Recliforum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Recliforum

Fórum dedicado a concentrar informações relativas ao ciclismo alternativo, e com maior ênfase no ciclísmo reclinado no Brasil e demais países latinos.
 
InícioInício  RecliforumRecliforum  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 RAAM começou!

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
artur elias

artur elias


Mensagens : 551
Data de inscrição : 11/02/2009

RAAM começou! Empty
MensagemAssunto: RAAM começou!   RAAM começou! EmptyQua Jun 17, 2009 9:55 pm

Para os admiradores do ciclismo de longa/ultra distância, e, muito especialmente, para os aficcionados do ciclismo reclinado, chegou a época do ano em que o coração bate mais forte.

Race Across America (RAAM) é um dos maiores eventos de ciclismo de estrada competitivo: uma travessia de cerca de 5000 km da costa oeste à costa leste dos EUA.

Assim reza a página oficial do evento:


RAAM é uma Corrida da Verdade. Diferente de outras corridas, como o Tour de France, RAAM não é uma competição por etapas. A corrida é uma única etapa, viva até o final. Em RAAM, o cronômetro dispara na Costa Oeste, e não pára até que o último ciclista cruze a linha de chegada, na Costa Leste. RAAM é 30% mais longa do que a Volta da França, e os ciclistas da categoria solo terminam na metade do tempo, sem dias de descanso. O formato da corrida é, em essência, o de um time trial, comumente chamado corrida contra o relógio, ou corrida da verdade. Ao contrário da Volta da França, não é permitido "andar na roda" ou "abrigar-se do vento". É um desafio totalmente individual.

Ontem largaram as competidoras da categoria solo, e um competidor da categoria acima de 60 anos. O Brasil já está pedalando, nas pernas de Daniela Genovesi.

Hoje largam os homens da categoria solo.

No sábado largam as equipes - duplas, quartetos e octetos de várias configurações - dentre eles nossos 'heróis' para 2009: a Equipe RANS, que leva o nome do grande fabricante norte-americano de reclinadas (e aviões!), e conta com alguns veteranos de outras RAAM, entre eles o australiano casca-grossa Glenn Druery, grande personagem (apesar de não ter vencido) da RAAM 2007 (...)



o resto (inclusive imagens) está no www.pespracima.blogpost.com !
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.pespracima.blogspot.com
marcelo_montanhista

marcelo_montanhista


Mensagens : 279
Data de inscrição : 22/05/2009

RAAM começou! Empty
MensagemAssunto: boa dia   RAAM começou! EmptyQui Jun 18, 2009 6:47 am

Legal Artur,

vale a pena acompanhar essa corrida. Pricipalmente devido as reclinadas estarem presentes.
só corrigindo o link do seu blog:

http://www.pespracima.blogspot.com/

abs
marcelo
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.fotolog.com.br/marcelomountain
marcelo_montanhista

marcelo_montanhista


Mensagens : 279
Data de inscrição : 22/05/2009

RAAM começou! Empty
MensagemAssunto: Re: RAAM começou!   RAAM começou! EmptyQui Jun 18, 2009 6:55 am

aqui tem um video de uma das reclinadas que está na prova:





abs

marcelo
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.fotolog.com.br/marcelomountain
marcelo_montanhista

marcelo_montanhista


Mensagens : 279
Data de inscrição : 22/05/2009

RAAM começou! Empty
MensagemAssunto: Re: RAAM começou!   RAAM começou! EmptyQui Jun 18, 2009 6:58 am

Particularmente esse modelo do video me parece que o braço fica muito esticado e deve cansar.
Tb achei que o piloto estica pouco a perna.

abs

marcelo
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.fotolog.com.br/marcelomountain
artur elias

artur elias


Mensagens : 551
Data de inscrição : 11/02/2009

RAAM começou! Empty
MensagemAssunto: Re: RAAM começou!   RAAM começou! EmptyQui Jun 18, 2009 6:18 pm

marcelo_montanhista escreveu:
Particularmente esse modelo do video me parece que o braço fica muito esticado e deve cansar.


me pareceu que estica tanto quanto em qualquer high racer (não que isso seja uma qualidade necessariamente), e certamente não tão alto quanto em uma Zöhrer

esse último detalhe é importante; se o braço precisa ficar totalmente esticado, a praticamente 0 graus do solo, e praticamente na altura do ombro, o esforço é realmente considerável - nas Zöhrer que eu tive sempre achei isso um pouco cansativo

creio que isso tem muito a ver com a proporção entre braços/pernas/tronco de cada um; o Olavo, p.ex., não fica com os braços tão esticados, na EXD


obrigado por corrigir o link!
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.pespracima.blogspot.com
artur elias

artur elias


Mensagens : 551
Data de inscrição : 11/02/2009

RAAM começou! Empty
MensagemAssunto: RAAM 2009 (2): RAAM da RANS?   RAAM começou! EmptyTer Jun 23, 2009 6:48 pm

(...) Neste momento, a equipe passou pelo PC 23, tendo percorrido portanto mais de 2240 km em 2 dias e 17 horas, o que dá uma velocidade média de aprox. 34 km/h (lembrando que o cronômetro não pára nunca!)(...)

www.pespracima.blogspot.com


Última edição por artur elias em Qua Jun 24, 2009 5:57 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.pespracima.blogspot.com
artur elias

artur elias


Mensagens : 551
Data de inscrição : 11/02/2009

RAAM começou! Empty
MensagemAssunto: RAAM 2009 (3): Brasil pedala forte   RAAM começou! EmptyQua Jun 24, 2009 5:56 pm

Quarta-feira, 24 de Junho de 2009
RAAM 2009 (3): Brasil pedala forte


Dos participantes brasileiros, DANI GENOVESI é de longe quem recebe mais atenção
da reportagem oficial do evento. Talvez por estar em uma categoria onde apenas 2
competidoras ainda estão na prova, talvez por seu carisma pessoal. O blog da
reportagem a tem mencionado com freqüência, ainda que algumas vezes apenas para
enaltecer a ciclista que está liderando a categoria (Janet Christianssen). Hoje
apareceu uma postagem dedicada inteiramente a ela, vejam alguns trechos:

"Dani está para se tornar a primeira sul-americana a superar RAAM - o maior
desafio da Terra (...) ela continua animada e bem preparada (...) Dani tem
mantido a meta de pedalar 400 km por dia. O termômetro marcava 35° à sombra
(...) "Sinto-me melhor a cada dia que passa, curtindo cada momento" (ao passar
pelo PC 27) (...)"

Dani passou pelo PC 35 apenas 30 minutos depois de Janet - a diferença já foi
mais de 2 horas! A brasileira já percorreu mais de 3390 km, em 7 dias, 22 hs e
50 min, com média total de aprox. 17,7 km/h.



CLÁUDIO CLARINDO vem ganhando posições desde o início da prova. Atualmente está
em 7º, com mais de 3200 km percorridos em 6 dias e 21 hs, com média de aprox. 19
km/h. Deixei um comentário no blog do evento pedindo mais informações sobre ele,
mas não fui atendido até agora. Está difícil encontrar imagens atuais do vivente
tbém. Esta é de uma edição anterior de RAAM.





A categoria solo até 50 anos (equivalente a elite) masculina está duríssima, com
batalhas pessoais sendo disputadas em várias posições, especialmente na ponta,
onde o esloveno JURE ROBIC, três vezes campeão inconteste da corrida, finalmente
encontrou no suíço DANI WYSS um adversário à altura. Dos 21 ciclistas que
largaram na categoria, 9 já tiveram que abandonar a prova por razões médicas
variadas.



VENCENDO DESAFIOS TEAM BRAZIL recebeu alguma atenção da reportagem oficial nos
primeiros dias, mas não tem sido mais mencionada nos blogues do evento. A equipe
parece estar indo muito bem, mantendo um ritmo firme e defendendo o 6º lugar,
sendo seguida de perto pela equipe alemã BERLINER. Segundo a página (nem sempre
muito confiável), o quarteto brasileiro já percorreu mais de 2600 km em 3 dias e
3 hs, com média de aprox. 28 km/h.



Todos os brasileiros estão indo muito bem, mas isso não garante que mantenham
suas posições, nem mesmo que consigam completar esta prova épica!

Acontece que o maior desafio está por vir: a Cordilheira dos Apalaches, que,
diferentemente das Montanhas Rochosas, que nossos heróis já deixaram para trás,
possui inclinações extremas, da ordem de 15% ou mais. Não que as Rochosas sejam
fáceis, obviamente; a diferença é que lá as subidas são longas, mas
relativamente suaves. Nos Apalaches, parece que a inclinação é cruel, e pega
todo mundo esgotado depois de dias de pedal extremo e pouco sono.


veja imagens no

www.pespracima.blogspot.com
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.pespracima.blogspot.com
artur elias

artur elias


Mensagens : 551
Data de inscrição : 11/02/2009

RAAM começou! Empty
MensagemAssunto: Quinta-feira, 25 de Junho de 2009   RAAM começou! EmptyQui Jun 25, 2009 12:54 pm


Quinta-feira, 25 de Junho de 2009
RAAM 2009 (4) Brasil surpreende



Tenho muitas novidades para contar sobre o espetacular desempenho da equipe
reclinada Rans. Mas isto aqui simplesmente não pode esperar! O amor patriótico
fala mais alto hehehe...


O blog oficial da categoria solo fez um intervalo na cobertura da batalha pelo
primeiro lugar masculino para falar dos brasileiros - que estão surpreendendo a
reportagem! Vejam:


Daniela Genovesi - hora da soneca


De dia tbém se pode tirar um cochilo. Encontramos Daniela à beira da estrada,
cerca de 20 milhas [32 km] à frente de Janet, rumando para o PC 39. Ela estava
dormindo em uma pequena área de escape em uma estrada rural. Ela estava se
recuperando um pouco (...) .


O chefe da equipe me disse que ela se sente hiper bem!, e que nós poderemos vir
a testemunhar algo maior do que simplesmente completar a prova... maior do que
simplesmente vencer a prova... um recorde, talvez?

-----------------

A coisa esquentou!



Uma outra batalha se forma mais atrás, na estrada, entre Claudio Clarindo,
Christopher Gottwald e Ben Popp. Os 3 ciclistas já completaram 2156 milhas [3470
km]. Clarindo está 11 min à frente de Gottwald. Ben Popp está 39 min mais atrás.
Esta batalha não pode ser subestimada. Todos os três estão pedalando de maneira
excepcional. No momento, aposto as fichas em Clarindo. O ciclista brasileiro
está bombando.


www.pespracima.blogspot.com
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.pespracima.blogspot.com
artur elias

artur elias


Mensagens : 551
Data de inscrição : 11/02/2009

RAAM começou! Empty
MensagemAssunto: RAAM 2009 (5) - meus heróis;^)   RAAM começou! EmptySex Jun 26, 2009 11:54 am


Sexta-feira, 26 de Junho de 2009


RAAM 2009 (5) - meus heróis;^)



Bueno, alguém que consegue fazer essa cara e esse gesto (foto acima) depois de pedalar mais de 4000 km em 9 dias certamente é um exemplo de energia e determinação! Ainda mais considerando que ela sabe que o pior de tudo está por vir - as íngremes encostas dos Montes Apalaches.


Dani se torna o foco principal das atenções da reportagem oficial, uma vez que a disputa pelo 1º lugar masculino se encerrou (com a vitória do suíço Daniel Wyss e a recusa em completar a prova de Jure Robic).


Vejam um trecho da última postagem no blog RAAM:


Daniela Genovesi - Uau!
(...) nada mais segura esta mulher, ela está pedalando mais forte do que do que jamais a vi pedalar (...)


"sou uma mountain biker, adoro os morros" [disse Daniela]


[segue o repórter] mal posso acreditar o quão animada ela está em continuar na corrida (...)



Enquanto isso, a equipe reclinada RANS, se não tinha com quem competir oficialmente, por ser a única equipe reclinada este ano, agora não tem mais adversário "extra-oficial" tbém, uma vez que a única equipe que teria chance teórica de fazer-lhe sombra - Team Surfing USA - retirou-se da prova.


Mas os rapazes reclinados têm um objetivo que os motiva - além de completar a prova à frente dos outros quartetos: estabelecer um novo recorde para reclinadas em RAAM.


Eles já ultrapassaram a temida barreira dos Apalaches. Reclinada é ruim de subida? Me aguardem...

Um pouco do que o blog diz sobre a equipe:


(...) as velocidades que esses caras estão sustentando são inacreditáveis. É difícil imaginar, mas nós precisamos dirigir por horas às vezes, para conseguir alcançá-los (...)


(...) a Equipe RANS está no caminho de estabelecer um recorde (...)


Abaixo um vídeo da reportagem oficial mostrando como funciona o o revezamento e uma entrevista com o "Crocodilo Dundee" da reclinada, Glenn Druery, que num ato falho certamente provocado pelo cansaço diz que pela primeira vez as reclinadas vão vencer RAAM (o que não é verdade). Ele tbém diz que esta está sendo sua melhor Race Across America até hoje


www.pespracima.blogspot.com
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.pespracima.blogspot.com
Ricardão

Ricardão


Mensagens : 11
Data de inscrição : 23/05/2009

RAAM começou! Empty
MensagemAssunto: Re: RAAM começou!   RAAM começou! EmptyDom Jun 28, 2009 5:46 pm

Dani Genovesi vence a Raam 2009 - PARABÉNS DANI !!!!!!!!
Ir para o topo Ir para baixo
artur elias

artur elias


Mensagens : 551
Data de inscrição : 11/02/2009

RAAM começou! Empty
MensagemAssunto: Re: RAAM começou!   RAAM começou! EmptyDom Jun 28, 2009 10:32 pm

Ricardão escreveu:
Dani Genovesi vence a Raam 2009 - PARABÉNS DANI !!!!!!!!


Não "apenas" venceu;

- é a 1ª mulher sul-americana a conseguir completar a prova

- é a 1ª mulher de qualquer lugar do mundo a conseguir completar a prova desde algumas edições/anos (não sei quantos)

- conquistou juntamente com a equipe a simpatia da mídia e do público do evento

- para quem prestou atenção aos detalhes: impressionou pela incrível consistência,
foco, regularidade, sem perder a alegria de pedalar

- tudo isso em sua estréia na Race Across America!
normalmente as grandes façanhas são reservadas aos veteranos


Nunca tinha ouvido falar nela antes, mas agora sou fã de carteirinha.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.pespracima.blogspot.com
artur elias

artur elias


Mensagens : 551
Data de inscrição : 11/02/2009

RAAM começou! Empty
MensagemAssunto: RAAM 2009 (6) Terminou!   RAAM começou! EmptyTer Jun 30, 2009 9:52 pm

Bueno, hoje terminou mais uma Race Across America (RAAM). A "corrida mais dura
do planeta" teve, mais uma vez, um desenrolar épico e muitos momentos
emcionantes para quem curte o ciclismo de longa distância, e/ou esporte de alta
resistência, ultra-maratona, e ciclismo reclinado (...)


Vou comentar aqui os resultados das categorias que tenho acompanhado: equipes de
4 masculino - por ser a categoria onde havia tbém reclinadas, principal
propósito deste blog - e todas as outras onde havia brasileiros participando:
solo feminino e solo masculino.


Bueno, então vamos ao que interessa. Ladies first - senhoras à frente (...)



www.pespracima.blogspot.com
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.pespracima.blogspot.com
artur elias

artur elias


Mensagens : 551
Data de inscrição : 11/02/2009

RAAM começou! Empty
MensagemAssunto: RAAM 2009 (7) - História, curiosidades, e alguns números   RAAM começou! EmptySáb Jul 11, 2009 11:00 pm

Para curtir vídeos/imagens e aproveitar melhor esta postagem, visite
www.pespracima.blogspot.com


Advertência: Esta postagem ficou bem longa. Mesmo com os vídeos e imagens, que ajudam a manter o interesse, creio que só será apreciada por aqueles(as) dados(as) a longas distâncias e longas leituras - reclinados ou não... Aproveitem!


- Bicycle Dreams - o filme:

"Não é um evento esportivo no sentido clássico - é mais parecido com jogar um gladiador dentro de um fosso com um leão"

"As pessoas falam, 'é uma corrida de bicicleta'. Não. Isso aqui não dá para comparar com nada (...) Isso aqui é uma coisa de outro planeta"


Estes depoimentos fazem parte do recém-lançado documentário "Bicycle Dreams - a verdadeira história da Race Across America". Selecionado para muitos festivais de cinema e já premiado em vários deles, o filme do diretor Stephen Auerbach tem tudo para mexer fundo com o povo do pedal. Trailer abaixo. O DVD está à venda na página oficial do filme.






- No fórum BROL ('Bent Rider Online), o
tópico sobre RAAM soma mais de 800 msgens (!)



- No mesmo fórum, o
tópico sobre a desistência de Jure Robic - estrela do ciclismo de ultra-distância e tetra-campeão da prova - passou de 350 msgens. Neste tópico se discute/especula sobre a alegada falta de lisura da arbritragem da prova ao admnistrar penalidades. Visões bastante diferentes e até conflitantes do assunto foram apresentadas, sempre em alto nível - em nenhum momento a discussão descambou para uma flame war. O assunto é bem delicado e potencialmente poderia abalar a reputação do evento. Jure diz que jamais voltará a participar da RAAM. O ciclista esloveno, ídolo em seu país, embora seja atleta amador (!), é o tema de um outro documentário, intitulado The Wheel Of Life (A Roda da Vida). Trailer abaixo.







- Não obstante, a participação espetacular da equipe Rans - ainda que não tenha batido o recorde reclinado - excitou os ânimos na comunidade reclinesca. Muita gente já está torcendo que a participação cresca em 2010, que tenhamos ao menos 2 equipes competindo entre si, e quem sabe tbém algum reclineiro solo. Nomes que vêm à mente do povo são Velokraft e Bacchetta, que já têm tradição na RAAM. Bacchetta, muito especialmente, é uma empresa muito presente em competições de ultra-distância nos EUA. John Schlitter, co-proprietário, é um ciclista de grande sucesso na modalidade, assim como vários outros atletas Bacchetta, inclusive algumas damas. Isso tudo parece estar gerando o sentimento de que a marca deve estar na RAAM em 2010.

Neste tópico do fórum Bacchetta já se começa a discutir seriamente o assunto. Especula-se de tudo por enquanto: uma ou duas equipes de 4; uma equipe de 8; uma equipe feminina ou mista; vários ciclistas solo, inclusive um na categoria 60-70 anos; e por aí vai. A maior dificuldade é arcar com os custos, que são muito altos para uma empresa pequena. Colocar uma equipe na estrada, na RAAM, significa mobilizar no mínimo uma dúzia de pessoas e 3 a 4 veículos de apoio. Estima-se o custo total em 25000 dólares, aproximadamente, por cada equipe.



RAAM começou! Sebring-kuehl



- Considerando o exposto acima, torna-se especialmente admirável o fato de que muitas equipes conseguem não apenas arcar com os custos, mas ainda arrecadar fundos para diversas causas humanitárias - este é um dos aspectos muito bacanas da RAAM. Em média, as equipes têm arrecadado cerca de um milhão de dólares por ano.






- Este ano acompanhamos vários casos de ciclistas acometidos pela temida "síndrome de Shermer Neck". Acontece quando o ciclista simplesmente não consegue mais sustentar a própria cabeça. Não lembro os nomes de todos os acometidos nesta edição, mas sei que ao menos um teve que abandonar a prova. Normalmente, nesses casos, tenta-se contornar o problema montando uma armação (de PVC, p.ex.) amarrada às costas do ciclista, que faça o trabalho que a musculatura já não consegue. Este ano apareceu uma solução alternativa, criada pela equipe de apoio do ciclista Paul Danhaus. Para a confecção do (bem-sucedido, diga-se de passagem) equipamento foram utilizados os materiais disponíveis no momento - incluindo um absorvente feminino. Parece que este último elemento foi fundamental para proporcionar... absorção (tanto de suor quanto de trepidação). A necessidade é a mãe da invenção.




RAAM começou! PaulDanhausAthens3



- As bicicletas Rans XStream utilizadas pela equipe reclineira - especula, bem-humoradamente, um membro húngaro do fórum BROL - são possivelmente as mais pesadas e tbém as mais baratas de todas as bicicletas utilizadas na RAAM. Especulação que provavelmente está bem perto da realidade. O modelo Xstream de fábrica custa cerca de 2600 dólares e pesa 11,8 kg. Pesada mesmo para uma reclinada (de corrida, claro): uma M5 de carbono está mais para 8 kg, e as convencionais top de linha, pouco mais de 6. Isso não impediu que os atletas dessem um show, inclusive nas montanhas. As que foram utilizadas na corrida tinham como único up-grade aparente as rodas Zipp e Hed que os próprios ciclistas trouxeram.




RAAM começou! XstreamL-1

- Ao falar em peso - da bicicleta, do ciclista, ou de ambos - é natural falar tbém em subidas, ladeiras, lombas, morros, montanhas... Pois é aqui que o peso (a massa, corrigiria o Olavo) se torna um obstáculo importante: quando pedalamos morro acima, estamos avançando para frente e para cima - indo contra a aceleração da gravidade, portanto.
Já vimos que as XStream pedaladas pela equipe Rans eram provavelmente as bicicletas mais pesadas da corrida (sem contar as tandems e as hand-bikes, obviamente).


Agora seria o momento de perguntar: como foi o desempenho dos reclineiros nas subidas? Reparem que falo dos reclineiros, não das reclinadas - bicicleta não anda sozinha, muito menos morro acima.


Reproduzo aqui dois gráficos que podem ajudar a visualizar e entender esta e outras informações. O primeiro, tirado do site da prova, mostra os PCs (=TS=time station) na linha horizontal; a linha vertical mostra, para cada PC (TS), a percentagem de escalada daquele ponto em relação à altimetria acumuldada total da prova - são as barras cor-de-telha. A linha com pontos que corre por cima é uma tentativa de representação da dificuldade relativa (subjetiva?) de cada trecho. Clique sobre a imagem para visualizar melhor.


RAAM começou! Adfgddty
O segundo gráfico é obra de João de Souza, um reclineiro e webdesigner brasileiro radicado em Nova York. Neste, a linha horizontal tbém representa os PCs (TSs), e a vertical representa velocidade média (expressa em milhas por hora). As linhas coloridas representam o desempenho de cada uma das 4 equipes mais fortes da categoria quartetos deste ano. O gráfico está incompleto, porque quando a equipe Rans (linha verde) cruzou a linha de chegada, o João parou de atualizar, e naquele momento as outras equipes estavam vários PCs (e algumas centenas de quilômetros) atrás.


RAAM começou! Raam09_53
Observem que as curvas correm praticamente paralelas. Onde a média de uma equipe despenca, todas despencam: são os trechos de montanha, especialmente os mais íngremes (não necessariamente as montanhas mais altas).
É importante observar que o gráfico do João mostra a velocidade média total de cada equipe a cada ponto da prova - ou seja, ele não diz a velocidade que cada equipe desenvolveu em cada etapa separadamente. Mas, com um pouco de paciência, é possível buscar tbém estas informações - a partir daqui - que ajudam a ter uma imagem mais nítida do desempenho geral e nas montanhas.



Tomo como exemplo o PC 46 (Gormania, West Virginia). Este trecho dos temidos Montes Apalaches foi onde a equipe Rans registrou a pior média entre um PC e outro: 14,83 milhas por hora. A equipe Strong Heart fez 15,89 - pouco mais de 1 milha por hora mais rápido que os reclineiros. A equipe Austria Triathlon Team fez a melhor média dos 4tetos neste PC: 16,58. Mesmo assim, chegou em 3º lugar; Strong Heart em 2º, Rans em 1º.

Outro exemplo: PC 8 (Flagstaff, Arizona - um dos trechos mais difíceis segundo o diagrama oficial). Aqui, Rans fez 16,98 de média - mais alta do que as equipes convencionais: Strong Heart fez 16,45, Surfing USA (que então liderava a prova) fez 16,2.
Bueno, alguém pode estar se perguntando, e pra quê essa apurrinhação toda? É que o tema reclinada & subida é quiçá o capítulo menos compreendido de todo o ciclismo. Nem os próprios reclineiros se entendem. É um assunto complexo, que parece simples, e faz com que, invariavelmente, pessoas digam ou escrevam bobagens, quando se deixam guiar apenas por aquilo que lhes parece ser "intuitivamente lógico".
Não pretendo esgotar o assunto aqui, evidentemente. Ele está acima das minhas forças tbém. Mas, tendo como base os dados expostos acima, parece-me viável elencar algumas conjecturas que me parecem razoáveis. Racionínios mais completos serão muito bem-vindos na seção de comentários. Lá vai:
1) Das duas, uma: ou os atletas da Rans são muito mais fortes que todos os outros da categoria (quartetos) , ou as reclinadas não são - nem de longe - tão ruins de subida como a maioria crê. A única maneira de saber com certeza seria montar um dispositivo de medição de potência em cada bicicleta e comparar os valores. Esse dispositivo (power meter, em inglês) pode ser montado no pedivela ou no cubo, e vem aos poucos substituindo o monitor cardíaco como acessório para treinamento.
2) Existe uma crença, baseada na observação, segundo a qual a reclinada apresenta alguma desvantagem em subida, quando a inclinação passa de um certo valor. Quanto? Não se sabe; alguma coisa até 5 ou 10 %.
A propósito: inclinação se mede em percentagem: 5% não tem nada a ver com 5 graus. Considera-se que 100% seria uma subida vertical - como a trajetória de um foguete; 50 % seria uma ladeira de 45 graus; e assim por diante. Outra maneira de ver é assim: numa ladeira de 10%, sobe-se 1 metro a cada 10 metros percorridos.
Os resultados parecem corroborar esta crença: Rans assumiu a liderança justamente em terreno montanhoso (as Rochosas) - porém, a inclinação daquelas estradas é bem menor que a dos Apalaches - onde, de fato, Rans registrou, por breves momentos, média de velocidade abaixo dos outros quartetos.
3) Se for verdade que a reclinada apresenta desvantagem a partir de uma certa inclinação do terreno, então tbém é verdade que, em terreno de inclinação menor do que este valor (que não sabemos ao certo), essa desvantagem não existe. A não ser na cabeça de algumas pessoas. E, como dizem que na subida o fator psicológico "pesa" muito...
4) Em um percurso suficientemente longo, uma pequena desvantagem em um trecho particular não é suficiente, nem de longe, para anular as grandes vantagens representadas pelo conforto e pela área frontal (=arrasto aerodinâmico) menor da reclinada. Observe-se que, neste caso particular, não se trata de reclinadas que exploram a vantagem aerodinâmica ao máximo - bem longe disso.
5) Para os reclineiros: da próxima vez que você ultrapassar um ciclista convencional, em um trecho plano, ou passar zunindo por ele em uma descida, não pense que você é o Super-Homem. É possível que o ciclista que você ultrapassou seja até mais forte que você; mas a aerodinâmica trabalha a teu favor.
6) Para os ciclistas convencionais: da próxima vez que você ultrapassar um reclineiro em um subida, não pense que é porque a reclinada não presta. O cara é que é um pangaré. Se você pegar um reclineiro mais forte que você, ele vai te fazer comer poeira, mesmo na subida.
7) É por essas e por outras que o "sorriso reclineiro" está se tornando icônico. Vá procurar alguma foto de ciclista sorrindo no meio da RAAM. Tirando os reclineiros, só a Dani Genovesi consegue...

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.pespracima.blogspot.com
Conteúdo patrocinado





RAAM começou! Empty
MensagemAssunto: Re: RAAM começou!   RAAM começou! Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
RAAM começou!
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» RAAM 2010
» RAAM - 2012
» RAAM 2014 - reclis

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Recliforum :: Ciclismo reclinado geral-
Ir para: