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 Seriema-I -> teste inicial

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MensagemAssunto: Seriema-I -> teste inicial   Seriema-I -> teste inicial EmptySáb Fev 19, 2011 6:55 pm

Olá pessoal!

Finalmente, depois de muita martelada, furos, parafusos, porcas e arruelas o primeiro teste da Seriema-I se concretizou.

O vídeo é pequeno, mas dá para ter uma noção da "bicicleta esquisita" (ouvi de uma mulher que passou ao meu lado hoje).



Olhem o sorrisão do garoto, reaprendendo a andar!
[img]Seriema-I -> teste inicial Dsc00143v [/img]

A curiosidade do menino!
[img]Seriema-I -> teste inicial Dsc00160jk [/img]

Resolvi deixar a roda 20" na frente, para isso coloquei um cubo com freio a disco. O problema maior que tenho notado é o esticador da corrente embaixo do quadro, pois na tração a corrente puxa a haste para fora (direita) e entortando-a. Já fiz a 3ª haste e agora com uma mão francesa, o que, em parte resolveu o problema, mas ainda precisa de ajuste.

As marchas passam legal nas catracas, apenas a coroa maior precisa de ajuste fino.

Logo farei o teste final antes de por ela na estrada.

Abraço

Odair


Última edição por OJM em Sáb Mar 12, 2011 5:32 pm, editado 1 vez(es)
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jonaldo baptista

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MensagemAssunto: seriema-i teste inicial   Seriema-I -> teste inicial EmptySáb Fev 19, 2011 9:11 pm

ficol legal. vc já pesou ? com certeza todos vão ter curiosidade com relação ao peso , se essa for a sua primeira , ficou muito boa . ( depois de algum tempo de uso nos diga as maravilhas que vc ouviu pelas ruas. com certeza não serão poucas ). abraços
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jonaldo baptista

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MensagemAssunto: seriema-i teste inicial   Seriema-I -> teste inicial EmptySáb Fev 19, 2011 9:41 pm

olá .se estou certo no que vi ( e vc pode me confimar isto ), foi exatamente 1 ano entre pesquisa e conclusão. parabens! eu queria ter uma paciencia assim. abraços.
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OJM

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MensagemAssunto: Re: Seriema-I -> teste inicial   Seriema-I -> teste inicial EmptyDom Fev 20, 2011 4:37 am

jonaldo baptista escreveu:
olá .se estou certo no que vi ( e vc pode me confimar isto ), foi exatamente 1 ano entre pesquisa e conclusão. parabens! eu queria ter uma paciencia assim. abraços.

Olá Jonaldo e pessoal

Obrigado!

O peso final: exatos 22 kg - O problema é que o compensado naval pesa um bocado, só o quadro e a balança pesam 9,5 kg, outros itens que pesam bastante são o garfo com suspensão 1,5 kg , corrente 1 kg, banco + suportes 1,2 kg e por aí vai...

Na realidade foram 1,5 ano de pesquisa (coincide com minha adesão ao Recliforum) e 5,5 meses de construção, mas vale lembrar que ela ainda não está totalmente pronta, falta alguns ajustes e o acabamento. E, ao contrário do que parece, nem tenho tanta paciência assim!

Em relação à reação das pessoas, o pouco que eu saí na rua (andei uns 5 km nas ruas dos bairros próximos da minha casa) já deu para aguçar a curiosidade alheia! Eram pessoas olhando com surpresa, alguns dando risada, outros simplesmente me acompanhavam com o olhar cisudo sem manifestação nenhuma, motoristas reduzindo e passando bem devagarinho ao meu lado, alguns fizeram piadinhas, outros elogiaram... a melhor reação parece ser das crianças!

Quanto ao quadro, já percebi que um ponto que pode me causar problema é a caixa de direção, apesar de eu té-la deixado bem mais reforçada que o restante do quadro, nas frenagens o garfo funciona como uma alavanca e a frente dela abaixa um pouco. Por isso, acho que acertei em optar pelo garfo com suspensão, pois parte desse impacto é absorvido por ele.

Outra observação é que a madeira trabalha pra caramba, o meio do quadro tem uma torção para os lados, mas isso não atrapalha a peladada, e, a frente também torce quando pedalo como o Pedro Zöhrer já tinha me dito que acontece, por isso essa parte deve ser a mais reforçada.

Quanto ao limite de peso que ela suporta, acredito que uns 100 kg vai tranquilo! Eu peso 78 kg.

A sensação de pedalar ainda é nova para mim, senti que as barrigas das pernas e os pés doeram durante o teste, talvez seja pela elevação dos pés em relação ao quadril. Acho que com o tempo me acostumo, tanto que planejo ir aos poucos aumentando a distância pedalada.

Abraço

Odair



Última edição por OJM em Seg Fev 21, 2011 5:03 pm, editado 1 vez(es)
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Edson

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MensagemAssunto: Re: Seriema-I -> teste inicial   Seriema-I -> teste inicial EmptyDom Fev 20, 2011 9:00 am

Parabens, pelo projeto e realização do mesmo.Eu ainda estou só no projeto. Abraço!!!
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MensagemAssunto: Problema no Esticador?   Seriema-I -> teste inicial EmptyDom Fev 20, 2011 4:39 pm

Na minha reclinada eu optei por passar a corrente por uma mangueira de agua,, sempre lubrifico antes de pedalar,, até agora tudo ok.
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MensagemAssunto: Re: Seriema-I -> teste inicial   Seriema-I -> teste inicial EmptyDom Fev 20, 2011 5:00 pm

igorvargas escreveu:
Na minha reclinada eu optei por passar a corrente por uma mangueira de agua,, sempre lubrifico antes de pedalar,, até agora tudo ok.

Oi Igor!

Parabéns pela sua criação! Então, eu comprei mangueira da borracha, mas achei muito grossa. Estou avaliando a possibilidade de fazer como vc, pelo menos provisoriamente.

Abraço

Odair
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MensagemAssunto: Corrente   Seriema-I -> teste inicial EmptyDom Fev 20, 2011 7:57 pm

Eu usei mangueira de agua (mangueira preta acho que é 3/4 de pol, mas não tenho certeza) mas tem que lubrificar a corrente pq se não ela fura.
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MensagemAssunto: seriema-i teste inicial   Seriema-I -> teste inicial EmptyDom Fev 20, 2011 10:40 pm

olá. com relação a corrente, mangueira vai te dar bastante mobilidade, na minha coloquei cano tigre de 1/2 pol. mas tente fazer de bambu ,vai ficar muito legal (o dificil é furar por dentro ,mas se vc não conseguir é só abri-lo ao comprido ,depois fazer o fechamento). com relação as dores nas pernas ,depois melhora eu tinha tanta dor de coluna que quase chorava ,depois que fiz um triciclo e a reclinada,minhas dores aliviaram quase que totalmente.o interessante é que quanto mais devagar eu ando maior é o efeito ( então o povo na rua me chama de preguiçoso e diz que estou quase dormindo ) e só pra contrariar eu escrevi no encosto: SINE QUA NON ai o povo fica sem entender nada.abraços.
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MensagemAssunto: Re: Seriema-I -> teste inicial   Seriema-I -> teste inicial EmptySeg Fev 21, 2011 5:05 pm

jonaldo baptista escreveu:
...e só pra contrariar eu escrevi no encosto: SINE QUA NON ai o povo fica sem entender nada.abraços.

Legal a "Condição Necessária!" Jonaldo! Eu estou quase assim também, devido à minha tendinite nos ombros!

Abraço

Odair
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Klaus

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MensagemAssunto: Re: Seriema-I -> teste inicial   Seriema-I -> teste inicial EmptyQua Fev 23, 2011 12:04 pm

Mãs bah!!!

Demais Odair, Very Happy !!!

Já deu umas bandas com ela?
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MensagemAssunto: Re: Seriema-I -> teste inicial   Seriema-I -> teste inicial EmptyQua Fev 23, 2011 12:20 pm

Olá Klaus!

Já andei um pouco! No sábado ela estava com um guidão de Downhill e ainda me parecia bem instável a direção! Ontem eu comprei um guidão de BMX bem estreito no meio, ficou bem mais estável agora, já dá até para sair pedalando bem devagarinho em linha reta.

Abraço
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MensagemAssunto: Novos testes   Seriema-I -> teste inicial EmptyQua Fev 23, 2011 8:46 pm

Olá Pessoal

Seguem 2 vídeos com detalhes da Seriema-I e um teste em baixa velocidade.

Usei mangueira de água lonada na corrente. Deixei apenas o segmento próximo do banco para evitar que a corrente pegue na coxa, o outro da frente próximo as coroas eu retirei, pois estava dando problema. No vídeo ainda aparece com todas as mangueiras.





Abraço

Odair


Última edição por OJM em Sáb Mar 12, 2011 5:34 pm, editado 1 vez(es)
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MensagemAssunto: Ficha técnica da Seriema-I e impressões sobre a bike!   Seriema-I -> teste inicial EmptyDom Fev 27, 2011 2:42 pm

Olá pessoal

Segue a ficha técnica da Seriema-I

[img]Seriema-I -> teste inicial P2230051 [/img]


- Quadro de compensado naval, espessura 70 mm, comprimento 1,13 m;
- Balança de compensado naval, espessura 54 mm, comprimento 0,63 m;
- Guidão de alumínio tipo BMX da Mônaco;
- Mesa de alumínio 110 mm da Zoom;
- Garfo over com suspensão Capa RST para roda de 26";
- Roda dianteira de alumínio VZAM FREAK Freestyle 20";
- Roda traseira de alumínio GTS M318IE 26";
- Pneu dianteiro CST Freestyle 20 x 2.125";
- Pneu traseiro Pirelli Scorpion 26 x 1,90";
- Amortecedor traseiro de MTB comum em alumínio com mola modificada (rebaixada);
- Banco em fibra de vidro da Zöhrer Racer, revestido de borracha EVA;
- Cubo traseiro Shimano Deore;
- Cubo dianteiro Shunfeng de alumínio com freio à disco;
- Freio traseiro V-brake Shimano Alívio;
- Cassete 8V Shimano Alívio;
- Pedivela 175 mm com 3 coroas Shimano Alívio;
- Câmbio dianteiro Shimano Alívio;
- Câmbio Traseiro Shimano Alívio;
- Correntes Shimano Alívio (3 unidades -6 elos);
- Roldanas de tecnil rolamentadas;
- Parafusos em inox tipo Alen com porcas travantes;
- Comprimento total 1,95 m;
- Altura do assento do banco 0,60 m;
- Entreixos 1,25 m;
- Peso total 22,5 kg.


Impressões sobre a pedalada:

Sábado dia 26/02/2011 - Andei 25 km entre planos descidas e subidas! Tive a impressão de que estava devagar, pois não havia instalado o ciclocomputador ainda, mas ainda era a falta de costume! A bike se comportou muito bem no plano e na descida, apesar da oscilação da direção (ainda não me sinto seguro para soltar as mãos do guidão!). Forcei bastante nas subidas e consegui subir todas sem apeiar da bike, entretanto a gancheira não suportou o esforço e entortou para dentro, levando o esticador do câmbio em direção à raias. Foi só eu mudar para a catraca grande e o esticador entrou nas raias. Por sorte eu estava bem devagar e ele virou menos de 1/4 de volta, por isso o dano não foi tão grande. Arrumei o câmbio e troquei um dis elos da corrente que estava abrindo e continuei apenas no plano. Retirei as mangueiras, pois só atrapalhavam, vou pensar outra forma de cobrir a corrente no segmento intermediário que pega na coxa direita.


Domingo dia 27/02/2011 - Andei 44 km apenas no plano e em descidas e subidas leves, pois a gancheira ainda precisa de reforço. Foi bacana, já consigo andar entre os carros estacionados e a fila de carros na via. Peguei a manha de parar e sair com a bike, pondo em marcha leve antes de parar. O guidão ainda oscila um pouco, apesar que senti que meu equilíbrio nela melhorou de ontem para hoje. A frente sofre uma torção leve para os lados durante a pedalada e para frente e para trás nas frenagens, por isso apertei mais o freio traseiro e deixei o dianteiro um pouco mais frouxo. O câmbio dianteiro está passando as marchas bem afinado, o traseiro devido à gancheira ainda está enroscando duas marchas, mas nada preocupante.

Amanhã vou desmontar a gancheira e levar para o rapaz que soldou ela. Para desentortar será necessário aquecer para não quebrar e depois soldar um reforço atrás dela, aumentando a resistência.



Abraço

Odair

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Charles




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MensagemAssunto: Re: Seriema-I -> teste inicial   Seriema-I -> teste inicial EmptyDom Fev 27, 2011 11:01 pm

Odair Parabéns pela bike ficou muito louca ouvi falar dela hj aki em casa pois chegou um amigo meu falando que tinha visto um cara andando de reclinada de madeira logo lembrei de tu mais não sabia que tu morava em Maringá tambem, moro perto da uem, quem sabe qualquer hora agente se encontra na cidade pra da uma volta de reclinada espero que a minha fique pronta logo grande abraço T+
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MensagemAssunto: Re: Seriema-I -> teste inicial   Seriema-I -> teste inicial EmptyDom Fev 27, 2011 11:05 pm

Charles escreveu:
Odair Parabéns pela bike ficou muito louca ouvi falar dela hj aki em casa pois chegou um amigo meu falando que tinha visto um cara andando de reclinada de madeira logo lembrei de tu mais não sabia que tu morava em Maringá tambem, moro perto da uem, quem sabe qualquer hora agente se encontra na cidade pra da uma volta de reclinada espero que a minha fique pronta logo grande abraço T+

Oi Charles!

Vc está fazendo a sua de tubo?

Ah, no sábado que vem vou pedalar na UEM para testar a gancheira com reforço. Preciso testar nas subidas, pois o esforço é muito grande sobre a ponta da gancheira na linha do parafuso do câmbio. Aparece lá pela manhã e a gente se fala.

Abraço

Odair



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MensagemAssunto: Sugestões do Davilson Solyon   Seriema-I -> teste inicial EmptySeg Fev 28, 2011 11:17 am

O Davilson me enviou alguns "pitacos" pelo e-mail e conversando com ele, resolvemos que seria melhor postar aqui, pois pode ajudar os vários metidos a construtores de reclinada (como eu) a melhorarem suas criações.

O Davilson disse:

Oi Odair, bom dia

Primeiramente parabéns pela Siriema 1, ficou um design elegante e simpático mas tbem esportivo, gostei muito.

Lendo os posts do forum, gostaria de dar algumas opiniões, mas preferí expor diretamente pelo email.
Mas por favor, são só sugestões coisas que tvz vc mesmo já tenha considerado e/ou nem queira fazer por até alterar sua geometria.(pitacos de construtor, passei pelos mesmos problemas)

Problemas que notei e/ou vc comentou;

Gancheira; a gancheira suporta toda a carga de tração, e claro deve ser muito resistente, mas colocada deslocada em relação ao chain stay sofre um momento terrivel, por isso mesmo que vc tenha reforçado depois do dano que houve, o material que a suporta, que é a madeira sofrerá acomodação. Então é possivel que com o tempo vc tenha que fazer reparos.

Corrente; sua corrente no setor de tração tem um angulo muito acentuado, pelo desenho do quadro (e pelo que vi para livrar o vbrake); a polia suporta muita carga (e os suportes tbem), e devem se desgastar relativamente rápido.

Peso; vejo excesso de material nos chain stay (o momento fletor junto à gancheira é grande, por isso realmente precisa de material ali), e no eva do banco.

Agora vem os palpites técnicos (releve se não der, perdoe-me se não gostar);

- Gancheira; confeccione uma gancheira reta alinhada com o chain stay; o momento fletor reduzirá à 0 e ela suportará compressão. A corrente passará por cima e logo abaixo do assento (suba-o o necessário). Nesse caso não sei se a abertura (+/-135mm), é possivel ao nivel do garfo traseiro (estou chamando de chain stay, mas é o quadro elástico). Aqui se alterará a geometria; a traseira abaixa, a frete deve abaixar tbem (usando um garfo 20 - próprio da roda dianteira)

- Corrente; com a corrente mais alta, os angulos formados serão menores e o vetor de força que as polias recebem serão menores (dispensando o suporte inferior). No setor de retorno, vc pode usar somente o conduite curvo; a corrente deliza silenciosamente (como fiz na Fox26), não tem desgaste e nem vibração e é mais leve.(alem de tirar alguns elos)

- Peso; aqui é meio crítico pq está diretamente ligado à resistencia. Uma solução seria fazer furos de alívio (serra-copo) junto à gancheira; por suportar compressão (e pouca flexão - se fizer a gancheira reta) vc poderia retirar um pouco de material tbem. O EVA deforma quase nada, vc pode usar uma placa de 20mm ou 4mm que dará quase no mesmo, a função dele é praticamente te grudar no banco (e é bem pesado), e se recortado em frisos proporcionar a ventilação.

Mais uma sugestão; quanto ao guidão, vc pode confeccionar um avanço com guidão curto (tipo esquilo, mas na verdade na mesma posição que está agora) - usando mesa simples (de aço mais baratinha), e dois tubos 7/8", um para extender a mesa e outro como guidão (com uma pequena dobra), isso é barato de fazer (serralheria mesmo), deverá reduzir um pouquinho mais o peso e ser próprio para sua bike.

Seria um Upgrade que faria a Siriema 1 ficar mais baixa (uma autentica low racer), mais compacta e mais leve, além de reduzir esses desgastes e possibilidades de danos.

Vc comentou sobre seu esforço e dores musculares, não sei se vc já alterou, mas se sua regulagem está como nas fotos ainda, vc está esticando demais as pernas, e isso causa o que vc relatou mesmo. Se vc aproximar o pedivela acho que resolverá.

Odair, não fique bravo comigo pelos pitacos, sei que vc esquentou muito a cabeça pra encontrar as melhores soluções, mas quero que tenhas sucesso com sua bike, e se precisar de alguma informação (ou mais palpites), conte comigo

Abração
--
Davilson Solyom

Pedale sem dores, pedale melhor
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Olá Davilson!

Obrigado pelas dicas e sugestões! Não se preocupe que eu sou totalmente aberto às críticas construtivas e não fico bravo quando pessoas como vc, que tem conhecimento técnico sobre o assunto me dão palpite!
A idéia é evoluir sempre! Por isso, não considero a Seriema-1 um projeto acabado, porque tem vários pontos que eu vejo que podem ser melhorados, assim como vc mencionou. Na realidade ela é um protótipo que com certeza ainda sofrerá várias alterações.


Então, respondendo à suas sugestões, vamos começar do fim:

1 - Eu recuei o pedivela em 10 mm o que já melhorou bastante a pedalada, pois na foto do meu avatar, realmente minha perna estava bem esticada o que cansava principalmente a batata da perna e o tornozelo. Ontem pedalei 44 km e senti dores mais pelos esforço do que pela posição.

2 - O guidão foi bastante problemático, pois pela posição do banco e dos pedais meu joelho pegava no guidão a toda hora, tanto que o atual é o 4º guidão. Se vc puder me envie uma foto de exemplo do que vc está sugerindo. O sinto que ela ficou bom na posição dos antebraços, paralelos ao tronco, pois assim os tendões dos ombros ficam em posição de repouso, não afetando minha tendinite. Entretanto, a altura dos braços ficou um tanto excessiva, pois a parte de cima do guidão está um pouco abaixo da minha linha de visão.

3 - Peso, aqui eu sou ainda um tanto cético e receoso em furar o quadro mais do que ele já está furado, mas com o tempo, quem sabe eu me convença disso! Ainda tenho medo de fragilizar o quadro. Em relação a torção, me parece que a frente é onde isso mais acontece, a madeira chega a rangir durante a pedalada.

4 - A forração do banco e percebi que pode sim ser mais fina, pois não faria tanta diferente no conforto e ainda reduziria o peso;

5 - Também achei excessivo o ângulo de convergência da corrente, tanto que o esforço sobre a polia de baixo é enorme, apesar de serem todas rolamentadas as polias.

6 - Qual é o material do conduíte para corrente que vc usa? E, vc pode me indicar ou mesmo me vender esse material? As mangueiras que eu comprei não servirão, aumentavam o esforço na pedalada, pois o retorno ficava enroscando.

7 - Mudar a gancheira para uma reta já me passou pela cabeça, tanto que já pensei em comprar outro quadro velho de alumínio e adapatar a gancheira dele na madeira. Ainda preciso amadurecer esta idéia! Mas veja bem, eu não detalhe o dano. apenas a ponta da gancheira na linha do parafuso que prende o câmbio é que entortou, ao que me parece o próprio parafuso serviu como alavanca, dobrando a gancheira para dentro, com isso o esticador do câmbio entrou nas raias. Ontem, mesmo com a gancheira torta eu andei bastante e não tive problemas, mas também não abusei nas subidas. Vou pensar com mais calma sobre este ponto!

Obrigado novamente e se vc não se importar, eu gostaria de postar esta conversa no recliforum, pois acho que foi muito produtiva!

Abraço

Odair


Última edição por OJM em Seg Fev 28, 2011 3:04 pm, editado 1 vez(es)
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MensagemAssunto: Re: Seriema-I -> teste inicial   Seriema-I -> teste inicial EmptySeg Fev 28, 2011 2:57 pm

Oi Davilson!

Em relação ao guidão acho que o que vc sugeriu foi algo como o da Optima Baron, não é!?
http://www.rbr.info/component/content/article/25-featured-products/156-low-racer-roundup.html

Abraço

Odair
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MensagemAssunto: Re: Seriema-I -> teste inicial   Seriema-I -> teste inicial EmptySeg Fev 28, 2011 3:17 pm

Oi Odair

Seria essa geometria sim. Não deverá ficar tão longo.
Um pouco mais de trabalho e vc consegue faze-lo articulado se for o caso.

Abraços

Davilson
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MensagemAssunto: Re: Seriema-I -> teste inicial   Seriema-I -> teste inicial EmptyTer Mar 08, 2011 10:51 am

Hoje tive o prazer de conhecer o Odair e seu filho e sua reclinada pessoalmente, estavam dando um volta pela cidade, realmente a reclinada dele ficou show, por ser uma reclinada já chama a atenção e por ser de madeiras chama mais ainda é a atração por onde passa, mas em fim parabéns pela reclinada e obrigado pelas ideias ajudaram muito.

Abraço e até mais.
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MensagemAssunto: Re: Seriema-I -> teste inicial   Seriema-I -> teste inicial EmptyTer Mar 08, 2011 2:07 pm

Charles escreveu:
Hoje tive o prazer de conhecer o Odair e seu filho e sua reclinada pessoalmente, estavam dando um volta pela cidade, realmente a reclinada dele ficou show...

Olá Pessoal!

Obrigado Charles! Realmente não tem como não ser notado! Hoje completei 170 km de testes da Seriema-I. A cada dia saio com mais algum ajuste feito na bike.

Aproveitando, quero agradecer ao Davilson novamente, pois das dicas que ele me passou já executei 3 e todas elas surtiram efeitos positivos no projeto. Seguem abaixo os relatos:


Citação :
O Davilson disse:

...a frente deve abaixar tbem (usando um garfo 20 - próprio da roda dianteira)...

...vc pode confeccionar um avanço com guidão curto...

...Vc comentou sobre seu esforço e dores musculares, não sei se vc já alterou, mas se sua regulagem está como nas fotos ainda, vc está esticando demais as pernas, e isso causa o que vc relatou mesmo. Se vc aproximar o pedivela acho que resolverá...


Eu troquei o garfo 26" por um 20" também com suspensão, realmente a frente abaixou +/- 75 mm, melhorando bem o equilíbrio nas saídas e paradas. Não gostei do curso da suspensão menor (45 mm) o outro era de 80 mm e a mola só tem uma única regulagem e é bem mole, o que faz com que sempre atinja o limite inferior nos obstáculos na pista. Vou tentar trocar as molas do amortecedor por outras mais duras.

[img]Seriema-I -> teste inicial P3070035 [/img]

Também recuei o pedivela em 30 mm, o que melhorou muito a pedalada. Com as pernas levemente flexinadas a pedalada ficou mais firme e posso aplicar mais força nos pedais. Hoje consegui até subir uma subida bem íngreme com meu garoto na garupa, coisa que eu não estava conseguindo a 3 dias atrás.

[img]Seriema-I -> teste inicial P3070040s [/img]

Outra melhoria foi o guidão, peguei um tubo de alumínio de 1" com parede de 9/64" e fiz o braço da mesa com 30 cm de comprimento com uma das pontas achatada (aqueci e prensei na morsa). Cortei uma mesa de alumínio da TranzX, cujo diâmetro interno casou certinho com o tubo. As duas extremidades formaram a mesa para um guidão +/- tipo esquilo, usado nas Low Racers. O guidão propriamente dito, usei um GTS de MTB (com 610 mm) que eu já tinha, apenas cortei 40 mm de cada ponta, resultando em 530 mm de guidão. O resultado ficou melhor do que eu esperava, ficou mais estável e bem mais leve para guiar.


[img]Seriema-I -> teste inicial P3070039 [/img][img]Seriema-I -> teste inicial P3070038 [/img][img]Seriema-I -> teste inicial P3070037 [/img]

E, para completar os upgrades desta semana, após seguidas insistência do meu filho, finalmente fiz a garupa da Seriema-I, usando barra chata de alumínio de 3/4 x 1/4" e rebites de 6 mm. Gastei +/- R$ 30,00 de material.
Para dobrar eu aqueci todas as peças, pois assim o alumínio cede com mais facilidade e não cria fissuras. Também já previ o suporte para alforjes.


[img]Seriema-I -> teste inicial P3070043 [/img][img]Seriema-I -> teste inicial P3070044 [/img]

Para terminar, essa semana ainda vou mandar para a tornearia as novas gancheiras, que serão retas na linha da balança, com a gancheira do câmbio de GTS (daquelas que é possível trocar, como nos quadros modernos). Após isso, a tensão sobre a seção de tração da corrente deverá reduzir bastante, proporcionando uma pedalada melhor, pois haverá menor perda de força na corrente. E, depois disso o maior desafio, tentar "emagrecer" a Seriema!!!!

Segue um vídeo novo da bike:




Obrigado aos que elogiaram, principalmente aos que tem contribuido com dicas e sugestões.


Um abraço

Odair



Última edição por OJM em Sáb Mar 12, 2011 5:30 pm, editado 2 vez(es)
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MensagemAssunto: Re: Seriema-I -> teste inicial   Seriema-I -> teste inicial EmptyTer Mar 08, 2011 3:38 pm

OJM,
bela Seriema!! Very Happy
parabéns pelo projeto e pela determinação!
em breve ela ficará "redonda"
abraços.
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MensagemAssunto: Re: Seriema-I -> teste inicial   Seriema-I -> teste inicial EmptyTer Mar 08, 2011 8:06 pm

xamã escreveu:
OJM,
bela Seriema!! Very Happy
parabéns pelo projeto e pela determinação!
em breve ela ficará "redonda"
abraços.

Olá pessoal!

Obrigado Xamã!

Um informação à todos, que eu havia esquecido: com o garfo menor e o recuo do pedivela, a roda pega nos calcanhares quando se faz um conversão muito fechada.
Até então eu acompanhei algumas discussões sobre isso aqui mesmo no recliforum e pensava ser um problemão! Hoje pedalei +/- 35 km por Maringá e salvo uma ou outra manobra que exigiu virar bastante o guidão para desviar de um carro estacionado ou acessar a ciclovia, não tive maiores problemas com a roda pegando no pé. E, mesmo nessas situações uma simples "torção" lateral do tornozelo e um jogo de pernas resolve bem a questão.
Apesar disso, penso reduzir o pedivela para 150 mm, outro pedivela, é claro, e não o meu Shimano Alívio. Vou comprar um pedivela Shimano (sem grupo) usado em Speeds, mas com 3 coroas, para não perder o benefício do volantinho nas subidas e ganhar um pouco mais de velocidade depois que a Seriema-I voltar do SPA (hehehehehe)

Abraço

Odair
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MensagemAssunto: Um pouco de humor com as bikes de madeira   Seriema-I -> teste inicial EmptySáb Mar 12, 2011 5:28 pm

Oi pessoal!

Espero que não aconteça com a minha Seriema o que esse video mostra!!



Abraço

Odair
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MensagemAssunto: Re: Seriema-I -> teste inicial   Seriema-I -> teste inicial EmptyQui Abr 07, 2011 8:04 am

Olá Pessoal!

Depois de muitos testes com a Seriema-I, domingo passado ela atingiu o ápice da fase de testes e ajustes.

Eu até comprei um quadro Caloi SK de MTB, para usar a balança de alumínio para substituir a de madeira com as devidas modificações. Todavia, resolvi manter a Seriema-I com sua originalidade. Assim que for possível ($) vou fazer um novo quadro (mais "magro") e o acabamento dela.

Ao longo dos últimos meses foram:

390 km percorridos;
26:18 h pedaladas;
66 km/h de velocidade máxima;
29 km/h de velocidade média (melhor média, num percurso de 32 km);
78 km pedalada mais longa.

E, não aconteceu como no vídeo do post anterior, a Seriema-I range (madeira), mas não desmonta!!!

O peso é um problemão. Realmente, é necessário baixar o máximo possível o peso da bike, pois para pequenos trechos tudo bem, mas como eu gosto de pedaladas mais longas, a bike tem que ser "magrinha"!

Por isso, estou preparando o projeto da Seriema-II, em alumínio, a partir da Caloi SK que comprei. Em breve, postarei as novidades sobre esse novo trabalho.

Abraço

Odair

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