Recliforum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Recliforum

Fórum dedicado a concentrar informações relativas ao ciclismo alternativo, e com maior ênfase no ciclísmo reclinado no Brasil e demais países latinos.
 
InícioInício  RecliforumRecliforum  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

  inclinação ideal do tubo para o cambio dianteiro?

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
edivaldo

edivaldo


Mensagens : 8
Data de inscrição : 28/11/2010
Localização : recife pernambuco

 inclinação ideal do tubo  para o cambio dianteiro? Empty
MensagemAssunto: inclinação ideal do tubo para o cambio dianteiro?    inclinação ideal do tubo  para o cambio dianteiro? EmptySáb Jan 08, 2011 8:29 pm

é que estou testando a minha nova reclinada e achei dificuldade para regular o cambio cianteiro , então acredito que o ângulo de iclinação não está bom descidi que vou mexer para que fique perfeito , conto com a experiêcia de todos obg
Ir para o topo Ir para baixo
Arthur HP3

Arthur HP3


Mensagens : 147
Data de inscrição : 19/05/2009
Idade : 75
Localização : Rio de Janeiro

 inclinação ideal do tubo  para o cambio dianteiro? Empty
MensagemAssunto: Re: inclinação ideal do tubo para o cambio dianteiro?    inclinação ideal do tubo  para o cambio dianteiro? EmptyDom Jan 09, 2011 8:38 am

edivaldo escreveu:
é que estou testando a minha nova reclinada e achei dificuldade para regular o cambio cianteiro

Edivaldo, desculpe se estou “chovendo no molhado” para você, mas a intenção é de ajudar.
Dificuldade em regular o câmbio dianteiro pode ter vários motivos, então é interessante que você elimine aqueles que não têm relação com o ângulo do poste de fixação do câmbio, antes de alterá-lo.
Além de atentar para a correta altura de montagem do câmbio no poste e para a distância da coroa do meio para o centro do poste, uma das coisas importantes a verificar, antes de mexer no ângulo do poste, é a compatibilidade entre os elementos do conjunto passador/câmbio/pedivela, principalmente em relação a câmbio/pedivela. Os câmbios têm limites de trabalho em relação às coroas, seja quanto a número máximo e mínimo de dentes, seja quanto à diferença entre o número de dentes entre as coroas. Todas essas informações são dadas pelo fabricante do câmbio.
Os fabricantes também informam, considerando uma bike de geometria convencional, os limites de ângulo do tubo de fixação do câmbio em relação ao “chainstay” (tubo do garfo traseiro da bike). Por exemplo, para um câmbio dianteiro Shimano Alivio esse ângulo varia entre 63° e 69°. Mas esse valor é referido a uma bike convencional, portanto não pode ser aplicado diretamente para uma reclinada.
No caso da reclinada, como não há um “chainstay” e as trajetórias possíveis da corrente vão depender de cada arranjo geométrico de projeto, é preciso definir o ângulo do poste em relação ao tubo principal do quadro levando em consideração os ângulos de trajetória máximo e mínimo da corrente que ocorrem em função da geometria de quadro e da trajetória de corrente, de forma que sejam atendidos os limites de trabalho do câmbio.
Outro detalhe importante para o funcionamento do câmbio, a observar na construção, é que a linha de centro do eixo imaginário do tubo do poste deve passar, perpendicularmente, pela linha de centro do eixo do movimento central.
Edivaldo, embora não tenha podido sugerir um ângulo para o tubo do câmbio, espero ter ajudado de alguma forma.

Arthur HP3
Ir para o topo Ir para baixo
 
inclinação ideal do tubo para o cambio dianteiro?
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Configuração ideal para iniciar nas reclinadas
» boa opcao para sem cambio dianteiro
» Cabo longo para cambio e freio traseiros de LWB!
» Cubo Alternativa para cambio dianteiro
» Mangueira ou tubo para corrente?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Recliforum :: Ciclismo reclinado geral-
Ir para: