Recliforum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Recliforum

Fórum dedicado a concentrar informações relativas ao ciclismo alternativo, e com maior ênfase no ciclísmo reclinado no Brasil e demais países latinos.
 
InícioInício  RecliforumRecliforum  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Pedal Molhado

Ir para baixo 
+4
xamã
Mordaz
ZÖHRER
ninocoutinho
8 participantes
AutorMensagem
ninocoutinho

ninocoutinho


Mensagens : 1279
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Itabira - MG

Pedal Molhado Empty
MensagemAssunto: Pedal Molhado   Pedal Molhado EmptySeg Nov 28, 2011 6:08 pm

Neste fim de semana, descobri verdadeiramente o que é pedalar na chuva...

Evidentemente, já pedalei na chuva 'N' vezes, sempre por necessidade, mas nunca tinha passado tanto tempo seguido debaixo d'água e, pra piorar, no trânsito de BH. Detalhe: no sábado e domingo, consta q choveu 1/3 do volume de chuva esperado para todo o mês de novembro Shocked .

Pedal Molhado DSCN8984

Nem foi tanto tempo rodado; o total do fim de semana deu, no mínimo, 38km (esqueci de zerar o cateye e só conferi a quilometragem meio por cima no googlemaps), mas foi o suficiente pra sentir uma série de efeitos preocupantes:

a) ficar absolutamente encharcado e sem solução pra isso. até levei uma capa de chuva, q não cheguei a usar pois receava ficar molhado de suor por dentro, como dizem q acontece. acabou q todas minhas peças de roupa, em cada parada, podiam ser torcidas. meias, luvas, camisa e calça. as espuminhas do capacete também. isso gera um desconforto chato, por exemplo, na hora de chegar na casa de alguém, ao adentrar qualquer estabelecimento, ou pra reembarcar no busão.

Pedal Molhado DSCN8992
Pedal Molhado DSCN8993

na volta, ontem, improvisei um varal dentro do coletivo:

Pedal Molhado DSCN9012

embaixo da minha poltrona era uma poça só (ou várias). por sorte encontrei um colega de trabalho embarcando, e ele me cedeu uma camisa - usada, mas seca Razz . a de manga comprida q estava usando, tive q deixar no chão, como um pano sujo, pois o bus estava lotado e não tinha onde estender. desembarcando, coloquei dentro do porta treco (e dois pendrives meus, q eu nem sabia q estavam ali, ficaram nadando n'água... well, estão funcionando normalmente agora pirat ). sapatilha que vira aquário também não tem solução. não sei se as tais botinhas de neoprene dariam conta de tanta água vinda de cima.

outro ponto negativo é q, qndo a gente pára, chega a dar calafrios.

a viagem pro audax do rio foi a primeira na qual levei chinelos, e passei a achar essencial - apesar de não gostar de andar de chinelo (acho desconfortável, mas é mais fácil e leve de levar q um par de tênis). lá no rio também choveu, no dia de voltar, e foi bom deixar pra molhar as meias apenas na hora de pedalar. já descobri minha maneira padrão de levar as havaianas (preciso de um elástico só), e não deixei de levar nesse fim de semana. aqui, instalando de novo, antes de voltar pra rodoviária:

Pedal Molhado DSCN8998

b) o asfalto molhado virar um terreno "invisível". na cidade, é mais preocupante, pois tem hora q vc não tem oportunidade de escolher - não escolhe nem por onde passar, nem a q velocidade fazer isso. tentar prever as coisas é bem difícil. sorte q não tive nenhum problema sério por conta disso.

Pedal Molhado DSCN8985
Pedal Molhado DSCN9000
Pedal Molhado DSCN9008

qnto ao terreno ficar mais liso, tb não me afetou, e olha q estava estreando no trânsito pesado o pneu mais estreito na frente, mas normalmente já ando mais "na manha".

c) o quesito visibilidade também é crítico, e fiz o possível. estou com 3 piscas traseiros (um no capacete e 2 na bike), refletivos diversos espalhados, e não abri mão de usar o colete refletivo. tem tb a bandeirinha, q acho q merece uma luz, além dos adesivos, mas ainda preciso achar um bem levinha, tipo aquelas knog. já tem no brasil, mas meio caro (pro produto), vou mandar trazer da DX numa próxima compra. nessas imagens deve dar pra ter ideia de como podia estar sendo visto:

Pedal Molhado DSCN8995
Pedal Molhado DSCN8989
Pedal Molhado DSCN9017

essa última foi na hora q cheguei em casa hahahah eu estava, de fato, morto elephant !

d) o fim das pastilhas de v-brake. fim, mesmo; na traseira, chegou a atingir a parte metálica (e tirar tinta do aro). essas pastilhas são deore, instaladas novinhas em abril, e não acho de modo algum q estavam próximas do fim, antes desse fim de semana. já encomendei novas, mas próprias pra substituir refil. essas q eu usava, não eram de refil substituível.

Pedal Molhado DSCN9022

nessa descida, aqui, foi na volta pra rodoviária, ontem, e fiz a descida toda arrastando o calcanhar das sapatilhas no chão (meu pé direito está no alto pq parei pra tirar a foto, e tem q aparecer o pé pra provar q tá de reclinada Cool )! não foi a única q fiz assim. controlando ao máximo a velocidade e torcendo pra nenhum pedestre entrar desatento na rua, sem me ver.

Pedal Molhado DSCN9005

ficou claro q, numa viagem longa ou num audax com previsão de chuva, não dá pra ir sem pastilha reserva. o desgaste foi muito rápido. sei q tem pastilhas próprias pra uso com chuva - aliás, eu até tenho um par delas, comprei na CRC junto com uma outra encomenda, mas ainda estavam esperando pra serem instaladas No ...

e) óculos e retrovisor de capacete muito prejudicados. outra questão q não sei como resolver. eu ia levar aquele goggle gigante com o qual apareço no vídeo q fiz pedalando sem sair do lugar - comprei ele há muitos meses, pra usar com óculos de grau normal por dentro, mas por vontade de ser um pouquinho mais discreto, acabei usando poucas vezes - só q esqueci de levar. parece q ele acumula menos água, e tem alguma solução anti-embaçante. bem, não fiz o teste. sei q meus óculos normais são anti-reflexo - o q dizem q melhora a situação com água - e têm um bom espaço pra "respirar", e mesmo assim, embaçavam.

f) pontos de ferrugem na corrente. faz tempo q tenho notado. tanto na reclinada qnto na minha bike de uso diário (q tem tomado chuva direto) uso a shimano hg 53, a mais baratinha pra 9v. não sei se é a qualidade dela, ou se estou fazendo algo errado. essas correntes têm a mesma idade dos freios, ou seja, funcionam desde abril. a de uso diário, desde q começaram as chuvas, tenho cuidado com especial atenção. já cheguei a limpá-la e lubrificá-la mais de uma vez por semana, mas em geral tenho dado um trato semanal. a reclinada limpo menos, e tb uso menos na chuva justo pra poder limpar menos. das manutenções mais recentes, uma foi antes do audax; outra, qndo fiz o vídeo da pedalada sem sair do lugar. aproveitei q tirei a corrente pro video, e dei um trato.

tenho limpado sempre com querosene, mas há muito tempo planejo comprar o simple green. uma bicicletaria em BH revende, mas nunca consigo ir lá (ou não chego a tempo, antes de fechar).

Apesar de todos esses poréns, gostei bastante da experiência drunken . O Klaus sempre me falava q adora pedalar na chuva e tal; tem uma coisa "gostosa" do tipo entrar na piscina com chuva bom , uma coisa meio de chutar o balde, de superar uma adversidade. Tem perigos a mais e tem efeitos colaterais muito sérios, como o lance dos freios e a perda constante de lubrificação da corrente, cubos, central, direção, etc, mas não chega a ser um impedimento. Só é melhor q seja feito com uma bike menos 'esportiva', e é bom q não se esteja buscando uma performance muito esportiva. E tb acho q, apesar de ter achado "gostoso" tomar chuva de reclinada, acho q tanto a reclinada qnto o reclineiro sofrem mais. Vc toma mais água, enxerga menos, pode ser menos visto, enxerga menos o chão, é mais corrente pra vc limpar. Só é mais fácil pra frear com os pés no chão geek .

Abraços,


Nino
Ir para o topo Ir para baixo
ZÖHRER

ZÖHRER


Mensagens : 393
Data de inscrição : 23/05/2009
Idade : 56
Localização : Rio de Janeiro

Pedal Molhado Empty
MensagemAssunto: Re: Pedal Molhado   Pedal Molhado EmptySeg Nov 28, 2011 6:43 pm

Nino, vc vai pegar muita chuva ainda de reclinada, ainda mais viajando.
Mas tudo tem jeito, que tal esta idéia:
Pedal Molhado 7c8692f6335061d912861e8

Ir para o topo Ir para baixo
http://zohrer.com.br
ninocoutinho

ninocoutinho


Mensagens : 1279
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Itabira - MG

Pedal Molhado Empty
MensagemAssunto: Re: Pedal Molhado   Pedal Molhado EmptySeg Nov 28, 2011 7:06 pm

Hahaha, o Veltop! Essa montagem ficou bem maneira! Vc já experimentou um? Aqui no Brasil só sei do manouchk lá de Vitória, q usa um, mas na bike convencional dele, com assistência elétrica. Aliás, essa street machine da foto tb tem eletroassistência na roda traseira.

Se alguém me convencesse q o veltop funciona bem, de verdade, na chuva, eu animava tentar trazer um.
Ir para o topo Ir para baixo
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

Pedal Molhado Empty
MensagemAssunto: Re: Pedal Molhado   Pedal Molhado EmptySeg Nov 28, 2011 8:35 pm

Pensei que o Pedro fosse postar uma foto de uma EXD com carenagem "bolha". Aquilo sim é bom para a chuva!

Nino, quando pegar chuva (ou quando a chuva pegar você), jogue um WD-40 na corrente. Depois, com calma, você limpa a bike e lubrifica a corrente com algo mais apropriado (ou não!)

Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
ZÖHRER

ZÖHRER


Mensagens : 393
Data de inscrição : 23/05/2009
Idade : 56
Localização : Rio de Janeiro

Pedal Molhado Empty
MensagemAssunto: Re: Pedal Molhado   Pedal Molhado EmptyTer Nov 29, 2011 3:54 pm

Olá Roberto!
Vc está falando dessa carenagem frontal:
Pedal Molhado Dsc00741m


Pedal Molhado Optioncarenagem

Ir para o topo Ir para baixo
http://zohrer.com.br
xamã

xamã


Mensagens : 176
Data de inscrição : 04/03/2011
Idade : 59
Localização : Pantanal MS

Pedal Molhado Empty
MensagemAssunto: Re: Pedal Molhado   Pedal Molhado EmptyTer Nov 29, 2011 6:16 pm

Ô, Nino!
chuvinha de nada Evil or Very Mad ...deixa de ser frouxo kkkkkkkkkkkkk geek

bacana o relato,
abraços
Ir para o topo Ir para baixo
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

Pedal Molhado Empty
MensagemAssunto: Re: Pedal Molhado   Pedal Molhado EmptyQua Nov 30, 2011 1:05 am

ZÖHRER escreveu:
Olá Roberto!
Vc está falando dessa carenagem frontal:
Exatamente! Já usou sob chuva?
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
daa




Mensagens : 38
Data de inscrição : 09/07/2009
Localização : Petrópolis-RJ

Pedal Molhado Empty
MensagemAssunto: Re: Pedal Molhado   Pedal Molhado EmptyDom Dez 04, 2011 8:18 pm

Nino, já pensou em instalar para-lamas, sobretudo na roda dianteira? Além de evitar a água (suja) do piso molhado, ameniza a quantidade de sujeira que vai para a corrente.
Ir para o topo Ir para baixo
jahc




Mensagens : 28
Data de inscrição : 30/07/2010
Localização : Rio de Janeiro

Pedal Molhado Empty
MensagemAssunto: Re: Pedal Molhado   Pedal Molhado EmptyTer Dez 06, 2011 7:00 am

daa escreveu:
Nino, já pensou em instalar para-lamas, sobretudo na roda dianteira? Além de evitar a água (suja) do piso molhado, ameniza a quantidade de sujeira que vai para a corrente.

Ou até aquelas placas defletoras que se instalam no quadro, para bloquear o que a roda dianteira manda pro alto.
Ir para o topo Ir para baixo
ninocoutinho

ninocoutinho


Mensagens : 1279
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Itabira - MG

Pedal Molhado Empty
MensagemAssunto: Re: Pedal Molhado   Pedal Molhado EmptySáb Dez 10, 2011 5:50 pm

jahc escreveu:
daa escreveu:
Nino, já pensou em instalar para-lamas, sobretudo na roda dianteira? Além de evitar a água (suja) do piso molhado, ameniza a quantidade de sujeira que vai para a corrente.

Ou até aquelas placas defletoras que se instalam no quadro, para bloquear o que a roda dianteira manda pro alto.

Então, nessa bike eu até nem tinha ou tenho muita intenção de instalar paralamas,
pelo enfoque mais "esportivo" (mas sempre versátil) q pretendo dar a ela.

Aliás, neste fim de semana pedalei outras reclinadas (já já posto sobre isso!), com
pneus mais largos, e percebi q espirra muito mais água q na Berimbosa. Isso pq
estou usando esses pneus mais finos, e o quadro de bambu é bem largo... o q segura
e muito a água q vem de baixo, especialmente da roda dianteira. Na traseira,
o porta-treco tb segura boa parte da água, e a maior parte da sujeira fica ali abaixo
do banco.

Pra outras reclinadas quero estudar, sim, o uso dos paralamas. Tem aqueles da planet
bike "próprios" pra reclinadas - na verdade, é simplesmente um par, q tem o dianteiro
aro 20 e a traseira aro 26, como se todas as reclinadas fossem assim!! drunken
Ir para o topo Ir para baixo
jahc




Mensagens : 28
Data de inscrição : 30/07/2010
Localização : Rio de Janeiro

Pedal Molhado Empty
MensagemAssunto: Re: Pedal Molhado   Pedal Molhado EmptyDom Dez 11, 2011 7:56 am

tem de bamboo também!

http://ecom1.planetbike.com/7020.html
Ir para o topo Ir para baixo
Marcus Del Mastro

Marcus Del Mastro


Mensagens : 903
Data de inscrição : 25/03/2011
Idade : 49
Localização : Sorocaba - SP

Pedal Molhado Empty
MensagemAssunto: Re: Pedal Molhado   Pedal Molhado EmptyDom Dez 11, 2011 10:21 pm

Nino, sobre a visibilidade na chuva, minha memória vai aos trancos...

A dica que tenho é limpar as lentes com os dedos, nunca com o tecido (nem da luva, nem de roupa).

Com os dedos fica melhor do que não fazer nada e com tecidos fica muito pior...
(na sexta ficou no ar limpar com as costas da luva,... acho que isso não dá certo)

O que eu faço é passar os dedos por dentro e por fora e tirar o grosso de água.

Abraços,... (agora eu vou dormir que mereço)
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.pocketcar.org
ninocoutinho

ninocoutinho


Mensagens : 1279
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Itabira - MG

Pedal Molhado Empty
MensagemAssunto: Re: Pedal Molhado   Pedal Molhado EmptySeg Dez 12, 2011 1:04 pm

Marcus Del Mastro escreveu:
Com os dedos fica melhor do que não fazer nada e com tecidos fica muito pior...
(na sexta ficou no ar limpar com as costas da luva,... acho que isso não dá certo)

O que eu faço é passar os dedos por dentro e por fora e tirar o grosso de água.
É isso mesmo, tinha ficado 'no ar' q o melhor a fazer seria limpar as lentes com as luvas.

Vou aguardar uma próxima chuva (todo dia tem, mas passo por elas rapidinho rsrsrs) pra fazer o teste. O ruim é q costumo usar luva de dedo inteiro, ou seja, não sobra dedo. Não sei se limpar com braço peludo é bom. Tlvz precise começar a depilar os braços tb Razz !

Essa foi mais uma da série de conversas altamente técnicas do recliforum! clown
Ir para o topo Ir para baixo
manouchk




Mensagens : 159
Data de inscrição : 12/06/2010

Pedal Molhado Empty
MensagemAssunto: Re: Pedal Molhado   Pedal Molhado EmptyTer Dez 13, 2011 8:32 pm

ninocoutinho escreveu:
Hahaha, o Veltop! Essa montagem ficou bem maneira! Vc já experimentou um? Aqui no Brasil só sei do manouchk lá de Vitória, q usa um, mas na bike convencional dele, com assistência elétrica. Aliás, essa street machine da foto tb tem eletroassistência na roda traseira.

Se alguém me convencesse q o veltop funciona bem, de verdade, na chuva, eu animava tentar trazer um.

Estou ainda usando meu veltop nessas chuvas incessantes. Não é perfeito, na bike comum, eu molho até mais ou menos a metade do tíbia, talvez um pouco mais alto. Meu problema atual são os para-lamas que são courtinhos, preciso fazer emendas boas! Eu molho mais por causa deles do que do veltop.

Na verdade tive alguns problemas com o veltop, caí numa ciclovia feitas com tinta lisa em Cariacica onde trabalho. Eu caí tão rapidamente que não deu para fazer nada. Caí direto no joelho e no ombro. O ombro melhorou mas o joelho, não tenho certeza absoluta que está 100% OK. Por enquanto dá para andar sem fazer muita força na bike elétrica (PAS).

Mas o veltop trincou na diagonal, tive que fazer uma gambear com pedaços de madeira e coloquei ele para funcionar de volta! Uma haste ficou mais curta que a outra e o sistema ficou infelizmente desregulado, as laterias não me protegem tão bem... Eu acho que não seria muito complicado fazer uma versão caseira. Pena que eu não soube explicar para Solyom a extensão que eu queria na frente do explorer, eu poderia ter amarrado o veltop na explorer...

O veltop é constituído de um suporte dianteiro que permite a fixação e rotação (adaptação) do para-brisa. Nos cantos superior tem furos inclinados para encaixar duas haste de fibra de vidro de barraca. A inclinação deve ser ajustada para tensionar o tecido adequadamente. Um tecido de barraca protege a pessoa da chuva e sol. Atrás tem um suporte constituído de um tubo para encaixar as hastes. É bem simples. Na verdade ele protege bastante da chuva mas também do sol e dos carros que me respeitam mais do que o ciclista comum.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Pedal Molhado Empty
MensagemAssunto: Re: Pedal Molhado   Pedal Molhado Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Pedal Molhado
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» pedal noturno
» Aumento do pedal
» Pedalando na Chuva
» ponto de vista negativo sobre bike eletro assistida
» SEM PEDAL E SEM BANCO

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Recliforum :: Cicloturismo-
Ir para: