Recliforum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Recliforum

Fórum dedicado a concentrar informações relativas ao ciclismo alternativo, e com maior ênfase no ciclísmo reclinado no Brasil e demais países latinos.
 
InícioInício  RecliforumRecliforum  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Upgrades na Solyom Explorer S20

Ir para baixo 
+3
xamã
OJM
ninocoutinho
7 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem
ninocoutinho

ninocoutinho


Mensagens : 1279
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Itabira - MG

Upgrades na Solyom Explorer S20 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: De volta ao aro 20, agora 24v...   Upgrades na Solyom Explorer S20 - Página 2 EmptyQua maio 18, 2011 11:24 pm

Bem, pode parecer pra alguns q foi um "downgrade", mas acho q essa é a configuração mais top até agora! Depois de quase 3 meses com o aro 26 atrás, voltei pro 20x20 (como percebi q deixei previsto em mensagens anteriores), e "reduzi" a transmissão de 27v pra 24v. Acabei perdendo algumas marchas pesadas, mas ganhei muitas mais leves!!!

Foi assim: passei cassete, câmbio, corrente e passadores da explorer, pra minha bike convencional de uso diário. Claro q sobrou um tanto de corrente! Ah, a roda traseira inteira, tb. Falei um pouco disso no tópico:

https://recliforum.forumeiros.com/t549-pedivela-encurtado-em-bicicletas-convencionais

Aí instalei na explorer um cassete 11-32 de 8v, um câmbio traseiro alivio, os passadores acera, e voltei a corrente de 7/8v original da bike, usada, q estava guardada, desde a primeira modificação. Troquei a roda traseira aro 26 por aro 20, e não foi ideia minha, mas qndo cheguei na bicicletaria estava assim (essas coisas acontecem!): um pneu de bmx 20x2,125, da CST (não sabia q cst significava Cheng Shin Tires!!). Esse pneu deve pesar um absurdo, verdadeira rocha, mas enquanto não arranjo um marathon plus semelhante ao dianteiro (tb pesado, claro), acho q me atenderá, tlvz melhor q o kenda com cravos q estava antes (não adianta, não parti pras trilhas!). Por ele ser bem mais largo, deve dar um amortecimento legal.

Detalhe do pneu maluco, e o câmbio Alivio compridão, q deu certinho mesmo com o aro menor (pena q qndo tirei a foto não estava na catraca maior, mas a roldana inferior fica bem lá embaixo, de fato!):

Upgrades na Solyom Explorer S20 - Página 2 DSC02957

Tô com fotos ruins. Com máquina boa, só de noite (tudo escuro, a luz é do flash):

Upgrades na Solyom Explorer S20 - Página 2 DSC02955

De dia, do celular pré-histórico:
Upgrades na Solyom Explorer S20 - Página 2 Imag002

Upgrades na Solyom Explorer S20 - Página 2 Imag000

Gostei muito da bike assim! Eu tenho q confessar uma coisa, fiquei com receio de deixar a Explorer meio de lado, dpois q ficou pronta (ou mesmo antes) a bike de bambu do Klaus. O formato SWB, a inclinação, todo o visual, a montagem das peças, da "Berimbau", estava tudo sendo sonhado há um bom tempo e era tudo q queria. E, ao pedalá-la, a confirmação de era mesmo o máximo. A explorer ficou parada praticamente um mês...

... Até domingo passado, qndo resolvi tirá-la do limbo! Dei um rolê de 30 km no qual atingi os 1000 km pedalados nela, e achei massa de novo, super rápida e ágil, e muito mais fácil de dominar! Estranhei apenas o pedivela "grande", como já comentei no tópico q indiquei mais acima. Assim fiquei feliz novamente, e clareou mais minha mente sobre como "diferenciar" as duas bikes: na verdade, as duas são bem "pau pra toda obra", mas acho q, pelo menos por enquanto, a bamboobent vai ser direcionada mais pro 'alto rendimento' (se é q eu posso apresentar algo assim!): treinos, passeios de um dia, e em breve as provas de longa distância. E, claro, tirar uma onda, alegrar a vida, ir vez ou outra pro trampo. A Explorer será a bike de 'ciclotour pesado', a cargueira! Com a relação leve q ficou, acho q é tudo q preciso. Tá bem mais leve do q as duas montagens anteriores. Ah, claro q rola de treinar com ela também; é q a berimbosa virou xodó!

As pedaladas q dei nela (a Solyom), desde q ficou pronta, ontem, foram curtas, mas rapidíssimas, com direito a sprints e ladeiras, tudo na hora do rush!! Vou ter q contar historinha What a Face : saí da oficina quase na hora de fechar; peguei a bike e voltei direto pra casa. Chegando em casa, dei "sorte" de uma pessoa estar saindo na hora (na casa onde moro, moram muitas famílias, são vários imóveis), então aproveitei o portão aberto e entrei. Fui até a garagem trancar a bike, e não achei minhas chaves! Claro, tinha esquecido na oficina!! Mas, nisso, eu estava PRESO dentro de casa! Minha mulher não estava, nem mais ninguém... Perdi uns minutos decidindo o q faria. Eu estava de sapatilha, mas com o tênis na mochila. Troquei os calçados, disposto a pular o muro e ir correndo voando de volta pra oficina, quem sabe ainda aberta e pegar a chave. Nisso chegou alguém, e abriu o portão pra mim. Decidi ir na explorer pois iria mais rápido, mas não esquentei em botar sapatilha de novo: fui com tênis, com pedal de encaixe, q é uma coisa bem ruim pq machuca, o pé fica torto e tal.

Aí eu voei baixo, no escuro, sem capacete, luz, luva, nada, só na raça! Numa subidinha, quase fui atropelado por um ônibus (eu desviei dele me espremendo ao meio-fio, mas vou fazer ao contrário na próxima vez: ficar no meião da rua, ouvindo mais buzinada do q ouvi). Bem, o oficina tinha fechado. Como estava lá mesmo, e não sabia se qndo voltasse pra casa já ia ter alguém pra abrir (o portão eu já tinha resolvido, deixei deliberadamente aberto, mas a porta do apartamento seria impossível), continuei o rolê! Meio imprudente por não estar devidamente equipado, mas rendendo muito bem! Eu acho q explorer é uma ótima commuter, mas algo ainda me impede de usá-la no dia-a-dia (sim, sou tímido!). Comparando com todos os dias em q circulei na "berimbau" nas situações cotidianas, fiquei muito mais seguro na explorer! Acho q é a posição, a visibilidade, o controle. Provavelmente as proporções, tb: a bike maior, mais imponente, vc ocupa a via bonitão... Tlvz por causa disso tudo q muita gente usa suas EXDs para ir e voltar do trampo.

Curti bastante os novos passadores acera, eles são ergonomicamente ligeiramente diferentes dos alivio q estavam antes. A relação ficou uma beleza - apesar de eu ter sprintado, não senti falta de marchas mais pesadas. Tenho percebido estar cada vez mais capaz de subir certos trechos em relações menos leves do q eu costumava usar, ganhando em rendimento, velocidade média, etc, e nesse curto rolê com a explorer nova, senti isso novamente.

As duas únicas coisas q planejo melhorar, pra ficar bala, mesmo, é a troca do pneu traseiro - o q pode esperar bastante - mas, antes disso, encurtar a pedivela. Tlvz não pra 145, e sim 150 ou 155, se der. Só pra ver como pode influir essa mísera diferença. O resto, acho q não tem mais nada a fazer. Sò se eu quisesse ficar fresco demais, e trocar o câmbio traseiro por um com funcionamento shadow, coisas assim, mas é supérfluo. Pro q pretendo, tá mais q atendendo.

Post gigante. Preciso parar. Ah, não posso deixar de registrar: desta vez o mecânico (q é um ciclista fenomenal, está sempre nos pódios das competições mineiras de XC) criou coragem pra pedalar a explorer. Quase tomou um capote lindo Twisted Evil !!
Ir para o topo Ir para baixo
 
Upgrades na Solyom Explorer S20
Ir para o topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2
 Tópicos semelhantes
-
» Solyom Fox 26
» Solyom Explorer 2014
» acessorios e adaptacoes para pedal noturno
» Reclinada Solyom Explorer no RS
» Reclinadas Solyom - Aguardem!

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Recliforum :: Ciclismo reclinado geral-
Ir para: