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 Projeto Trike Full Suspension

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AutorMensagem
skenel

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MensagemAssunto: Projeto Trike Full Suspension   Dom Jan 22, 2012 2:50 pm

Boa Tarde Pessoal

Este é meu 1º post.

A algum tempo tenho vontade de construir um Trike. Mas só pra dificultar quero um modelo full suspension e de quebra que seja dobrável para poder levar na mala do carro.

Já tenho um esboço do projeto, porém ainda faltam alguns detalhes. Minha maior dúvida é quanto as ângulos dos tubos de direção. Sei que esta parte é de vital importância para a dirigibilidade e estabilidade, principalmente em curvas.

Seguem algumas fotos.



O banco penso em algo como os AZUB, em alumínio.
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Paulo SBM

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MensagemAssunto: Re: Projeto Trike Full Suspension   Dom Jan 22, 2012 2:56 pm

Só por curiosidade , que materiais pretende utilizar no quadro ?
Pretende cortar o assento com laser ?
Só mais uma perguntinha ...rsrsrs qual o modelador de sólidos está utilizando ? SW ?
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skenel

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MensagemAssunto: Re: Projeto Trike Full Suspension   Dom Jan 22, 2012 3:06 pm

Paulo SBM escreveu:
Só por curiosidade , que materiais pretende utilizar no quadro ?
Pretende cortar o assento com laser ?
Só mais uma perguntinha ...rsrsrs qual o modelador de sólidos está utilizando ? SW ?

Paulo

Vou usar tubos de aço/carbono parede 1,5mm e alumínio para o banco. As peças que necessitam de corte serão feitos em laser (banco e braço da suspensão dianteira). A traseira será de uma Full de "linha".
Sim, estou usando SW.
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duram

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MensagemAssunto: Re: Projeto Trike Full Suspension   Seg Jan 23, 2012 10:11 am

qual programa você usa para desenhar a trike?

uso o Corel Draw mas só faz projetos em 2D gostaria de
melhorar o modo de desenhar e passar a 3D igual ao seu.

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Paulo SBM

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MensagemAssunto: Re: Projeto Trike Full Suspension   Seg Jan 23, 2012 11:16 am

O Skenel usa o SolidWorks , eu uso o Autodesk Inventor.
Dá pra fazer "chover prá cima" com qualquer dos dois programas.
O grande dilema que me enlouquece é saber que na hora do "vamo ver" , dependendo do sujeito que vai cortar (encaixar os tubos) , e soldar , todo aquele preciosismo do software fica prá trás. Daí , ângulos , geometrias e o escambau vão literalmente pro brejo....rsrsrs.
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Arthur HP3

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MensagemAssunto: Re: Projeto Trike Full Suspension   Seg Jan 23, 2012 8:08 pm

skenel escreveu:
Boa Tarde Pessoal

Minha maior dúvida é quanto as ângulos dos tubos de direção. Sei que esta parte é de vital importância para a dirigibilidade e estabilidade, principalmente em curvas.


Olá Skenel,

Aí vão algumas dicas que, caso você ainda não as tenha, podem ajudar:

Os pinos de articulação das rodas dianteiras têm dois ângulos de inclinação, para trás e para dentro; cada um com sua respectiva função.

O ângulo de inclinação do eixo do pino, para trás, tem a função de ajuste de trail. Exatamente como nas bikes, o trail é que gerará a tendência das rodas se manterem alinhadas com a trajetória em linha reta. Também como nas bikes, quanto maior esse ângulo maior será essa tendência, mas, contrapartida, mais “dura” será a direção. Valores usuais ficam entre 11° e 14°.

O ângulo de inclinação, para dentro, do eixo do pino tem por função alinhar os esforços atuantes na roda com o eixo do pino. Esse ângulo vai depender de detalhes da geometria do trike, como a distância do plano da roda ao ponto de interseção do eixo da roda com o eixo do pino, bem como do diâmetro da roda, com pneu. Colocando de forma prática, esse ângulo deve ser tal que o prolongamento do eixo do pino de articulação tenha interseção com o solo no mesmo ponto em que o pneu toca o solo.

Arthur HP3
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skenel

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MensagemAssunto: Re: Projeto Trike Full Suspension   Ter Jan 24, 2012 4:58 am

Arthur HP3 escreveu:
skenel escreveu:
Boa Tarde Pessoal

Minha maior dúvida é quanto as ângulos dos tubos de direção. Sei que esta parte é de vital importância para a dirigibilidade e estabilidade, principalmente em curvas.


Olá Skenel,

Aí vão algumas dicas que, caso você ainda não as tenha, podem ajudar:

Os pinos de articulação das rodas dianteiras têm dois ângulos de inclinação, para trás e para dentro; cada um com sua respectiva função.

O ângulo de inclinação do eixo do pino, para trás, tem a função de ajuste de trail. Exatamente como nas bikes, o trail é que gerará a tendência das rodas se manterem alinhadas com a trajetória em linha reta. Também como nas bikes, quanto maior esse ângulo maior será essa tendência, mas, contrapartida, mais “dura” será a direção. Valores usuais ficam entre 11° e 14°.

O ângulo de inclinação, para dentro, do eixo do pino tem por função alinhar os esforços atuantes na roda com o eixo do pino. Esse ângulo vai depender de detalhes da geometria do trike, como a distância do plano da roda ao ponto de interseção do eixo da roda com o eixo do pino, bem como do diâmetro da roda, com pneu. Colocando de forma prática, esse ângulo deve ser tal que o prolongamento do eixo do pino de articulação tenha interseção com o solo no mesmo ponto em que o pneu toca o solo.

Arthur HP3

Arthur

Obrigado pelas explicações de dicas. Vou corrigir meu projeto e a medida que o mesmo evolui vou postando as fotos e visualizações.
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duram

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MensagemAssunto: Re: Projeto Trike Full Suspension   Qua Jan 25, 2012 10:21 am

"O Skenel usa o SolidWorks , eu uso o Autodesk Inventor."


esses programas não custam em torno de 3000 dólares?

gostei do Solidworks, faz tudo, só falta construir:)

existe no Rio algum curso (senai, senac, etc) com esses programas?

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Paulo SBM

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MensagemAssunto: Re: Projeto Trike Full Suspension   Qua Jan 25, 2012 10:29 am

Custam bem mais do que isto , mas ....... tem jeito prá tudo ....
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ZÖHRER

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MensagemAssunto: Re: Projeto Trike Full Suspension   Qua Jan 25, 2012 2:22 pm

Eu costumo usar o Rhinoceros em projetos, e as vezes o Solid Work, que tem a vantagem de aplicativos de cálculos de elementos finitos e possibilidade de simulação mecânica de sistemas moventes.
Autocad mais para projetos arquitetônicos, plantas baixa etc.Não gosto de usar Autocad para projetos mecânicos.
No Rio de janeiro sei que tem uma empresa no centro da cidade que dá cursos de Rhinoceros, não sei se tem Solid Works.
http://www.3dtec.com.br/
Onde leciono são dados Autocad, Solid Works e Rhinoceros como obrigatório para os alunos de Desenho industrial.
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skenel

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MensagemAssunto: Re: Projeto Trike Full Suspension   Sex Jan 27, 2012 6:45 pm

Uso o Solid pois sou Engenheiro Mecânico em uma Indústria Metalúrgica.

A propósito neste fim de semana vou reformular o projeto.

Vou abandonar a ideia de uma suspensão dianteira pois o giro das rodas com o movimento vertical seria difícil de acertar e por causa do peso extra das barras duplas e amortecedores.

Porém não vou abandonar totalmente o conforto. Vou manter a suspensão traseira e fazer algum tipo de amortecimento na união da barra da direção com o corpo do trike. Alguma coisa com elastômero, apenas para absorver grandes impactos...

Assim te terminar, posto as imagens...
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Marcus Del Mastro

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MensagemAssunto: Re: Projeto Trike Full Suspension   Sex Fev 24, 2012 1:57 pm

Talvez vc já conheça, mas essa calculadora acho essencial para quem faz trikes tadpole

http://ihpva.org/projects/tools/steernew.zip

divirta-se
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Mamtrike

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MensagemAssunto: Quero fazer um Trike, também...   Seg Mar 12, 2012 8:18 pm

skenel escreveu:
Boa Tarde Pessoal

Este é meu 1º post.

A algum tempo tenho vontade de construir um Trike. Mas só pra dificultar quero um modelo full suspension e de quebra que seja dobrável para poder levar na mala do carro.

Já tenho um esboço do projeto, porém ainda faltam alguns detalhes. Minha maior dúvida é quanto as ângulos dos tubos de direção. Sei que esta parte é de vital importância para a dirigibilidade e estabilidade, principalmente em curvas.

Seguem algumas fotos.



O banco penso em algo como os AZUB, em alumínio.

Caro Skenel, parabéns pelo projeto. Eu também estou "desenhando" um Trike, bem mais simples que o seu, mas semelhante em alguns aspectos, como por exemplo a suspensão traseira.
Estou usando o Sketchup Pró 8, que atende bem os meus objetivos, mas nada como um SW, reconheço.
Vou acompanhar o seu desenvolvimento e quando aprender a postar arquivos no forum mando os meus também.

Abraços
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ninocoutinho

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MensagemAssunto: Re: Projeto Trike Full Suspension   Ter Fev 04, 2014 1:08 pm

Acabei de ver uma foto no FB da Catrike que me fez lembrar deste tópico.

Eis o CEO da SolidWorks, Bertrand Sicot, dando um rolé de teste num Catrike Expedition:



O encontro aconteceu nesta convenção: https://www.solidworks.com/sww/
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Alvaro Muraroto Belon



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MensagemAssunto: Trike tcc   Dom Fev 15, 2015 3:06 pm

skenel escreveu:
Boa Tarde Pessoal

Este é meu 1º post.

A algum tempo tenho vontade de construir um Trike. Mas só pra dificultar quero um modelo full suspension e de quebra que seja dobrável para poder levar na mala do carro.

Já tenho um esboço do projeto, porém ainda faltam alguns detalhes. Minha maior dúvida é quanto as ângulos dos tubos de direção. Sei que esta parte é de vital importância para a dirigibilidade e estabilidade, principalmente em curvas.

Seguem algumas fotos.



O banco penso em algo como os AZUB, em alumínio.

Muito Legal, e como esta o projeto já finalizou?
Estou desenvolvendo uma trike desde 2012 foi o meu TCC do tecnico. E com a correria do dia a dia não finalizei ainda falta alguns detalhes como guidão e suporte para o freio a disco.
Pretendo finalizar esse ano.. e futuramente colocar um motor de bicicleta nela...heheheh
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MensagemAssunto: Re: Projeto Trike Full Suspension   

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Projeto Trike Full Suspension
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