|
| | Reclinadas no Paris-Brest-Paris | |
| |
| Autor | Mensagem |
|---|
ninocoutinho

Mensagens: 856 Data de inscrição: 20/09/2010 Localização: Itabira - MG
 | Assunto: Reclinadas no Paris-Brest-Paris Ter Maio 10, 2011 11:59 am | |
| Nunca li muito sobre o Paris Brest Paris e nem tinha assistido, q eu me lembre, a nenhum vÃdeo. Sei q são, em geral, milhares de participantes (em 2007, mais de 5 mil) e q, dado o grande número de inscritos, muitos deles com certeza de reclinada (segundo o arquivo postado pelo Pedro, aproximadamente 3%, ou seja, pelo menos uns 150 reclineiros). Mas, pelo vÃdeo abaixo, percebe-se q, além das reclinadas, há muitos velomóveis também (confesso q não imaginava q fosse permitido mas é lógico, se não tem assistência elétrica e é pedalado, e atende aos requisitos de segurança, tá valendo):
http://www.recumbent.tv/home/viewvideo/1040/events/paris-brest-paris-2007-en-velo-couche-nd1.html
Acho q a partir dos 2'40'' dá pra ver o pessoal largando e passando bem de perfil. Pelo jeito a largada das reclinadas e VPHs carenados é feita em separado, junto com as tandems - todas q vi, convencionais. Vejam q TODAS as reclinadas tem perfil bem aero, com assento bem deitado. Não vi uma só LWB ou CLWB. E parece haver predominância também de mid e de low-racers, mas também tem muitas high-racers. Vi tb algumas rabetas aerodinâmicas mas, q eu tenha percebido, nenhum daqueles "pára-brisas" frontais - ou seja, privilégio pra carenagem traseira, e não dianteira.
A reclinada menos inclinada q vi parece ser uma q aparece a uns 5'15''. De curiosidade, largando junto com as tandems e reclis, passou também uma daquelas mini-bikes sobre as quais o Mordaz e eu comentamos outro dia, por volta dos 3'12''.
Dei uma olhada tb na tabela de participantes do PBP de 2007, e parece q foram 11 participantes brasileiros. Destes, apenas dois terminaram no tempo e, se eu entendi as siglas, outros dois terminaram mas acima do tempo, enquanto sete abandonaram - entre eles, o Cézar Barbosa, alguém me corrija se eu estiver viajando.
Ah, deixa eu aproveitar o ensejo: eu estava olhando no site do audax rio e, entre os itens obrigatórios, está o "farol dianteiro fixado na bicicleta". Isso é tem q ser fixado na bicicleta mesmo? Ou seja, não vale o farol no capacete? Pergunto isso pois essa questão da iluminação parece ser bem crÃtica no PBP, o tal arquivo q o pedro postou dá bastante atenção a esse aspecto e parece q alguns participantes têm q abandonar a prova (ou seguem sem a possibilidade de obter o brevet) caso não consigam, por exemplo, consertar sua iluminação no meio do trajeto. |
|  | | Mordaz

Mensagens: 1567 Data de inscrição: 22/05/2009 Localização: Rio de Janeiro
 | Assunto: Re: Reclinadas no Paris-Brest-Paris Ter Maio 10, 2011 1:14 pm | |
| Velomóveis são um barato! No frio e na chuva, então, não tem coisa melhor. No calor aqui do Rio não seria viável, a não ser no inverno, e mesmo assim só nos dias frios e sem usar roupa alguma a não ser bermuda, sapatilhas e capacete!
Avistei uma NoCom em 3'41" e uma Rowing Bike em 5'01". |
|  | | ninocoutinho

| Assunto: Re: Reclinadas no Paris-Brest-Paris Ter Maio 10, 2011 4:46 pm | |
| Legal, a NoCom dava pra ver antes por outro ângulo, por volta de 3'17''. Deve ser a mesma pq o ciclista está com as mesmas vestimentas. Quanto à rowing bike, não tinha percebido q aquilo era uma! Eu achava q o ciclista estava só descansando as pernas (e de fato estava, além dos braços!), e nem vi a retomada de movimento dele. Consta q tinha uma rowing bike TANDEM nesse PBP!!! Não sei se terminou... Dei uma pesquisada direito, e achei uma página q deve ser clássica, com muita informação. Acredito q quem pesquisa reclinadas há mais tempo manja esse link e as informações contidas: http://www.randonneurs.bc.ca/newsletter/submissions_2006/004_pbp-and-recumbents.html Algumas coisas interessantes: - nesse PBP de 2007, as reclinadas mais rápidas foram dois velomóveis Quest, com ótimos tempos de 53h. Das reclis "normais", a mais rápida foi uma high-racer da M5, de carbono, em 57h. - no PBP de 2003, a reclinada mais rápida foi justamente uma Rowing Bike!! Q terminou em 62h. - apesar de eu ter comentado q vc praticamente só vê reclis bem aerodinâmicas, o cara comenta q já teve várias Lightning P-38 q terminaram o PBP (tlvz pelo percurso com muitas subidas? ou só circunstância ou coincidência histórica...?). Em 1999, teve um cara fodástico, Bob Fourney, vencedor de 3 RAAMs (ou RsAAM??), q terminou o PBP numa Lightning de carbono, carenada, em espetaculares 47h  !!! Foi o 14o. colocado, e a bike em questão é essa bandida:  O autor da página destaca as caracterÃsticas q considera mais importantes pra provas desse tipo (longa distância): - rigidez do quadro e do assento para adequada transferência de energia; - leveza da bike, para subir as ladeiras. Engraçado q ele não menciona, a instante algum, a inclinação do assento. Será q não acha tão importante? Como complemento, pro cara, as melhores reclis escaladoras são: Carbent (qual? qualquer uma, tlvz) :  Bacchetta Carbon Aero:  Bacchetta Corsa:  Easy Racers Ti-Rush:  Calfee Stiletto (peguei uma mais antiga q devia ser a referência dele):  VeloKraft VK2:  Challenge Fujin SL2:  Não fosse pelos dois últimos exemplos, eu ia achar esse cara com tendências muito americanizadas  ! |
|  | | ZÖHRER

| Assunto: Re: Reclinadas no Paris-Brest-Paris Ter Maio 10, 2011 9:19 pm | |
| Aproveitando o Tópico, gostaria de informar que já temos um representante Brasileiro na categoria reclinadas , que é o Cezar Barbosa. Ele já completou toda a série no Brasil com uma reclinada Zöhrer Low Racer FWD, e já comprou sua passagem para Paris (ele também foi há 4 anos atrás o único representante brasileiro com uma reclinada). Vamos ver se mais reclineiros se juntam a ele nessa temporada.  |
|  | | Mordaz

| Assunto: Re: Reclinadas no Paris-Brest-Paris Ter Maio 10, 2011 10:38 pm | |
| | ZÖHRER escreveu: | Aproveitando o Tópico, gostaria de informar que já temos um representante Brasileiro na categoria reclinadas , que é o Cezar Barbosa. Ele já completou toda a série no Brasil com uma reclinada Zöhrer Low Racer FWD, e já comprou sua passagem para Paris (ele também foi há 4 anos atrás o único representante brasileiro com uma reclinada). |
Pedro, vê se dá um suporte aà para o Cezar. No Giro 100K ele experimentou uma pedivela mais curta e parece que não reajustou bem o banco, ficando dolorido no final. O banco deve ter ficado menos deitado do que antes. Seria interessante ele manter o ajuste do banco tão fiel quanto possÃvel ao que ele vinha usando nos Brevets para não ter problemas no PBP. |
|  | | Mordaz

| Assunto: Re: Reclinadas no Paris-Brest-Paris Ter Maio 10, 2011 10:48 pm | |
| | ninocoutinho escreveu: | O autor da página destaca as caracterÃsticas q considera mais importantes pra provas desse tipo (longa distância):
- rigidez do quadro e do assento para adequada transferência de energia; - leveza da bike, para subir as ladeiras.
Engraçado q ele não menciona, a instante algum, a inclinação do assento. Será q não acha tão importante? |
A Lightning F-40, carenada, não precisa de um banco muito deitado porque a carenagem já proporciona uma excelente aerodinâmica. Um banco muito deitado prejudicaria a visibilidade à frente.
| ninocoutinho escreveu: | Como complemento, pro cara, as melhores reclis escaladoras são:
Carbent (qual? qualquer uma, tlvz) : |
São praticamente o mesmo modelo. A diferença está nas rodas (650c ou 700c) e nos componentes (modelos Sport e Pro).
| ninocoutinho escreveu: | | Bacchetta Carbon Aero: |
Essa é a antiga. Agora tem a Carbon Aero 2.0, feita em Taiwan e com um preço mais acessÃvel.
| ninocoutinho escreveu: | | Bacchetta Corsa: |
Ainda uma das melhores relações custo-benefÃcio, e supostamente mais rÃgida que a Carbon Aero antiga.
Essa lista poderia ser atualizada com a M5 Carbon High Racer. |
|  | | ninocoutinho

| Assunto: Re: Reclinadas no Paris-Brest-Paris Dom Ago 21, 2011 7:59 pm | |
| Saiu hoje o vÃdeo da largada deste ano das "bicicletas especiais", que incluem as reclis, trikes, tandem, velomóveis, rowing bikes e outras especialidades! Alguém consegue localizar o Cézar Barbosa aÃ? Lembrando que deve ter o Valdson numa Azub aÃ, também (o camarada deste tópico). Abraços, Nino |
|  | | Mordaz

| Assunto: Re: Reclinadas no Paris-Brest-Paris Dom Ago 21, 2011 9:32 pm | |
| Acho que ele não aparece nesse vÃdeo.
Alguém sabe o número do Cezar? Para usar no tracking. |
|  | | Mordaz

| Assunto: Re: Reclinadas no Paris-Brest-Paris Seg Ago 22, 2011 1:43 am | |
| Achei: 7186  |
|  | | ninocoutinho

| Assunto: Re: Reclinadas no Paris-Brest-Paris Seg Ago 22, 2011 9:24 am | |
| Isso, o do Valdson é 6984, não tinha conseguido achar pela busca mas achei no twitter de alguém. Não sei pq, mas agora não estou conseguindo ver o status de nenhum dos dois, mas há pouquÃssimos minutos o Valdson tinha percorrido uns 200 e poucos quilômetros, com média de 15 km/h, enquanto o Cézar tinha percorrido uns 300 e poucos, com trechos com média superior a 20 por hora, e trechos a 15 por hora tb.
PS: esse tracking é muito esquisito, cada hora q vc vê aparecem dados diferentes...
Última edição por ninocoutinho em Seg Ago 22, 2011 9:40 am, editado 1 vez(es) |
|  | | ninocoutinho

| Assunto: mais um vÃdeo da largada Seg Ago 22, 2011 9:38 am | |
| E a Okocicle atualizou um dos seus posts com um vÃdeo um pouquinho mais nÃtido dessa largada:
|
|  | | Mordaz

| Assunto: Re: Reclinadas no Paris-Brest-Paris Seg Ago 22, 2011 7:39 pm | |
| Cezar:  |
|  | | ninocoutinho

| Assunto: Re: Reclinadas no Paris-Brest-Paris Ter Ago 23, 2011 5:25 pm | |
| Parece q o Valdson abandonou, ou pegou posto de controle fechado. Mas mandou 310 km de pedal, no mÃnimo. Pra quem não era ainda reclineiro, mandou bem demais  ! O Cézar, há aproximadamente duas horas atrás, registrou 703 km percorridos, uôu! Não sei se alguma vez ele já pedalou tanto, pois acho q no último PBP teve q abandonar bem antes. A velocidade média é uma loucura, por ela a gente faz ideia do terreno (ou dos pontos q o pessoal escolhe pra tirar um cochilo!). Teve um trecho q parece ser uma encrenca pra todo mundo, o Cézar levou 11h e meia pra percorrer, a uma velocidade média de 6,6 km/h. Claro q não é a média pedalada, e sim a média dividindo a distância percorrida pelo tempo entre um PC e outro, mas por aà vc imagina q deve ser algum tipo de ladeirume! Tem um cara q eles tão acompanhando no BROL, da Eslovênia, pedalando uma Zockra High-racer, ele já tá uns 200 km a frente do Cézar e fez esse trecho em 9h22 min, velocidade média de 9,1 km/h. Esse cara deve ser uns 40 anos mais novo q o Cézar e claro q pedala tb um absurdo, neste ano ele já mandou 1200 km na Race Across Slovenia, em 55h de pedal. Aqui vcs têm o link pro blog dele (traduzido pro inglês), q está sendo atualizado ao vivo no PBP por alguém q está seguindo ele e outro compatriota. |
|  | | ninocoutinho

| Assunto: Re: Reclinadas no Paris-Brest-Paris Qua Ago 24, 2011 2:53 pm | |
| | ninocoutinho escreveu: | | Tem um cara q eles tão acompanhando no BROL, da Eslovênia, pedalando uma Zockra High-racer |
Esse camarada terminou, em 69 horas. O Cézar passou no último posto de controle completando 1009 km, em 71 horas de pedal. Agora falta pouco mais de 200 ! Logo sai esse negócio !
Consta q tem um cara de velomóvel q terminou em 47 horas pedaladas, joguem o número 8881 no tracking. Pensa bem, é o mesmo que, em dois dias pedalando sem parar, sair de Belo Horizonte, ir a São Paulo e voltar. Pronto, versão brasileira do Paris-Brest-Paris !
O blog da okocicle tá sempre atualizado com novas fotos, é legal dar uma olhada:
http://okocicle.wordpress.com/
Abraços,
Nino
|
|  | | Mordaz

| Assunto: Re: Reclinadas no Paris-Brest-Paris Qua Ago 24, 2011 7:26 pm | |
| | ninocoutinho escreveu: | | Tem um cara q eles tão acompanhando no BROL, da Eslovênia, pedalando uma Zockra High-racer, ele já tá uns 200 km a frente do Cézar e fez esse trecho em 9h22 min, velocidade média de 9,1 km/h. Esse cara deve ser uns 40 anos mais novo q o Cézar e claro q pedala tb um absurdo, neste ano ele já mandou 1200 km na Race Across Slovenia, em 55h de pedal. Aqui vcs têm o link pro blog dele (traduzido pro inglês), q está sendo atualizado ao vivo no PBP por alguém q está seguindo ele e outro compatriota. |
O cara tem um motor-home como carro de apoio? E com massagista? Tá bom demais! Assim até eu! |
|  | | | | Reclinadas no Paris-Brest-Paris | |
|
Tópicos similares |  |
|
| | Permissão deste fórum: | Você não pode responder aos tópicos neste fórum
| |
| |
| |