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 Ângulo do poste para o câmbio dianteiro

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Mordaz

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MensagemAssunto: Ângulo do poste para o câmbio dianteiro   Dom Ago 23, 2009 11:20 pm

Esta pergunta é dirigida aos homebuilders de plantão, mas mais especificamente ao Franz, que construiu sua high-racer. Como determinar o ângulo entre o poste do câmbio dianteiro e o tubo principal (supondo uma high-racer monotubo)? Sei que deve haver um ângulo padrão entre a linha da corrente e o tubo onde é montado o câmbio dianteiro, mas não encontrei essa informação.
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Franz
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MensagemAssunto: Determinação do ângulo   Ter Set 01, 2009 7:48 am

Oi Mordaz,

Não sei se minha sugestão de determinação para o ângulo será frustrante ou esclarecedora. geek
Para contextualizar como determinei o referido ângulo devo antes comentar um aspecto importante.
Quando comecei a planejar a construção de minha bike tive a chance de trocar algumas idéias com um cara aqui de PoA conhecido por Beto.
Esse cara é um quase artista que já construiu desde veleiros em aço até cadeiras de roda, bicicleta tandem para 4 pessoas, a máquina de lavar da propaganda do listerine, entre outros coisas.
Na época ele me deu um conselho que procurei não esquecer e seguir dali para a frente. Ele disse: "Franz, antes de tentar fazer algo novo, exótico e diferente, faça primeiro algo que já existe." No caso da reclinadas esse é um aspecto crítico. Aposto que há muitos ex-reclineiros artesanais mundo afora que desistiram das reclinadas destacando suas deficiências, extamente porque não tentaram primeiro copiar um desenho entender como este funciona e as características inerentes a ele. Inclusive, este foi um dos motivos para demorar tanto a terminar minha bike, e motivo até mesmo de irritação para alguns que viam eu sendo tão teimoso. Eu queria que ela ficasse conforme havia desenho, estando boa ou ruim.
Mas vamos ao ângulo do poste.

As dimensões para os acessórios de minha bike foram determinadas (inclusive erroneamente), com base no grupo Deore XT (instalado em uma GTI Avalanche 2.1) e com base nos tubos da Caloi Aspen (foi o melhor quadro que consegui na época para cortar, e me arrependo profundamente, pois ele é standart, me impedindo de montar o garfo e guidon de forma mais adequada e com peças melhores). Sendo assim, o ângulo do poste do câmbio dianteiro foi determinado empiricamente a partir do quadro GTI Avalanche onde eu utilizava o grupo Deore.
Infelizmente, a dificuldade na época em realizar as soldas aqui em PoA me levou a um soldador de serralheria, que acabou fazendo um serviço meio "porco" e tornando as medidas menos precisas ainda.

Para fechar, tenho desconfiança que há uma grande possibilidade de variação entre os ângulos aplicáveis neste tubo.
Eu tomaria por base, como fiz em minha bike, a posição mediana da corrente.
Ou seja, caso não tenha feito anteriormente à construção um desenho preciso, construiria o quadro e após isso examinaria o ângulo do poste para ficar em uma posição adequada para o local mediano da corrente e para os grupos de câmbios possíveis de serem utilizados na bike.

O que achas dessa solução?

Abração,

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Klaus

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MensagemAssunto: o que pesa mais?   Ter Set 01, 2009 11:51 am


.

Para um reclineiro já acostumado com o equilíbrio das reclinadas eu recomendo o câmbio da marca "nada".

O que pesa menos: um câmbio Shimano XTR ou nada?

Estou trocando manualmente as marchas da frente desde o dia que um câmbio shimano alívio estragou durante minha viajem pelo Chile.

Para ficar jóia é preciso pôr um prato atrás da coroa grande e algo que impeça a correia de cair para dentro também. Peças de plástico lévizinhas...


No meu caso cortei um prato de vaso para coroa grande e uma haste de espelho para coroa pequena.


Mas a questão do ângulo é muito importante sim!!!


[]çs

.

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Mordaz

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MensagemAssunto: Re: Ângulo do poste para o câmbio dianteiro   Qui Set 03, 2009 1:47 am

Franz escreveu:
Na época ele me deu um conselho que procurei não esquecer e seguir dali para a frente. Ele disse: "Franz, antes de tentar fazer algo novo, exótico e diferente, faça primeiro algo que já existe."

Também penso assim. Afinal, para quê inventar a roda de novo, não é?

Estou pensando em copiar essa medida de uma foto em alta resolução que tenho da Carbent. Ocorreu-me perguntar porque talvez houvesse algum site com alguma maneira de calcular isso exatamente, algo tipo o Kreutzoter (é assim que se escreve?)

De qualquer forma, grato pela sugestão.

[]s
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Mordaz

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MensagemAssunto: Re: Ângulo do poste para o câmbio dianteiro   Qui Set 03, 2009 1:54 am

Klaus escreveu:
Para um reclineiro já acostumado com o equilíbrio das reclinadas eu recomendo o câmbio da marca "nada".

O que pesa menos: um câmbio Shimano XTR ou nada?

Estou trocando manualmente as marchas da frente desde o dia que um câmbio shimano alívio estragou durante minha viajem pelo Chile.

É uma boa, mas aí tem de se usar mangueira na corrente, não é? Essas soluções minimalistas são legais, mas já estou 'mal acostumado' com os confortos dos câmbios indexados, além do que eu troco o tempo todo entre a coroa grande e a do meio.

[]s
RT
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Klaus

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MensagemAssunto: acho   Qui Set 03, 2009 12:32 pm

Oi Mordaz!

Eu acho que com luva da para trocar sem a mangueira/tubo, scratch hmmmm

Abraço!!

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Olavo

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MensagemAssunto: Re: Ângulo do poste para o câmbio dianteiro   Qui Set 03, 2009 10:01 pm

Klaus esse negócio de trocar com a mão...é muita mão Smile ...tem que desencostar do encosto do banco....muito trabalho Razz

Além da luva ficar podre de graxa!!!! pig
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Franz
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MensagemAssunto: Ajuda em tempo   Ter Set 22, 2009 7:42 am

Oi Mordaz,

Espero que ainda haja tempo para te falar sobre o ângulo do poste antes que faças as soldas em tua bike.
É o seguinte:
Ao montar a minha bike descobri que alguns câmbios podem pegar no quadro por causa do ângulo excessivamente inclinado do poste.
Isso acontece por alguns deles tem aquela guia da corrente muito longa.
Talvez uns 70graus já funcione bem para a montagem.

Ok??

Leve em conta estes aspectos.

Abração,

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