InícioInício  RecliforumRecliforum  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 

O trabalho continua...

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
OJM

MensagemAssunto: O trabalho continua...   Sex Out 29, 2010 9:47 pm

Notei que o quadro ficou muito espesso (70 mm), então a idéia era retirar 9 mm de cada lado na plaina, resultando em 52 mm de espessura . Aí surgiu um problema, pois a chapa de compensado é feita com lâminas trançadas de 2 mm de espessura, ou seja, na primeira lâmina o sentido "dos veios" da madeira é o comprimento da chapa, o seguinte é no sentido transversal e assim sucessivamente.
Como a "cabeça" do quadro deveria ficar com a espessura original, na plaina não foi possível fazer. Então tentei tirar as camadas de compensado com uma lâmina afiada e depois com formão, piorou. É lógico que eu tentei em um pedaço de compensado e não no quadro mesmo. Dessa forma, o jeito foi abandonar a idéia.

O Zé Arnaldo passou o quadro na fresa para arredondar as quinas, ficou jóia! Com isso e mais um corte do suporte do banco conseguimos baixar para 5,9 kg as duas peças.

Nas duas fotos abaixo é possível visualizar o antes e depois de fresar e cortar o "rabo" do quadro.

Uploaded with ImageShack.us

Comprei hoje uma barra chata de alumínio (6063) de 3/8" para fazer o suporte entre o quadro e a balança. Não aguentei esperar até amanhã para levar na oficina de um amigo, fiz em casa mesmo com serra para metal e furadeira. Até que ficou legal, falta ainda tirar os cantos e furar as peças de madeira.

Encontrei rolamentos para cubos e um eixo de 3/8", ficou melhor do que minha idéia antiga de cortar um cubo de Caloi 10 e colocá-lo transversalmente no quadro.

Outra peça interessante que comprei hoje foi essa roldana de poliuretano que já vem com rolamento e a calha. Achei ela grande demais, pois não tinha menor, mas acredito que se eu colocá-la para desviar a parte de cima da corrente, a parte de baixo poderá passar por um tubo.

O chato que devido a um concurso público que vou fazer em Rondônia, o projeto ficará parado por um tempo, mas retomarei assim que puder.[img][/img]
Ver perfil do usuário
Klaus

MensagemAssunto: Re: O trabalho continua...   Dom Out 31, 2010 9:53 pm

Nossa essa bike será uma linda obra de arte!!!!!

Recomendo usar dois rolamentos para a guia de corrente para dar estabilidade já que ali depositamos toda nossa força a cada pedalada.

Agora eu uso sempre dois rolamentos por guia.

Arrendondar bem as bordas e fazer alguns furos grandinhos pode aliviar bastante o peso sem perder muita resistência.
Ver perfil do usuário http://www.ecobamboobikes.blogspot.com
OJM

MensagemAssunto: Re: O trabalho continua...   Ter Nov 02, 2010 4:05 pm

Klaus escreveu:
Nossa essa bike será uma linda obra de arte!!!!!

Recomendo usar dois rolamentos para a guia de corrente para dar estabilidade já que ali depositamos toda nossa força a cada pedalada.

Agora eu uso sempre dois rolamentos por guia.

Arrendondar bem as bordas e fazer alguns furos grandinhos pode aliviar bastante o peso sem perder muita resistência.

Obrigado, Klaus! Eu já pensei em usar duas roldanas como guias da corrente, mas só depois de montada é que vou decidir isso.
Quanto aos furos no quadro, meu tio que também é marceneiro me convenceu a não fazer, pois cria-se pontos de fissuras que podem comprometer a estrutura. De qualquer forma acho que conseguirei fazer com peso final em torno de 16 kg, o que não me parece muito, pelos comentários que tenho lido aqui no Recliforum.

As partes de metal são quase todas de alumínio o que já ajudou a diminuir bem o peso. Outra mudança no desenho original é o encosto do banco que deve diminuir mais uns 15 cm, pois vou usar hastes de alumínio como suporte do banco.

Estou muito ansioso para fazer tudo, mas tenho que ter paciência, pois algumas peças precisam de medidas exatas para ficar legal. Como estou fazendo algumas com furadeira, serra e lima, bem de forma artesanal mesmo, já errei algumas.
Minha esposa já está até com ciúmes da nova integrante aqui de casa. Até a minha Speed já perdeu o lugar dela!
Cada dia a vontade é mexer um pouquinho...

Abraço

OJM

Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: O trabalho continua...   

O trabalho continua...
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Crio o meu trabalho, com a Alma e Coração!
» ola
» Grumman Widgeon-Finalizado !
» Cátia - Cruzes Coloridas
» ATR 42 FEDEX Scratch na 1:144

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Faça você mesmo-
Ir para: