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 Deitando mais o banco

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Mordaz

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MensagemAssunto: Re: Deitando mais o banco   Qua Mar 21, 2012 9:47 am

ninocoutinho escreveu:
Mordaz escreveu:
Você precisa sentir a bike "pelada" (sem bomba de encher pneu, câmaras extras, kit remendo, ferramentas, garrafas d´água e tralhas diversas); fica realmente leve. É até uma injustiça a Leonor ter feito o Audax com uma bike tão mais pesada que a minha.
Deve ser leve demais mesmo. Reafirmo, me deu vontade duma bike assim. Geometria mais "simples" possível, mas tudo ajustado. E fiquei tentado a testar, ao menos inicialmente, o garfo 26 (pra dpois pensar em 650) na frente da Berimbosa, assim q eu terminar o reparo na sustentação do assento. Acho q o pior é o guidão ir parar bem na frente da minha cara... se der certo mesmo, dpois de repente tento outro guidão, com ajustes do esquilo mais semelhantes aos da M5 ou Metabikes.

Hummm... acabei de re-olhar as fotos e acho q não vai ficar tão na frente assim, meu pescoço é q vai ter q se acostumar a se alongar mais.
Se os cálculos do Marcus estão corretos, você já tem em mãos uma "Bacchetta de bambu". Depois de trocar a roda, sugiro experimentar também um guidão "superman"; combina mais com high-racer monotubo. Se quiser fazer a experiência sem gastar nada, eu tenho aqui as peças de direção necessárias: guidão, riser, clamp e BFT (para tirar a folga da caixa).
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Marcus Del Mastro

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MensagemAssunto: Re: Deitando mais o banco   Qua Mar 21, 2012 7:43 pm

Nino e Roberto, valeu pelos esclarecimentos, fiquei na dúvida onde encontrar o etaflon que não seja na forma de macarrão de hidroginástica...rsss

Mordaz escreveu:
Fala Nino! Você e o Ricardo Michel foram os grandes heróis do Audax! Reitero meus agradecimentos a vocês dois.


Continuo achando o Ventisit duro, mas por cima de uma camada de 10 mm de etaflon ficou razoável. De certa forma, é bom que seja duro, porque realmente fica mais eficiente. Uma bike rígida, com um banco rígido e uma espuma que não "afunde" sob pressão parecem fazer alguma diferença.

Quanto ao banco da Slyway, se usado apenas com o Ventisit, fica ruim, na minha opinião. Dá para sentir as tais "pontes". A camada de etaflon resolve completamente esse problema.

Isso tudo depende muito de cada um e do formato do banco em questão. O Ventisit sobre o banco M5 ficou insuportável para mim (não cheguei a experimentar o M5 com Ventisit + etaflon). Como o Ventisit não cede quase nada, torna o banco efetivamente menor (diminui a distância entre a curva do assento e a curva dos ombros.

No banco Slyway, o Ventisit arranha um ponto específico das minhas costas (os mais naturalmente "estofados" provavelmente não terão esse problema).

Na high-racer HP3 uso 30 mm de espuma D45 sobre 10 de etaflon. Está confortável até demais; poderia ser mais duro.

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Marcus Del Mastro

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MensagemAssunto: Re: Deitando mais o banco   Qua Mar 21, 2012 7:49 pm

ninocoutinho escreveu:


Neste fim de semana me reencontrei com o Roberto e conheci de perto a high-racer dele. Marcus, vc NÃO PODE conhecer essa bicicleta geek ! Não cheguei a sentar mas achei q o banco com essa camada de etaflon fica bem macio, deu vontade de fazer um esquema parecido com o descrito do ventisit+etaflon, claro com uma camada mais fina de etaflon. Preciso achar essa bagaça pra comprar.

Nino, EU TENHO QUE CONHECER ESSA BIKE, ela é praticamente um mito! É claro que faremos isso num dia com direito a festa reclineira etc, mas não quero experimentar com as mãos abanando...hummm
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Marcus Del Mastro

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MensagemAssunto: Re: Deitando mais o banco   Qua Mar 21, 2012 8:00 pm

ninocoutinho escreveu:

Deve ser leve demais mesmo. Reafirmo, me deu vontade duma bike assim. Geometria mais "simples" possível, mas tudo ajustado. E fiquei tentado a testar, ao menos inicialmente, o garfo 26 (pra dpois pensar em 650) na frente da Berimbosa, assim q eu terminar o reparo na sustentação do assento. Acho q o pior é o guidão ir parar bem na frente da minha cara... se der certo mesmo, dpois de repente tento outro guidão, com ajustes do esquilo mais semelhantes aos da M5 ou Metabikes.


Nino, vi um post seu (não sei de quando) falando sobre a distância eixo-coroa do garfo, foi aí que caiu a ficha que o garfo de MTB é maior que o de speed e que isso se deve os tamanhos de pneus gigantes e cravudos utilizados no MTB. Então, seria mais interessante testar com um garfo de speed e uma roda 26? Não teria como colocar aqueles seus adaptadores de freio no garfo de speed? Ou colocar um freio provisório de BMX (ele é grandão, será que alcançaria o aro 26 no garfo de speed?... ou vc tem um garfo de "MTB" para pneus pequenos?

Quanta pergunta!!! geek

Mas tem uma que não quer calar!!!!

Quero saber mais sobre o Audax!!! Abre um tópico ou manda um email pelo menos!

Abraços,
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ninocoutinho

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MensagemAssunto: Re: Deitando mais o banco   Qui Mar 22, 2012 7:24 am

Mordaz escreveu:
Se os cálculos do Marcus estão corretos, você já tem em mãos uma "Bacchetta de bambu". Depois de trocar a roda, sugiro experimentar também um guidão "superman"; combina mais com high-racer monotubo. Se quiser fazer a experiência sem gastar nada, eu tenho aqui as peças de direção necessárias: guidão, riser, clamp e BFT (para tirar a folga da caixa).
Massa, valeu de novo pela generosidade. Vou testar, mesmo. No momento, o mais importante é re-fixar o banco. Assim q eu fizer isso, já posso trocar duma vez o garfo e a roda, pois pelos testes q tinha feito, acho q nem tem q mudar em nada a posição do banco lá na frente. Isso eu acho, mas vai ser bom ver de novo, pq do jeito q pretendo fazer, vou perder o movimento da dobradiça, ou seja, vou precisar escolher uma posição fixa pro banco.

Se eu finalmente perceber q deu certo de verdade, encomendo um garfo 650 de carbono e vejo o q posso fazer em relação às rodas. Não tenho muuuita vontade não de ir pra 650c, nem pra 700, pq acho q fico bem com os 26'' e rodas mais à prova de empenamento, pneuzinho durano, beleza. Quero sentir tb esse ângulo da caixa de direção mais "correto". Ainda pode dar na louca de tirar o molde do banco e fazê-lo em fibra de carbono, tô sonhando meio alto nesse início mas não parece ser a coisa mais complicada do mundo, apenas demorado e trabalhoso. Claro, seria bem mais pra frente. Rodas bem mais leves eu acredito q fariam alguma diferença, tlvz mais do q uma mudança como essa do banco ou mesmo do garfo, mas queria manter a ideia de "all-around", mesmo estando bem voltada pro aero.

Marcus Del Mastro escreveu:
Nino, vi um post seu (não sei de quando) falando sobre a distância eixo-coroa do garfo, foi aí que caiu a ficha que o garfo de MTB é maior que o de speed e que isso se deve os tamanhos de pneus gigantes e cravudos utilizados no MTB. Então, seria mais interessante testar com um garfo de speed e uma roda 26? Não teria como colocar aqueles seus adaptadores de freio no garfo de speed? Ou colocar um freio provisório de BMX (ele é grandão, será que alcançaria o aro 26 no garfo de speed?... ou vc tem um garfo de "MTB" para pneus pequenos?
Então, mas isso aí está até nos seus cálculos, pq o garfo de caloi aluminum, q deve ter medida parecida com um garfo rígido qualquer de mtb, é mais alto q o 650c, e gera um ângulo, na berimbosa, mais deitado, com mais perda de visibilidade... A ideia seria mais pra teste mesmo, só pra ver se eu me adapto e não acho muito estranho. Eu QUERO me adaptar hahahaha!! Aí, confirmando, já vou de 650. O lance é q eu não tenho nem esse, nem nenhum 700...

Eu tenho um garfão de alumínio q deve ser alfameq ou uma coisa assim, da commuter, e um tange de cromo, da miyamura. Se a espiga do tange for suficiente, acho q vou testar com ele, pq a miyamura tá meio encostada pale ...

Marcus Del Mastro escreveu:
Quero saber mais sobre o Audax!!! Abre um tópico ou manda um email pelo menos!
Vai ter q ter paciência pra ler study hahahahauahau!! É uma SAGA cyclops !!!

Vc precisa ir pra um desses audaxes conosco. Vc ia se dar muito bem, com certeza. Semana q vem tem o Campos do Jordão, q é muito difícil mas tem a opção do desafio 100k, o problema é q já acabaram as inscrições. Vou te dar umas sugestões considerando a localidade em sao paulo mas também a possibilidade de viajar pra um pouquinho mais longe, com a familia. Isso pq já percebi, essas viagens pros audaxes incluem um lance de turismo, sim. Qndo cheguei no meu hotel lá em Rio das Ostras, e entrei num apartamento super organizadinho, de cara pensei "por que vim pra ficar com outros três cuecas no quarto?? podia ter trazido minha mulher!". E acho q a ideia é essa. Tirar um dia pra viajar com a família e pedalar umas centenas de km. Se alguém dirige, pode servir de carro de apoio. Olha lá:

29/04 - Audax 200 Floripa (com opção desafio 100k) - se não me engano, o trajeto do audax floripa é dos menos complicados do brasil, no estilo de Rio das Ostras ou mais tranquilo.

02/06 - Audax 200 POA

24/06 - Audax 200 Ubatuba-Paraty-Ubatuba - quero convencer o Davilson a ir neste; apesar de eu ter brevetado o 200 e tb ter pedalado nessa rota, pretendo fazer esse 200 de novo.

22/07 - Audax 200 Floripa (Camboriú)

25/08 - Audax 200 Campos do Jordão

18/11 - Audax 200 Rio (acredito q seja o urbano, e que valha pra série 2013 - é o mais legal de todos e está entalado na garganta!)
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Mordaz

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MensagemAssunto: Re: Deitando mais o banco   Qui Mar 22, 2012 4:16 pm

ninocoutinho escreveu:
Ainda pode dar na louca de tirar o molde do banco e fazê-lo em fibra de carbono, tô sonhando meio alto nesse início mas não parece ser a coisa mais complicada do mundo, apenas demorado e trabalhoso.
Ué? O seu banco não foi feito em carbono?


Quanto às rodas, se você optar por aros 26", pode usar aros Vzan Extreme de 24/28 furos, como os que eu usei na primeira montagem da Slyway. Basta achar um cubo traseiro de 28 furos e 135 mm (mtb), supondo que seja esse o espaçamento traseiro da sua bambunada.

Eu até tenho um garfo 650c que poderia emprestar, mas é para caixa integrada, muito pescoçudo. Ficaria quase tão alto quanto um garfo de mtb.

Na hipótese de usar garfo 650c com roda 26", é preciso que o freio seja "long reach".
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Marcus Del Mastro

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MensagemAssunto: Re: Deitando mais o banco   Qui Mar 22, 2012 7:38 pm

ninocoutinho escreveu:
Olha lá:

29/04 - Audax 200 Floripa (com opção desafio 100k) - se não me engano, o trajeto do audax floripa é dos menos complicados do brasil, no estilo de Rio das Ostras ou mais tranquilo.

02/06 - Audax 200 POA

24/06 - Audax 200 Ubatuba-Paraty-Ubatuba - quero convencer o Davilson a ir neste; apesar de eu ter brevetado o 200 e tb ter pedalado nessa rota, pretendo fazer esse 200 de novo.

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18/11 - Audax 200 Rio (acredito q seja o urbano, e que valha pra série 2013 - é o mais legal de todos e está entalado na garganta!)

Valeu Nino, vamos ver, estou sem treinar desde novembro, mas já estou trazendo o meu filho da escolinha faz um mês, estou progredindo...rsss
Quero sim fazer algum Audax, mas vai ter que ser de reclinada. Não dá para fazer 200k curvado sentado no selim, o desconforto é muuuuuito maior quando vc
não pode mandar ver, aumenta o peso na buzanfa,... e eu não sou louco de mandar ver em 200k.

Abraços.

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Marcus Del Mastro

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MensagemAssunto: Re: Deitando mais o banco   Qui Mar 22, 2012 7:39 pm

Mordaz escreveu:
ninocoutinho escreveu:
Ainda pode dar na louca de tirar o molde do banco e fazê-lo em fibra de carbono, tô sonhando meio alto nesse início mas não parece ser a coisa mais complicada do mundo, apenas demorado e trabalhoso.
Ué? O seu banco não foi feito em carbono?


Quanto às rodas, se você optar por aros 26", pode usar aros Vzan Extreme de 24/28 furos, como os que eu usei na primeira montagem da Slyway. Basta achar um cubo traseiro de 28 furos e 135 mm (mtb), supondo que seja esse o espaçamento traseiro da sua bambunada.

Eu até tenho um garfo 650c que poderia emprestar, mas é para caixa integrada, muito pescoçudo. Ficaria quase tão alto quanto um garfo de mtb.

Na hipótese de usar garfo 650c com roda 26", é preciso que o freio seja "long reach".

É de cromoly? Se for, tá afim de vender?
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Mordaz

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MensagemAssunto: Re: Deitando mais o banco   Qui Mar 22, 2012 11:32 pm

Marcus Del Mastro escreveu:
Mordaz escreveu:
ninocoutinho escreveu:
Ainda pode dar na louca de tirar o molde do banco e fazê-lo em fibra de carbono, tô sonhando meio alto nesse início mas não parece ser a coisa mais complicada do mundo, apenas demorado e trabalhoso.
Ué? O seu banco não foi feito em carbono?


Quanto às rodas, se você optar por aros 26", pode usar aros Vzan Extreme de 24/28 furos, como os que eu usei na primeira montagem da Slyway. Basta achar um cubo traseiro de 28 furos e 135 mm (mtb), supondo que seja esse o espaçamento traseiro da sua bambunada.

Eu até tenho um garfo 650c que poderia emprestar, mas é para caixa integrada, muito pescoçudo. Ficaria quase tão alto quanto um garfo de mtb.

Na hipótese de usar garfo 650c com roda 26", é preciso que o freio seja "long reach".

É de cromoly? Se for, tá afim de vender?
O garfo? É de carbono. É o que veio com a Slyway. Prefiro mantê-lo, caso venha a vender a bike.
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ninocoutinho

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MensagemAssunto: Re: Deitando mais o banco   Sex Mar 23, 2012 5:37 pm

Mordaz escreveu:
Ué? O seu banco não foi feito em carbono?
Não, não, o meu é fibra de vidro. Poderia pedir pro Klaus fazer outro em carbono pra mim, mas não acho impossível fazer um molde e executá-lo em carbono, como o seu.

Ainda estou estudando como vou fazer a re-fixação. Tava pensando dum jeito, mas hoje andei observando e não acho viável. Ruim q é difícil postar fotos, ou melhor, tirar fotos do defeito, tentei várias do celular mas nenhuma ficou boa, acho q mesmo o Klaus não visualizou exatamente como está o problema. Ainda vou descobrir, acho vai dar pra trocar as duas dobradiçazinhas por uma dobradiça grande de porta, de material mais resistente. A outra solução q tinha pensado iria inutilizar o sistema de poder dobrar, deixando o banco fixo e também quase impossibilitando o tirar do banco, ou mesmo trocar. Veremos. Tô ansioso pra chegarem meus materiais.

Também vou trocar o garfo e roda dianteira antes disso tudo (acho q amanhã mesmo, pq a Miyamura tá parada e a espiga vai dar tranquilo), pq aí já vou visualizando a futura angulação.
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ninocoutinho

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MensagemAssunto: Re: Deitando mais o banco   Seg Mar 26, 2012 2:19 pm

Vcs acham q, desse jeito q o Marcus simulou, a 22 graus:



Fica um ângulo decente pras pernas? (considerando a altura do movimento central). Perguntei isso pessoalmente pro Roberto, mas ficou só a dúvida no ar... Acho q o tronco tem q formar um ângulo mínimo com as pernas pedalantes, pra poder transmitir (ou gerar) potência adequadamente.

Pergunto isso pq não trocar garfo e roda seria, no mínimo, uma economia. Mas sei q é importante tb elevar o movimento central, qndo fica bem deitadão, pra manter o tal ângulo entre tronco e pernas, aí tlvz não tenha jeito, tenha q ser com garfo maior.

Testei neste fim de semana a montagem com garfo 26 de mtb, mas só coloquei e tirei, não dava pra usar a bike pois o assento não está sentável (até sentei, a perna fica lá pra cima drunken , mas não dá pra pedalar, já até desmontei o banco).

Tb acho a bike mais 'simpática' com aro 20 na frente; aro 26 ficou parecendo um trambolhão. Claro q é questão de costume - foi uma tentativa de cirurgia plástica bem radical.

Apesar de querer ficar com aro 20, tô quaaase encomendando o garfo 650c. Só uma dúvida: freios de estrada funcionam com manetes de v-brake? Sei q manete de v-brake é feita pra puxar mais cabo... outra, o Roberto falou q eu precisaria de freios long reach... long reach são os q vão até 57mm, ok? mas achei tb os "extra-long-reach", q vão até 73mm (por exemplo, este). Preciso disso tudo ou só o long reach basta?
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MensagemAssunto: Re: Deitando mais o banco   Seg Mar 26, 2012 4:06 pm

ninocoutinho escreveu:
Fica um ângulo decente pras pernas? (considerando a altura do movimento central). Perguntei isso pessoalmente pro Roberto, mas ficou só a dúvida no ar... Acho q o tronco tem q formar um ângulo mínimo com as pernas pedalantes, pra poder transmitir (ou gerar) potência adequadamente.
Se não me engano, o ideal está entre 130 e 135 graus.

ninocoutinho escreveu:
Pergunto isso pq não trocar garfo e roda seria, no mínimo, uma economia. Mas sei q é importante tb elevar o movimento central, qndo fica bem deitadão, pra manter o tal ângulo entre tronco e pernas, aí tlvz não tenha jeito, tenha q ser com garfo maior.
No projeto da HR, achei que seria vantajoso que a altura mínima do calcanhar não ficasse abaixo da altura da base do banco.


ninocoutinho escreveu:
Apesar de querer ficar com aro 20, tô quaaase encomendando o garfo 650c.

Fique com os dois, ora! Fique com um conjunto roda/garfo/freio/manete/cabo para cada tamanho de roda (para facilitar as trocas) e tenha o melhor de dois mundos.


ninocoutinho escreveu:
Só uma dúvida: freios de estrada funcionam com manetes de v-brake? Sei q manete de v-brake é feita pra puxar mais cabo... outra, o Roberto falou q eu precisaria de freios long reach... long reach são os q vão até 57mm, ok? mas achei tb os "extra-long-reach", q vão até 73mm (por exemplo, este). Preciso disso tudo ou só o long reach basta?
V-brake é "long-pull". Tem gente que diz que dá para usar manete "long-pull" com freio caliper (o cara da loja PowerOnCycling, por exemplo, disse-me isso, mas pode ser por ter enviado manetes "long-pull" por engano!), mas segundo o Sheldon Brauwn não funciona.

Sim, 57 mm é "long-reach". A necessidade de um freio "long-reach" se deve à diferença de diâmetro entre o aro 650c (571 mm) e o aro 26" (559 mm). Usei um "long-reach" (Bacchetta X-eye, 43 - 57 mm) na minha breve experiência com a Slyway e funcionou bem. Um detalhe que é bom ter em mente: quanto maior o "reach" (ou seja, a distância entre o pivô do freio e a borda do aro), menor a vantagem mecânica. A consequência disso é que um mesmo freio montado num garfo 650c terá um desempenho um pouco inferior com roda 26" do que com roda 650c. Pouca coisa. Um manete de freio que seja sabidamente "extra-short-pull" seria desejável nesse caso. Ou um ajustável, como o Avid Speed Dial, supondo que ele atinja o equivalente a um hipotético "extra-short-pull" no extremo do ajuste.
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ninocoutinho

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MensagemAssunto: Re: Deitando mais o banco   Seg Abr 02, 2012 3:18 pm

Mordaz escreveu:
ninocoutinho escreveu:
Fica um ângulo decente pras pernas? (considerando a altura do movimento central). Perguntei isso pessoalmente pro Roberto, mas ficou só a dúvida no ar... Acho q o tronco tem q formar um ângulo mínimo com as pernas pedalantes, pra poder transmitir (ou gerar) potência adequadamente.
Se não me engano, o ideal está entre 130 e 135 graus.

ninocoutinho escreveu:
Pergunto isso pq não trocar garfo e roda seria, no mínimo, uma economia. Mas sei q é importante tb elevar o movimento central, qndo fica bem deitadão, pra manter o tal ângulo entre tronco e pernas, aí tlvz não tenha jeito, tenha q ser com garfo maior.
No projeto da HR, achei que seria vantajoso que a altura mínima do calcanhar não ficasse abaixo da altura da base do banco.
Tô refletindo faz tempo sobre essa bagaça.

Tirando a high-racer do Klaus, em geral nas bikes dele, ele não coloca pedivela tão mais alto q o assento, ficando mais 'esticado', com um ângulo mais aberto entre pernas e tronco. Uma comparação entre vcs dois, q eu já postei aqui:




E eu entro mais ou menos assim nessa parada:



Acho até q as bikes SEM os bikers ajudam melhor a visualizar os ângulos. Mas deixo isso pra dpois pois agora me faltou tempo. Só queria mesmo fazer um "link" com um tópico q vi hoje no BROL.

O cara modificou a Bacchetta Ti Aero, dele, ao contrário: em vez de usar duas rodas iguais, colocou aro 20 na frente com 650 atrás. Na foto abaixo, ela junto com a Carbon Aero:



Deixando o assento bem reclinado. É do jeito q eu tenho receio: deixar muito reclinado, sem subir suficientemente o movimento central. Mas ele diz preferir, e no tópico ele fala q a velocidade média dele ficou meia milha por hora mais rápida na Ti Aero, com 20-650, do que na Carbon com rodas iguais. Ele pelo jeito já sabia q conseguia gerar mais potência com pedivela não tão alto, fazendo referência a uma bike q ele tem do John Morciglio, um construtor lá dumas reclis de carbono.

Como o cara aparentemente tem pernas meio compridas (banco lá atrás), com a bicicleta no estilo "stick", o pedivela fica mais alto, do q ficaria pra mim, na mesma geometria (pq pra ele o banco fica mais baixo, por estar mais pra trás; pra mim ficaria mais alto, pois o banco ficaria mais pra cima - sei q a maioria deve ter entendido, mas só pra deixar claro q eu também entendi!)

Onde quero chegar é q, tlvz dê sim pra deitar o banco mais um tanto (sem grandes exageros), mantendo a configuração 20-26, sem alterar garfo/roda da frente. Inverti a simulação do Marcus, pra comprar melhor com as outras imagens, especialmente a da Ti Aero, e coloquei a minha como está (ou estava, antes de eu tirar o banco fora):




Inverti a sua também!



A Carbon Aero dele parece ser mais deitada q a sua (o entre-eixos da bacchetta é maior ou é só impressão por causa das rodas?); já a de titânio, não sei, não tá num ângulo bom pra comparar bem.

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MensagemAssunto: Re: Deitando mais o banco   Seg Abr 02, 2012 11:34 pm

ninocoutinho escreveu:
O cara modificou a Bacchetta Ti Aero, dele, ao contrário: em vez de usar duas rodas iguais, colocou aro 20 na frente com 650 atrás
A primeira coisa que pensei foi que se tratava da antiga Bacchetta Basso, que já vinha de fábrica com essa configuração de rodas, mas depois percebi que é uma modificação de uma Bacchetta Ti Aero original.

Aliás, antes de experimentar 650c tras. / 20" (406 mm) diant. , esse mesmo cara experimentou 20"/20" (406 mm diant. / 451 mm tras.):





(Fotos tiradas de um tópico do BROL sobre essa customizada).

ninocoutinho escreveu:
É do jeito q eu tenho receio: deixar muito reclinado, sem subir suficientemente o movimento central. Mas ele diz preferir, e no tópico ele fala q a velocidade média dele ficou meia milha por hora mais rápida na Ti Aero, com 20-650, do que na Carbon com rodas iguais. Ele pelo jeito já sabia q conseguia gerar mais potência com pedivela não tão alto, fazendo referência a uma bike q ele tem do John Morciglio, um construtor lá dumas reclis de carbono.
Cada um com seu cada um... Deve ser uma questão de ergonomia, e provavelmente nessa posição o cara consegue botar mais potência no pedal. Acho improvável que a configuração 650c/20" seja mais aero. A Bacchetta comercializa SWBs há muito tempo em ambas as configurações e, se houvesse alguma possibilidade de uma 650c/20" ser mais aero que uma 650c/650c, eles já estariam cientes disso.

Há que se considerar também a "aclimatação" do indivíduo com pedivela menos alta, visto que ele provavelmente vinha usando mais a Morciglio Apache.

ninocoutinho escreveu:
Como o cara aparentemente tem pernas meio compridas (banco lá atrás), com a bicicleta no estilo "stick", o pedivela fica mais alto, do q ficaria pra mim, na mesma geometria (pq pra ele o banco fica mais baixo, por estar mais pra trás; pra mim ficaria mais alto, pois o banco ficaria mais pra cima - sei q a maioria deve ter entendido, mas só pra deixar claro q eu também entendi!)
Eu costumo pensar em termos de ângulos em vez de diferenças de altura. No meu entender, geometrias de "stick bikes" equivalentes (no aspecto da ergonomia) entre ciclistas de estaturas diferentes teriam o monotubo no mesmo ângulo em relação ao solo.

ninocoutinho escreveu:
Onde quero chegar é q, tlvz dê sim pra deitar o banco mais um tanto (sem grandes exageros), mantendo a configuração 20-26, sem alterar garfo/roda da frente.
Então vou colocar mais um dado na discussão, para confundir ainda mais as coisas. Supondo que os cálculos do Marcus estejam corretos, um garfo e roda 650c colocam o headtube da sua berimbosa no mesmo ângulo que o da Bacchetta Corsa/Aero. A distância entre-eixos também coincide. Com essa mudança (e mudando também a direção para "open cockpit/superman") você fica com uma recli geometricamente idêntica a uma Bacchetta Corsa/Aero, cujo desenho já está para lá de testado e aprovado. É bastante provável que você ache a dirigibilidade BEM melhor.

ninocoutinho escreveu:
A Carbon Aero dele parece ser mais deitada q a sua (o entre-eixos da bacchetta é maior ou é só impressão por causa das rodas?); já a de titânio, não sei, não tá num ângulo bom pra comparar bem.
Parece mesmo; o banco da minha está a 23~24 graus. A distância entre-eixos da Bacchetta é 46" (quadro médio) ou 47" (quadro grande) com duas rodas 650c. As versões com rodas 700c têm 47" e 48", respectivamente. A minha tem 120 cm entre-eixos.

(Estou com uma novidade a caminho que vai me colocar na faixa dos sub-20 graus! Aguardem...)

No projeto da HR, procurei aproveitar o máximo de informação sobre a Bacchetta e a Carbent para não "reinventar a roda". Resultado: no mesmo dia em que finalmente montei os componentes na bike, saí pedalando normalmente, sem nenhum período de adaptação, apesar de só ter pedalado até então as minhas Zöhrer EXDs (que são CLWB e completamente diferentes).
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Marcus Del Mastro

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MensagemAssunto: Re: Deitando mais o banco   Ter Abr 03, 2012 11:16 pm

Mordaz escreveu:


(Estou com uma novidade a caminho que vai me colocar na faixa dos sub-20 graus! Aguardem...)


putz vc quer matar a gente de curiosidade!

E essa história de roda menor na frente, Nino??? Já tenho dúvidas suficientes, pare de plantar mais delas (em mim)...rsss.
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MensagemAssunto: Re: Deitando mais o banco   Sex Abr 13, 2012 9:25 pm

Mordaz, vc está se referindo a alguma coisa como essa?
Qual é o ângulo desse assento? E o tal do 135º? Ou mesmo 120º?


Nessa imagem vc observa o quão simples pode se tornar a trajetória de uma corrente
usando um cubo com marchas internas... (não sei se ele pretende utilizar, mas o blog
faz referências a alfine8 e ao Rohloff)

Outro quadro, é um M5? Nesse ângulo?


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MensagemAssunto: Re: Deitando mais o banco   Sab Abr 14, 2012 8:06 pm

Marcus Del Mastro escreveu:
Mordaz, vc está se referindo a alguma coisa como essa?
Qual é o ângulo desse assento? E o tal do 135º? Ou mesmo 120º?

Caraca! Quêisso! Seria uma evolução da M5 Nadir L´espada? Isso aí está muito mais aberto que 135º, com certeza.
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MensagemAssunto: Re: Deitando mais o banco   Sab Abr 14, 2012 8:14 pm

M5 Nadir L´espada:


Esse ângulo mais aberto prejudica um pouco a transmissão de potência, mas a lógica da coisa é que a vantagem aerodinâmica compensa. Falando nisso, Marcus, a melhor aerodinâmica talvez tenha sido o motivo de usarem cubo de marchas nessa bike que você achou.
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MensagemAssunto: Re: Deitando mais o banco   Sab Abr 14, 2012 8:39 pm

Dá uma vontade de pedalar um treco desses, putz!

http://m5sudouest.free.fr/

Tinha esquecido de colocar o site...

Quem quiser ver mais fotos da Nadir M5

http://www.recumbentjournal.com/news/gear/item/29-m5-reveals-project-nadir.html

Já o ganho aerodinâmico, talvez seja recompensado num velódromo (talvez não seja interessante para provas com arrancadas), mas se vc tiver que pegar subidas interessantes (rsss) no meio do caminho, ou o trajeto for uma escalada, a baixa velocidade joga tudo isso pela janela, certo? Acho que foi feita para para contrarrelogio...
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MensagemAssunto: Re: Deitando mais o banco   Sab Abr 14, 2012 9:14 pm

Mordaz escreveu:
M5 Nadir L´espada:
Esse ângulo mais aberto prejudica um pouco a transmissão de potência, mas a lógica da coisa é que a vantagem aerodinâmica compensa. Falando nisso, Marcus, a melhor aerodinâmica talvez tenha sido o motivo de usarem cubo de marchas nessa bike que você achou.

Pode ser mesmo, pensando que a bike seja para contrarrelogio (em geral, relevos quase planos) ou velodromos, pois com essa inclinação acredito que não seja boa escaladora (só fica o problema da transmissão de potência, já que a aerodinâmica se faz quase que desnecessária). Pensando assim, um cubo com marchas aumentaria o peso da bike, mas só faria diferença nas acelerações.

abçs
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MensagemAssunto: uau!!!   Seg Maio 14, 2012 6:41 pm

Mordaz escreveu:
M5 Nadir L´espada:


Esse ângulo mais aberto prejudica um pouco a transmissão de potência, mas a lógica da coisa é que a vantagem aerodinâmica compensa. Falando nisso, Marcus, a melhor aerodinâmica talvez tenha sido o motivo de usarem cubo de marchas nessa bike que você achou.

essa reclinada visualmente é muito bonita!!!!!
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MensagemAssunto: Re: Deitando mais o banco   Qua Jun 20, 2012 11:19 pm

Marcus Del Mastro escreveu:
Dá uma vontade de pedalar um treco desses, putz!



http://m5sudouest.free.fr/

Já o ganho aerodinâmico, talvez seja recompensado num velódromo (talvez não seja interessante para provas com arrancadas), mas se vc tiver que pegar subidas interessantes (rsss) no meio do caminho, ou o trajeto for uma escalada, a baixa velocidade joga tudo isso pela janela, certo? Acho que foi feita para para contrarrelogio...

Bem, é isso mesmo, essa bike foi feita para velódromo, a bike foi feita para bater o recorde da Hora! 56.6km/h!!!
Bateram o recorde do Chris Boardman feito numa "banida" bicicleta na posição superman, só que com um ciclista de outro mundo.
A M5 acredita que um ciclista top profissional chegaria aos 60km/h;

Detalhe: o ciclista recordista andou a 365W durante uma hora! É coisa prá dedel!



Olha que solução linda, a corrente passa por dentro da estrutura do assento:
Será que é uma transmissão direta sem idler? Incrível.
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MensagemAssunto: Re: Deitando mais o banco   Qua Jun 20, 2012 11:24 pm

Detalhe dos pedais aerodinâmicos que o Roberto levantou a bola outro dia...
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MensagemAssunto: Re: Deitando mais o banco   Qui Jun 21, 2012 11:56 pm

Marcus Del Mastro escreveu:
Olha que solução linda, a corrente passa por dentro da estrutura do assento:


Tenho a impressão de que aquilo não é a estrutura do assento, mas um "enchimento" para que o ar flua melhor ao redor da base do banco. Parece ter sido "enxertado" ali.
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MensagemAssunto: REQUENTANDO O TÒPICO...   Sex Jun 22, 2012 12:30 am

Lembre-se, Nino; isto:



É igual a isto:



Mesma distância entre-eixos; mesmo ângulo da caixa de direção... se trocar o conjunto de direção "esquilo" pelo "superman", então... hein? Wink

Eu poderia ter colocado uma foto da Bacchetta Carbon Aero 2.0 para uma comparação justa entre bambu e carbono, mas preferi colocar a Strada, que só tem com rodas 650c, para não correr o risco de comparar com uma versão 700c.
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