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 Tamanho do Pé de Vela

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duram



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MensagemAssunto: Tamanho do Pé de Vela   Dom Mar 13, 2011 12:31 am

Sei que vcs sabem esse assunto de cor mas podem me dizer qual a vantagem do
pé de vela menor se não for apenas aumentar a cadência?

me parece lógico que um pé de vela maior faz o ciclista fazer menos força
dentro da mesma marcha, então porque diminuir?
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Mordaz



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MensagemAssunto: Re: Tamanho do Pé de Vela   Sab Mar 12, 2011 10:07 pm

Dobrar menos os joelhos.
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duram



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MensagemAssunto: Re: Tamanho do Pé de Vela   Sab Mar 12, 2011 10:18 pm

e? dobro menos o joelho, aumento a cadência e as dores aumentam
com cadências menores tenho menos dores pedalo mais naturalmente,
ainda não vi a vantagem.

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ninocoutinho



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MensagemAssunto: Re: Tamanho do Pé de Vela   Dom Mar 13, 2011 9:54 am

Por quanto tempo vc experimentou ou tem experimentado pedivelas menores, duram?

Aproveito pra colher opiniões sobre os tamanhos. Claro q é um negócio bem pessoal, mas é justamente isso q pergunto:

- O Pedro usou 155 no audax rio das ostras;
- o Arthur me falou q usa 155 nas trikes e q acha muito bom. E q, em geral, ele acredita q entre 145 e 155 é a média q funciona pra maioria (bem, essas são as minhas palavras pro texto dele);
- o Mordaz utiliza predominantemente 145, pelo q me lembro, mas já testou outros comprimentos;
- o Artur Elias, segundo um antigo post no blog dele, usava 145, e disse até pensar em usar menor;
- o Olavo num post antigo aqui do forum disse usar 135, e q não volta pra pedivela maior, não;
- a Leonor esposa do Mordaz usa 120.

Segui aí uma ordem decrescente. Tlvz seja até uma ordem decrescente de altura dos indivíduos. Acho q o Montanhista tb usa encurtada, e o Klaus tb, mas não vi por aí as medidas.

Meio prudente, pedi pro Arthur me fazer de 145. Atualmente uso um de 170. Fiquei com receio de 140 ser meio demais (ou de menos!), pois pensei tb na questão da força aplicada, por causa das ladeiras do lado de cá, e tb pelas pretensões de andar com a bike carregada. Passei minutos observando e manipulando uma régua, e a diferença de 145 para 140mm é quase q apenas um erro de cálculo!!

O q vcs acham?
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xamã



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MensagemAssunto: Re: Tamanho do Pé de Vela   Dom Mar 13, 2011 10:40 am

hola, tchê!
interessante o tópico...
eu nunca tinha me atendado em "tamanho do pé de vela", mas fiquei c*rioso com os posts e vou aguardar, lendo de camarote as considerações dos reclinados experientes Very Happy
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Arthur HP3



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MensagemAssunto: Re: Tamanho do Pé de Vela   Dom Mar 13, 2011 1:20 pm


A questão é mesmo difícil, porque envolve muitas variáveis: proporções corporais do ciclista, força, cadência, relações de transmissão, potência, maneira de pedalar ou de transferir a potência humana para a máquina, e por aí vai!
Mas acho que há certas evidências que devem ser levadas em conta:
- Na posição reclinada não temos o peso do corpo para usar sobre os pedais.
- Na posição reclinada o principal esforço que gera a força sobre os pedais caberá a toda a musculatura envolvida nos sistemas de alavancas musculares que atuam nesta posição, mas de forma particularmente destacada aos joelhos.
- A questão não é discutir força ou cadência, mas potência, que é o produto das duas.
- Quando a gente fala em potência entra o fator tempo, quer dizer: que potência eu consigo desenvolver e durante quanto tempo, numa determinada configuração força/cadência?
- É importante definir o modelo predominante que eu quero: muita potência por pouco tempo, média potência por mais tempo ou resistir a pedalar um dia inteiro?
- Os dois extremos – de um lado redução da força e do outro aumento da cadência - certamente terão limites. Estamos falando de faixas e não de valores fixos ideais.
- Será possível a cada um de nós, usando uma determinada configuração de marchas, encontrar a relação força/cadência pessoalmente mais confortável para um determinado braço de alavanca, mas o trabalho e a amplitude de articulação dos joelhos estará definitivamente dependente do tamanho do braço de alavanca.
- Não há consenso e nem mesmo uma convergência para algum valor de braço de alavanca ideal associado a determinadas características físicas do ciclista, isso nem mesmo no ciclismo de competição com bikes convencionais.
- Há referência na literatura especializada, mesmo em fontes não especificamente “reclineiras”, quanto à conveniência e ganhos ergonômicos e de performance ao se usar menores braços de alavanca em bicicletas reclinadas.

Arthur HP3
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duram



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MensagemAssunto: Re: Tamanho do Pé de Vela   Dom Mar 13, 2011 1:34 pm

O meu tem 165mm e pedalo muito bem, não gosto de alta cadência
por isso nunca imaginei usar menor mas sempre imagino como
deveria ser se fosse menor.

Além disso o pé de vela menor faz com que a posição do banco mude
e aí acho que terei problemas em relação ao guidom.
são muitas variáveis e na minha próxima ainda não decidi o que usar
165mm ou 170mm, o projeto esta para 170mm, se diminuir será
melhor para a posição do banco.
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ZÖHRER



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MensagemAssunto: Re: Tamanho do Pé de Vela   Dom Mar 13, 2011 8:07 pm

Eu experimentei, e notei uma melhora nas subidas e para manter uma boa velocidade média.
O Marcelo "Montanhista" já usa pé de vela curto a um bom tempo assim como a Adri e pode contribuir com esse tópico por ter usado em várias viagens de cicloturismo e provas de Audax.
Pretendo testar com "145mm" para ver se melhora mais um pouco.
Notei que apesar de nas subidas em geral ter melhorado , nas muito íngremes piorou um pouco, mas pode ter haver com a relação de marchas que estou usando.
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duram



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MensagemAssunto: Re: Tamanho do Pé de Vela   Dom Mar 13, 2011 9:37 pm

Quais os tipos de pé de vela podem ser diminuído?
Qualquer modelo da Shimano?
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Arthur HP3



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MensagemAssunto: Re: Tamanho do Pé de Vela   Dom Mar 13, 2011 9:59 pm

duram escreveu:
Quais os tipos de pé de vela podem ser diminuído?
Qualquer modelo da Shimano?

Condições para o pedivela admitir redução:
1) Ter espessura de material suficiente para a rosca na região em que estará o novo furo.
2) O centro do novo furo estar a, no mínimo, 20 mm do centro do furo original, por exemplo: um pedivela 170 mm só poderá ser reduzido para 150 mm ou menor.

Arthur HP3
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Mordaz



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MensagemAssunto: Re: Tamanho do Pé de Vela   Dom Mar 13, 2011 10:43 pm

ninocoutinho escreveu:
- o Mordaz utiliza predominantemente 145, pelo q me lembro, mas já testou outros comprimentos;
Na high-racer uso 150 mm, não por achar melhor que 145 mm, mas por ser uma hollowtech (oca), mais leve. Tenho também uma de 155 mm na EXD Sport, mas parece meio grande! O chato é que, toda que vez que experimento a bike de alguém, acho horrível a pedivela "normal".

ninocoutinho escreveu:
- a Leonor esposa do Mordaz usa 120.
E completou o Audax com essa. Ela também tem uma de 145 mm na outra bike.
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Braga Tepi



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MensagemAssunto: recli..melhor   Dom Mar 13, 2011 10:51 pm

Mordaz escreveu:
Dobrar menos os joelhos.

Já tive uma reclinada desse tipo não gostei, uma com o pé de vela a frente da roda dianteira é melhor para viagens longas....
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Mordaz



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MensagemAssunto: Re: Tamanho do Pé de Vela   Dom Mar 13, 2011 10:51 pm

Duram, dê uma garimpada lá no Grupo Zôhrer. Discutimos esse assunto à exaustão e muita coisa foi esclarecida, inclusive com links para calcular o tamanho ideal.

Quando eu tiver um tempo, busco lá o que há de relevante e posto aqui.

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Mordaz



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MensagemAssunto: Re: Tamanho do Pé de Vela   Dom Mar 13, 2011 10:57 pm

duram escreveu:
Quais os tipos de pé de vela podem ser diminuído?
Qualquer modelo da Shimano?
Shimano Acera e Alivio costumam servir. A "eleita" nas vezes que encurtamos lotes de pedivelas foi a Truvativ Isoflow. Eu não recomendaria encurtar uma pedivela de estrada porque a menor coroa que cabe é de 24 dentes. Já as pedivelas de mtb aceitam até de 20 dentes, com uma adaptação simples.

Correção: Dá para usar uma pedivela de estrada com coroa de até 18 dentes colocando um Mountain Tamer.
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ninocoutinho



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MensagemAssunto: Re: Tamanho do Pé de Vela   Dom Mar 13, 2011 10:59 pm

Braga Tepi escreveu:
Mordaz escreveu:
Dobrar menos os joelhos.

Já tive uma reclinada desse tipo não gostei, uma com o pé de vela a frente da roda dianteira é melhor para viagens longas....
Braga, seja bem-vindo! Mas não ficou claro o q vc está falando; está se referindo à EXD do avatar do Mordaz? Ela é um estereótipo de bike para viagens longas... Pedivela à frente, acima ou atrás da roda dianteira não é a única coisa q influi no conforto pra longas distâncias... tlvz vc goste especialmente de bancos mais inclinados, q costumam funcionar melhor qndo o pedivela é mais na frente, mas a inclinação não só por causa do pedivela (também, pq assim ele pode ficar mais alto), mas tb da distribuição de peso das reclis de entre-eixos curtos - q favorece um banco mais deitadão.

Sobre as discussões no grupo zohrer, elas já foram trazidas pra cá, num tópico iniciado pelo Bira de Brasília. É só fazer a busca.
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