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 Aerodinâmica

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duram

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MensagemAssunto: Aerodinâmica   Sab Jul 23, 2011 10:15 am






Alguém consegue calcular a diferença de área frontal olhando essas fotos
tiradas em 17/07/11 na praia de Copacabana com o Cesar e o Pedro?
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duram

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MensagemAssunto: Re: Aerodinâmica   Sab Jul 23, 2011 10:15 am



mais uma
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duram

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MensagemAssunto: Re: Aerodinâmica   Sab Jul 23, 2011 10:23 am

É bem visível a diferença de altura entre as reclinadas(EXD e RACER) para
as bikes normais mas em quanto isso diferencia em força de arrasto
aerodinâmico? será que dá para calcular só olhando as fotos?

o Cesara na Racer parace 40-50% menor que o rapaz de amarelo e
o Pedro na EXD parece 30%? está correto?
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Marcus Del Mastro

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MensagemAssunto: Re: Aerodinâmica   Seg Jul 25, 2011 9:27 pm

Dá para fazer, mas dá trabalho...

O ideal é que todos estivessem a mesma distância do fotógrafo e que a foto fosse batida de bem longe com o zoom máximo,
assim reduziria bastante o efeito da perspectiva e ficaria bem mais fácil comparar.
(quanto mais longe do objeto a câmera ficar, mais parecida com uma perspectiva isométrica...)
Seria legal que os ciclistas estivessem de frente para vermos a posição das pernas ... no caso de muitas
reclinadas a área frontal varia ao se pedalar.
Bom seria que fosse o mesmo ciclista nas 3 bikes também, para fazer uma comparação melhor.

Desculpe não ajudar, mas é que daria um trabalho considerável e ainda sim seria bem impreciso.

Se mandar novas fotos eu me comprometo a fazer as comparações.

Abraços,
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Mordaz

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MensagemAssunto: bullhorn x superman x hamster   Ter Ago 02, 2011 9:28 pm

Por sugestão do Nino, estou transplantando para cá uma discussão relacionada a aerodinâmica:

Há um excelente tópico no BROL sobre o bullhorn como alternativa ao superman e ao hamster, e uma boa discussão sobre o que seria um "hamster bom" ou um "hamster ruim", e concluindo que o hamster não é, necessariamente, mais aero que o superman (coisa que eu já desconfiava).

Provavelmente a opção mais aero possível seja com os cotovelos sobre a barriga e as mãos juntas à frente, dispostas verticamente, como na low-racer do John Morciglio:



Imagino que só seja viável com o banco bem deitado e que as mãos fiquem meio altas, prejudicando um pouco a visibilidade (mas com o banco tão deitado, a visibilidade não pode ser boa mesmo).

Mas voltando ao bullhorn x superman x hamster... Aqui vai um exemplo de "hamster ruim":



Reparem nos cotovelos para fora. Como isso pode ser MELHOR que um "superman" com os braços bem esticados e na horizontal?



Com o bullhorn, o melhor de dois mundos:




Ainda poderia fazer um ajuste fino para os braços na posição superman ficarem mais horizontais, mas deu para ilustrar a idéia.


Última edição por Mordaz em Ter Ago 02, 2011 11:21 pm, editado 1 vez(es)
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Mordaz

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MensagemAssunto: Re: Aerodinâmica   Ter Ago 02, 2011 9:32 pm

Para complementar, o guidão bullhorn da Vendetta:



Talvez seja possível implementar algo assim com um guidão Bacchetta montado ao contrário.
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ninocoutinho

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MensagemAssunto: Re: Aerodinâmica   Qua Ago 03, 2011 7:22 am

A configuração mais doida q já vi pra guidão esquilo tá naquele tópico, também:



É uma low da M5. Os manetes de freio bem juntinhos, e os trocadores de marchas, também lado a lado, um pouco acima.

Assim ele diz q fica com os cotovelos sempre pra dentro da região da caixa torácica:



Mas esse cara é fanático demais geek . Diz q ainda quer bolar um lance na roupa q não entendi direito, tipo um spoiler abaixo da camisa, pra suavizar ainda mais a área frontal cotovelo-tórax-cotovelo. Pior q o cara não tava brincando, não, se eu entendi bem! bounce
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ninocoutinho

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MensagemAssunto: Re: Aerodinâmica   Qua Ago 03, 2011 9:49 am

Outra postura bem aero e montagem prática do guidão:





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Marcus Del Mastro

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MensagemAssunto: Re: Aerodinâmica   Qua Ago 03, 2011 4:10 pm

Sempre pensei que a posição esquilo era a mais aero, mas realmente, o ombro está lá, pode ficar um pouco menor, mas não pode ficar cotovelo de fora,... aí acho que começa perder um pouco do sentido... começa a ficar desconfortável, não?

Na posição super-homem, os braços ficam todo de fora, mas nada maior que os próprios ombros... dizem que é confortável.

Mas parece que estamos ganhando muito pouco em rendimento e criando muitos poréns, reduzindo conforto, e criando certos contorcionismos, entrando na pira do ciclismo tradicional...

Será que não é possível uma carenagem levíssima, ventilável, flexível, fácil de entrar e sair... acho que aí faz mais sentido cultural: conforto aliado com desempenho. Ainda estou apostando em carenagens de lycra, que ver no que dá.

Tudo leva a crer que uma boa carenagem pode aumentar muitíssimo o desempenho... será que uma média carenagem (só) aumente bem o desempenho, mais do que nos colocarmos em posições malucas (deitado demais, sem uma boa visibilidade, braços esticados ou ombros contraídos,...)?

Abraços

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Marcus Del Mastro

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MensagemAssunto: Re: Aerodinâmica   Qui Ago 04, 2011 12:05 am

Marcus Del Mastro escreveu:
...

Será que não é possível uma carenagem levíssima, ventilável, flexível, fácil de entrar e sair... acho que aí faz mais sentido cultural: conforto aliado com desempenho. Ainda estou apostando em carenagens de lycra, que ver no que dá.


Acho que tem muito a ver com os seguintes posts:

Ov'Bike postado hoje pelo Manouchk no tópico: [VIDEO] dia-a-dia de um velomobilista . Uma trike assistida eletricamente com carenagem pesando 30kg...

EasyRacers Tour Easy/GRR e Lightning F40 postado pelo Roberto no tópico: domando o vento
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ninocoutinho

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MensagemAssunto: Re: Aerodinâmica   Qui Ago 04, 2011 8:13 am

Marcus Del Mastro escreveu:
Será que não é possível uma carenagem levíssima, ventilável, flexível, fácil de entrar e sair... acho que aí faz mais sentido cultural: conforto aliado com desempenho. Ainda estou apostando em carenagens de lycra, que ver no que dá.
Toda vez q vc fala nessas carenagens de tecido, a primeira coisa q me vem à mente (e não sei pq não tinha comentado ainda), é o Klimax da Hase:



Acho q é a carenagem mais fácil de vestir - pelo menos as imagens passam essa impressão. Acredito q ideia é mais proteger das intempéries, mas acho q tb "corta" bem o vento - deve dar um "up" na velocidade. Informações sobre peso e sobre a assistência elétrica:

Citação :
Weight:
65 lbs (29,5 kg)

Motor:
Protanium 180W with start-assist function, auto power-off at 24 km/h (15 mph), batt.: li-ion 9 Ah,charge time: 4.5 h, 500 - 700 recharge cycles, range at 50 per cent muscle power: approx. 47 km (29 miles), battery warranty: 6 months, battery weight: 2.7
O q marquei em negrito deve ser restrição de legislação.

Amostra de como é por dentro:



E um making of não só daquele primeiro vídeo, como de outras peças publicitárias da Hase (meio enjoativo, vale mais pra ver mais e mais bikes/trikes!):



Precinho: 5590 euros ou 8000 dólares ou 12500 reais. Acho q seria mais barato do q os velomóveis mais baratos. Mãããs, na minha opinião, por esse preço e com motor q desliga qndo alcança 24 km/h (sobrando a vc continuar empurrando um negócio mais pesado do q precisa ser), é bem mais negócio pegar o kettwiesel (peso=17,9kg) - q deve ser a base do klimax e tb do Ov'Bike - por 2349 euros (3360 dólares) mais a carenagem super-faturada por 899 euros (1290 dólares). Aí pedala sempre pra valer! Na nossa pobre moeda essa versão sem motor de um trike com carenagem sairia a quase 7300 reais. Continuando então na barganha, por muito menos da metade disso dá montar um HP3 com peças bala e peso semelhante ou menor e proceder, desde q se tenha boa técnica, uma carenagem caseira. Só tenho impressão que um tadpole carenado meio q no improviso tem menos tendência a ser aero do que um delta - e o delta mais altinho também parece ser melhor para o trânsito. Falo dele ser menos aero se carenado no improviso pq sei q a maioria dos velomoveis tem base tadpole - mas aí é uma carenagem completa no estilo gota.

O Veltop para uma trike tadpole (link) não tem muito a ideia de ser aero mas ele poderia ser a base para uma carenagem lateral, por 550 dólares ou 860 reais. Pesa 3,8 kg. Aliás, agora vi q o veltop já oferece uma proteção lateral (link) por mais 70 dólares ou 110 reais. Nossa, q ideia fixa em dinheiro farao ! Mas fica valendo o exercício de imaginação e a opção pra quem não quer tirar a bunda da cadeira pra ter um veículo parecido. Compra um trike do Arthur, importa os 2 acessórios do veltop, e pagando todos os impostos de importação ainda acho q fica abaixo de 5 pratas. Se não tivesse imposto, seria abaixo de 4 milhas.
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Marcus Del Mastro

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MensagemAssunto: Re: Aerodinâmica   Qui Ago 04, 2011 10:34 am

É isso mesmo,

É mais por aí (Hase) do que pela OvBike,...

A Ov gasta muito material para tentar deixar o tecido na forma de um ovo e não precisa, o que se precisa é coordenar os fluxos de ar, se for côncavo ou convexo tudo bem desde que a linha que começa na frente seja contínua até a traseira. É por aí que irei.

Penso que dá para ficar muuuuiito leve e trazer mais rendimento para todo tipo de declividade (exceto subidas muuuuuito íngrimes onde a desvantagem seria minimizada pela leveza extrema da carenagem)... E, voltando ao tema, assim me preocuparia menos em achar posições extremas para pedalar, quando para um pouco mais de rendimento perde-se visibilidade, conforto e equilíbrio(?). Por mais que queiramos, nosso corpo, o dobrar e esticar as pernas, as particularidades mecânicas da bike geram inúmeros vórtices e turbulências...

Acho que ficará bem barato, pois não almejo neste momento que a pele seja impermeável, basta um tecido razoavelmente elástico e semi transparente para não gerar claustrofobia (eu quero ficar inteiro dentro da carenagem, inclusive a cabeça).

Como aqui é quente, não quero que seja uma carenagem vedada, pelo contrário, precisa de ventilação constante, a carenagem cumpriria dois papéis fundamentais: aerodinâmica e protetor solar não químico (tipo uma sombrinha). Assim poderia pedalar mesmo na hora do almoço, com sol a pino (o que não dá para fazer aqui pois não há muitas árvores, talvez em Maringá desse... eita cidade porreta).

Talvez precise de uma pequena área totalmente transparente para poder ver com boa definição o que está imediatamente a frente. Provavelmente um plástico um pouco escuro (tipo óculos de sol) para não contrastar/ofuscar a imagem que se vê pelo tecido, para ficar uma imagem contínua em intensidade luminosa, porém com mais definição.

Assim eu teria uma carenagem "transparente" de dentro para fora, porém "opaca" de fora para dentro. A estrutura disso penso em fazer em taquara que é "de grátis".

O tecido teria que ser preto (pelo menos por dentro) para interferir o mínimo na visão do ambiente externo. Se tiver dinheiro, por fora poderá ser de outra cor e conter grafismos como queira (desde meninas superpoderosas até textos religiosos...)
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manouchk



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MensagemAssunto: Re: Aerodinâmica   Qui Ago 04, 2011 1:32 pm

Ventilação pode ser útil para manter a temperatura não muito alta. Você poderia pensar em um tecido umedecido como nesse casaco:

http://www.amazon.com/HyperKewl-Evaporative-Cooling-PEAK-Cycling/dp/B003MXQ74A

AInda não testei , alguém já testou esse tipo de roupa. Eu tinha testado um


Eu acredito nessa idéia. Dá para resfrira bastante se a velocidade for suficiente, mesmo em ambiente úmido. Eu uso a evaporação com roupa commum, aqui em Vitória é funciona bem de bike elétrica, ou seja sem fazer muito esforçõs. Eu consigo ficar geladinho mesmo com 35-40 °C.

No veltop (bicicleta comum), protegido do sol, eu acho que consigo mais ou menos uma hora de frio com um casaco enxarcado de água (não tão geladinho).

Sem veltop e no sol, a água evapora toda em 30 minuto com casaco vermelho...

A carenagens de lycra é como uma barraca?

Para ter uma boa aerodinâmica, eu acredito que deve ser importante não ter oscilações do tecido que poderia dissipar bastante energia (transferindo energia do triciclo para o ar).

Além da aerodinâmica, eu acho que a rigidez deve ser um paramêtro importante. Se a estrutura não for muito rígida, alguma também energia pode ser dissipada...
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Marcus Del Mastro

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MensagemAssunto: Re: Aerodinâmica   Qui Ago 04, 2011 4:38 pm

manouchk escreveu:
Ventilação pode ser útil para manter a temperatura não muito alta. Você poderia pensar em um tecido umedecido como nesse casaco:

http://www.amazon.com/HyperKewl-Evaporative-Cooling-PEAK-Cycling/dp/B003MXQ74A

Não sei se vou querer aumentar tanto o peso, acredito que só a sombra do tecido e caminho de vento por dentro resolveria no meu caso.
(acho que aqui é mais seco e um pouco mais frio)

manouchk escreveu:
Eu acredito nessa idéia. Dá para resfriar bastante se a velocidade for suficiente, mesmo em ambiente úmido. Eu uso a evaporação com roupa commum, aqui em Vitória é funciona bem de bike elétrica, ou seja sem fazer muito esforçõs. Eu consigo ficar geladinho mesmo com 35-40 °C.

No veltop (bicicleta comum), protegido do sol, eu acho que consigo mais ou menos uma hora de frio com um casaco enxarcado de água (não tão geladinho).

Sem veltop e no sol, a água evapora toda em 30 minuto com casaco vermelho...

Realmente o caso de vcs é grave mesmo...

manouchk escreveu:
A carenagens de lycra é como uma barraca?

Para ter uma boa aerodinâmica, eu acredito que deve ser importante não ter oscilações do tecido que poderia dissipar bastante energia (transferindo energia do triciclo para o ar).

Talvez não possa ser um lycra comum, mas um tecido um pouco menos elástico. Para evitar a oscilação pode-se empurrar para fora o tecido com as taquaras (ou outro material) e empurrar para dentro tensionando por fora com um fio de poliamida (ou uma linha de seda), funcionaria como nessa estrutura:

Perceba que nos vincos mais baixos há cabos tensionando eles ...
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manouchk



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MensagemAssunto: Re: Aerodinâmica   Qui Ago 04, 2011 10:24 pm

Isso parece com o tecido de vela ou kitesurf. Será que daria para montar uma carenagem usando as técnicas de kitesurf? Alguém conhece?
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ninocoutinho

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MensagemAssunto: Re: Aerodinâmica   Seg Ago 08, 2011 8:01 am

Voltando ao lance da área frontal/arrasto aerodinâmico com as diferentes posturas, dependendo do guidão e dos ajustes pessoais: com o novo ângulo do banco da bamboo bici, dá pra colocar os braços de duas maneiras no guidão hamster. A mais cômoda é com os cotovelos pra fora, com as mãos segurando o guidão da forma mais espontânea; a menos cômoda é jogando os cotovelos mais pra dentro do corpo, com as mãos sobre os rapid-fires. Fiz um gifzinho animado com a visão frontal e traseira:



Não sei se o ganho é suficiente. Parece q o avanço precisaria colocar o guidão um pouco mais pra cima, e mais pra frente (ou mais pra cima E mais perto do rosto? não sei), pros cotovelos ficaram realmente pra dentro do corpo.
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Mordaz

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MensagemAssunto: Re: Aerodinâmica   Seg Ago 08, 2011 11:32 am

Depois que você trocar os pneus, procure uma ladeira com asfalto bom e faça um "roll down test". Despenque lá de cima só com a força da gravidade e compare as velocidades finais em ambas as posições. Lembre de deixar os pés na mesma posição.
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MensagemAssunto: Re: Aerodinâmica   Seg Ago 08, 2011 11:34 am

Notou que seria mais fácil manter a posição dos colovelos à frente se os manetes estivessem dispostos quase verticalmente e quase paralelos entre si?
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MensagemAssunto: Re: Aerodinâmica   Seg Ago 08, 2011 2:51 pm

Mordaz escreveu:
Depois que você trocar os pneus, procure uma ladeira com asfalto bom e faça um "roll down test". Despenque lá de cima só com a força da gravidade e compare as velocidades finais em ambas as posições. Lembre de deixar os pés na mesma posição.
Vi esse lance do roll down test no BROL. Tenho bons lugares pra fazer isso! cherry

Mordaz escreveu:
Notou que seria mais fácil manter a posição dos colovelos à frente se os manetes estivessem dispostos quase verticalmente e quase paralelos entre si?
Eles já ficam quase em pé, mas até daria pra por praticamente vertical, só não sei se isso iria atrapalhar a postura mais natural, com os cotovelos pra fora. Tlvz dobrasse a mais os pulsos. Bem, talvez assim, ficasse realmente mais natural segurar desse jeito q sugeri ser mais aero (pois nessa realmente estou dobrando bem), mesmo q os cotovelos não fiquem tão à frente.

Se fosse um guidão normal, com certeza já teria feito o teste. Apertar a abraçadeira dos manetes nesse guidão de bambu é bem chato, mesmo colocando calços de borracha: o diâmetro não é uniforme, machuca o bambu de qualquer jeito, e vc custa a achar um aperto ótimo q não faça a abraçadeira deslizar, nem detone a madeira. Os dois manetes ficam numa posição em q aproveitam as amarrações em sisal pra ficarem presos. Se eu continuar tendo 'ajuda profissional', como tive pra afastar o banco Razz , posso experimentar qualquer dia!!!
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MensagemAssunto: Re: Aerodinâmica   Seg Ago 08, 2011 7:56 pm

ninocoutinho escreveu:
Se fosse um guidão normal, com certeza já teria feito o teste. Apertar a abraçadeira dos manetes nesse guidão de bambu é bem chato, mesmo colocando calços de borracha: o diâmetro não é uniforme, machuca o bambu de qualquer jeito, e vc custa a achar um aperto ótimo q não faça a abraçadeira deslizar, nem detone a madeira. Os dois manetes ficam numa posição em q aproveitam as amarrações em sisal pra ficarem presos. Se eu continuar tendo 'ajuda profissional', como tive pra afastar o banco Razz , posso experimentar qualquer dia!!!
Não me entenda mal, nem me considere um sacrílego anti-bambu por sugerir isso, mas não seria possível trocar o seu canote de direção (chamemo-lo assim por falta de um nome melhor) por um modelo comercial de alumínio? Como é que o bambu encaixa no garfo? Poderias postar uma foto em "close" dessa parte?
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MensagemAssunto: Re: Aerodinâmica   Seg Ago 08, 2011 8:02 pm

ninocoutinho escreveu:
Mordaz escreveu:
Notou que seria mais fácil manter a posição dos colovelos à frente se os manetes estivessem dispostos quase verticalmente e quase paralelos entre si?
Eles já ficam quase em pé, mas até daria pra por praticamente vertical, só não sei se isso iria atrapalhar a postura mais natural, com os cotovelos pra fora. Tlvz dobrasse a mais os pulsos. Bem, talvez assim, ficasse realmente mais natural segurar desse jeito q sugeri ser mais aero (pois nessa realmente estou dobrando bem), mesmo q os cotovelos não fiquem tão à frente.
Eu me referia aos punhos do guidão. Se ficassem em pé e com a parte de cima um pouquinho apontada para trás, as suas mãos ficariam numa posição tal que os polegares ficariam para cima. Não sei se me faço entender. Vou procurar uma foto que ilustre isso.
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MensagemAssunto: Re: Aerodinâmica   Ter Ago 09, 2011 8:19 am

Mordaz escreveu:
Não me entenda mal, nem me considere um sacrílego anti-bambu por sugerir isso, mas não seria possível trocar o seu canote de direção (chamemo-lo assim por falta de um nome melhor) por um modelo comercial de alumínio? Como é que o bambu encaixa no garfo? Poderias postar uma foto em "close" dessa parte?
Possível seria sim, e se eu achasse q não estivesse bom ou um dia achar q pode melhorar, seria a solução mais fácil e prática, por exemplo, pedir pro Davilson fazer um pra mim. Mas também seria bem possível pedir pro Klaus fazer outro, na medida q eu preferir (acho q é só eu traçar as medidas de um triângulo retângulo imaginário, com o avanço pretendido como a hipotenusa). Inclusive ele deixou isso em aberto pra mim, pois essa peça foi aproveitada de outra bicicleta (o q ele tinha feito não serviu pras minhas pernas). Ele originalmente ERA assim. Lindo, mas muito curto, as coxas batiam nos punhos do guidão.

Por essa imagem de cima já dá mais ou menos pra ver, mas tirei outras fotos para verem como é a junção do bambu com a direção. A mesa é encaixada no bambu, e colada/reforçada. É muito robusto, acho q mais do q qualquer canote de alumínio, tanto q eu levanto ela direto pelo avanço, coisa q dizem não ser aconselhável, mas dá muita segurança de fazer, inclusive só faço pois vi o Klaus fazer bastante por lá:





Mordaz escreveu:
Eu me referia aos punhos do guidão. Se ficassem em pé e com a parte de cima um pouquinho apontada para trás, as suas mãos ficariam numa posição tal que os polegares ficariam para cima. Não sei se me faço entender. Vou procurar uma foto que ilustre isso.
Agora entendi, acho q eu mesmo já postei uma foto parecida, ou vc. Seria tipo isso, mas ao contrário?

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MensagemAssunto: Re: Aerodinâmica   Ter Ago 09, 2011 8:23 pm

ninocoutinho escreveu:
A mesa é encaixada no bambu, e colada/reforçada.
Peraí - Tem um tubo de alumínio dentro desse bambu, não tem? E as duas metades da caixa vão nesse tubo, não é isso?

Eu fico impressionado com essa amarração com corda. Fica rígido mesmo, não abre folga com o tempo?


ninocoutinho escreveu:
Mordaz escreveu:
Eu me referia aos punhos do guidão. Se ficassem em pé e com a parte de cima um pouquinho apontada para trás, as suas mãos ficariam numa posição tal que os polegares ficariam para cima. Não sei se me faço entender. Vou procurar uma foto que ilustre isso.
Agora entendi, acho q eu mesmo já postei uma foto parecida, ou vc. Seria tipo isso, mas ao contrário?

É exatamente isso.
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MensagemAssunto: Re: Aerodinâmica   Qua Ago 10, 2011 10:08 pm

Mordaz escreveu:
ninocoutinho escreveu:
A mesa é encaixada no bambu, e colada/reforçada.
Peraí - Tem um tubo de alumínio dentro desse bambu, não tem? E as duas metades da caixa vão nesse tubo, não é isso?

Eu fico impressionado com essa amarração com corda. Fica rígido mesmo, não abre folga com o tempo?



Acredito que não tenha tubo de alumínio por dentro, não? Não vejo a necessidade, ou tubo de alumínio ou tubo de bambu...
Se não me engano, a corda é apenas parte do engastamento entre as peças, há também resina e fibra de carbono em cada junta.

É isso não Nino e Klaus?

Abrçs
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MensagemAssunto: Re: Aerodinâmica   Qui Ago 11, 2011 2:03 am

Marcus Del Mastro escreveu:
Mordaz escreveu:
ninocoutinho escreveu:
A mesa é encaixada no bambu, e colada/reforçada.
Peraí - Tem um tubo de alumínio dentro desse bambu, não tem? E as duas metades da caixa vão nesse tubo, não é isso?

Eu fico impressionado com essa amarração com corda. Fica rígido mesmo, não abre folga com o tempo?



Acredito que não tenha tubo de alumínio por dentro, não? Não vejo a necessidade, ou tubo de alumínio ou tubo de bambu...
Se não me engano, a corda é apenas parte do engastamento entre as peças, há também resina e fibra de carbono em cada junta.

É isso não Nino e Klaus?

Abrçs

Além dessa questão de ter ou não um tubo de alumínio ali, pergunto: Não é necessária uma distância mínima entre as duas metades da caixa de direção? Não seria algo como o comprimento normalmente encontrado nos headtubes das bicis convencionais?
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