InícioInício  RecliforumRecliforum  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 
 

 sinclair X-1 - velomóvel a preço convidativo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
ninocoutinho

avatar

Mensagens : 1240
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Itabira - MG

MensagemAssunto: sinclair X-1 - velomóvel a preço convidativo   Qui Nov 11, 2010 1:53 pm

Olá pessoal.

Ainda não adquiri o costume de visitar o The Recumbent Blog constantemente, por isso trago o assunto aqui com mais de uma semana de atraso. Bem, antes de tudo, receio parecer meio pentelhice trazer aqui pro fórum tudo de interessante q aparece no blog, afinal o blog está lá pra isso. Mas é que no caso, parecemos ter uma real novidade.

Trata-se de um velomóvel inglês a um preço altamente convidativo, 595 libras, ou seja, uns 1600 e poucos reais, com lançamento previsto em julho de 2011. É o Sinclair X-1:



Geralmente, os velomóveis europeus são comercializados a preços bem mais salgados, a partir de 5000 euros, podendo chegar a muito mais que isso.

Esse é bem mais simples: não é baseado em triciclo, tendo apenas duas rodas aro 16. Não sei se usa múltiplas marchas, parece que não (a coroa, ao menos, é única). O motor é de 190W, baterias de lítio 24V. O veículo pesa 30 kg e é aberto nas laterais, ao contrário dos mais comuns que geralmente são fechados dos lados, e abertos ou não em cima.

No Recumbent Blog, alguém comentou do receio de ser um fiasco como foi o Sinclair C-5. Dei uma pesquisada e parece que realmente foi uma ideia que não deu certo, lançado na Inglaterra em 1985, também a um preço bem atrativo. Podem ver mais aqui, aqui e aqui. Achei um no ebay em péssimas condições, sem bateria, sendo leiloado a umas 50 libras.

Enfim, se esse lançamento da Sinclair não for uma furada, tlvz seja um ótimo estímulo pra esse tipo de locomoção. Pq realmente, investir mais de 5000 euros num velomóvel, que provavelmente não será mais ágil que uma bicicleta (ao menos no trânsito), não é necessariamente o melhor negócio do mundo. É melhor comprar uma reclinada top e curtir de boa o frio, a chuva e a neve, ou ir de carrão, mesmo!

Qndo será q teremos uns desses no Brasil, hein? Eu acho curioso existirem tantas competições de "eficiência energética" e similares, nas quais universitários desenvolvem, em equipes, esses velomóveis baseados em triciclos tadpole, sejam movidos a bateria, energia solar ou mesmo queima de combustível, e isso aí só ficar no "conceito"... Na universidade onde trabalho, desde 2005 há o projeto do Eco-Veículo, mas não tenho contato com esse pessoal. Ano passado até ganharam a competição. Se eu fizesse parte desses projetos ia sair pilotando essas bagaças nas ruas fácil, fácil.

Abraços,
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
ag_favaro

avatar

Mensagens : 100
Data de inscrição : 22/05/2009
Idade : 55
Localização : Itajaí SC

MensagemAssunto: Re: sinclair X-1 - velomóvel a preço convidativo   Qui Nov 11, 2010 7:16 pm

O conceito de velomóvel, para mim é muito sedutor. Entretanto, este modelo, a meu ver ainda não está completo, mas já é uma grande evolução, bem melhor de usar no trânsito que aqueles mais comuns em forma de "baratinhas".
Aponto como falha os seguintes detalhes: 1) As aberturas laterais não protegem de chuva, aquela cobertura serve apenas para garoa ou o "smog" londrino. 2) As rodinhas de aro 16 limitam o uso do veículo ao asfalto. Prefiro rodas maiores, principalmente na traseira, onde tem mais espaço. 3) Aquela carroceria, apesar de leve, é uma área grande para os efeitos dos ventos laterais, quase uma "vela". Então, somando ao conceito de tração elétrica auxiliar, deveria ser triciclo, com o motor e baterias colocados o mais baixo possível. Gostei do preço, pena que seja lá no exterior e não aqui no Brasil.
O fracasso do modelo antigo é fácil de entender. Não parece um veículo, parece um brinquedo para crianças.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
ninocoutinho

avatar

Mensagens : 1240
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Itabira - MG

MensagemAssunto: Re: sinclair X-1 - velomóvel a preço convidativo   Sex Nov 12, 2010 5:58 am

ag_favaro escreveu:
O conceito de velomóvel, para mim é muito sedutor. Entretanto, este modelo, a meu ver ainda não está completo, mas já é uma grande evolução, bem melhor de usar no trânsito que aqueles mais comuns em forma de "baratinhas".
Aponto como falha os seguintes detalhes: 1) As aberturas laterais não protegem de chuva, aquela cobertura serve apenas para garoa ou o "smog" londrino. 2) As rodinhas de aro 16 limitam o uso do veículo ao asfalto. Prefiro rodas maiores, principalmente na traseira, onde tem mais espaço. 3) Aquela carroceria, apesar de leve, é uma área grande para os efeitos dos ventos laterais, quase uma "vela". Então, somando ao conceito de tração elétrica auxiliar, deveria ser triciclo, com o motor e baterias colocados o mais baixo possível.
Nossa, eu nunca ia penser na história do vento lateral, mas é verdade!! E tb acho que aro 16 pressupõe uma qualidade de piso espetacular e creio que deve tornar mais difícil o equilíbrio de um veículo dessas dimensões. Ainda mais com vento. Aliás, não vi onde fica o mecanismo que faz esse negócio parar em pé, a não ser o buraco no assoalho tipo Flinstones nas paradas e retomadas.

Também não sei pq não fecharam ele de uma vez, tlvz não modificasse tanto o peso assim. E na foto nem parece que é tão aberto qnto no vídeo; o cara fica inteirinho exposto. Deve propiciar uma comunicação melhor no trânsito, mas nem acho q seja uma necessidade específica dos ingleses. Confesso que eu ficaria menos incomodado de dirigir ao lado de um "bolha" dessas aberta, do que fechada. Sei lá, não tem seta (pelo menos por enquanto, o site fala em built in front and rear lights), não dá pra prever o que o cara vai fazer ali dentro. Aberto parece que melhora.

ag_favaro escreveu:
Gostei do preço, pena que seja lá no exterior e não aqui no Brasil.
Só pra piorar um pouco:

Citação :
If you live in UK and work in the UK you may qualify to purchase the X-1 with a price reduction of up to 50% via Government run, cycle to work scheme
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
manouchk



Mensagens : 159
Data de inscrição : 12/06/2010

MensagemAssunto: Re: sinclair X-1 - velomóvel a preço convidativo   Sex Nov 26, 2010 5:23 pm

É realmente muito barato mas ficou um pouco feio?

Como eles conseguiram baratear tanto esse tipo de veículo?
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Mordaz

avatar

Mensagens : 2244
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

MensagemAssunto: Re: sinclair X-1 - velomóvel a preço convidativo   Sex Nov 26, 2010 9:11 pm

Sir Clive Sinclair ataca novamente...

Os mais jovens não devem lembrar, mas esse cara lançou, no início dos anos 80, o primeiro computador do mundo vendido por menos de US$ 100, o Sinclair ZX-81. No Brasil foram vendidos vários clones, sendo o mais famoso o TK-82 da Microdigital (eu tive um TK-85, expandido para 64K de memória!!! É K mesmo, não é Mega, nem Giga).

Aprendi programação Basic e Assembly Zilog Z80 nesse micrinho . Cheguei a projetar e construir um gravador de EPROMs para o TK-85. Esse gravador era encaixado no slot de cartucho e era composto por um único circuito integrado e meia dúzia de componentes passivos. Não tinha nenhum tipo de buffer entre o barramento de memória do computador e a memória a ser gravada. O pulso de programação colocava a CPU do micro em halt state durante o tempo necessário para gravar cada byte. Teoricamente não deveria funcionar porque a duração do pulso de programação das EPROMs (32 ms, se não me falha a memória) era superior ao tempo máximo durante o qual as memórias DRAM podiam ficar sem refresh. Na prática, funcionava perfeitamente. Gravei centenas de cartuchos de Atari 2600 com esse equipamento. Aliás, cheguei a criar meus próprios jogos rudimentares para Atari. Para isso, fiz um editor de Assembly 65XX (a CPU do Atari era a Motorola 6507) que rodava em Z80. Acho que até hoje não existe nada do gênero (por que alguém faria um editor para a linguagem de máquina de uma CPU usada em OUTRO computador?)

Caraca, viajei na pré-história da informática... Totalmente off-topic...
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://fotolog.terra.com.br/bentrider
manouchk



Mensagens : 159
Data de inscrição : 12/06/2010

MensagemAssunto: Re: sinclair X-1 - velomóvel a preço convidativo   Dom Nov 28, 2010 3:24 pm

Muito boa referência!! Na casa dos meus pais tinha um ZX-81!! Foi uma revolução! Uma intenção clara de democratizar o computador!!

O Sinclair X-1 só tem duas rodas. Para equilibrar o sinclair nas paradas, precisa colocar o pés para fora?
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
ninocoutinho

avatar

Mensagens : 1240
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Itabira - MG

MensagemAssunto: Re: sinclair X-1 - velomóvel a preço convidativo   Dom Nov 28, 2010 5:53 pm

Não, não, tem q descer os pés pra baixo, mesmo, tem um buraco no assoalho, tipo Flinstones. Dá pra ver no vídeo.

Qnto aos PCs, esse sinclair e clones eu só conheci por fotos. O mais antigo com que tomei contato qndo criança deve ter sido XT (q tlvz não fosse tão mais novo), ou algo parecido no qual desse pra jogar Space Invaders. Ainda hje acho "duca" aqueles monitores monocromáticos, tela de fundo preto e escritos em verde... Mas provavalmente não vejo em nenhum lugar, mais. E os disquetes enormes!

Nunca fui da computação mas aprendi sozinho o básico do Basic hehehe no meu antigo Mac Performa 200, aqueles quadradinhos q pareciam um paralelepípedo, tela preto e branco ainda (na verdade branco e preto), usava um editorzinho chamado 'chipmunk basic', q acabei de ver q ainda existe. Depois só comecei com Pascal, com o Turbo Pascal no PC. Acho q se eu não tivesse ido pra música, teria ido pra essa área - apesar de não ter entendido bulhufas do que o Mordaz falou!

Usava esse livro aqui; nunca esqueci o nome do autor, Michael Pardee (acho q as capas usavam todas as cores q não tinham disponíveis nos pcs!!!):

Ainda existe pra vender na Amazon; alguns usados por 1 centavo!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: sinclair X-1 - velomóvel a preço convidativo   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
sinclair X-1 - velomóvel a preço convidativo
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Preços SUUUUUUPER baixos!!!
» Dúvidas sobre preços de ponto cruz e portes de envio
» O Preço Certo
» Chevy Camaro - 1967
» Duvidas, você sabe o que é?

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Ciclismo alternativo-
Ir para: