Recliforum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Recliforum

Fórum dedicado a concentrar informações relativas ao ciclismo alternativo, e com maior ênfase no ciclísmo reclinado no Brasil e demais países latinos.
 
InícioInício  RecliforumRecliforum  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Guidon para reclinada

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
Adriano




Mensagens : 14
Data de inscrição : 10/08/2009
Idade : 50
Localização : Torres - RS

Guidon para reclinada Empty
MensagemAssunto: Guidon para reclinada   Guidon para reclinada EmptyQui maio 12, 2011 7:47 am

Estou finalizando minha bicicleta. Tenho duvidas sobre o guidon: reto ou em U, tipo zox. O que acham? [img][/img]
Ir para o topo Ir para baixo
SOLYOM

SOLYOM


Mensagens : 103
Data de inscrição : 01/06/2010
Idade : 52
Localização : Araçoiaba da Serra - SP

Guidon para reclinada Empty
MensagemAssunto: Re: Guidon para reclinada   Guidon para reclinada EmptySex maio 13, 2011 7:40 am

Oi Adriano

Se vc puder coloque imagens de como ela está ficando, para melhor opinarmos.

Mas me agrada muito o guidão em U (open cockpit), usado nas Zoxs, Bacchettas, Volaes, Challengers e muito mais. Esse guidão fica confortável mas limita um pouco nas curvas fechadas.

Já o tipo preying mantis (tipo louva-deus ou esquilo), dá liberdade total nas curvas (é possivel fazer curvas com a roda quase a 90º - bom para manobras curtas e trânsito), deixa os comandos, ciclocomputador, espelho e farol à sua frente, criando um "painel de controle" acessado com os dedos. Você pode faze-lo dobrável (acho que das Challengers são os melhores exemplos) - há comentários sobre o perigo desse tipo de guidão ficar à frente como obstáculo, mas nunca soube ou lí à respeito de algum acidente, inclusive a função de dobra-lo reduz esse risco e serve para facilitar subir e descer da bicicleta.

Abraços!
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.solyombikes.com
Adriano




Mensagens : 14
Data de inscrição : 10/08/2009
Idade : 50
Localização : Torres - RS

Guidon para reclinada Empty
MensagemAssunto: Guidon para reclinada   Guidon para reclinada EmptySex maio 13, 2011 9:40 am

Ainda não sei como colocar uma imagem. SOLYOM: poderia explicar com fotos os tipos de guidon citados?
Ir para o topo Ir para baixo
Adriano




Mensagens : 14
Data de inscrição : 10/08/2009
Idade : 50
Localização : Torres - RS

Guidon para reclinada Empty
MensagemAssunto: Guidon para reclinada   Guidon para reclinada EmptySex maio 13, 2011 9:51 am

Acho que é esta amaneira de colocar imagem, certo? Na foto consta uma mesa e guidon, mas não deu certo, pois batia no joelho, então retirei, retirando também a caixa do movimento central e as peças ali: agora coloquei de melhor qualidade, mas deixei para soldar, por isso não tenho fotos. Minha duvida está no guidon.

Guidon para reclinada Dscf1130p.th
Ir para o topo Ir para baixo
SOLYOM

SOLYOM


Mensagens : 103
Data de inscrição : 01/06/2010
Idade : 52
Localização : Araçoiaba da Serra - SP

Guidon para reclinada Empty
MensagemAssunto: Re: Guidon para reclinada   Guidon para reclinada EmptySex maio 13, 2011 10:25 am

Oi Adriano,

A bike está ficando bonita, bela geometria

Olhando à grosso modo, uma solução básica seria estender o avanço, deixando o guidon acima das pernas, e tbem melhoraria se vc aumentasse o angulo do avanço, trazendo o guidon mais próximo (sem precisar deixa-lo muito alto acima dos joelhos, mas para tras), criando um guidão tipo esquilo.
Outra saída seria inverter o avanço, e instalar o guidão em U, do jeito que está ou até mais baixo.

Interessante e simples a solução do uso de garfo dianteiro, abrindo-o para usar atras. Não sei se vc já soldou, mas vc pode deixa-lo encaixado, prendendo-o com parafusos tangenciais (semelhante às regulagens telescópicas de pedivelas em muitas swbs), podendo ser desmontavel para transporte.
Porém, vc deverá ter alguma dor de cabeça para passar a corrente com a geometria que está.

Fiquei curioso (e preocupado), com as dimensões (e resistência), do tubo principal

Abraços

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.solyombikes.com
Adriano




Mensagens : 14
Data de inscrição : 10/08/2009
Idade : 50
Localização : Torres - RS

Guidon para reclinada Empty
MensagemAssunto: Continuação da reclinada   Guidon para reclinada EmptyTer maio 17, 2011 6:30 pm

Segue a continuação da bike. Se alguém tiver uma idéia ou sugestão pode colocar. Ainda vou fazer testes após colocar freios, para ver se há necessidade de modificação anes de pintar. O guidon fiz em U, meio quadrado, aproveitando um guidon que eu tinha. Não fiz polias para a corrente, usando cambio tal como na reclinada TSUNAME apresentada em outro tópico. Vamos ver como fica a questão do equilibrio na bicicleta: parece que há necessidade de adaptação.

Guidon para reclinada Verao2010066



Ir para o topo Ir para baixo
Marcus Del Mastro

Marcus Del Mastro


Mensagens : 903
Data de inscrição : 25/03/2011
Idade : 49
Localização : Sorocaba - SP

Guidon para reclinada Empty
MensagemAssunto: Re: Guidon para reclinada   Guidon para reclinada EmptyTer maio 17, 2011 7:30 pm

Pitacos de Marcus:

Grandes construtores, acho tão legal ver essas coisas acontecendo... Parabéns.

1. tb fiquei preocupado se estrutura principal vai aguentar.
2. Não entendi pq tanto espaço entre a roda traseira e o assento. Pretende deitar mais o assento depois?
3. Penso que as roldanas da transmissão vão ser muito exigidas. Será que aguenta? Entendo que as roldana devam ficar muito bem fixas para que perca menos possível de energia, assim penso que elas devam estar presas no quadro.

Pensando nisso tudo...


Reforçar a estrutura principal com uma duas barras de aço tracionadas (como em estruturas de portões basculantes) e um tubo no meio recebendo a compressão; Nesse tubo de compressão vc poderia prender a roldana.
1. assim vc poderia ainda experimentar inclinações bem deitadas para o assento.

Ou

Que tal reduzir a distância entre o assento e a roda traseira?
1. reduziria os esforços no tubo principal.
2. colocar a roldana mais para frente e perto do tubo para ter mais rigidez

Guidon para reclinada Swbt




São pitacos apenas. cada um deles tem suas desvantagens tb



Ir para o topo Ir para baixo
http://www.pocketcar.org
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

Guidon para reclinada Empty
MensagemAssunto: Re: Guidon para reclinada   Guidon para reclinada EmptyQua maio 18, 2011 12:02 am

Como a corrente passa por baixo do chainstay, seria uma boa colocar o freio por cima.
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
Adriano




Mensagens : 14
Data de inscrição : 10/08/2009
Idade : 50
Localização : Torres - RS

Guidon para reclinada Empty
MensagemAssunto: Primeira volta   Guidon para reclinada EmptyQua maio 18, 2011 7:06 pm

Consegui dar uma volta com a bike. Como já disseram em várias oportunidades é preciso dar um impulso na saída, na primeira pedalada. No início tive dificuldade em me equilibrar, mas logo em seguida consegui dar uma volta - foi a primeira vez que andei numa reclinada e ainda por cima construída artesanalmente e falei comigo mesmo: É UMA LOUCURA! Andei na areia da praia e notei a mudança de esforço nas pernas em relação à bicicleta convencional, mas é sensacional. Dias atrás, ao ver como estavam as soldas, numa oficina de bicicletas, o dono me disse que várias pessoas perguntavam o que era AQUILO, se interessando, vejam só, pois não é comum de se ver.
Ir para o topo Ir para baixo
Marcus Del Mastro

Marcus Del Mastro


Mensagens : 903
Data de inscrição : 25/03/2011
Idade : 49
Localização : Sorocaba - SP

Guidon para reclinada Empty
MensagemAssunto: Re: Guidon para reclinada   Guidon para reclinada EmptyQua maio 18, 2011 7:54 pm

Adriano escreveu:
Consegui dar uma volta com a bike. Como já disseram em várias oportunidades é preciso dar um impulso na saída, na primeira pedalada. No início tive dificuldade em me equilibrar, mas logo em seguida consegui dar uma volta - foi a primeira vez que andei numa reclinada e ainda por cima construída artesanalmente e falei comigo mesmo: É UMA LOUCURA! Andei na areia da praia e notei a mudança de esforço nas pernas em relação à bicicleta convencional, mas é sensacional. Dias atrás, ao ver como estavam as soldas, numa oficina de bicicletas, o dono me disse que várias pessoas perguntavam o que era AQUILO, se interessando, vejam só, pois não é comum de se ver.

Se inveja matasse, eu tava morto.

Parabéns pela bike afro
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.pocketcar.org
Conteúdo patrocinado





Guidon para reclinada Empty
MensagemAssunto: Re: Guidon para reclinada   Guidon para reclinada Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Guidon para reclinada
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Help para guidon
» Reclinada para viagem
» Cardan para reclinada
» Reclinada para venda no Wallmart ------------------------ dos EUA......
» Construir uma reclinada para cicloturismo!

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Recliforum :: Faça você mesmo-
Ir para: