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 Upgrades na Solyom Explorer S20

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AutorMensagem
ninocoutinho



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MensagemAssunto: Upgrades na Solyom Explorer S20   Dom Fev 27, 2011 3:57 pm

Bem, pessoal, virei um reclineiro enjoado e perdi totalmente o juízo! alien

Minha intenção seria gastar os componentes originais da explorer bastante (ou seja, pelo menos uns 2-3 mil km) antes de pensar em possíveis upgrades, mas a oportunidade falou mais alto: numa viagem q fiz com minha digníssima pra Foz do Iguaçu, dei um pulo em Ciudad del Este e trouxe umas coisinhas (se alguém quiser saber sobre compras de peças de bike no paraguai, posso abrir outro tópico), q juntando com outras que já tinha comprado, transformei a explorer num outro bichinho!!

As mudanças foram:

- aro 26 vzan escape na traseira;
- cubos linha shimano alivio 9v (M430) com quick releases
- pneus Schwalbe Marathon (não é o Plus, é o marathon 'normal', HS368, 20x1,75 dianteiro e 26X1,5 traseiro) e câmaras Schwalbe
- cassete 9v 11-34
- câmbio traseiro Alivio RD M430
- pedivela Alivio 44-32-22
- correntes 9v shimano HG53
- passadores Alivio 9v
- v-brakes Deore

Peguei a "nova" bike na oficina sexta à noite, dei um pequeno rolé e, ao chegar em casa, já na escuridão, tentei tirar umas fotos e o que consegui foi isto:









Eu estava só de sapatilhas, sem roupa própria (nem capacete) e há praticamente uma semana sem pedalar, então não pude ter impressões mais concretas. De cara notei uma diminuição meio que geral das cadências, mas acho q agora já voltei a usar rotações parecidas com as q utilizava com a relação antiga. Achei q pude subir morros com mais facilidade, usando mais força e cadência não tão altas, por curtos espaços de tempo (tb dava pra fazer antes, mas achei mais natural na nova configuração). Achei bacana estar ligeiramente mais alto na bike, e de alguma forma chamei mais atenção na rua, não sei se pela assimetria das rodas diferentes, pelo friso refletivo desses pneus ou só por ser um fim de sexta-feira e a rua estar mais cheia. Ah, achei bem difícil usar a catraca de 11 dentes com a coroa 44 rsrsr!

Aí sábado de manhã instalei novamente o bagageiro e saí pra pedalar por uns 32 km assim, estreando tb a calça VO2 hehehe:



Joguei o banco um dedo pra trás (em posição, não inclinação) e para as pernas ficou perfeito! Os braços ainda precisam ficar um pouco esticados, mas nada demais. Fiz uma rota bem urbana, a mesma q faço diariamente para treinar, apenas estendi-a um pouco. Prestando atenção ao ciclo, enquanto pedalava, parecia q estava mantendo velocidades semelhantes às q fazia antes, mas ao final do pedal notei uma velocidade média ligeiramente superior à q costumava fazer, mesmo em trajetos menores de 20 e poucos km.

Aí hoje cedo equipei-a totalmente para ciclotour e fui pra estrada! 50 km nas sinuosas e inclinadas rodovias mineiras... Coloquei os alforjes traseiros com algumas roupas (sujas!) dentro, só pra simular peso e "fofura", coloquei a capa de chuva neles pq acho q chama boa atenção de dia (mas de noite com certeza faltam uns refletivos), e o saco de dormir, q tinha pensado em colocar sobre o bagageiro traseiro, como faço na MTB, percebi q podia colocar entre os lados do bagageiro, abaixo do banco. Ficou bem apertado, com uns elásticos ficou bem firme, e acho q, para a distribuição de peso na bike, é o melhor possível!







A foto sem a minha presença foi antes, as em q estou, foi depois. Só agora percebi q teve uma ligeira movimentação no saco de dormir, e incrivelmente tb só percebi agora q um dos velcros do alforje btwin estava totalmente fora de lugar! Vou ter q estudar o assunto novamente...

Achei q esses pneus transmitem uma segurança absurda, não fiz hora pra invadir uns acostamentos terríveis, cheios de pedras e peças perdidas de caminhão... Quanto às relações, o bom é ter um melhor escalonamento das marchas usando uma mesma coroa (pq alternando de coroa em cada troca de marchas dá pra conseguir boa variabilidade, mas de qualquer jeito o pulo q existe, na catraca megarange, dos 26 dentes, se estou certo, pra 34, é muito grande... tem hora q vc quer aquela q não existe ali no meio!). As relações ficaram ligeiramente mais pesadas (na marcha mais leve, vou quase 1 km/h mais rápido do q antes, a 100 rpm, por exemplo)

Não posso deixar de ressaltar q a configuração original, com aro 20 na traseira e transmissão Tourney de 7v, com catraca de rosca na traseira, pedivela 48-38-28, v-brakes logan, era também extremamente funcional e confiável, robusta... com a vantagem de ser mais barata. Vou guardar todos os componentes retirados pois um dia posso querer retornar a essa configuração, e tornar de novo a explorer uma bike de baixo custo e manutenção mais em conta. E tlvz até mais apropriada pra ciclotour, por usar componentes mais facilmente encontráveis em qualquer cafundó.

Estou planejando um cicloviagem em abril, com alguns dias pedalando, e ou eu mantinha a configuração anterior até lá, para talvez fazer os upgrades dpois, ou trocava tudo já agora, pra ir testando as novas peças e equipamentos e não ser surpreendido por algum problema na viagem. Devo passar a treinar na reclinada, até lá, sempre com a bike carregada assim, ou pelo menos nos fins de semana. Aí, qndo quiser pedalar mais leve, uso a MTB (q na verdade já é o q faço atualmente).

E como a gente anda conversando sobre alimentação e hidratação, nesse pedal de 50 km, tomei 750 ml de água, 350 ml de coca-cola e 500 ml de gatorade. Tava um belo calor, parei de pedalar às 12:30. Comi tb uma paçoquinha, mas ao chegar em casa almocei um belo pratão. E parei pra urinar uma vez na estrada! geek

O próximo upgrade claro q será encurtar as pedivelas, já tinha conversado com o Arthur mas como estava num misto de indecisão entre aro 20 e 26 (implicando em repensar o num. de dentes das coroas) e pobreza, não dei continuidade, mas nessas compras em PY chutei o balde e abri as pernas da poupança (aquela q a gente guarda no banco! clown ), agora é só ver se fazemos com o Truvativ Isoflow ou com algum outro shimano.

Abraços!

PS: esqueci de dizer q agora é inadequado chamar a bike de Explorer S20, e sim 20-26!!
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OJM



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MensagemAssunto: Re: Upgrades na Solyom Explorer S20   Dom Fev 27, 2011 11:19 pm

Ficou legal com a roda 26 Nino!

De curiosidade, quanto tu pagou no grupo Alívio 9 v?
Em Salto del Guairá tava R$ 500,00 e o de 8 v (antigo) R$ 400,00.

Abraço

Odair
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ninocoutinho



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MensagemAssunto: Re: Upgrades na Solyom Explorer S20   Seg Fev 28, 2011 5:21 am

Obrigado, Odair! A sua é que ficou demais, e fiquei impressionado com a sua desenvoltura! Deve ser um prazer enorme pilotar a própria máquina!

Então, em Ciudad del Este nem acha mais o Alivio 8v; o de 9v tava U$211 na GTS Bike, e U$ 215 na Miami Bike. Precinho bão, hein?

Abraço!


Nino
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OJM



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MensagemAssunto: Re: Upgrades na Solyom Explorer S20   Seg Fev 28, 2011 6:54 am

ninocoutinho escreveu:
...Deve ser um prazer enorme pilotar a própria máquina!

Então, em Ciudad del Este nem acha mais o Alivio 8v; o de 9v tava U$211 na GTS Bike, e U$ 215 na Miami Bike. Precinho bão, hein?...
Nino

Preços excelentes, pois aqui em Maringá me pediram R$ 800,00 num grupo Alívio e mesmo comprando em Salto del Guairá saiu bem mais barato, mas com certeza um pouco a mais do que vc pagaria em Ciudad del Este se ainda tivesse lá.


Quanto ao prazer de pilotar a criação... ah, esse é inenarrável!!! Ainda sinto bastante as pernas, devido a posição tanto que a velocidade máxima até o momento foi de 39 km/h, mas sinto que posso a cada dia exigir mais da bike.

Abraço

Odair
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ninocoutinho



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MensagemAssunto: outro upgrade possível   Seg Fev 28, 2011 4:24 pm

Outro esquema que percebi q pode ser bom para manter o aro 20 atrás, e não encarecendo tanto, seria usar 8v, com pedivela 44-32-22 mesmo (ou com coroão 42), e cassete 11-30 ou no máximo 11-32. Nos dois casos, tem maior amplitude tanto pras marchas leves, qnto mais pesadas, em relação à configuração original, e claro um melhor escalonamento de marchas. Pra manter a economia, o próprio câmbio traseiro tourney pode ser usado, pois ele güenta ir de 11 a 34 dentes. Só teria q trocar o passador do câmbio traseiro, as correntes e o cubo traseiro, para receber o novo cassete.

Se alguém fosse comprar na Bikeadventurepg, q é a loja brasileira mais em conta, daria pra pegar 3 correntes HG50 por 75 reais, o cassete 8v HG40 11-30 por 28 reais, par de passadores acera por 60, aí o cubo traseiro pode ver na oficina q for montar de novo a roda aro 20 com o novo cubo (pq na bikeadventure os cubos costumam ser todos 32 furos, o q não daria pra montar nos aros 20 q costumam ter 36 furos). Mas no ML dá pra achar par de cubos quando por 65 reais, ou GTS por 80. Pedivelas mais simples são encontráveis em bicicletarias locais por algo entre 50 e 100 reais.

Ou seja, por algo em torno de 300 contos de réis, dá pra fazer um upgrade significativo trocando passadores, corrente, pedivela, cassete e par de cubos (é bom trocar o dianteiro tb pq aí vc fica com o quick-release, facilitando a dobragem da Explorer). Sem contar na possibilidade de adquirir componentes usados, que às vezes abundam nas bicicletarias. Eu mesmo fiz negócio da China com meus pedais de encaixe e sapatilhas (paguei 40 em pedais shimano mega-usados, e 50 numas sapatilhas shimano tb usadérrimas! mas tudo funfando perfeitamente).
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xamã



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MensagemAssunto: Re: Upgrades na Solyom Explorer S20   Sex Mar 11, 2011 1:09 pm

OMJ,
que lugar vc encontrou o kit, em Salto del Guairá? tem nome da loja e como chegar nela? esporadicamente passo por Mundo Novo e não conheço lá loja que vende peças boas de bike.

Nino,
vc já pedalou na Explorer S20 (agora 20/26) sem usar as mãos, para ver como é a dirigibilidade?
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ninocoutinho



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MensagemAssunto: Re: Upgrades na Solyom Explorer S20   Sex Mar 11, 2011 1:25 pm

Fala Xamã, não dá pra pedalar sem as mãos, não. O máximo é daquele jeito q o Pedro fez no vídeo da nova Capoeira. Mas isso sou eu. Tlvz alguém mais habilidoso consiga ficar mais tempo, mas não acredito em muito mais tempo. Pedalar sem as mãos em reclinadas é mais comum em cruzbikes e flevobikes:





Dizem q tb não é fácil dominar essas técnicas!

Mas isso (de não dar pra pedalar sem as mãos na maioria das reclis) não tem nada a ver com a dirigibilidade delas como um todo. Segurando o guidão, nenhuma situação normal te fará perder o controle. E usar só uma das mãos é possível e mais do q o necessário, e claro, não apresenta dificuldade alguma.
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OJM



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MensagemAssunto: Re: Upgrades na Solyom Explorer S20   Sex Mar 11, 2011 1:47 pm

xamã escreveu:
OMJ,
que lugar vc encontrou o kit, em Salto del Guairá? tem nome da loja e como chegar nela? esporadicamente passo por Mundo Novo e não conheço lá loja que vende peças boas de bike.

Oi Xamã!

Só tem uma loja em Salto del Guairá e se chama Fronteiras Bike. Ela fica 3 ruas antes da quadra da Queen Anne Importados. Na avenida principal quando vc ver a loja da Bahia Tower vire naquela esquina para a direita e logo vc verá a loja de bikes à esquerda.

Para facilitar o site deles é: www.fronteirasbike.com

Abraço

Odair
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xamã



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MensagemAssunto: Re: Upgrades na Solyom Explorer S20   Qui Mar 17, 2011 7:12 pm

hola,
ninocoutinho...e hoje, depois de uns 20 dias com a nova configuração, dá prá fazer um resumo das diferenças/vantagens/desvantagens entre as duas?
preciso definir com o Solyom entre as duas configurações (a minha já está no forno Laughing )
abraços
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ninocoutinho



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MensagemAssunto: Re: Upgrades na Solyom Explorer S20   Sex Mar 18, 2011 8:30 am

Fala, Xamã!

Infelizmente, esses 20 dias na nova configuração não significaram quase nada em pedaladas... a chuva não dá trégua, não sei como está aí! Mas aqui tá osso, eu praticamente só fiz um pedal de 50 km, e tlvz uns dois de 20 e poucos quilômetros, além de um pedal submarino de uns 12 km. Fiz uma suposição meteorológica totalmente equivocada e, qndo vi, estava no meio de um temporal! Foi bem assustador, minha boca e roupas encheram de areia, a bike e a relação ficaram sujíssimas, deu o maior trabalho pra limpar, se nao me engano isso foi quinta-feira da semana passada, e só pude limpar no sábado, e desde então, na reclinada, não pedalei mais (mas está prontinha esperando o tempo secar!)

A previsão do tempo estava q chovia ontem, e hoje e amanhã sem chuva, voltando a chover no domingo. Ou seja, me animei a tirar o atraso nestes dois dias. Mas, ontem NÃO choveu, e hoje não pára de chover Mad . E estou evitando ao máximo pedalar mesmo q sob a chuva mais fina, pq a sujeirinha q fica na relação é difícil de limpar (é bom lembrar q são 3 correntes, além de eu usar 2 conduítes, os quais tenho q limpar, também). Mas voltando ao assunto:

Eu acho q as duas configurações funcionam muito bem. Como até já adiantei aqui, tlvz eu retorne o aro 20 pra ela daqui a algum tempo. Fiz essas modificações um pouco na correria pra aproveitar a oportunidade e tb por causa de uma viagem q vou fazer mês q vem (mas acho agora q vou de MTB), na qual considerei q seria melhor usar uma relação mais completa, rodar com os pneus e câmaras q já tinha comprado, além do pedivela encurtado q já estou sabendo q já está pronto alien !

É um palpite, mas acho q conforme eu deixei ela, ficou ótima pra treinos e pra passeios curtos de um dia, tipo os que vc costuma fazer. Tende a ter um melhor rendimento, pelo menos nessas breves impressões q já tive. Mas, pra um ciclotour de vários dias de duração, apesar de ela igualmente funcionar bem, creio q com aro 20 atrás há ligeiras vantagens. Isso considerando várias coisas q vc pode ter q enfrentar, como:

1) tamanho: a redução é mínima, mas existe, nunca esquecendo da possibilidade de dobrá-la. No entanto, pode ser o fundamentalmente menor pra colocar ela dentro de um busão, táxi ou dentro de um quarto de pousada/hotel, contando com maior simpatia ou só menor antipatia dos funcionários. Imagino q essa diferença se reflita em peso também: aros e raios menores...

2) furos: poxa, pra uma viagem de vários dias, é uma preocupação a menos precisar levar só um tipo de câmara. Se eu quiser segurança e levar duas câmaras reservas, na S20 só preciso levar duas mesmo; na S20/26, preciso de quatro...

3) relação: como já demonstrei aí em cima, com aro 20 atrás a relação ainda é mais leve mesmo q se use coroinha com menos dentes com aro 26 atrás. Isso pode ser fundamental numa viagem, carregando peso na bike. Mas a roda grande tem o fator inércia e tal, q não deve ser descartado e tlvz seja um dos diferenciais pra bike render mais (ou então foram esses cubos q coloquei, qndo fui dar a manutenção q percebi, vc gira a roda e ela não pára de girar, não!! nunca tinha tido essa experiência!!!)

4) pedivela: esse talvez só fique claro mais pra frente, acompanhe: se não me engano, vc não usa pedal de encaixe (não lembro de tê-los visto em fotos). Se não, você tem a oportunidade de dispensar um encurtamento "profissional", como os do Arthur do RJ ou do Kamikaze e PoA. Isso pq vc pode utilizar coroões triplos 48-38-28 (com aro 26 tb dá, mas vai ficar mais pesado) com pedivelas monoblocos de 140mm (tipo ESTE). Esses pedivelas são bem parrudos, mas neles infelizmente não dá pra por pedal de encaixe (a rosca não é compatível). Mas aí vc coloca um pedal confiável nele e tem um pedivela super próprio pras reclinadas e pra vc q já gosta de girar mais. Só q tlvz vc passe a gostar de girar mais com os pés presos. Não sei.

Podem ter outras diferenças importantes mas ainda não estão claras pra mim. Eu acho q seu fosse comprar de novo uma explorer hoje, compraria de novo 20/20. Mas a direcionaria nesse sentido, de ser um camelão de viagem, preparado pra condições inóspitas! Independente de usar ou não peças mais baratas ou mais top (mas com tendência a manter custo baixo). No entanto, se eu quisesse uma bike mais pra passear, pra rodar por aí, treinar, ia de 20/26, e "gastando" um pouco mais, como já fiz hehe.

A vantagem é q a qualquer momento vc pode mudar de ideia, pois ela tem essa propriedade meio coringa. clown

Em nosso universo reclineiro tem gente q já usou de tudo, seria legal ter outras opiniões. Pq essa visão minha pode estar sendo bem limitada. Vc pode gostar dela 26/26 Cool tb, sei lá.

Abraços!
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xamã



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MensagemAssunto: Re: Upgrades na Solyom Explorer S20   Sex Mar 18, 2011 1:18 pm

gracias, compañero Cool
pois é...
nunca pedalei numa reclinada...aliás...nunca vi uma ao vivo What a Face
visualmente gosto da ... da ... putz ... gosto das duas ... scratch
mas já gastei também um pouco a mais e pedi para o Solyom colocar um grupo alívio...é, também chutei o balde geek
agurademos o andamento das decisões kkkkk
abraços
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Rocca



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MensagemAssunto: Parabéns pela bike reconfigurada!   Seg Mar 21, 2011 7:06 pm

Parabéns ninocoutinho pela bike reconfigurada!
Sou novo neste fórum e estou tentando aprender um pouco mais sobre as bikes reclináveis...
Se os companheiros puderem me ajudar eu gostaria de saber se a Explorer S20/26 não força a coluna, pois tenho hérnia de disco lombar e cervical e acredito que a posição do banco menos deitado, como é o caso da Explorer S20 ou 20/26, ajuda a aliviar a pressão sobre a lombar, mas não tenho certeza se força o pescoço.
Fiz essa mesma pergunta ao Solyom que está me ajudando com orientações sobre os modelos disponíveis e seus respectivos usos. Gostaria de saber de quem usa a bike a opnião sobre essa questão.
Sei que o nonocoutiho já postou no fórum que ele não priorizava o conforto quando adquiriu a Explorer S20, agora S20/26, mas pra mim essa questão é muito importante, pois saí recentemente de uma crise e não gostaria de voltar a ter aquelas dores,ou mesmo te de fazer a cirurgia...
Pra finalizar, achei o visual da nova configuração muito legal e se tiver que comprar acho que vou de S20/26.
Valeu
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ninocoutinho



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MensagemAssunto: Re: Upgrades na Solyom Explorer S20   Ter Mar 22, 2011 8:26 am

Rocca, seja bem vindo, acredito q sua questão já foi em parte respondida pelo Pedro no outro tópico. Não daria muito palpite pois acho a questão meio séria, mas o fato é q as reclinadas costumam ser solução para diversas "limitações" (palavra ruim) físicas às quais alguns foram acometidos. O Davilson também deve te orientar bem.

Como adendo, eu não sinto NADA, absolutamente nada, nas costas, mesmo quando pedalo longamente. Nem cervical, nem lombar, nem torácica, nem cóccix. O único tipo de incômodo que sinto é na 'carne' da bunda, mas só seu eu passo muito tempo sem fazer uma paradinha sequer. É um misto de queimação, formigamento e amortecimento q ainda não consigo explicar direito, tlvz seja o famigerado recumbutt q o pessoal comenta no bentrider online. Nesse fim de semana senti algum cansaço no braço esquerdo, mas percebi não ter muito a ver com a posição de pilotagem, e sim da força q fazia a cada vez q parava e mudava a bike de lugar (eu levanto ela do chão como se fosse uma noiva, mas acabo forçando mais o braço esquerdo enquanto o direito é mais apoio - sou destro, mas é pq levanto primeiro a frente, e em geral a gente está à esquerda da bike). Ou seja, é uma coisa mais extra-pedal. Qndo invento de subir essa bike na escada também é o braço (e tb o antebraço) esquerdo que mais sofre. Bem, são coisas extra-pedal mas tlvz devam ser consideradas dependendo da rotina q vc pretende ter com a bicicleta.

Abraço!
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Rocca



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MensagemAssunto: Re: Upgrades na Solyom Explorer S20   Ter Mar 22, 2011 8:43 am

ninocoutinho escreveu:
Rocca, seja bem vindo, acredito q sua questão já foi em parte respondida pelo Pedro no outro tópico. Não daria muito palpite pois acho a questão meio séria, mas o fato é q as reclinadas costumam ser solução para diversas "limitações" (palavra ruim) físicas às quais alguns foram acometidos. O Davilson também deve te orientar bem.

Como adendo, eu não sinto NADA, absolutamente nada, nas costas, mesmo quando pedalo longamente. Nem cervical, nem lombar, nem torácica, nem cóccix. O único tipo de incômodo que sinto é na 'carne' da bunda, mas só seu eu passo muito tempo sem fazer uma paradinha sequer. É um misto de queimação, formigamento e amortecimento q ainda não consigo explicar direito, tlvz seja o famigerado recumbutt q o pessoal comenta no bentrider online. Nesse fim de semana senti algum cansaço no braço esquerdo, mas percebi não ter muito a ver com a posição de pilotagem, e sim da força q fazia a cada vez q parava e mudava a bike de lugar (eu levanto ela do chão como se fosse uma noiva, mas acabo forçando mais o braço esquerdo enquanto o direito é mais apoio - sou destro, mas é pq levanto primeiro a frente, e em geral a gente está à esquerda da bike). Ou seja, é uma coisa mais extra-pedal. Qndo invento de subir essa bike na escada também é o braço (e tb o antebraço) esquerdo que mais sofre. Bem, são coisas extra-pedal mas tlvz devam ser consideradas dependendo da rotina q vc pretende ter com a bicicleta.

Abraço!

Valeu ninocoutinho,

Agradeço a acolhida aqui no fórum e tb suas respostas. Qualquer novidade quanto às mudanças na Explorer, por favor mantenha-nos informados.
Boa pedalada!
Abraços.
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Marcus Del Mastro



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MensagemAssunto: Re: Upgrades na Solyom Explorer S20   Sex Mar 25, 2011 5:27 pm

Parabéns Ninocoutinho,

Gostei muito de ver o aro 26 na sua bike, primeiro pq quanto maior a roda, "menores" ficam os buracos e irregularidades do pavimento, e isso deve ter melhorado o conforto e a segurança em terrenos mais esquisitos, não? (vc tem uma suspensão, talvez não tenha sentido diferença nenhuma por causa dela, né?). Segundo, como vc disse, é a questão fundamental do melhor desempenho das rodas maiores.

Para os reclineiros urbanos outra questão é a visibilidade, se nossa cabeça ficar abaixo do parabrisa de um carro, isso é um problema (lowracers, windcheetah... tem que usar bandeirolas), ninguém te vê... aiaiai. Mas não é o caso, mas ainda sim, os reclineiros são muito menos visíveis do que bike comuns, e tb não vêem tão longe...

Muito legal os questionamentos que vcs do fórum se colocam, muito sobre a praticidade numa viagem de cicloturismo, como os problemas gerados por ter duas rodas de tamanhos diferentes,... colocação em ônibus e até a relação subjetiva com as pessoas...

Sinceramente, ainda sim optaria por uma 20/26 ou mesmo uma 26/26 para viagens. Acho que seria mais seguro, não?

Nos últimos anos parei com o cicloturismo e tenho conseguido apenas achar saídas rápidas de 2h (3x por semana), tenho um bebezote e outro vindo a caminho. Viagens longas talvez quando eu estiver mais velho e meus filhos puderem me acompanhar ou pelo menos quando eles desfraudarem ...rsss.

Melhoras no tempo e boas pedaladas e boas viagens.
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ninocoutinho



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MensagemAssunto: Re: Upgrades na Solyom Explorer S20   Sex Mar 25, 2011 9:01 pm

Legal, Marcus, obrigado por aceitar meu convite!

Vou te falar a verdade q qnto a essa absorção de impactos, não senti tanta diferença do aro 20 pro 26. Pode ser por 3 coisas: a) suspensão, b) sou lerdo, c) em terrenos mais esquisitos ando super "na maciota" pq tudo q eu não quero é pneu furado!!

Essa questão da visibilidade de veículos baixos é um assunto controverso hehehe cada um tem as suas teorias. Eu acho q numa situação "ideal", do tipo uma rua vazia e o carro te vê bem de longe, tanto faz se na pista tem um bebê, uma low-racer, uma bike tradicional ou o Shaquille O'Neal, o cara vai ver do mesmo jeito. Agora, na confusão do trânsito, noite, vc andando entre carros, eu acredito q inevitavelmente vc fica menos visível pq é mais fácil vc ficar num ponto cego pros motoristas. As reclinadas têm a vantagem do fator espanto, a pessoa não entende aquilo e presta atenção - o q eu percebo q tb não é bom, já vi muito motorista se descuidar do trânsito pra me sacar.

Sobre o 26/26 pra viagens, um dos cicloturistas brasileiros mais experientes, q é um violinista lá do RJ, o Daniel Andrade, tem usado uma EXD com dois aros 26. Já vi fotos dele usando outras configurações, como 20/26, e se não me engano 20/20 ele também usou (ou a esposa dele). Mas parece q ele se fixou no 26/26 há algum tempo, por alguma razão.

Depois q sua molecada crescer deve ser legal sim partir com eles em pequenos passeios, no mínimo. O vídeo abaixo eu curto, apesar da música! A cadelinha é o charme!!



Quem sabe até lá não temos por aí umas ciclovias dessas, pra não expor a família aos perigos q a gente costuma topar correr?

Abraço!
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Marcus Del Mastro



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MensagemAssunto: Re: Upgrades na Solyom Explorer S20   Sex Mar 25, 2011 10:26 pm

Hahaha muito legal, foi exatamente o que pensei para levar os filhotes, uma trike!

Nino, obrigado você por me convidar. Anos atrás procurei algumas comunidades eletrônicas sobre reclinadas no Brasil e não achei nada que tivesse consistência. O jeito foi passar em tudo que é site/forum nos EUA, França, Inglaterra, Austrália,... por isso tenho até dificuldade em saber os termos em português (não é frescura, não).

Fiquei realmente contente de ver que já existe uma comunidade de reclineiros no Brasil, espero aprender muito com vcs.

Duas coisas me chamaram atenção no vídeo:
1. o espelhinho no capacete, quero muito um desse bem pequenino.
2. as bandeirolas nas trikes.

Aproveito para falar algo sobre esse tipo de trikes, apesar de serem as mais lowracers que existem, elas pecam em relação às reclinadas de 2 rodas:
- são largas, prejudicando a aerodinâmica;
- curvas:podem capotar apesar do baixo centro de gravidade;
- a terceira roda gera alguns problemas:
- peso extra (no pior lugar: roda)
- desalinhamento!!! Nas bicicletas, se você estiver andando em linha reta = rodas alinhadas; se não tiverem alinhadas = fazer curva. Numa trike isso não é verdade, você pode estar andando em linha reta com as rodas, cada uma olhando para um lado. Sempre haverá um desalinhamento, mesmo que mínimo, ou seja, você estará arrastando um pouco cada roda. Em curva, nem se fale, não há modelos perfeitos, os problemas se agravam ainda mais. Ou seja, para se ter uma boa trike, é necessário uma boa fabricação e escolha de materiais.

Existe uma trike bem resolve grande parte desses problemas: 1 roda na frente e 2 atrás; você senta numa espécie de garfo expandido; você se inclina junto com a roda da frente (não capota) e tem o comprimento de corrente mais curto das reclinadas com uma estrutura rígida. E principalmente, não exige traquitanas especiais, é muito simples de construir (porém exige um refinamento geométrico para projetar)

Na verdade a melhor solução que me lembro foi feito para crianças, mas é similar a esse:

http://kb7mxu2.home.mindspring.com/images/baccura.jpg

Esse tipo de geometria é inspiração para o veículo CLEVER.

Abraços e boas pedaladas.
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SOLYOM



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MensagemAssunto: Re: Upgrades na Solyom Explorer S20   Ter Mar 29, 2011 11:29 pm

ninocoutinho escreveu:
Essa questão da visibilidade de veículos baixos é um assunto controverso hehehe cada um tem as suas teorias. Eu acho q numa situação "ideal", do tipo uma rua vazia e o carro te vê bem de longe, tanto faz se na pista tem um bebê, uma low-racer, uma bike tradicional ou o Shaquille O'Neal, o cara vai ver do mesmo jeito. Agora, na confusão do trânsito, noite, vc andando entre carros, eu acredito q inevitavelmente vc fica menos visível pq é mais fácil vc ficar num ponto cego pros motoristas. As reclinadas têm a vantagem do fator espanto, a pessoa não entende aquilo e presta atenção - o q eu percebo q tb não é bom, já vi muito motorista se descuidar do trânsito pra me sacar.

Então, ao contrário do que se pensa, as reclinadas são mais vistas no trânsito, e justamente as lowracers chamam mais a atenção. Quem tem menos visibilidade é o próprio reclineiro pela altura de sua visão.
Já comentei isso em outro tópico; todo condutor olha por onde seu veículo vai passar (mais especificamente onde os pneus de seu carro ou outro veículo, vão passar), sempre (tvz algum intervalo olhando no espelho, ou p/ uma placa por exemplo). Aparece um buraco, desvia-se, algum objeto, ciclista, pedestre, etc... da mesma forma. Aparece uma reclinada " olha!!" (Aí pode ocorrer o que o Nino disse sobre tirar a atenção do motorista)
E justamente no trânsito carregado e/ou 'a noite (aqui todos precisam estar bem visíveis) é que essa atenção fica redobrada por todos.
Outro detalhe é que na maioria da reclinadas, na Explorer tbem, a altura da visão é proxima da dos motoristas, ou seja; há contato visual com os demais condutores, pelos retrovisores

Sobre as rodas 26, além do que o Marcus citou, quando se usa na frente tbem, a força giroscópica deixa o guidão mais "duro" em velocidade e a bike fica mais estável (em "desvantagem" pedivelas mais altos e a bike fica maior para transportar ou guardar, e um pouco mais pesada dependendo do conjunto)

Abraços!

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Marcus Del Mastro



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MensagemAssunto: Re: Upgrades na Solyom Explorer S20   Qua Mar 30, 2011 9:11 am

Aproveito para perguntar que aro 20 que vcs estão usando?

Pelo que sei há 2 padrões pelo menos de aro 20": um tipico de bicicross e outro típico das pequenas e antigas "berlinetas" (eu não lembro exemplo mais recente Rolling Eyes )

Perguntas: confused Question drunken
- Como se diferencia um do outro? (me parece que o de bicicross é o 406(?) e o outro(?))
- Onde vcs encontram pneus finos para o aro de "bicicross"
- Onde vcs encontram aros parede dupla para o aro 20" de "berlineta"?
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MensagemAssunto: aros e pneus   Sab Abr 02, 2011 8:19 pm

Marcus Del Mastro escreveu:
Aproveito para perguntar que aro 20 que vcs estão usando?

Pelo que sei há 2 padrões pelo menos de aro 20": um tipico de bicicross e outro típico das pequenas e antigas "berlinetas" (eu não lembro exemplo mais recente Rolling Eyes )

Perguntas: confused Question drunken
- Como se diferencia um do outro? (me parece que o de bicicross é o 406(?) e o outro(?))
- Onde vcs encontram pneus finos para o aro de "bicicross"
- Onde vcs encontram aros parede dupla para o aro 20" de "berlineta"?
Bem, imagino q os aros sejam 406, pois os pneus q o Davilson mandou foram Kenda 20x1,75 (47-406), e o Schwalbe Marathon (q não é super-plus-mega-blaster!!) q estou usando agora é a mesma coisa, 47-406. Essa medida 20x1,75 costuma ser fácil de encontrar no mercado livre no padrão slick, da Kenda. Eu acredito q mais finos só trazendo de fora - tipo o Durano 20x1.10.

Será q o aro de berlineta seria menor ou maior? Não caberia nela um aro 20 'normal', 406?
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Marcus Del Mastro



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MensagemAssunto: Re: Upgrades na Solyom Explorer S20   Dom Abr 03, 2011 10:27 am

ninocoutinho escreveu:

Bem, imagino q os aros sejam 406, pois os pneus q o Davilson mandou foram Kenda 20x1,75 (47-406), e o Schwalbe Marathon (q não é super-plus-mega-blaster!!) q estou usando agora é a mesma coisa, 47-406. Essa medida 20x1,75 costuma ser fácil de encontrar no mercado livre no padrão slick, da Kenda. Eu acredito q mais finos só trazendo de fora - tipo o Durano 20x1.10.

Será q o aro de berlineta seria menor ou maior? Não caberia nela um aro 20 'normal', 406?

Pois é, Nino.

Anos atrás eu montei uma "quase" bike. Eu só queria testar algumas goemtrias para ver como ficaria a dirigibilidade.
Fiz uma quadro em compensado, imprimi em papel todas as peças do quadro e garfo, depois colei-as num compensado de 20mm. No final o quadro ficou na espessura de 60mm. Monteia as rodas (700C e 20¨) e o pedivela. Deu para testar e ver que precisaria de alguns ajustes, mas no geral estava bom, inclusive o trail. O que fiquei decepcionado foi ter que usar um pneu enorme no aro 20", pois um outro que eu tinha comprado, que era bem mais estreito, era um aro 20" maior e passava pelo aro, parecia show de mágica... ridiculo...rsss


Última edição por Marcus Del Mastro em Dom Abr 03, 2011 8:24 pm, editado 1 vez(es)
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MensagemAssunto: Re: Upgrades na Solyom Explorer S20   Dom Abr 03, 2011 4:18 pm

Oi Marcus, meu vizinho.
Estou em Araçoiaba e trabalho (também), em Sorocaba, na zona industrial, do outro lado do mundo, rs

Pois é, no Brasil é dificil encontrar pneus 20 finos. Os modelos comerciais são 20 x 1.75, com cravos ou slick, ou mais largos, e a Kenda tem um 20 x 1.5 no Brasil mas tbem dificil de encontrar.
Esse para bicicross é 20, mas usa um aro maior, e consequentemente garfo com os pinos do vbrake tbem diferentes.

No meu caso, quando um componentes é dificil de encontrar, exigindo (quando possível) sua encomenda antecipada, eu desconsidero e procuro outro, para que o usuário da bike não tenha dificuldades para futura troca de componentes.

Sobre a configuração da trike delta (uma roda na frente e duas atras), fwd, que você comentou, está na minha lista de desenvolvimento. Acho que tem soluções muito legais de geometria, construção e proporciona leveza.

Abraços
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MensagemAssunto: Re: Upgrades na Solyom Explorer S20   Seg Abr 04, 2011 4:17 pm

SOLYOM escreveu:
Oi Marcus, meu vizinho.
Estou em Araçoiaba e trabalho (também), em Sorocaba, na zona industrial, do outro lado do mundo, rs

Pois é, no Brasil é dificil encontrar pneus 20 finos. Os modelos comerciais são 20 x 1.75, com cravos ou slick, ou mais largos, e a Kenda tem um 20 x 1.5 no Brasil mas tbem dificil de encontrar.
Esse para bicicross é 20, mas usa um aro maior, e consequentemente garfo com os pinos do vbrake tbem diferentes.

No meu caso, quando um componentes é dificil de encontrar, exigindo (quando possível) sua encomenda antecipada, eu desconsidero e procuro outro, para que o usuário da bike não tenha dificuldades para futura troca de componentes.

Sobre a configuração da trike delta (uma roda na frente e duas atras), fwd, que você comentou, está na minha lista de desenvolvimento. Acho que tem soluções muito legais de geometria, construção e proporciona leveza.

Abraços

Valeu Solyom,

Essa história do pneu é um problema para mim, talvez eu tenha que importar mesmo ou achar um aro descente para o outro tipo de pneu 20".

Eu realmente quero ver desempenho aliado ao conforto. Estou na onda de encontrar os meus limites, quanto posso pedalar, a que velocidade.
O cicloturismo não estou mais podendo fazer no momento, já está dificil a negociação dos dias de treino e duas provas de ciclismo convencional por ano.

Falando em vizinho, a gente precisa se conhecer, ou melhor, eu preciso te conhecer, já que a lenda aqui é vc, não eu,...rsss

Gostaria muito de conhecer a sua oficina e suas criações.

A trike delta acredito que é o caminho, penso que ela tem mais potencial que a trike convencional.
Tb tenho pensando nela há algum tempo e definido algumas diretrizes de projeto para que ela fique rápida e fácil de guiar.
A gente podia bater um papo sobre isso.



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MensagemAssunto: Re: Upgrades na Solyom Explorer S20   Dom Abr 17, 2011 6:33 pm

Eu escolhi justamente a solyom S26/26 para ficar mais alto e ser mais visível no trânsito, o objetivo era usar ela para fazer meu comute (na cidade). Aqui, em Vitória, temos muitos problemas com a qualidade das estradas e temos paralelepipedos que são terríveis.

Eu fiz minha primeira saída hoje (15 km), nas ruas com paralelepípedo, ei tive mais conforto do que com uma bike convencional com suspensão dianteira e selim bem confortável.

Eu não esperava que a solyom seja mais confortável numa rua dessa mas foi o caso, passei os paralelepípedos de Vitória sem vibrações e sem problema! Essa supsensão funciona legal!

Agora sobrou um problema, na nova ciclovia da orla de Camburi, eles colocaram quebramolas horrivelmente grandes e angulosos.
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Rocca



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MensagemAssunto: Re: Upgrades na Solyom Explorer S20   Qui Abr 21, 2011 7:52 pm

manouchk escreveu:
Eu escolhi justamente a solyom S26/26 para ficar mais alto e ser mais visível no trânsito, o objetivo era usar ela para fazer meu comute (na cidade). Aqui, em Vitória, temos muitos problemas com a qualidade das estradas e temos paralelepipedos que são terríveis.

Eu fiz minha primeira saída hoje (15 km), nas ruas com paralelepípedo, ei tive mais conforto do que com uma bike convencional com suspensão dianteira e selim bem confortável.

Eu não esperava que a solyom seja mais confortável numa rua dessa mas foi o caso, passei os paralelepípedos de Vitória sem vibrações e sem problema! Essa supsensão funciona legal!

Agora sobrou um problema, na nova ciclovia da orla de Camburi, eles colocaram quebramolas horrivelmente grandes e angulosos.

E aí manouchk, depois de mais alguns dias como está o desempenho de S 26/26? E em relação aos quebra-molas, como está se saindo?
Pergunto porque sua postagem anterior em relação à funcionalidade da suspensão traseira foi interessante para mim. Tenho problemas na coluna e estou decidindo comprar o "kit" da S 20/26, como a atual do ninocoutinho e um dos fatores que estou levando em consideração é o conforto e o amortecimento frente aos buracos que na minha cidade são muitos...
Bom feriado e boas pedaladas

Francisco Rocca
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