InícioInício  RecliforumRecliforum  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  LoginLogin  

Compartilhe | 
 

 Bike Reclinada X Dores na Coluna

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Rocca



Mensagens : 57
Data de inscrição : 21/03/2011
Idade : 52
Localização : São José do Rio Preto - SP

MensagemAssunto: Bike Reclinada X Dores na Coluna   Qui Mar 24, 2011 10:20 am

Oi Pessoal!

Resolvi abrir este novo tópico para não atrapalhar com minhas dúvidas e perguntas as outras discussões que estão rolando por aqui.
Já estou perto dos 50 anos e comecei a pedalar há 5 anos atrás e adorei o esporte, mas infelizmente fui acometido por hérnias de disco, cervical e lombar, que me tiraram do pedal e do tênis, esporte que tb gosto muito, apesar de jogar pouco.
Já passei o período de crise de dores intensas e ao descobrir as bikes reclinadas minhas esperanças de voltar a pedalar ressurgiram, mas ainda tenho dúvidas de qual modelo de reclinada forçaria menos tanto o pescoço como a lombar.
O Pedro, o Davilson , o Arthur e o Nino Coutinho já andaram me passando algumas orientações e eu agradeceria se os companheiros de fórum e entusiastas das reclináveis comentassem suas experiências nesse sentido, pois me ajudaria muito a escolher a minha 1ª reclinada.

PS: infelizmente onde moro, São José do Rio Preto-SP, nunca vi uma bike dessas para poder fazer um “test-driver”...


Última edição por Rocca em Qua Abr 13, 2011 5:05 pm, editado 1 vez(es)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
ninocoutinho



Mensagens : 1199
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Itabira - MG

MensagemAssunto: Re: Bike Reclinada X Dores na Coluna   Qui Mar 24, 2011 10:02 pm

Resolvi postar de novo sobre o assunto pois andei pensando algumas coisas. Lembrando q não sou ortopedista nem fisioterapeuta.

Também gosto muito de tênis e joguei a adolescência inteira! Cheguei a praticar três vezes por semana. Eu tinha umas panturrilhas q nunca voltei a ter rsrsrs mas eu era mais gordinho um pouco, acho q não devo mais ter esse pernões se eu continuar tendendo ao emagrecimento, mesmo pedalando frequentemente.

Parei de jogar em 2002, qndo me mudei pra BH pra fazer faculdade. Nessa época, estava com uns problemas relacionados à saúde do músico, e o ideal na ocasião foi parar com o tipo de atividade física do tênis, que envolve um certo esforço de estruturas relacionadas ao fechamento dos dedos da mão direita. Também comecei um tratamento com um grupo de profissionais especialistas nessas questões do músico, em especial uma fisioterapeuta exclusiva de músicos, fiz um trabalho com ela de mais de ano, sendo que dpois ainda continuamos a trocar informações, conheci muitos outros pacientes, tive uma recaída em 2006 (coincidentemente, dpois do fim da faculdade) e retornei a ela; resumindo: mesmo não sendo profissional da saúde, já vi, ouvi e vivi muitas experiências relacionadas a limitações, reabilitações, etc.

Quando li rapidamente essa sua mensagem, de cara pensei que a reclinada que menos lhe exigiria esforço seria a trike do Athur. Como o equilíbrio não é o problema, vc fica lá folgadão, com sua lombar e cervical teoricamente mais protegidas. No entanto, me toquei de que o 'problema' seu não é exatamente fazer esforço, sim que suas áreas críticas sofram compressão em algum sentido. E pode ser desaconselhável isolar tanto essas áreas. Uma coisa é evitar torcer a coluna, outra é ficar com a musculatura frágil de tanto q se protege as costas.

Bem, falo essas coisas desconhecendo totalmente a dor de uma hérnia! E espero continuar desconhecendo...

Agora, o meu chute: desconfio que, qnto mais inclinada, pior pra cervical e melhor pra lombar. Valendo o contrário pras menos inclinadas. Deve ter um ponto ótimo aí no meio. Acredito também q a suspa traseira, se for bike, é aconselhável e dependendo do terreno a percorrer, indispensável. Olhei aqui uma foto bem de perfil de um HP3 e tlvz esse ângulo, ainda mais com o encosto de cabeça, seja o mais próximo desse ponto ótimo:



Pode valer a pena vc fazer uma viagem pra algum lugar onde possa experimentar vários modelos. Acho q se vc já andou pesquisando o fórum deve saber onde pode encontrar núcleos reclineiros. Me lembrei do cara vendendo aquelas reclis doidonas no mercado livre (se não viu veja um tópico meu nos classificados); temos que ver "qual é" a desse camarada, mas ele é de santa rita do passa quatro, q é o mais perto possível q consegui imaginar de vc.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Rocca



Mensagens : 57
Data de inscrição : 21/03/2011
Idade : 52
Localização : São José do Rio Preto - SP

MensagemAssunto: Re: Bike Reclinada X Dores na Coluna   Sex Mar 25, 2011 6:20 am

Oi Nino,

Mais uma vez agradeço a sua participação, por sinal sempre presente aqui no fórum como um verdadeiro entusiasta das reclináveis.
Acho que vc foi no ponto certo quando disse;
"No entanto, me toquei de que o 'problema' seu não é exatamente fazer esforço, sim que suas áreas críticas sofram compressão em algum sentido. E pode ser desaconselhável isolar tanto essas áreas. Uma coisa é evitar torcer a coluna, outra é ficar com a musculatura frágil de tanto q se protege as costas."
Há tempos faço tratamento da coluna e os especialistas me dizem justamente isso, que eu devo reforçar a musculatura que ajuda a sustentar o corpo para aliviar o trabalho e a pressão na coluna. Isso inclui a musculatura abdominal, lombar, dorsale cervical. Por isso pedalar com as costas e o pescoço apoiados é interessante, mas seria bom que isso viesse acompanhado de um trabalho no abdomen principalmente.
Outro ponto que me preocupa nas reclináveis, é o fato de ter de pedalar com os pés pra cima. De uma certa forma, acho que quanto mais pra cima, mais forçaria a base da coluna e a lombar, comprimindo o "tal nervo ciático". Por isso, acredito que os modelos como a sua explorer do Solyom ou a AXD do Zohrer, seriam as mais indicadas para minimizar esse problema. Tb acho a trike do Arthur uma boa solução. O certo mesmo, como vc já disse, é tentar fazer um test dive para saber, no meu caso específico, qual delas se adequaria melhor.
Aproveito para dizer que o Arthur está lançando uma trike kids que ficou muito legal. Meu filho de 11 anos adorou e já coloquei suas trikes na minha lista de sonhos de consumo. Consumo esse bastante saudável, eh,eh!
Valeu mais uma vez as dicas e vamos nos falando... Quem sabe um dia estaremos juntos no Audax 200 kM?!
Abraços.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
prof carlos henrique



Mensagens : 327
Data de inscrição : 14/02/2012
Idade : 58
Localização : Araçatuba - sp

MensagemAssunto: rocca   Qui Fev 23, 2012 6:47 am

estou vendo que a postagem tem quase um ano mas gostaria de saber se já se resolveu nessa sua escolha, acredito que o ideal de uma reclinada teria que ser com suspensão devido ao seu problema de coluna.

sou prof de educação física, tenho uma academia de musculação e pelos anos de trabalho e problemas que passaram por mim aconselho a fazer exercicios como o step e mesa romana para fortalecer bem as coxas e flexibilizar o movimento de pedalar!!!

se já escolheu poste suas impressões, se não talvez uma flevo bike dessas seria bom para vc!





abraços
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Bike Reclinada X Dores na Coluna   Hoje à(s) 5:59 pm

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Bike Reclinada X Dores na Coluna
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» PAP Criação de uma coluna Grega
» Chevy 1953 - Bel Air e outros
» Pressão nos ouvidos
» [Bairro] - Favela do Cabrião
» Melhorar o Sistema de som Infinity Gold

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Ciclismo reclinado geral-
Ir para: