InícioInício  RecliforumRecliforum  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 
 

 construção passo-a-passo de um tilting trike

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
ninocoutinho

avatar

Mensagens : 1232
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Itabira - MG

MensagemAssunto: construção passo-a-passo de um tilting trike   Qui Maio 19, 2011 3:40 pm

Já tem outros tópicos falando sobre o assunto:

http://recliforum.forumeiros.com/t487-novo-triciclo-da-raptobike-raptotrike

http://recliforum.forumeiros.com/t496-trike-que-incline-para-girar

Mas não aqui no "Faça Você Mesmo", e acho q este será o caso!

Recebi pelo twitter da Ominbent um link prum vídeo no RecumbenTV. São 10 minutos da construção do q o cara chama de Lowracer Supersonic. Pros construtores artesanais deve ser uma bela viagem ver quase todo o trabalho do cara:



O ruim q esse aí praticamente não tem pedaladas. Achei um vídeo mais antigo, tb com passo-a-passo mas um pouco menos detalhados, no qual ele filma uns passeios:



Um dos detalhes é o coroão. Uôu!!!!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Marcus Del Mastro

avatar

Mensagens : 899
Data de inscrição : 25/03/2011
Idade : 43
Localização : Sorocaba - SP

MensagemAssunto: Re: construção passo-a-passo de um tilting trike   Seg Maio 23, 2011 11:29 pm

Sem entrar no mérito do projeto, achei super interessante a técnica dele:

fazer rasgos no tubo, sem cortar a seção inteira, dobrar e soldar. Parece um jeito interessante de:
- "dobrar tubos" sem uma calandra, sem engruvinhar o tubo; ou
- soldar o tubo sem que ele fique fora do eixo (em diversos sentidos)...

Não sei o que os especialistas acham (pq eu não sei praticamente nada de solda)...

É furada???

Abraços
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://www.pocketcar.org
ag_favaro

avatar

Mensagens : 100
Data de inscrição : 22/05/2009
Idade : 55
Localização : Itajaí SC

MensagemAssunto: Re: construção passo-a-passo de um tilting trike   Qui Maio 26, 2011 7:29 pm

A técnica de cortar o tubo com abrasivo sem seccionar completamente, só considero possível se tiver (como ele) um aparelho MIG. Fiz a minha com tubos de quadrados de 25 mm iguais ao que mostra o vídeo. Mas meu aparelho é de eletrodo revestido. Se não ajustasse perfeitamente os encontros das partes a soldar só iria abrir crateras.
O conjunto do eixo dianteiro é muito rudimentar, parece daqueles de carrinhos com rolamentos para descer ladeiras. Se construísse um eixo destes para não ser complexo, uniria por uma barra convenientemente curvada dois semi-tubos para garfos de aro 20" completos, inclusive com os conjuntos padrões de esferas para giro lateral (direção). Duas mesas, uma sobre cada garfo, e em cada uma meio guidão cortado, voltada cada metade para dentro. E uma barrinha inferior articulada unindo os dois garfos, fixada a partir dos eixos das rodas, apenas para manter o paralelismo nas rodas dianteiras.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Marcus Del Mastro

avatar

Mensagens : 899
Data de inscrição : 25/03/2011
Idade : 43
Localização : Sorocaba - SP

MensagemAssunto: Re: construção passo-a-passo de um tilting trike   Qui Maio 26, 2011 8:36 pm

ag_favaro escreveu:
A técnica de cortar o tubo com abrasivo sem seccionar completamente, só considero possível se tiver (como ele) um aparelho MIG. Fiz a minha com tubos de quadrados de 25 mm iguais ao que mostra o vídeo. Mas meu aparelho é de eletrodo revestido. Se não ajustasse perfeitamente os encontros das partes a soldar só iria abrir crateras.

Pois é, vivendo e aprendendo. Não me vejo soldando algum tubo nos próximos anos, mas é preciso conhecer as técnicas adequadas para cada necessidade. Valeu.

ag_favaro escreveu:
O conjunto do eixo dianteiro é muito rudimentar, parece daqueles de carrinhos com rolamentos para descer ladeiras. Se construísse um eixo destes para não ser complexo, uniria por uma barra convenientemente curvada dois semi-tubos para garfos de aro 20" completos, inclusive com os conjuntos padrões de esferas para giro lateral (direção). Duas mesas, uma sobre cada garfo, e em cada uma meio guidão cortado, voltada cada metade para dentro. E uma barrinha inferior articulada unindo os dois garfos, fixada a partir dos eixos das rodas, apenas para manter o paralelismo nas rodas dianteiras.

Parece que vc descreveu uma trike tadpole (tipo windcheetah, não). Se for isso, tem que se ter um cuidado especial no projeto do steering: as rodas dianteiras não devem manter o paralelismo, a geometria tem que fazer a roda de dentro da curva virar mais que a de fora, já que ela percorrerá um circulo de menor circuferência. Em geral resolve-se isso com uma geometria em trapézio ou com barras cruzando em X, mas não basta fazer isso, é necessário afinar.

Há muitos anos baixei um arquivo em excel que vc colocava todos os dados do seu projeto de trike e ia afinando a geometria (esse arquivo deve estar em algum back up meu, mas deve achar ainda na web, o arquivo chama-se steering.xls, se não me engano). Nele vc colocava a distância entre eixos, distância entre as rodas da frente, cambagem, ângulo da caixa de direção, trail, etc... muito bacana.

Já a proposta rústica da trike acima, não necessita disso tudo, pois o steering é na linha central do quadro e as rodas estarão sempre tangenciais a circunferência que percorrerão (com todos os poréns de se utilizar uma geometria tão simples).

Um dos grandes baratos dessa trike tilting é que, devido ao ângulo da caixa de direção, a bike inclina quando faz curva, ajudando na estabilidade. Como tudo nela, um mecanismo simples e razoavelmente funcional (como tudo nela).

Abraços,
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://www.pocketcar.org
Cris_arquitetura



Mensagens : 19
Data de inscrição : 09/06/2011

MensagemAssunto: Ajuda para comprar um triciclo "TRIKE" no Rio de Janeiro   Qui Jun 09, 2011 7:21 pm

Oi pessoal,

Estava buscando no google alguma loja no Rio de Janeiro que venda triciclos "trikes" e acabei econtrando esse fórum, tenho muita vontade de comprar um triciclo desses mas nunca tive nenhuma experiência ou contato com esse tipo de bicicleta.
Alguém poderia me indicar uma ou mais lojas no RJ onde eu possa ver um trike pessoalmente? Disponho de R$1.800,00 vcs acham que consigo comprar um triciclo "trike" com esse valor?

Muito obrigada!
Ana Cristina
flower
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Arthur HP3

avatar

Mensagens : 147
Data de inscrição : 19/05/2009
Idade : 68
Localização : Rio de Janeiro

MensagemAssunto: Re: construção passo-a-passo de um tilting trike   Sex Jun 10, 2011 9:25 am

Marcus Del Mastro escreveu:
Sem entrar no mérito do projeto, achei super interessante a técnica dele:

fazer rasgos no tubo, sem cortar a seção inteira, dobrar e soldar. Parece um jeito interessante de:
- "dobrar tubos" sem uma calandra, sem engruvinhar o tubo; ou
- soldar o tubo sem que ele fique fora do eixo (em diversos sentidos)...

Não sei o que os especialistas acham (pq eu não sei praticamente nada de solda)...

É furada???

Abraços

Olá Marcus,

Não sou "especialista", mas opino pela vivência neste caso.
Não é furada não. Em minha opinião, é a melhor solução quando se trata de tubo de seção quadrada ou retangular. Usei isso no modelo HP3 Kids.






Faço ressalva apenas quanto ao limite do ângulo, de forma que não se chegue a deformações e consequentes tensões excessivas na parede de baixo do tubo.
No caso do vídeo acho que o trabalho não foi bem feito. A maneira correta é fazer um rasgo em “V” com ângulo igual ao da “curvatura” que se quer, e que esse “V” tenha a bissetriz no plano da seção transversal do tubo. Assim, ao se dobrar e unir as duas seções elas serão idênticas e a consequente união perfeita das paredes, sem gap, permitirá uma solda mais precisa e segura.

Não diria o mesmo para o caso de tubos de seção circular. Dificuldades do processo de curvar à parte, para estes, curvar é a solução mais apropriada, construtiva e esteticamente falando. Claro que aplicar o mesmo processo de corte e solda, acima descrito, em tubos de seção circular (ou oval, etc.) significaria seccionar totalmente o tubo e soldar as partes nos 360 graus.
Ao curvar em determinado ângulo um tubo de seção circular, podemos também ter um controle dos limites de tensão no lado tracionado, por meio do raio de curvatura.

abraços
Arthur HP3
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Marcus Del Mastro

avatar

Mensagens : 899
Data de inscrição : 25/03/2011
Idade : 43
Localização : Sorocaba - SP

MensagemAssunto: Re: construção passo-a-passo de um tilting trike   Sab Jun 11, 2011 10:43 pm

Arthur HP3 escreveu:

Não é furada não. Em minha opinião, é a melhor solução quando se trata de tubo de seção quadrada ou retangular. Usei isso no modelo HP3 Kids.
Faço ressalva apenas quanto ao limite do ângulo, de forma que não se chegue a deformações e consequentes tensões excessivas na parede de baixo do tubo.
A maneira correta é fazer um rasgo em “V” com ângulo igual ao da “curvatura” que se quer,...permitirá uma solda mais precisa e segura.

Não diria o mesmo para o caso de tubos de seção circular.
abraços
Arthur HP3

Valeu Arthur, bom ter uma opinião sua sobre esse assunto, ainda mais sabendo que já utilizou esse procedimento.
(desculpe ter editado o seu texto, mas acho que ficou um resuminho razoável)

Abraços
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://www.pocketcar.org
prof carlos henrique

avatar

Mensagens : 327
Data de inscrição : 14/02/2012
Idade : 59
Localização : Araçatuba - sp

MensagemAssunto: essa questão de soldar rasgos e uniões   Sex Mar 02, 2012 3:47 pm

ag_favaro escreveu:
A técnica de cortar o tubo com abrasivo sem seccionar completamente, só considero possível se tiver (como ele) um aparelho MIG. Fiz a minha com tubos de quadrados de 25 mm iguais ao que mostra o vídeo. Mas meu aparelho é de eletrodo revestido. Se não ajustasse perfeitamente os encontros das partes a soldar só iria abrir crateras.
O conjunto do eixo dianteiro é muito rudimentar, parece daqueles de carrinhos com rolamentos para descer ladeiras. Se construísse um eixo destes para não ser complexo, uniria por uma barra convenientemente curvada dois semi-tubos para garfos de aro 20" completos, inclusive com os conjuntos padrões de esferas para giro lateral (direção). Duas mesas, uma sobre cada garfo, e em cada uma meio guidão cortado, voltada cada metade para dentro. E uma barrinha inferior articulada unindo os dois garfos, fixada a partir dos eixos das rodas, apenas para manter o paralelismo nas rodas dianteiras.


solda mig é estrutural e sempre preenche os espaços que porventura tiver, então como o alemão chris fez é tecnicamente correto e aceitável.

qto a solda de eletrodo qdo não posso usar a MIG uso eletrodo de inox 308 L e fica bem estrutural e bem acabado, nunca tive problemas com essas soldas e já fiz muitas, tem que ser com máquina retificada com o eletrodo no positivo.


acabando de reformar minha academia é esse trike lowracer supersonic que vou construir, serão 6 unidades (minha equipe) e vamos pedalar de campo grande=ms até araçatuba-sp sem parar!!!!!! é projeto maluco mas não somo normais mesmo!!!!


abraços
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: construção passo-a-passo de um tilting trike   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
construção passo-a-passo de um tilting trike
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Ferrari Enzo - "FIORANO"
» SBlim-2 (MIG15-UTI) - OzMods - 1/144 Finalizado
» A340-600 : MONTANDO A BESTA!
» F-4U-1 Bird Cage - Corsair - Tamiya - 1/48 - FINALIZADO
» Fokker 100 TAM ! FINALIZADO EM 25/04/2009 !

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Faça você mesmo-
Ir para: