| . Caroão . | |
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Autor | Mensagem |
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Klaus
Mensagens : 423 Data de inscrição : 27/05/2009 Idade : 38 Localização : Puerto Felíz
| Assunto: . Caroão . Sex Mar 12, 2010 4:51 pm | |
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Ignacio
Mensagens : 133 Data de inscrição : 14/11/2009 Idade : 48 Localização : Porto Alegre
| Assunto: Re: . Caroão . Sex Mar 12, 2010 5:01 pm | |
| Klaus,
Vejo que a bomba de vácuo já ajudou!!!HEHEHEHH
Se o protótipo funcionar bem, acho que o ideal seria fazer um matriz para a coroa. Desta forma podes reforçar pontos críticos com pedaços de tecidos e fio de carbono. Um exemplo é a região dos furos. esta seria bom já deixar 2 quadrados de tecido de 3cm x 3cm sobrepostos na região de cada furo. Este vai ser o ponto mais crítico de resistência uma vez que todo o torque vai ser dividido em apenas 4 pontos de fixação.
Outra vantagem da matriz é que o chandro dos dentes já estaria pré-determinado restando apenas o acabamento.
Parabens pelo teste, espero que funcione.
Att
Ignacio | |
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Olavo
Mensagens : 638 Data de inscrição : 11/02/2009 Idade : 52 Localização : Porto Alegre - RS - Brasil
| Assunto: Re: . Caroão . Sáb Mar 13, 2010 2:18 am | |
| Beleza Klaus,
Só me pergunto, o atrito com a corrente não vai destruir os dentes de carbono?
Seria interessante fazer um sistema que usasse correia, mas ai tem que usar cubo de marcha...
...ou não podia usar uma correia que fosse do mesmo formato que a corrente, já uma foto de um negócio parecido, vou procurar. | |
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Olavo
Mensagens : 638 Data de inscrição : 11/02/2009 Idade : 52 Localização : Porto Alegre - RS - Brasil
| Assunto: Re: . Caroão . Sáb Mar 13, 2010 2:26 am | |
| Achei, mas não é bem o que eu pensava, embora bem interessante e dá ára bolar alguma coisa com isso, diminui mais o peso ainda. Vou colar abaixo o texto do email que fala dessas correias: - Citação :
- "Recebi no dia 11/9 um e-mail mas só agora tive curiosidade de ver, e
acabei ficando surpreso. É um tipo de correia que parece ser bem legal para protótipos de VEs pela sua praticidade. Segue link de uma imagem que coloquei no meu site e as informações que me foram passadas.
http://www.3destudiodefibra.com/linkA.jpg
Apresentação Link A
Sâo correias perfil A, usadas em polias normais canal A. Elas são mais resistentes que as de borracha comum por serem de poliuretano prensado. Elas corrigem uma eventual falta de alinhamento entre os eixos, trabalham em ambientes quentes e com óleo. No caso de ruídos do motor, ela também absorve, que é a maior virtude delas.
São utilizadas em fábricas para no caso de máquinas que trabalham 24 hs com uma produção contínua que não pode parar. No caso se uma correia estourar, facilmente é substituída pela Link A, que pode ter qualquer medida, evitando que você tenha que manter em estoque um sem número de correias tipo A. São muitíssimo utilizadas em navios frigoríficos nas máquinas de fazer gelo que não podem parar de modo nenhum.
Nós importamos de início a tipo A e Z ( ou 3L), mas estamos providenciando a tipo B.
Qualquer dúvida, estamos ao seu inteiro dispor.
Atenciosamente.
RITA MAIA / DEPTO DE VENDAS BORRACHAS DINA COML LTDA RUA FLORÊNCIO DE ABREU, 607 BAIRRO LUZ SÃO PAULO - SP CEP: 01029-001 FONE: 11-3326.6066 FAX: 11-3328.4240 VISITE NOSSO SITE: www.dina.com.br EMAIL: rita@dina.com.br MSN: rita@dina.com.br" | |
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marcelo_montanhista
Mensagens : 279 Data de inscrição : 22/05/2009
| Assunto: Re: . Caroão . Sáb Mar 13, 2010 6:42 am | |
| olavo, pelo q entendi o klaus só tirou o miolo de metal, os dentes não sao de carbono. abs marcelo ps - ficou muito interessante klaus. se durar sou futuro comprador! heheh | |
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Ignacio
Mensagens : 133 Data de inscrição : 14/11/2009 Idade : 48 Localização : Porto Alegre
| Assunto: Re: . Caroão . Sáb Mar 13, 2010 6:58 am | |
| Pelo que ví na foto, toda a engrenagem é de carbono.
A questão do desgaste é relamente um problema, só que para a corrente. Já ví em aeromodelos duralumínio e aço temperado com "valas" de desgaste causados por atrito da fibra de vidro ou carbono com este metais como resultado de vibração. Como a bike não tem a vibração mas uma condição de contato muito maior pode funcionar.
Outro ponto que se deve testar é se um dente é capaz de segurar a corrente durante a passagem de marchas. Nesta condição, poucos dentes estarão suportando o esforço.
A questão vai ser testar e ver como fica. | |
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Klaus
Mensagens : 423 Data de inscrição : 27/05/2009 Idade : 38 Localização : Puerto Felíz
| Assunto: Re: . Caroão . Sáb Mar 13, 2010 10:42 am | |
| Olá pessoal!!
O coroão é full carbon mesmo e já esta na bike.
Amanhã vou no GROM com ele, ;-)
Me inspirei nas coroas desse link: http://www.poshbikes.com/product.php?id=254
O tempo de vida sem dúvida é menor que uma coroa de aço assim como uma coroa de alumínio tem um tempo de vida ainda menor. Agora vamos ver na prática, ;-)
Ignácio fazer um molde e aplicar o carbono direto no formato seria o ideal. Como faço o molde a partir da minha coroa original de aço?
Olavo vendo assim no mais acho que daria para fazer um sistema de marchas com essas correntes, hmmmmm
Abraços!!! | |
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Olavo
Mensagens : 638 Data de inscrição : 11/02/2009 Idade : 52 Localização : Porto Alegre - RS - Brasil
| Assunto: Re: . Caroão . Sáb Mar 13, 2010 10:53 am | |
| Quantos dentes este teu coroão? | |
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Klaus
Mensagens : 423 Data de inscrição : 27/05/2009 Idade : 38 Localização : Puerto Felíz
| Assunto: Re: . Caroão . Sáb Mar 13, 2010 12:08 pm | |
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marcelo_montanhista
Mensagens : 279 Data de inscrição : 22/05/2009
| Assunto: e se ?????? Sáb Mar 13, 2010 3:16 pm | |
| e se fizesse igual eu falei? deixa-se só s dentes de aço, e o resto carbono? abs marcelo | |
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Ignacio
Mensagens : 133 Data de inscrição : 14/11/2009 Idade : 48 Localização : Porto Alegre
| Assunto: Re: . Caroão . Sáb Mar 13, 2010 4:08 pm | |
| Klaus,
Para fazer o molde da coroa tens que usar aquela técnica de flangear a coroa usando uma das faces de refencia. De preferencia a mais plana e com maior diâmetro. Além disto percisas fechar todos os buracos com chapas de madeira. Assim terás o contorno da coroa original e não jogarás resina fora.
Uma vez feito o flange de separação, precisas para o desmoldante na peça, 2 a 3 vezes, com polimentos/enceramento entre cada passando. Ai pegas tela de fibra de vidro 80g/m2 e aplica resina, de pois usas 2 camadas de 220g/m2 A proxima pode ser a manta mesmo, pois servirá apenas para dar estrutura.
Cabe salientar que o formato dos dentes ficará definido, mas para ter bom preenchimento o ideal é flangear e fazer o chanfro na madeira. Ai a usinagem dos dentes deverá ser feita no mesmo processo que fizestes o protótipo. Se não for assim, fica muiiiiito difícil alinhar o tecido ou fio de FC para ter a resistência certa.
Podemos conversar amanhã e discutir melhor o molde.
Uma vez tendo o molde, a vantagem é que poderás usar a bomba de vácuo e qualquer detalhe(tipo marcação, relevos, etc) será copiado facilitando as demais etapas do processo de usinagem.
Att
Ignacio | |
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ag_favaro
Mensagens : 100 Data de inscrição : 22/05/2009 Idade : 62 Localização : Itajaí SC
| Assunto: Referência Dom Mar 14, 2010 4:59 pm | |
| Klaus, A peça do "link", não é feita da forma que está construindo. Ela é usinada em uma router CNC, a partir de uma chapa previamente laminada. Daí a perfeição de planicidae e usinagem dos dentes. Inventivo como é, se pesquisar um pouco na internet, breve teremos a primeira Router CNC com estrutura em bambú... | |
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| Assunto: Re: . Caroão . | |
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