Recliforum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Recliforum

Fórum dedicado a concentrar informações relativas ao ciclismo alternativo, e com maior ênfase no ciclísmo reclinado no Brasil e demais países latinos.
 
InícioInício  RecliforumRecliforum  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 massa,força e gravidade

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
jonaldo baptista

jonaldo baptista


Mensagens : 100
Data de inscrição : 23/11/2010

massa,força e gravidade Empty
MensagemAssunto: massa,força e gravidade   massa,força e gravidade EmptyQua Set 14, 2011 8:58 pm

olá, estou fazendo uma bike canguru e gostaria de ter a seguinte informação: dois corpos com pesos diferentes e com a mesma velocidade, quando desacelerados, qual vai mais longe o mais leve ou o mais pesado ? abraços
Ir para o topo Ir para baixo
Arthur HP3

Arthur HP3


Mensagens : 147
Data de inscrição : 19/05/2009
Idade : 75
Localização : Rio de Janeiro

massa,força e gravidade Empty
MensagemAssunto: Re: massa,força e gravidade   massa,força e gravidade EmptyQui Set 15, 2011 8:08 pm

jonaldo baptista escreveu:
olá, estou fazendo uma bike canguru e gostaria de ter a seguinte informação: dois corpos com pesos diferentes e com a mesma velocidade, quando desacelerados, qual vai mais longe o mais leve ou o mais pesado ? abraços

Jonaldo,

Não sei o que é bike canguru e também não sei se vou ajudar ou complicar, porque, como dizia aquele sábio cientista, “na prática a teoria é outra”, mas cabe lembrar o seguinte:
Há uma grandeza física que se denomina Quantidade de Movimento, ela é o produto da massa do corpo vezes a sua velocidade.
Assim, dois corpos que se desloquem com a mesma velocidade, mas tenham massas diferentes, como no exemplo da sua questão, terão Quantidades de Movimento diretamente proporcionais às suas massas, isto é, o de maior massa terá Quantidade de Movimento proporcionalmente maior do que o de menor massa.
A Quantidade de Movimento é uma grandeza vetorial (tem módulo, direção e sentido), mas, para entender melhor, podemos fazer uma analogia dela com uma “energia armazenada” pelo corpo em movimento.
Se nenhuma força externa (atrito, resistência do ar,etc) atuar sobre esses corpos do exemplo, eles permanecerão se deslocando a essa mesma velocidade, conservando sua respectivas Quantidades de Movimento.
No entanto, se forças de igual intensidade atuarem , em sentido contrário ao do movimento e ao mesmo tempo, em cada um desses corpos, o de menor massa irá parar primeiro, porque tem menor Quantidade de Movimento e portanto menos “energia armazenada”.
Só que a gente não pode esquecer que, contrapartida, a energia para levar o corpo de maior massa do repouso para aquela velocidade teve que ser proporcionalmente maior do que a energia necessária para levar o corpo de menor massa do repouso à mesma velocidade.

abraços
Arthur HP3
Ir para o topo Ir para baixo
Clebson Melo

Clebson Melo


Mensagens : 85
Data de inscrição : 15/04/2011
Idade : 51
Localização : Rua Des Túlio Bezerra de Melo, 3631. Candelaria. Natal/RN

massa,força e gravidade Empty
MensagemAssunto: Re: massa,força e gravidade   massa,força e gravidade EmptyQui Set 15, 2011 8:12 pm

Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
manouchk




Mensagens : 159
Data de inscrição : 12/06/2010

massa,força e gravidade Empty
MensagemAssunto: Re: massa,força e gravidade   massa,força e gravidade EmptySáb Set 17, 2011 10:11 am

A energia do corpo mais pesado será maior. Se os dois corpos forem submetido a mesma força, o mais pesado vai certamente desacelerar mais devagar.

Se a diferença de peso é pequena, é possível acontecer o contrário. Apesar da energia cinética do mais pesado ser, maior (proporcional a massa), se existir, por exemplo uma força de arrasto maior devido ao tamanho maior do corpo mais pesado, este pode ser freado mais rapidamente. Pode depender dos casos...

Porque você está perguntando isso?

Também pergunto, o que é uma bike canguru?


Realmente, bicicleta boas são mais leve!


------

Se você quer pensar em termo de força e aceleração, A aceleração de um corpo mais pesado de massa m submetido a mesma força resultante F, por exemplo o arrasto do ar vai ter uma aceleração a menor. A aceleração é tal que a= F/m


---

Eu considerei deslocamentos em trechos horizontais... Não conheço muito os problemas de resistência ao rolamento mas parece que depende do peso.

Para carro eu li agora que a resistência ao rolamento pode ser calculada como peso X um coeficiente (0,015 para um carro) ou seja depende claramente do pesso

cf http://carros.hsw.uol.com.br/pneus4.htm

Não sei se esse coeficiente dá uma boa aproximação para bicicleta... Deve depender bastante do pneu também e provavelmente um pouco da pressão do pneu...
Ir para o topo Ir para baixo
jonaldo baptista

jonaldo baptista


Mensagens : 100
Data de inscrição : 23/11/2010

massa,força e gravidade Empty
MensagemAssunto: massa, força e gravidade   massa,força e gravidade EmptyTer Set 20, 2011 6:55 pm

olá.agradeço a todos pelas apuradas informações e afirmo, nada melhor que ouvir ( ou aprender) quem entende do assunto. as minhas dúvidas já resolvi em grande parte e com relação a bike canguru , estou em teste com a que acabei de fazer , este modelo foi criado por um paulista que está quase já produzindo em escala , estou vibrando pra que ele consiga, pois com certeza essa moda vai pegar. abraços.
Ir para o topo Ir para baixo
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

massa,força e gravidade Empty
MensagemAssunto: Re: massa,força e gravidade   massa,força e gravidade EmptyQua Set 21, 2011 9:17 pm

Canguru? Seria algo como a Hula Bike?

massa,força e gravidade Hularental
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
jonaldo baptista

jonaldo baptista


Mensagens : 100
Data de inscrição : 23/11/2010

massa,força e gravidade Empty
MensagemAssunto: massa,força e gravidade   massa,força e gravidade EmptyDom Set 25, 2011 7:16 pm

olá. mordaz. é justamente esse principio de desenho. abraços
Ir para o topo Ir para baixo
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

massa,força e gravidade Empty
MensagemAssunto: Re: massa,força e gravidade   massa,força e gravidade EmptySeg Set 26, 2011 1:24 pm

jonaldo baptista escreveu:
olá. mordaz. é justamente esse principio de desenho. abraços

É mesmo? Inclusive com a roda traseira excêntrica? Observe que os raios não são todos do mesmo tamanho porque o cubo não está centrado no aro.
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
Conteúdo patrocinado





massa,força e gravidade Empty
MensagemAssunto: Re: massa,força e gravidade   massa,força e gravidade Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
massa,força e gravidade
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» .:. Materiais CoMpÓsitoS .:.
» Construtores de reclinadas
» Centro gravidade
» Massa Crítica
» Discutindo a Massa Crítica

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Recliforum :: Ciclismo reclinado geral-
Ir para: