e etc?





O sistema de abraçar o quadro é exatamente esse da baccheta. mas seria duplicado, sem a hastes para trás. E o encosto teria que ser reforçado com algum tipo de "mão francesa" para aguentar os esforços.

abs

marcelo
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Franz
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MensagemAssunto: Fixação de banco da CruzBike   Qua Maio 27, 2009 8:30 am

Olá turma,

Olha o que descobri.
Os caras da CruzBike lançaram uma reclinada toda diferente.
Não lembro agora o nome do modelo, mas a opção de fixação do banco escolhida por eles é bem criativa.



Abração,

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artur elias

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MensagemAssunto: Re: fixação de banco   Qui Maio 28, 2009 8:41 pm

Citação :
Não entendi!!! Tu importou peças para fixar o banco???


realmente, ficou confuso!

não, as peças que comprei na Bent UpCycles são para a M5;
pretendo fazer um relato ilustrado em breve!

Citação :
Acabei de descobrir uma coisinha nesse instante. Se quiseres receber resposta de uma mensagem que postasses,
basta clicar no sinalzinho de "+" em opções, logo abaixo da tela onde estás digitando tua mensagem.

ótima dica, já comecei a usar!

mas ainda não consegui inserir imagem no corpo da msg - nem lendo a Ajuda
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MensagemAssunto: Re: fixação de banco   Qui Maio 28, 2009 8:51 pm

Citação :
Os caras da CruzBike lançaram uma reclinada toda diferente.
Não lembro agora o nome do modelo, mas a opção de fixação do banco escolhida por eles é bem criativa.


é um design bem interessante - uma visita ao passao distante (Mochet!) e alguma inovação - como normalmente acontece, não?

pelo que tenho acompanhado no BROL, ainda é protótipo

http://www.bentrideronline.com/messageboard/showthread.php?t=49687

um dos donos da CruzBike escreve lá;
um tempo atrás, ele atraiu enorme antipatia ao fazer afirmações que foram vistas pela imensa maioria como muito exageradas, pra não dizer absurdas - ele deu a entender que subia ladeiras a 30 kmh ou mais, e que sempre ultrapassava todos os ciclistas que encontrava, reclinados, ou não, e que não é atleta, portanto é por que a bicicleta é um milagre hehehe... claro que ninguém levou a sério, e a Cruz Bike foi publicamente desafiada a patrocinar alguém nas corridas que aceitam reclinadas, que nos EUA são provas de contra-relógio e provas de ultra-distância

até agora nada...

mas este novo protótipo é bem interessante (não que os outros tbém não sejam)

chama-se Sigma

http://www.sigmabike.com/
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artur elias

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MensagemAssunto: ue   Sex Jun 19, 2009 9:55 pm

voltando ao tópico original:

hoje, finalmente, consegui reinstalar o banco -
após uma 1ª tentativa e constatação de necessidade
de modificação na peça de fixação do banco -

a peça (que desenhei a partir da orientação do Franz e mandei fazer em uma tornearia)
foi cortada e soldada seguindo à risca as dimensões indicadas por mim no desenho -
mas havia uma dimensão onde eu tinha dúvida - a altura -
o torneiro, muito profissional e capaz, deixou isso superdimensionado,
para que eu pudesse experimentar e descartar material (aço) se necessário

o problema é que faltou tempo, equipamento e enregia para desmontar de novo,
modificar, etc, etc



outro problema é que este banco Zöhrer, baseado no Zox
(que por sua vez é baseado no Flux) é pensado
para bicicletas bem mais baixas que a Ypê
(não necessariamente low racers - é que esta Ypê é muito alta mesmo)

o inconveniente neste caso é que a base (o assento) é bastante larga,
então ela 'fica no caminho' da coxa, na hora de apoiar um pé no chão -
incomoda muito, do jeito que estava praticamente inviabilizava o uso

uma solução é fazer a fixação do banco o mais baixa e perto do quadro quanto possível;
outra (não necessariamente excludente) é fazer um recorte no banco,
descartando um pouco de material do assento

alguém aí sabe se serra tico-tico corta fibra de vidro?



dei uma voltinha aqui na garagem do prédio há pouco e parece que ficou pelo menos aceitável!

o novo bagageiro tbém foi modificado para se adaptar à Ypê,
agora ainda falta soldar um reforço para ele agüentar o peso (sempre crescente)
das minhas crianças na boa!

tbém troquei o pedivela - estava usando o 105 modificado para 2 coroas,
a idéia era boa mas a troca de marchas ficou imperfeita

coloquei o Truvativ (tbém encurtado) que estava na M5, agora tá sobrando marcha
para pedalar carregando peso - filhos ou compras ou ambos!
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MensagemAssunto: Re: fixação de banco   Sab Jun 20, 2009 8:50 pm

Citação :


hoje, finalmente, consegui reinstalar o banco -



hoje testei o novo arranjo

em princípio parece que deu certo;
ainda falta reforçar o bagageiro para poder levar as crianças tranqüilo


relato ilustrado no www.pespracima.blogspot.com


mais detalhes em breve
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MensagemAssunto: quase lá   Ter Jun 30, 2009 10:58 pm

Outro dia consegui diminuir mais um pouco a peça de fixação; o banco já está em uma altura compatível com o seu desenho, e assim a Ypê está totalmente funcional.

O segundo desafio era refazer o arranjo do bagageiro, desta vez independente das hastes do banco. Comprei um bagageiro de tubo mas nunca conseguia tempo para fazer as necessárias modificações. Tomei uma atitude. Comprei uma esmerilhadeira angular e um torninho (uma morsa pequena). Consegui tubo da mesma bitola em um ferro-velho. Preparei as modificações e levei para um torneiro (não o mesmo de antes) que tbém quebra o galho na solda. Hoje consegui lixar e pintar. Domingo havia feito um bom teste carregando meu filho mais velho. Funciona tudo!

Comecei a ter uma idéia da satisfação que sentem os construtores caseiros. É um sentimento de vitória pessoal: conseguir fazer uma coisa útil e funcional com as próprias mãos. Imagina construir uma bicicleta inteira.

Hmmm, quem sabe no verão...
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MensagemAssunto: Re: fixação de banco   

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