InícioInício  RecliforumRecliforum  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 
 

 inauguração de ciclovia em Belo Horizonte

Ir em baixo 
AutorMensagem
ninocoutinho

avatar

Mensagens : 1270
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Itabira - MG

MensagemAssunto: inauguração de ciclovia em Belo Horizonte   Dom Set 04, 2011 11:00 am

Através da BHTrans, a Prefeitura de Belo Horizonte criou o programa Pedala BH, q tem buscado, entre outras coisas, implantar novas ciclovias pela cidade, integrando-as com outras, mais antigas, e fazendo conexão com pontos importantes, como estações de ônibus e de metrô. Quando tudo ficar pronto de verdade, vai ficar muito, muito bacana.

Até bem recentemente, o quadro q tínhamos era de duas ciclovias bem de lazer: a da orla da pampulha, q deve beirar os 20km, e da avenida dos andradas, bem mais curta. Outras poucas ciclovias q já existiam pela cidade tinham mais cara de "pró-mobilidade", mas são muito ruins, vc olha e nem parece q tem uma ciclovia... blocos de concreto retirados, piso esburacado, invadida por pontos de ônibus, estacionamento de carros, etc.

Mas a coisa começou a mudar! No comecinho de julho (ou fim de junho, não lembro), inauguraram uma importante ciclovia, a da Avenida Risoleta Neves, q liga uma das ciclovias ruins (av. saramenha) até uma das estações de ônibus e metrô mais importantes, a São Gabriel. No dia em q passei por lá, há quase 2 meses, era um sábado de manhã e o uso estava parecendo mais de lazer, o q também é necessário e sentimos falta de espaços assim na cidade - acho q é por isso q, qndo surgem, logo são ocupados:



Tô estranhando esse banco mais alto! cat

Essa ciclovia ficou bem arrumadinha, semáforos específicos pra bikes, sinalização por cores, etc e tal.

Aí ontem, inauguraram mais uma, importantíssima. Ela já estava quase pronta há muitas semanas ou até meses, já vinha sendo usada mas sempre faltando um detalhezinho aqui, outro ali, sinalização completa nos cruzamentos, etc. É a ciclovia da Savassi, que sai de uma área mais "nobre" da região centro sul, passa pela região hospitalar, pelo shopping mais badalado do momento, e chega a uma das ciclovias q hoje é mais de lazer, mas passará a servir como mobilidade pra região leste. Eu também já tinha dado meus rolês por essas bandas, tb já tinha mostrado aqui. Mas ontem foi a cerminônia oficial, com presença no pedal do prefeito de BH, Márcio Lacerda, e galera toda, tchê! Não poderia perder!! Very Happy

Minha intenção era até ir de bike convencional, já q na Berimbosa tem sempre aquele oba-oba, e a questão aqui era um pouco mais séria (pq não ser sério de bamboobent?), e eu também tinha o plano de ir vestido de forma mais casual (quase cycle-chic, mas é q eu não sou muito chique!), mas na última hora, não resisti! Deixei a bike pronta, mas manti meu traje casual, de calça jeans, sapatilhas e camisa polo. Na hora tive q vestir a blusa do programa Pedala BH pq o "trato" era esse.



Assim, saí daqui no clássico busão das 6 da matina:



Cheguei bem BH por volta das 08h e saí pedalando até o ponto de encontro, pela Afonso Pena:



Eu nunca pego o semáforo da Praça Sete aberto! Apesar de não parecer, na foto, é um dos lugares com mais concentração de pessoas por metro quadrado em BH, e fico ali séculos parado, sendo observado, apontado, etc Suspect :



Cada vez fico mais de boa pra pedalar por lá; desta vez foi especialmente tranquilo. Nos encontramos na Praça da Liberdade:



E de lá saímos:




Tô achando bem maneiro o tanto q estou deitadinho! tongue

Detalhe é q, nessas saídas da praça, eu sempre fico por último, pq o caminho é de paralelepípedo e vai todo mundo me passando, sem contar q qndo afunila lá na frente e o 'nosso' trânsito pára, eu prefiro dar preferência pros outros ao meu lado me passarem. Aí o q aconteceu desta vez: o carro da BHTrans, que estava fechando o trânsito motorizado pra gente passar, ME fechou No ! Eu era o último da fila, e essa foto flagrou minha cara de bons amigos Evil or Very Mad !



Vcs acham q fico tão invisível assim no trânsito, pra ser ignorado num grupo de uns 30 ciclistas?



Pedalei até a ciclovia na turma do fundão, o bonde das dobráveis!



O ponto de encontro com o prefeito ia ser numa esquina importante da ciclovia, e não no início (ou fim) dela, q é aqui:



Continuei no bonde das dobráveis:





Olha o cara bem no cantinho esquerdo me sacando Rolling Eyes ! Detalhe q essa última foto deve ter sido tirada no momento em q eu tirava a penúltima! What a Face

Tá tendo muitas dobráveis em BH, inclusive Bromptons, as mais badaladas e caras. Só um camarada aí tem duas bromptons e duas dahons! Cool

Uma das coisas bacanas foi que, apesar da grande presença de ciclistas por causa da cerimônia, havia muita gente usando a ciclovia normalmente, no sentido contrário ao q estávamos indo; esse aí tava passando de dobrável também:



O ponto de encontro era lá naquela tenda branca:



Tinha um tiozinho responsável pela bike do prefeito, q era só orgulho! Acho q pouca gente reparou no cara:



Enquanto isso, reportagem comia solta com cidadãos tão ou mais importantes:



O prefeito chegou com mais de hora de atraso. Qndo chegou, ainda deu umas boas entrevistas, as quais não presenciei, mas segundo relato de um dos nossos companheiros do MountainBikeBH, o cara tá antenado ou se mostrando assim:

Humberto Guerra escreveu:
O mais significativo foi ver o prefeito respondendo as perguntas dos jornalistas com um discurso pró-mobilidade por bicicleta muito redondinho, rebatendo críticas à ciclovia ter tirado vagas de estacionamento com o argumento de que o que vai ser valorizado é o transporte a pé, por bike e em transporte de massa, e que não vai dar para todo mundo de BH ter carro e querer usar o carro no dia-a-dia, senão a cidade trava. Não é comum ver prefeito brasileiro falar exatamente o que alguém aqui falaria. Tá dando pra finalmente botar fé no Pedala BH, acho que é só questão de marcar cerrado. E é melhor gastar energia botando mais gente pra pedalar que tentando mudar a opinião dos fora-ciclovia da vida.
No meio da muvuca, na hora sair pra pedalar com o chefe, tinha um camarada atrás de mim também com o retrovisor no capacete:



Cruzamento com a Afonso Pena:



O semáforo estava vermelho para nós, mas como se tratava dum evento de maior porte, a BHTrans estava controlando o trânsito, então o verde pros carros significava vermelho pra eles!

O trajeto percorrido foi todo de descida e, qndo chegamos ao final, o prefeito largou a bike, pegou um taxi e zarpou! Enquanto isso, nos preparávamos para subir tudo de novo:



Dou razão pra esse povo falar q pedalo dormindo! jocolor

Na volta, vejam q cena gostosa:



Nesse ponto a maioria seguiu de volta à Savassi, enquanto ficamos com um grupo de amigos numa feirinha de sábado pra resenhar, ou seja, falar sobre o passeio enquanto se come e se bebe alien ! Conseguimos um bicicletário super bacana:



Antes de colocar minha bike ali, consegui derrubar essa lata de lixo gigante! drunken

A maioria foi de acarajé e pastel; eu fui de polenta frita:



De lá segui com um pequeno grupo q ia fazer um pedal de reconhecimento (de ladeiras! cyclops ). Eram parte das meninas do Pedal de Salto Alto (PdSA), que promovem uns pedais pra mulheres iniciantes, são todas organizadinhas. Elas iam escolher qual o trajeto do próximo passeio, q será no próximo sábado. Não perdi de ir com elas. No caminho, escolhemos passar de novo pela ciclovia, e encontramos um pai com seu filhote no movimentado cruzamento com a Afonso Pena, ele puxou assunto com a gente, falando q já comprou tudo pra bike, q só falta o capacete pra ele começar a usar:




É novidade falar que, mais à frente, cruzamos de novo a Afonso Pena Razz ?



Depois de muito pedalar, despedimo-nos:



E fui com uma das companheiras do PdSA almoçar num restaurante vegetariano muito bacana; o prato do dia era bobó de grão-de-bico:



De lá voltei sozinho pra rodoviária, passando de novo pela ciclovia, e desta vez respeitando os semáforos:



Logo depois dessa foto, aconteceu mais uma daquelas coisas q só acontecem com reclineiros! Estava esperando o próximo semáforo de bikes abrir (praticamente na mesma esquina, reparem nos paraciclos ao fundo), qndo chega um grupo de jovens super curiosos achando o máximo, uma falou "nossa, mas aí vc trabalha o abdominal, hein?". Fizeram a maior festa, aí quiseram tirar uma foto, e tiraram, mas logo o sinal abriu e eu fui. Enquanto eu ia, pedi pra me acharem no facebook bounce pra me mandarem a foto. Não é q deu certo geek hahahaha recebi hoje:



Botei a bike de volta no busão de cheguei aqui satisfeito por ter participado deste evento q para nós (e para a cidade) tem caráter de verdadeira festa cheers !



Abraços,


Nino
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Marcus Del Mastro

avatar

Mensagens : 899
Data de inscrição : 25/03/2011
Idade : 44
Localização : Sorocaba - SP

MensagemAssunto: Re: inauguração de ciclovia em Belo Horizonte   Qua Set 07, 2011 1:46 pm

Deu água na boca... o bobó rsss
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://www.pocketcar.org
 
inauguração de ciclovia em Belo Horizonte
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» MODELCON 2011 - Belo Horizonte / MG - 08 e 09/10/2011
» [MegaHouse] Saint Seiya Ômega.
» Loja Brothergames de BH e Contagem!!!
» Loja em bh
» O conhecimento é a arte mais bela de todas...

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Cicloativismo-
Ir para: