Recliforum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Recliforum

Fórum dedicado a concentrar informações relativas ao ciclismo alternativo, e com maior ênfase no ciclísmo reclinado no Brasil e demais países latinos.
 
InícioInício  RecliforumRecliforum  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Sobre o uso de Alforjes

Ir para baixo 
+2
ninocoutinho
Antigão
6 participantes
AutorMensagem
Antigão




Mensagens : 16
Data de inscrição : 15/05/2011
Idade : 73
Localização : São Paulo - SP

Sobre o uso de Alforjes Empty
MensagemAssunto: Sobre o uso de Alforjes   Sobre o uso de Alforjes EmptyQua Jun 01, 2011 5:57 pm

Olás,

Como sou novato por aqui e ainda estou pesquisando sobre reclinadas, se eu escrever alguma besteira, de antemão me desculpem! Laughing

Tenho assistido vários vídeos de cicloturismo com reclinadas, bem como observado fotos.

No caso dos alforges: Há modelos especiais de alforjes para reclinadas ou os alforjes usados nas MTBs ou Híbridas servem normalmente? Quer me parecer que alforjes mais longos irão esbarrar no chão, pois não?

E, como se prendem os mesmos na parte de baixo para não balançarem nas curvas, seguindo a força gravitacional?

Abraços

Antigão.
Ir para o topo Ir para baixo
http://pneunaestrada.blogspot.com/
ninocoutinho

ninocoutinho


Mensagens : 1279
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Itabira - MG

Sobre o uso de Alforjes Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre o uso de Alforjes   Sobre o uso de Alforjes EmptyQui Jun 02, 2011 11:21 am

Olá, Antigão, antes que ninguém participe, lá vou eu!!

Existem sim alforjes específicos pra reclinadas, me esqueci de marcas e tô meio agarrado pra procurar agora os links, mas eles em geral têm um desenho menos vertical e mais inclinado, tendendo ao horizontal, para se acomodar sobre os bagageiros típicos de SWB, como no da Optima Lynxx:

Sobre o uso de Alforjes Opt_lynx_a

Esse bagageiro com alforjes fica assim:

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/it/1/1f/Optima_Lynx_20050820.jpg (não inseri a imagem no post pois é meio grande)

Vc vê q essa aí ainda tem uma bolsinha no topo da parte de trás do assento, acho um acessório excelente, ainda pretendo ter um. Acho q o Mordaz usa um parecido na HR dele.

No entanto, acho eu q as adaptações de bagageiros em CLWB - caso das Zohrer EXD (Turismo) e Solyom Explorer - admitem os alforjes normais. Tomo a liberdade de postar o link de um álbum do Olavo no multiply, mostrando o uso do alforje Saikoski embaixo do banco. É um senhor alforje, muito grande!! Nas fotos tem detalhes da fixação. Se não me engano, ele usa esse esquema no dia-a-dia, acho q levando alforje dum lado só (dpois ele pode vir aqui confirmar):

http://olavolu.multiply.com/photos/album/22/22

Acredito q, do jeito q está nas fotos, não balança muito em curvas. O bagageiro da zohrer é bem abrangente, como vc pode ver nesse outro álbum dele:

http://olavolu.multiply.com/photos/album/34/EXD_Abril_de_2011

Aí ele ainda colocou um bagageiro comum atrás - provavelmente só possível dpois de retirar a suspa traseira. Tá meio inclinado pra trás; deve dar pra ficar melhor mas acredito q assim está bom pra ele, depende do uso.

Uma das adaptações mais comuns lá nas gringas, pra alforjes abaixo do banco, são os racks da terracycle:

http://shop.bacchettabikes.com/accessories/racks/terracycle-easy-reacher-rack.html

Acho q qualquer torneiro bom imita um treco desses, provavelmente melhorando.

Bem, o assunto alforjes+bagageiro, em reclinadas, é tão ou mais extenso que nas convencionais. Na minha solyom, uma hora eu tiro mais fotos em detalhes de como uso os alforjes.

Ah, sobre raspar no chão, acho q só em situações muito extremas ou com alforjes muito grandes. Tipo nas duas bikes q o Klaus usou nas suas mega-viagens:

Sobre o uso de Alforjes Klaus-1

Sobre o uso de Alforjes Bamboo+Recumbent+Bike

link pra terceira foto

link pra quarta foto

Nas duas primeiras, periga bater no chão pq os alforjes são bem altos. Na outras duas, mesmo a bike sendo muito baixa, tá longe do chão. Mas eu não acredito q vc pegará um modelo tão "esportivo" de recli.

De qualquer jeito, acho q vc já deve ter pensado bastante nisso tudo aí. Ainda assim, contamos também com a experiência dos demais sobre o assunto!!

Abraços,


Nino
Ir para o topo Ir para baixo
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

Sobre o uso de Alforjes Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre o uso de Alforjes   Sobre o uso de Alforjes EmptyQui Jun 02, 2011 2:37 pm

No site antigo da Zohrer havia uma recomendação dos alforges da Ararauna. Creio que os dois tamanhos disponíveis serviam no suporte de alforges da Zohrer sem problemas. Eu tenho o pequeno, de 25 litros.

Meu irmão Eduardo já usou em sua EXD uns alforges bam maiores, da Decathlon (não sei exatamente qual modelo), e não teve problemas.

O Daniel (delviolino) poderia dar umas dicas, pois tem experiência nisso.
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
Antigão




Mensagens : 16
Data de inscrição : 15/05/2011
Idade : 73
Localização : São Paulo - SP

Sobre o uso de Alforjes Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre o uso de Alforjes   Sobre o uso de Alforjes EmptyQui Jun 02, 2011 7:53 pm

Legal Nino e Mordaz pelas respostas. Obrigado!

Olhei as fotos e vi como são confeccionados os suportes aí entendi melhor como os alforjes são fixados, de maneiras a não balançarem nas curvas. Pensei que ficassem com a parte de baixo solta, hehehe! Embarassed

Aliás, naquele primeiro link de fotos a recli tem um senhor assento, hein. Nossa, parece um banco de BMW! Aliás essa configuração 20 X 26 me pareceu melhor para o uso de alforjes. O quadro fica menos reclinado para trás. Lógico, trata-se de um palpite de leigo baseado apenas na visão das fotos.

Quando eu adquirir a minha reclinada, aí sim, terei como ver tudo isso na prática! Se Deus quiser esse dia não está tão longe!

Abraços

Antigão.
Ir para o topo Ir para baixo
http://pneunaestrada.blogspot.com/
cebola

cebola


Mensagens : 3
Data de inscrição : 29/12/2009
Idade : 57
Localização : São Paulo - Capital

Sobre o uso de Alforjes Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre o uso de Alforjes   Sobre o uso de Alforjes EmptyQui Jun 02, 2011 10:40 pm

Olá Antigão,

Sou irmão do Mordaz. Os meus alforges ficaram bem ajustados e fixos. O único problema que encotrei foi a necessidade de cortar cerca de 1cm de largura das abas superiores do alforge que fixam-se entre si com velcro. Isso se deu devido ao fato do alforge não ter sido projetado para a minha reclinada, modelo EXD.
Comprei este modelo na Decathlon do Morumbi-SP. Verifiquei que este modelo já não é mais vendido lá. Há um parecido.

Sugiro que leve a bicicleta na loja onde for comprar o alforge. Tem alguns detalhes que atrapalham a instalação, podendo até não permití-la. Listo algumas questões que tive que atentar ao comprá-lo para EXD:

  • O alforge deve ser do modelo em que as duas bolsas se separem para que possibilite a instalação;

  • tipo de alça usada no alforge não pode ser volumosa pois pode inviabilizar a instalação devido a mesma ter de passar por baixo do tubo central do quadro;

  • Largura da fixação entre uma bolsa e a outra; (tive que cortar conforme dito acima)


Outra coisa: Uso o banco da EXD na posição mais recuada e mesmo assim o alforge não atrapalha.

Abaixo a foto da bike com o alforge instalado...

Sobre o uso de Alforjes Alforgenaexd.th


Abraços e boas pedaladas! Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

Sobre o uso de Alforjes Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre o uso de Alforjes   Sobre o uso de Alforjes EmptySex Jun 03, 2011 10:11 am

Fala, Cebola...

Até que enfim resolveu participar do fórum! Seja bem vindo.

[]s
RT
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
ninocoutinho

ninocoutinho


Mensagens : 1279
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Itabira - MG

Sobre o uso de Alforjes Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre o uso de Alforjes   Sobre o uso de Alforjes EmptySex Jun 03, 2011 11:43 am

Que bom q a comunidade do recliforum está crescendo!!

Então, se o Antigão for de Zohrer EXD, acredito q ele não terá problema algum, pois pelo q me lembro, ele tem justamente os alforjes Ararauna. Lembro dessa recomendação no site antigo da Zohrer, realmente, acho q já vi fotos do Pedro com esses alforjes. Eu acho q é justamente um dos Araraunas que vai servir tanto na minha bamboobent, qnto no bagageiro abaixo do banco da Explorer (nele eu uso o pequeno da decathlon q funciona mas acho q podia ser melhor). Os dianteiros da ProBike tb são uma opção - não pra de bambu, mas pra solyom.

Nos e-mails q troquei com o Antigão eu já mandei essas fotos pra ele, mas vou incluir aqui pois pode ser até estimulante para outros reclineiros (ou potenciais): o Daniel Andrade carregadíssimo na viagem dele pela Patagônia neste ano (acho q não tem problema em postar, apesar de ele não participar daqui, pois é um album público q ele divulgou na lista zohrer e tb é visível a todos no facebook):

Sobre o uso de Alforjes Danielviolino

Sobre o uso de Alforjes Danielpatagonia

Ele está justamente com os Saikoski Outsider q são muito grandes.

Antigão escreveu:
Olhei as fotos e vi como são confeccionados os suportes aí entendi melhor como os alforjes são fixados, de maneiras a não balançarem nas curvas. Pensei que ficassem com a parte de baixo solta, hehehe!
Pois é, esse é o problema da arrumação dos alforjes dos dois exemplos q dei do Klaus. Ele me disse q foi bem difícil acertar isso e, qndo ele finalmente conseguiu, não mexeu mais por toda a viagem. Sugeri a ele tentar bolar umas varetas de fixação, de bambu mesmo, q mantivessem os alforjes mais em pé , principalmente, afastado da corrente, no lado direito da bike (acho q esse é o principal problema).

Notei q não citamos esse passo-a-passo do Pedro:

https://recliforum.forumeiros.com/t18-porta-alforjes-para-reclinadas-zohrer-exd
Ir para o topo Ir para baixo
ZÖHRER

ZÖHRER


Mensagens : 393
Data de inscrição : 23/05/2009
Idade : 56
Localização : Rio de Janeiro

Sobre o uso de Alforjes Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre o uso de Alforjes   Sobre o uso de Alforjes EmptySex Jun 03, 2011 7:58 pm

Olá Antigão,
Os porta alforjes usados nos modelos Zöhrer aceitam vários tipos de alforje, temos inclusive um porta alforje extra grande usado não só na Tandem Ciclotour como já testado nos modelos Turismo.
Abaixo Eneko e Miyuki( acercando el mundo)
O Elcio que vai dar a volta ao mundo de reclinada(http://rodaslivres.wordpress.com/about/)com alforjes Ararauna
E tem o Argus, que também usou o porta alforje em sua capacidade máxima 2 pares Ortlieb.
Eu uso também alforjes Ortlieb, ultima foto abaixo.
Sobre o uso de Alforjes Img19751d800


Sobre o uso de Alforjes Elcioprojetorodaslivres


Sobre o uso de Alforjes 45039180808642b0fbdeo


Sobre o uso de Alforjes Dscn0108h



Ir para o topo Ir para baixo
http://zohrer.com.br
ogum777




Mensagens : 74
Data de inscrição : 22/08/2009

Sobre o uso de Alforjes Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre o uso de Alforjes   Sobre o uso de Alforjes EmptySáb Mar 04, 2017 3:48 pm

ZÖHRER escreveu:
Olá Antigão,
Os porta alforjes usados nos modelos Zöhrer aceitam vários tipos de alforje, temos inclusive um porta alforje extra grande usado não só na Tandem Ciclotour como já testado nos modelos Turismo.
Abaixo Eneko e Miyuki( acercando el mundo)
O Elcio que vai dar a volta ao mundo de reclinada(http://rodaslivres.wordpress.com/about/)com alforjes Ararauna
E tem o Argus, que também usou o porta alforje em sua capacidade máxima 2 pares Ortlieb.
Eu uso também alforjes Ortlieb, ultima foto abaixo.
Sobre o uso de Alforjes Img19751d800


Sobre o uso de Alforjes Elcioprojetorodaslivres


Sobre o uso de Alforjes 45039180808642b0fbdeo


Sobre o uso de Alforjes Dscn0108h




queria ver as fotos.....
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Sobre o uso de Alforjes Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre o uso de Alforjes   Sobre o uso de Alforjes Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Sobre o uso de Alforjes
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Alforjes na EXD
» Porta alforjes para Reclinadas Zöhrer EXD
» Impressões sobre o triciclo HP3
» Sobre os fabricantes no Portal
» Camisetas Recliforum

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Recliforum :: Cicloturismo-
Ir para: