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 Trike HP3 adaptado

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Arthur HP3



Mensagens : 147
Data de inscrição : 19/05/2009
Idade : 68
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MensagemAssunto: Trike HP3 adaptado   Sab Ago 20, 2011 3:02 pm

Olá,

Acabo de fornecer um trike para uma pessoa com limitações físicas, em conseqüência de um AVC, no qual foram necessárias algumas adaptações que permitissem ao usuário, não só utilizar o trike, mas fazê-lo com segurança. Este post tem por objetivo compartilhar com o Recliforum essa experiência.
Era preciso acomodar, de forma funcional, todos os comandos (marchas e freios) de um só lado do guidão. A instalação dos comandos de câmbio, dianteiro e traseiro, foi tranqüila, com um resultado de boa ergonomia e funcionalidade, restou resolver a questão de freio.
O padrão de projeto do trike HP3 é com dois freios a disco mecânicos nas rodas dianteiras, comandados de forma independente. Mas esta configuração não poderia ser implementada.
Restaram duas alternativas: utilizar freio apenas na roda traseira ou instalar um sistema que permitisse acionar as duas pinças de freio, ao mesmo tempo e de forma equilibrada, utilizando apenas uma alavanca.
Inicialmente instalei freio apenas na roda traseira, para um teste. A conclusão, já esperada, foi que essa configuração não é capaz de parar o trike de forma adequada e segura. Mesmo que se chegue a travar a roda, o trike não para imediatamente, desliza no piso.
Parti para a solução que utiliza um só acionamento para as duas pinças dos freios a disco dianteiros. Constatei que essa configuração não é novidade, tanto para freios mecânicos quanto para freios hidráulicos.
No caso de freios mecânicos, há uma alavanca, disponível no mercado (externo), própria para acionar dois cabos ao mesmo tempo. Essa alavanca já dispõe, construtivamente, do adequado balanceamento, de forma a aplicar a mesma força aos dois cabos.

No caso de freios hidráulicos, a solução é bifurcar o sistema, de forma a interligar hidraulicamente as duas pinças a uma única alavanca, usando uma conexão em “Y”. Há também experiências de interligação assimétrica, ligando o mangote da alavanca a uma das pinças e conectando, hidraulicamente, as duas pinças entre si, pelos acessos para sangria.
Optei pelos freios hidráulicos pela sua maior eficiência de resposta e porque o equilíbrio de aplicação da frenagem entre as duas pinças seria, certamente, mais garantido e preciso, já que é dado pela automática equalização de pressão no sistema.
Montei o sistema hidráulico, com um conjunto de freio Shimano BR-M445 (linha Alívio), e tudo funcionou satisfatoriamente.
A dúvida, antes da montagem do sistema, era se o curso da alavanca seria suficiente para chegar ao ponto de início de aplicação de pressão. Isto porque o que ocorre de diferente nessa configuração é que o curso da alavanca fica maior, já que o volume de óleo a bombear para movimentar as pinças é o dobro. Mas, desde que se chegue à aplicação de pressão no sistema, o resultado da frenagem não se altera com essa configuração, já que a alavanca submeterá as duas pinças a uma mesma pressão.
Há como minorar esse aumento de curso da alavanca, seja por regulagem na própria alavanca, ou diminuindo o curso dos pistões das pinças, o que pode ser feito por regulagem e pela colocação de lâminas milimétricas atrás das pastilhas.
Pelo que pesquisei, há fabricantes de trike que dão o sistema hidráulico com acionamento por uma só alavanca como alternativa de configuração de montagem. No caso que vi, da VelotechniK, foram utilizados freios Tektro Auriga. É provável que nesse caso o projeto do sistema de freio já leve em consideração esse tipo de montagem.

Arthur HP3
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ninocoutinho



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MensagemAssunto: Re: Trike HP3 adaptado   Sab Ago 20, 2011 3:39 pm

Que massa, Arthur, parabéns! Poxa, mas fiquei bastante curioso com isso aqui:

Arthur HP3 escreveu:
Era preciso acomodar, de forma funcional, todos os comandos (marchas e freios) de um só lado do guidão. A instalação dos comandos de câmbio, dianteiro e traseiro, foi tranqüila, com um resultado de boa ergonomia e funcionalidade, restou resolver a questão de freio.
Vc tem fotos? Que tipo de passadores vc usou? Estou cheio de ideais para os trocadores de marcha ideais para USS, e se escolher um pra cada lado já parece uma novela, que dirá dois no mesmo lado!

Estou mais tentado a bar end shifters desindexados com alavancas grandes, tipo este. Suponho q não tenha sido esta sua opção, a não ser q o usasse de forma combinada com outro tipo de passador.

Abraço!


Nino
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marcelo_montanhista



Mensagens : 277
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MensagemAssunto: Parabens!   Sab Ago 20, 2011 6:01 pm

Arthur!

Muito legal sua disposição em adaptar o trike para uma pessoa com dificuldades!
É uma forma nobre de disponibilizar ser conhecimento técnico!
Parabéns!
abs

Marcelo
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Arthur HP3



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MensagemAssunto: Re: Trike HP3 adaptado   Sab Ago 20, 2011 7:40 pm

Nino,

Sou meio relapso em relação a documentar as coisas com fotos, acabei não fotografando, mas vou fazê-lo oportunamente.
De início combinei um passador tipo gripshift para o câmbio dianteiro e um Tx-50 7 velocidades, como o da foto, para o câmbio traseiro.

O gripshift ficou logo acima da alavanca de freio e o Tx-50 na extremidade superior da empunhadura do guidão, montado de ponta-cabeça, com o cabo saindo para cima e fazendo uma curva. Em seguida substituí o passador gripshift pelo par dianteiro do Tx-50, por preferência do usuário, e aí o passador dianteiro passou a ficar na extremidade superior do guidão. Ficou bom também. Sei que é muito difícil visualizar apenas a partir da descrição, mandarei fotos.

Pela posição do guidão da trike, com a empunhadura quase vertical, os bar end shifters são uma excelente opção, há muito tempo estou para testá-los.
Como você comenta, neste caso especial poderiam ser usados também, claro que não em par, mas combinados com outro tipo.

Arthur HP3
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Arthur HP3



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MensagemAssunto: Re: Trike HP3 adaptado   Sab Ago 20, 2011 7:59 pm

marcelo_montanhista escreveu:
Arthur!

Muito legal sua disposição em adaptar o trike para uma pessoa com dificuldades!
É uma forma nobre de disponibilizar ser conhecimento técnico!
Parabéns!
abs

Marcelo

Marcelo,

Obrigado a você e ao Nino pelos elogios.
O trike tem essa característica de ser uma esperança de mobilidade e de exercício aeróbico para pessoas que, por diversos tipos de limitação, não têm outra opção.
Fiz o trabalho com enorme prazer. É muito gratificante ver a indescritível alegria de quem ganha de volta sua mobilidade de uma forma esportiva, voltando a poder suar e curtir o vento batendo no rosto.

Arthur HP3
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xamã



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MensagemAssunto: Re: Trike HP3 adaptado   Dom Ago 21, 2011 10:00 am

Arthur HP3 escreveu:
Era preciso acomodar, de forma funcional, todos os comandos (marchas e freios) de um só lado do guidão.

Restaram duas alternativas:
-utilizar freio apenas na roda traseira ou
-instalar um sistema que permitisse acionar as duas pinças de freio, ao mesmo tempo e de forma equilibrada, utilizando apenas uma alavanca.
hola, Arthur!
eu que não entendo nada, principalmente de trike Very Happy fiquei curioso com o resultado.
são bem interessantes as modificações (necessárias) que vc fez, parabéns
e não se esqueça que o povo aqui adooora Smile ver umas fotos das artes feitas hehehe
abraços e boa sorte
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Arthur HP3



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MensagemAssunto: Re: Trike HP3 adaptado   Seg Ago 22, 2011 12:19 pm

[/quote]...e não se esqueça que o povo aqui adooora Smile ver umas fotos das artes feitas hehehe
abraços e boa sorte[/quote]

Promessa é dívida. Seguem algumas fotos:

Esse é o trike

http://imageshack.us/photo/my-images/845/trikeingo001.jpg/

Esses são detalhes da montahem dos comandos do lado direito

http://imageshack.us/photo/my-images/829/trikeingo003.jpg/
http://imageshack.us/photo/my-images/854/trikeingo006.jpg/
http://imageshack.us/photo/my-images/850/trikeingo007.jpg/
http://imageshack.us/photo/my-images/718/trikeingo008.jpg/

O freio traseiro ficou montado do lado esquerdo e passou a ter função de freio de estacionamento.

Arthur HP3
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ninocoutinho



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MensagemAssunto: Re: Trike HP3 adaptado   Seg Ago 22, 2011 9:52 pm

Interessantíssimo! Ainda coube a campainha hahaha!

Tenho esses passadores na minha bike ex-elétrica, só q nela é 6v, e gosto bastante deles, acho-os muito robustos e precisos, só um pouco durões, mas confiabilíssimos. É uma pena q passadores desse tipo fiquem restritos ao trabalho com 6 e 7v, pois seria no mínimo mais uma opção ergonômica para 8, 9 e 10v.

Até pouco tempo atrás eu não sabia q tinha esse lance de freio de estacionamento... O que achei mais curioso, e tlvz nem todos saibam, é q eles costumam usar como "freio de mão" aqueles thumb-shifters mais simples e baratos possíveis. Como eles funcionam por fricção, o ciclista gira ele puxando o cabo de freio até apertar as sapatas contra o aro.

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Arthur HP3



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MensagemAssunto: Re: Trike HP3 adaptado   Ter Ago 23, 2011 6:45 am

ninocoutinho escreveu:
Interessantíssimo! Ainda coube a campainha hahaha!
Até pouco tempo atrás eu não sabia q tinha esse lance de freio de estacionamento... O que achei mais curioso, e tlvz nem todos saibam, é q eles costumam usar como "freio de mão" aqueles thumb-shifters mais simples e baratos possíveis. Como eles funcionam por fricção, o ciclista gira ele puxando o cabo de freio até apertar as sapatas contra o aro.

Nino,

Eu também já sabia do uso desses passadores mais simples como 'freio de mão', embora nunca tenha testado essa solução. Aproveitando a sua oportuna lembrança, acho que vou instalar um desses em lugar da alavanca, porque não está sendo prático acionar e travar a alavanca do freio usando apenas uma das mãos. Depois informo os resultados e mando fotos.

Arthur HP3
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ninocoutinho



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MensagemAssunto: Re: Trike HP3 adaptado   Ter Ago 23, 2011 9:13 am

Legal, Arthur. Pra quem nunca viu, não tem nada demais, simplesmente o passador, em vez de acionar o cabo de câmbio, aciona o cabo de freio. Em muitos casos esses passadores não ficam perto dos manetes, mas em qualquer outro ponto do guidão, como perto da curvatura mais abaixo, continuando ao acesso das mãos mesmo qndo o ciclista está sentado no trike, basta tirar a mão do lugar.

Acionando v-brake:



Acionando freio a disco:



Uma possibilidade pros q usam manetes de freio normais, para usá-los como de estacionamento, é fazer uso de tiras de velcro, elásticos, etc:




O freio de mão com thumb-shifters adaptados parece ser bem mais prático, mas inutiliza o uso do freio traseiro qndo em movimento. No entanto, muitos trikers abominam a ideia de usar o freio traseiro em movimento, achando ideal deixá-lo só como de estacionamento.
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Arthur HP3



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MensagemAssunto: Re: Trike HP3 adaptado   Qua Ago 24, 2011 11:03 am

ninocoutinho escreveu:
Legal, Arthur. Pra quem nunca viu, não tem nada demais, simplesmente o passador, em vez de acionar o cabo de câmbio, aciona o cabo de freio. Em muitos casos esses passadores não ficam perto dos manetes, mas em qualquer outro ponto do guidão, como perto da curvatura mais abaixo, continuando ao acesso das mãos mesmo qndo o ciclista está sentado no trike, basta tirar a mão do lugar.

Nino

Pronto! Instalei um thumb-shifter, igual ao da foto que você postou, para acionamento do freio traseiro como freio de estacionamento. Funciona perfeitamente e é mesmo muito prático. Ficou no lado esquerdo do guidão, onde estava a alavanca original, porque o lado esquerdo, no caso desse trike, está sem outros comandos. Acho que, numa configuração padrão de comandos, melhor seria instalá-lo próximo à curva do guidão, como na foto de detalhe do Trice azul que você postou.
Quanto ao mais conveniente uso para o freio traseiro, por experiência prática, sou dos que o consideram desnecessário para ser usado com o trike em movimento. Dois bons freios a disco nas rodas dianteiras são mais que suficientes.
No entanto, para quem gosta de aventura, o freio traseiro é peça chave quando se quer dar cavalo-de pau com o trike.

Arthur HP3
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