InícioInício  RecliforumRecliforum  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 
 

 Capital Nacional do Pe-de-Moleque

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
ninocoutinho

avatar

Mensagens : 1232
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Itabira - MG

MensagemAssunto: Capital Nacional do Pe-de-Moleque   Qui Jul 21, 2011 1:54 pm

Ah, amigos, vamos ajudando a compor essa secao, se nao a cada voltinha q eu der, posto aqui!! rendeer

Entonces, nos proximos dias vou fazer umas visitas ai pra uns amigos nossos de forum, e preciso levar uns presentinhos locais! Bem, perde a surpresa pra eles, mas nao sei pq, nao me agrada a ideia de postar fotos e comentarios muito depois. Neutral

Assim, resolvi levar o mesmo que levei pro Klaus: uns legitimos pes-de-moleque aqui do sul das gerais, da cidade q e considerada a capital nacional desse quitute: Piranguinho. cat

Piranguinho fica pertinho, a uns 15 km de Itajuba, onde estou agora. Qndo levei pro klaus, fiz mais facil: so peguei uma bike emprestada e dei um pulo no mercado municipal. Ate pq eu nao tinha muito tempo. Desta vez, resolvi ir pedalando pro Piranguinho e buscar os doces.

Mas nao fui de Explorer, e sim de dobravelzinha aro 16, a mesma que era do joaorodrigocampos (nosso colega e autor deste topico). Essa bici estava presa dentro do minha antiga republica em SP, e eu ia la buscar por esses dias, mas descobri q ja tinham trazido pra mim! cheers

Assim, ontem de manha foi so o tempo de ir buscar a bike, conferir se estava tudo ok com ela, adaptar meu alforjezinho btwin no bagageiro (nao eh o q mais dava certo, mas me trouxeram a bike e deixaram o alforje ideal - q o joao me vendeu junto - la no apartamento...), adaptar meu traje cycle chic pra dobravel e partir!!!

Acabei saindo tarde (10:30) e peguei um calor danado.

Comecei o trajeto la perto da casa do meu pai:


E passei pela Universidade Federal de Itajuba (q eh onde eu trabalho, mas num outro campus a mais de 600km de distancia - da pra entender?):


Essa foi a foto escolhida pra mostrar qual era meu traje cycle chic!!!


Adoro fotos e campi sustentaveis!


Itajuba eh uma cidade q tem la seus morros, mas em geral eh bem plana e o uso da bike eh muito difundido. Eu mesmo so andava de bicicleta enquanto morava aqui. No entanto, apesar de ter muita bike nas ruas, eh uma zona e a sensacao eh de q os motoristas "aguentam" os ciclistas. Nessa avenida da foto abaixo - q eh a mesma da primeira foto - a pista eh de mao unica e as bicicletas vao SISTEMATICAMENTE na contra-mao (ou seja, os ciclistas tb nao tem la uma orientacao muito adequada). O canto esquerdo dessa avenida sempre teve um uso espontaneo como pista de cooper/caminhada, ate q a Unimed resolveu instalar uma pista oficial, com separacao apenas por pintura no solo. Isso ja deve ter uns 10 anos, e nao impediu q os ciclistas tb fizessem uso dessa "pista", o q causa alguns transtornos, ja q vem bicicletas e pedestres em ambas as maos e os carros tirando fina pela direita. Agora, elevaram a pista pra pedestres e segregaram da avenida, E das bikes, como a placa nao-cycle-friendly demonstra:

Nao vi ciclistas desrespeitando a placa, mas eles continuam usando ambas as maos pra se locomover.

Ja na rodovia saindo da cidade, o fluxo de bikes tb eh grande, e o bom eh q o acostamento eh bem razoavel, q acaba funcionando como ciclovia:


E tb via pros veiculos de tracao animal (o meu nao eh??)

Um dos meninos em cima dessa carroca gritou qndo eu passei: "olha a BAIQUINHA!!!!" geek

Exceto por um trecho bem perigoso perto de uma certa ponte, tem acostamento em todo o trajeto ate Piranguinho. Aqui, eu ja tava quase la:


E de novo realizei uma ultrapassagem no acostamento:


E cheguei!


Escolhi fazer minha compra na Barraca Vermelha. Tem barracas de tudo qnto eh cor, digamos q cada uma faz sua receita diferente de pe-de moleque. A vermelha eh a mais tradicional, fazendo o doce desde 1936:



Close no refrescar!!!


Embalando...


Pronto!


O movimento na barraca eh intenso; aqui, um moleque estava meio inconformado com a baiquinha (note q ele esta com os proprios pes-de-moleque no chao!):


Na volta, sempre eh hora de tirar as fotos que nao tiramos na ida! Primeiro as duas barracas q deixei pra tras:



Entre uma barraca e outra, uma placa importante q sempre espero q seja respeitada:


As paisagens aqui das terras da mantiqueira costumam ser assim:



A curva mais perigosa do caminho:


Resulta nisso:


E ali mesmo, o ipe deu florrrrr!


E a urtima foto eh na frente do colegio onde fiz meu segundo grau - pra onde eu ia numa Caloi Aspen Sport preta que era boa demais, ateh hoje eh usada por um tio meu:


O danado eh q nao comprei pe-de-moleque pra mim, entao eh um martirio ficar olhando praquelas embalagens e nao comer nada hudhuahuahha!!! cherry

Pra quem esta acompanhando a lista Zohrer, ta rolando uma discussao sobre "pezinho" nos modelos. Pra falar a verdade, so li dois e-mails ate agora, mas eu digo q o pezinho nessa dobravelzinha eh tudo de bom!!! Quero conseguir ajeitar um desses em todas minhas bikes, eh muito pratico, tanto em ciclotour como em uso urbano Cool .
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
xamã

avatar

Mensagens : 176
Data de inscrição : 04/03/2011
Idade : 52
Localização : Pantanal MS

MensagemAssunto: Re: Capital Nacional do Pe-de-Moleque   Qui Jul 21, 2011 6:24 pm

ninocoutinho escreveu:
Piranguinho fica pertinho, a uns 15 km de Itajuba, onde estou agora...
Itajubá!
passei uma semana aí, em 2006.

ninocoutinho escreveu:

O danado eh q nao comprei pe-de-moleque pra mim...
TRUCO!! Very Happy


Aprovou a dobrável?
bem bonitinha ela Cool
vc precisa tirar uma chapa montado nela, p/ nós termos uma noção do tamanho Very Happy
abraços



Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
ninocoutinho

avatar

Mensagens : 1232
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Itabira - MG

MensagemAssunto: Re: Capital Nacional do Pe-de-Moleque   Qui Jul 21, 2011 9:51 pm

xamã escreveu:
Itajubá!
passei uma semana aí, em 2006.
Óia só! Em 2006 eu tinha voltado a morar aqui, só em 2008 q me mudei pra Sampa.

xamã escreveu:
Aprovou a dobrável?
bem bonitinha ela Cool
vc precisa tirar uma chapa montado nela, p/ nós termos uma noção do tamanho Very Happy
abraços
Aprovada, aprovada! O lance é o seguinte: é uma dobrável das mais simples, mas ultra-mega-customizada pelo Joaozinho. O principal lance é a questao do bagageiro+alforje ser no projeto dele uma questao resolvida, e ele tb trocou uma serie de pecas que eram originais da flexbike, pelas versoes de melhor qualidade da Dahon (partes importantes como o canote do selim e alguma coisa ali na direcao/avanco/guidao q nao sei o q é). Ele tb dizia ter muito problema de quebra de raios (ele andava com ela bem carregada, e digamos q ele tb nao pesava igual a uma pluma), aí botou uns cubos e aros pra 40 e tantos raios. Tb trocou o lance do cubo de 3 marchas internas, que ele achava perigoso para cicloturismo pois, se desse um problema lá nos cafundós do judas, como ia resolver? Aí, a relacao agora é de 7 velocidades, mas eu ainda nao contei os dentes direitinho pra dizer com certeza, sei q é daqueles bem pouco espacadinhos, o menor pinhao deve ser 11 ou 12, e o maior nao deve ser mais que 22. A coroa é 48. Ou seja, é uma amplitude bem pequena, a marcha mais pesada nao é muuuito pesada (mas acho suficiente pro uso), e a mais leve tb nao é taaao leve (essa sim eu gostaria q fosse mais=. Pedalando, eu acho q consegui chegar a uns 30 por hora na mais pesada, girando bastante (devia ser por volta de 100 rpm, conta aproximada pelo sheldon brown); já a mais leve é meio sofrida pra subidas medias ou longas, mas dá pra ir em geral. Desta vez nao precisei empurrar em nenhuma subida (ate pq nem tinha muitas), mas qndo estreei ela em SP em abril, tive que empurrar na subida da bela cintra (eu estava levando boa dose de bagagem, na verdade bagagem pra uns 5 dias).

Minha ideia com essa bike é justamente ser uma bike pra viagens, mas nao necessariamente, nem primordialmente, FAZER a viagem com ela, e sim levá-la na viagem. Acho q todo mundo já passou a experiencia de ir pra um lugar (seja a passeio ou compromisso) e sentir aquela falta danada da sua bici pra fazer os trajetos!! Entao, minha ideia é ter essa bike pra essas ocasioes. Vou prum curso? Levo ela junto com as malas. Coisas assim.

Quanto à foto montada, essa nao foi exatamente na minha chegada, mas dpois do rango:



Abracos a todos!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Olavo

avatar

Mensagens : 638
Data de inscrição : 11/02/2009
Idade : 46
Localização : Porto Alegre - RS - Brasil

MensagemAssunto: Re: Capital Nacional do Pe-de-Moleque   Sab Jul 23, 2011 3:02 pm

Deu água na boca esta postagem!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://olavolu.blogspot.com/
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Capital Nacional do Pe-de-Moleque   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Capital Nacional do Pe-de-Moleque
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» VIII Convenção Nacional - IPMS / Curitiba/PR - 5/6-Dez
» Campeonato Nacional de SBK
» C 46 Lóide Aéreo
» N2... ESTRADA NACIONAL, COM UM BOM FILME!!!!!
» NAB - Navegação Aérea Brasileira

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Cicloturismo-
Ir para: