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 Resistência a rolagem: mais largo melhor???

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Marcus Del Mastro

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MensagemAssunto: Resistência a rolagem: mais largo melhor???   Resistência a rolagem: mais largo melhor??? EmptySex Jun 03, 2011 10:51 pm

Esse estudo está sendo uma surpresa para meio mundo... do mundo do ciclismo.
http://www.cyclingnews.com/features/tech-feature-the-work-of-wheel-energy

Os resultados é de fazer muito ciclista de audax dar risada dos speedeiros (como eu Sad )...

Não sei dizer a validade dos testes, mas aí vai algumas conclusões interessantes:

- pneus da mesma marca com largura 25mm rodam 5% melhor que os pneus 23mm!!!
(e são mais resistentes, duram mais e fazem melhor as curvas...adições minhas)
- pneus de 60tpi (tread per inch, não confundir com psi) rodam melhor que os de 120tpi. Já os de 30tpi são mais lentos.
(e são mais resistente a cortes... isso está no artigo)
- câmaras de látex ou de butil extrafina melhoram a rolagem cerca de 10%.
- os materiais de cinta usados no pneu para aumentar a resistência a furos rouba mais energia quanto mais dura ela for
(não estamos falando de fita antifuro que vai entre a camara e o pneu, é uma cinta que compõe o próprio pneu).

A teoria é que quanto mais duro for o pneu, mais ele rouba energia das imperfeições naturais do pavimento e quanto mais deforma o pneu (geometria geral) pior a rolagem.

Para reduzir a deformação de um pneu estreito que tem menos contato com o solo, é necessário uma pressão maior, mais duro, rouba mais energia.
Pneus com 120tpi, por possuir menos borracha, adequam-se menos as imperfeições que os com 60tpi, por isso roubam mais energia nas imperfeições do asfalto.
A cinta de aramida é muito mais resistente e rígida, por isso dificulta mais a rolagem do pneu.

PS: meu inglês não é dos melhores, quem puder ler e corrigir os erros, por favor, sinta-se a vontade
PS2: quem souber mais detalhes destes testes e/ou puder dar uma opinião sobre a confiabilidade do mesmo
PS3: no pedal.com.br já há uma discussão aberta sobre esse assunto: http://www.pedal.com.br/FORUM/eficiencia-de-pneus_topic30699.html
PS4: não esqueci, ainda estou devendo os desenhos para comparação entre High e Low Racers (outro tópico)... e ainda vai demorar um pouco. Acho que vou falar muita bobagem ainda, fiquei bem convencido com aquele outro estudo que o Roberto me apresentou sobre influência da resistência a rolagem e aerodinâmca)
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MensagemAssunto: Re: Resistência a rolagem: mais largo melhor???   Resistência a rolagem: mais largo melhor??? EmptySáb Jun 04, 2011 10:01 pm

Marcus Del Mastro escreveu:
- pneus da mesma marca com largura 25mm rodam 5% melhor que os pneus 23mm!!!
Sim, mas supondo ambos na mesma pressão. É perfeitamente possível usar no pneu de 25mm a mesma pressão que se usa no 23mm (eu mesmo passei a usar 25mm na roda traseira da high-racer), mas botar 100-120psi num pneu 1.75" é impensável. Acho que essa regra vale para, no máximo, 25mm em aro 700 e 28mm em aro 26".

Marcus Del Mastro escreveu:
- os materiais de cinta usados no pneu para aumentar a resistência a furos rouba mais energia quanto mais dura ela for
(não estamos falando de fita antifuro que vai entre a camara e o pneu, é uma cinta que compõe o próprio pneu).
Leitura recomendada:
Pneu Schwalbe Mega Marathon Super Plus
Very Happy
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MensagemAssunto: Re: Resistência a rolagem: mais largo melhor???   Resistência a rolagem: mais largo melhor??? EmptySáb Jun 04, 2011 11:41 pm

Mordaz escreveu:
Marcus Del Mastro escreveu:
- pneus da mesma marca com largura 25mm rodam 5% melhor que os pneus 23mm!!!
Sim, mas supondo ambos na mesma pressão. É perfeitamente possível usar no pneu de 25mm a mesma pressão que se usa no 23mm (eu mesmo passei a usar 25mm na roda traseira da high-racer), mas botar 100-120psi num pneu 1.75" é impensável. Acho que essa regra vale para, no máximo, 25mm em aro 700 e 28mm em aro 26".

Senti falta deles falarem mais sobre como eles fizeram estes testes...(apesar dessas fotos com legendas do teste), mas penso que usaram as pressões indicadas para cada pneu, ou seja, pressões diferentes (é achismo mesmo, não sei se comi bola, mas não vi eles dizerem nada sobre isso). Se for isso, a vantagem é ainda maior, pois colocar 105psi num pneu 23mm é broca e exige bombas bem resistentes, já colocar 92psi, mesmo tendo que colocar mais ar, é mais fácil. (aqui Pressões indicadas Michelin).

As fotos (só vi hoje) mostram que eles usam uma superfície com textura, parecida com os pisos de ônibus, acho que é daí que vem a vantagem dos pneus 25mm de largura com pressões menores, com cintas macias e mais borrachudos... Se pensarmos em superfícies lisas como as de um velódromo um pneu mais fino e mais duro certamente terá vantagem, porém em estradas que têm diversos tipos de irregularidades, sujeira, trincas, brita misturada na massa do asfalto, aí é outra coisa. Levando ao extremo: é por isso que as trilhas são feitas com pneus com cravos e pressão baixíssimas... Quanto mais irregularidade do piso, mais macio tem que ser o pneu para perder menos energia... O que me deixou em dúvida é: os percursos por onde passo são tão "rugosos" como a "Wheel Energy"?

Mordaz escreveu:
Marcus Del Mastro escreveu:
- os materiais de cinta usados no pneu para aumentar a resistência a furos rouba mais energia quanto mais dura ela for
(não estamos falando de fita antifuro que vai entre a camara e o pneu, é uma cinta que compõe o próprio pneu).
Leitura recomendada:
Pneu Schwalbe Mega Marathon Super Plus
Very Happy

Muito bom este texto, acho que me reconheci em vários trechos... (oh tristeza). Peguei esse link e fui abrindo um monte de outros e "descobri" (o que deve ser óbvio para a maioria) que existe 2 Paris-Brest-Paris por ano, promovidos por organizações distintas!!! e que o brevet de uma vale para a outra... o negócio em si já é doido (percorrer 1200km) e ainda tem mais essas coisas...


Última edição por Marcus Del Mastro em Dom Jun 05, 2011 12:06 am, editado 1 vez(es)
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MensagemAssunto: Re: Resistência a rolagem: mais largo melhor???   Resistência a rolagem: mais largo melhor??? EmptyDom Jun 05, 2011 12:03 am

Bem, esqueci de falar o que originou este tópico...

Estou precisando comprar pneus novos para treino e vi no pedal.com.br algumas boas recomendações para o Michelin Kryllion Carbon, a marca diz que ele aguenta mais de 5.000km e alguns disseram que chegou até 10.000km. (revirei o site e não achei um catálogo com mais informações detalhadas dos pneus)

Estava pensando em importar da ChainReactionCycles que segundo minhas estimativas chegariam aqui por menos de R$ 100,00 (com impostos inclusos), o que seria ainda um ótimo preço (ainda mais se durar como eles disseram)

Nisso me deparei com o resultado da "Wheel Energy" e me criou 2 dúvidas:
- 25mm ou 23mm de largura
- a cinta do Kryllion "carbon black-reinforced rubber mix that offers unparalleled resistance to punctures" seria uma cinta dura demais, aumentando muito a resitência a rolagem???

Ai, ai dúvidas,... às vezes parece que é melhor fechar os olhos e comprar o mais barato mesmo: par de speedium 2 OE que chegaria por menos de 60,00 o par (incluso os impostos) ou 30,00 cada!!!

Abraços,

PS: nas compras, veja muito bem quanto sai o frete para cada item, quantos vc pode trazer pelo mesmo frete e cuidado, na CRC, acima de um volume o frete dá um pulo enorme e vc só consegue reduzir para o frete normal esvaziando o carrinho completamente.
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MensagemAssunto: Re: Resistência a rolagem: mais largo melhor???   Resistência a rolagem: mais largo melhor??? EmptyDom Jun 05, 2011 9:26 pm

Marcus Del Mastro escreveu:
- 25mm ou 23mm de largura
Eu iria de 25mm. Bota pressão máxima para uso normal e abaixa para 90psi (depende do seu peso) se o chão estiver ruim.

Marcus Del Mastro escreveu:
PS: nas compras, veja muito bem quanto sai o frete para cada item, quantos vc pode trazer pelo mesmo frete e cuidado, na CRC, acima de um volume o frete dá um pulo enorme e vc só consegue reduzir para o frete normal esvaziando o carrinho completamente.
Já notei essa anomalia no cálculo do frete da CRC.

Já comprei vários Michelin Pro3 Race, tanto de 23mm quanto de 25mm e sempre chegou sem imposto, mas compro um de cada vez. O frete sai por US$8 cada. Os de 23mm em cores esdrúxulas, tipo laranja (estou usando) ou tabaco com azul (feeeio!) costumam estar em promoção.

Dica off-topic para usuários de Zöhrer EXD: Montar uma roda 650 (com um aro Mavic, encontrável avulso) e um cubo qualquer de rolamento e botar um pneu "top" no tamanho 650 (*). É quase o mesmo diâmetro da roda 26" (ou seja, dá para ajustar o v-brake) e esses pneus são muito mais rápidos que qualquer slick para aro 26". Se for uma EXD 26x26, melhor ainda (ficaria 650x650).

(*) Tipo um Michelin Pro3 Race para quem é leve, ou um Continental GP4000S para quem é pesado. Uso o Pro3 porque é o mais barato.
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MensagemAssunto: Re: Resistência a rolagem: mais largo melhor???   Resistência a rolagem: mais largo melhor??? EmptySeg Jun 06, 2011 10:49 am

Mordaz escreveu:
Montar uma roda 650 (com um aro Mavic, encontrável avulso) e um cubo qualquer de rolamento e botar um pneu "top" no tamanho 650 (*). É quase o mesmo diâmetro da roda 26" (ou seja, dá para ajustar o v-brake) e esses pneus são muito mais rápidos que qualquer slick para aro 26".

A partir de julho espero poder atacar em cheio o projeto da reclinada e essa dica cai como uma luva, vamos ver ainda não sei se será dual 700 ou 650x700... (Não sei se vale a dor de cabeça de ter camaras reservas diferentes, eu levo duas, teria que levar 4...). Os aros 650 avulsos vc encontra aqui no Brasil ou mandou importar?

Mordaz escreveu:
Michelin Pro3 Race, tanto de 23mm quanto de 25mm e sempre chegou sem imposto, mas compro um de cada vez. O frete sai por US$8 cada. Os de 23mm em cores esdrúxulas, tipo laranja (estou usando) ou tabaco com azul (feeeio!) costumam estar em promoção. Tipo um Michelin Pro3 Race para quem é leve, ou um Continental GP4000S para quem é pesado.

"Leve", o que é leve para esse pneu, eu estou com 70kg agora. (Eu tenho um par Tabaco com azul, era o mais barato na época tb, rsss. )

Estou pensando no Krylion para treino, treino, treino... se ele durar o que falam já valeu a pena, se ele não furar como falam, aí não tem preço!

Offtopic: ontem treinei com um pessoal de triatlhon pela primeira vez, aqueles treinos com tiros etc... muito bom o astral do grupo, achei bem diferente do pedal com o pessoal do ciclismo que sinto ser um ambiente mais tenso. Mas vale a pena tanto um quanto o outro, acho sempre interessante participar de grupos diferentes, mas a minha natureza é bem antissocial, assim 99% dos meus pedais sou eu, a magrela e a estrada...
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MensagemAssunto: Re: Resistência a rolagem: mais largo melhor???   Resistência a rolagem: mais largo melhor??? EmptySeg Jun 06, 2011 9:46 pm

Marcus Del Mastro escreveu:
Mordaz escreveu:
Montar uma roda 650 (com um aro Mavic, encontrável avulso) e um cubo qualquer de rolamento e botar um pneu "top" no tamanho 650 (*). É quase o mesmo diâmetro da roda 26" (ou seja, dá para ajustar o v-brake) e esses pneus são muito mais rápidos que qualquer slick para aro 26".

A partir de julho espero poder atacar em cheio o projeto da reclinada e essa dica cai como uma luva, vamos ver ainda não sei se será dual 700 ou 650x700... (Não sei se vale a dor de cabeça de ter camaras reservas diferentes, eu levo duas, teria que levar 4...). Os aros 650 avulsos vc encontra aqui no Brasil ou mandou importar?
Por que não 700x700 ou 650x650? A propósito, uma reclinada feita para duas rodas 26", v-brakes e garfo largo, desses de mtb, teria a vantagem de ser bem versátil, aceitando pneus 26" de qualquer tamanho e também aros e pneus 650.

Ainda não coloquei essa idéia da roda 650 em prática, mas encontram-se aros Mavic nessa medida no mercado nacional (como este). Não são baratos, mas mesmo assim uma roda montada com esse aro ficaria a um custo razoável. Rodas montadas importadas são muito caras devido ao ônus do frete. Importar só cubos e raios sai mais em conta.


Marcus Del Mastro escreveu:
Mordaz escreveu:
Michelin Pro3 Race, tanto de 23mm quanto de 25mm e sempre chegou sem imposto, mas compro um de cada vez. O frete sai por US$8 cada. Os de 23mm em cores esdrúxulas, tipo laranja (estou usando) ou tabaco com azul (feeeio!) costumam estar em promoção. Tipo um Michelin Pro3 Race para quem é leve, ou um Continental GP4000S para quem é pesado.

"Leve", o que é leve para esse pneu, eu estou com 70kg agora. (Eu tenho um par Tabaco com azul, era o mais barato na época tb, rsss. )
70kg é leve. Isso se deve à pressão máxima que esse pneu aceita (acho que só vai a 116psi; uso 100psi).
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MensagemAssunto: Re: Resistência a rolagem: mais largo melhor???   Resistência a rolagem: mais largo melhor??? EmptyTer Jun 07, 2011 1:44 pm

Roberto,

Não consegui achar as pressões máximas para o Krylion, mas nas recomendações da Michelin encontrei o seguinte:

700x23C - de 87 até 116psi
700x25C - de 73 até 102psi

Nos limites do gráfico mostra que acima de 80kg não se deva elevar mais a pressão, entendi então como pressão máxima.
Usando o gráfico, a pressão recomendada para mim seria 106psi (23mm) e 92psi (25mm).

Assim se eu comprar o pneu 700x25C Krylion, realmente eu poderia chegar até praticamente a pressão que já uso com no 700x23C.

Pelo que vi, nos depoimentos o pessoal não usa a fita antifuro, assim acho que fica até melhor que um senhor pneu de corrida que não tenha coragem de usar sem a fita...

Estou pensando em usar tb câmaras leves (segundo o estudo é o que mais muda a resistência a rolagem: 10%), com esse pneu que diz ser muito bom contra furos... vamos ver o que vai dar.

PS: O medo é perder tudo num corte bizarro que nenhum pneu/camara resistiriam logo nos primeiros km...
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MensagemAssunto: Re: Resistência a rolagem: mais largo melhor???   Resistência a rolagem: mais largo melhor??? EmptyTer Jun 07, 2011 9:53 pm

Marcus Del Mastro escreveu:
Roberto,

Não consegui achar as pressões máximas para o Krylion, mas nas recomendações da Michelin encontrei o seguinte:

700x23C - de 87 até 116psi
700x25C - de 73 até 102psi
É o mesmo que o Pro3 Race, então.

Marcus Del Mastro escreveu:
Pelo que vi, nos depoimentos o pessoal não usa a fita antifuro, assim acho que fica até melhor que um senhor pneu de corrida que não tenha coragem de usar sem a fita...
Fita antifuro piora muito o desempenho do pneu. Melhor usar logo um pneu com proteção mais eficaz, como o Continental Gatorskin ou o Schwalbe Durano, que também duram muito.

Marcus Del Mastro escreveu:
PS: O medo é perder tudo num corte bizarro que nenhum pneu/camara resistiriam logo nos primeiros km...
Mas aí é muito azar e ninguém está livre disso. Também não faz sentido degradar a performance geral por causa de uma coisa que pode acontecer de qualquer jeito.
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MensagemAssunto: Re: Resistência a rolagem: mais largo melhor???   Resistência a rolagem: mais largo melhor??? EmptySex Jun 17, 2011 11:33 pm

Mordaz escreveu:
Marcus Del Mastro escreveu:
...ainda não sei se será dual 700 ou 650x700...

Por que não 700x700 ou 650x650?

Não tinha respondido até agora, pensei que precisaria desenhar e explicar um monte ... e ninguém ia entender.
Mas vc me ajudou a sintetizar uma resposta ótima em High and Low:

Mordaz escreveu:

Pois é, stick também será sempre a configuração mais leve.

Uma desvantagem é o banco ficar mais alto. Pode inviabilizar o uso de rodas 700c para quem não é alto.

Além de mais alto, o banco (e o CG) da stick costuma ficar mais para trás. Na minha, por exemplo, talvez fosse melhor ter o banco / CG um pouco mais para frente, mas aí eu teria de abrir mão das rodas 700c, ou conviver com uma dificuldade maior nas paradas e largadas. Digo "talvez" porque estou apenas especulando, não porque a minha recli tenha uma dirigibilidade ruim (muito pelo contrário!)

É essa a resposta, a configuração 650x700 eu consigo baixar o CG e coloca-lo mais para frente, consigo um assento mais baixo e distribuir melhor o peso... é o que acho pelo menos, é o que os meus desenhos indicam.



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MensagemAssunto: Re: Resistência a rolagem: mais largo melhor???   Resistência a rolagem: mais largo melhor??? EmptySex Jun 08, 2012 6:03 pm

Aproveitando que é um tópico sobre pneus...

Os Krylion da Michelin saíram de linha?
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MensagemAssunto: Re: Resistência a rolagem: mais largo melhor???   Resistência a rolagem: mais largo melhor??? EmptySex Jun 08, 2012 10:01 pm

Aproveitando o sumiço...

Ultremo ZX 23 x 559 (aro 26) sumiu também???
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MensagemAssunto: Re: Resistência a rolagem: mais largo melhor???   Resistência a rolagem: mais largo melhor??? EmptySex Jun 08, 2012 10:04 pm

Alguma dica para pneus finos aro 26?
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MensagemAssunto: Re: Resistência a rolagem: mais largo melhor???   Resistência a rolagem: mais largo melhor??? EmptySáb Jun 09, 2012 1:00 am

Marcus Del Mastro escreveu:
Alguma dica para pneus finos aro 26?
Kenda Kontender, Maxxis Detonator... Não chegam aos pés de um Ultremo, mas são beeeem mais baratos. E são encontráveis (não se pode dizer o mesmo do Ultremo nos tamanhos menos comuns).

Certa vez destruí um Kontender e, enquanto não achava outro para repor, experimentei um CST (Ching-Sheng) de 1.25" e não achei nada mau.

Desculpe a curiosidade, mas por que a pergunta? É para uma bike comum ou para uma reclinada?
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MensagemAssunto: Re: Resistência a rolagem: mais largo melhor???   Resistência a rolagem: mais largo melhor??? EmptySáb Jun 09, 2012 1:11 am

Marcus Del Mastro escreveu:
Mordaz escreveu:
Marcus Del Mastro escreveu:
...ainda não sei se será dual 700 ou 650x700...

Por que não 700x700 ou 650x650?

Não tinha respondido até agora, pensei que precisaria desenhar e explicar um monte ... e ninguém ia entender.
Mas vc me ajudou a sintetizar uma resposta ótima em High and Low:

Mordaz escreveu:

Pois é, stick também será sempre a configuração mais leve.

Uma desvantagem é o banco ficar mais alto. Pode inviabilizar o uso de rodas 700c para quem não é alto.

Além de mais alto, o banco (e o CG) da stick costuma ficar mais para trás. Na minha, por exemplo, talvez fosse melhor ter o banco / CG um pouco mais para frente, mas aí eu teria de abrir mão das rodas 700c, ou conviver com uma dificuldade maior nas paradas e largadas. Digo "talvez" porque estou apenas especulando, não porque a minha recli tenha uma dirigibilidade ruim (muito pelo contrário!)

É essa a resposta, a configuração 650x700 eu consigo baixar o CG e coloca-lo mais para frente, consigo um assento mais baixo e distribuir melhor o peso... é o que acho pelo menos, é o que os meus desenhos indicam.


Aproveitando que a conversa veio para esse lado de CG e distribuição de peso...

Nas minhas experiências com a Slyway (a qual permite ajustar um pouco a posição do banco para frente / para trás, fora o ajuste telescópico do mov. central), pude confirmar que a distribuição de peso ideal de uma SWB é mesmo algo muito próximo de 55% tras. / 45% diant., como o Tim Brummer da Lightning já afirma há décadas.

Inicialmente suspeitei que isso não se aplicaria a high-racers com o banco bem deitado, mas depois de ajustar ao meu gosto, coloquei a bike (comigo em cima) sobre duas balanças e deu 55% / 45% exatos.
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MensagemAssunto: Re: Resistência a rolagem: mais largo melhor???   Resistência a rolagem: mais largo melhor??? EmptySáb Jun 09, 2012 1:06 pm

Mordaz escreveu:
Marcus Del Mastro escreveu:
Alguma dica para pneus finos aro 26?
Kenda Kontender, Maxxis Detonator... Não chegam aos pés de um Ultremo, mas são beeeem mais baratos. E são encontráveis (não se pode dizer o mesmo do Ultremo nos tamanhos menos comuns).

Certa vez destruí um Kontender e, enquanto não achava outro para repor, experimentei um CST (Ching-Sheng) de 1.25" e não achei nada mau.

Desculpe a curiosidade, mas por que a pergunta? É para uma bike comum ou para uma reclinada?

É para uma reclinada que está indo para o forno...rsss
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MensagemAssunto: Re: Resistência a rolagem: mais largo melhor???   Resistência a rolagem: mais largo melhor??? EmptySáb Jun 09, 2012 1:12 pm

Pois é, depois que vc mostrou que tinha Ultremo para 26", larguei mão da 650 e parti para 26" x 700... estou quase me arrependendo...rsss

Se tudo der certo acho que vai ser uma bela novidade.
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MensagemAssunto: Re: Resistência a rolagem: mais largo melhor???   Resistência a rolagem: mais largo melhor??? EmptySáb Jun 09, 2012 9:04 pm

Marcus Del Mastro escreveu:
Pois é, depois que vc mostrou que tinha Ultremo para 26", larguei mão da 650 e parti para 26" x 700... estou quase me arrependendo...rsss

Nas suas fotos, você parece ser bem alto. Não deu para usar 700c?
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MensagemAssunto: Re: Resistência a rolagem: mais largo melhor???   Resistência a rolagem: mais largo melhor??? EmptySáb Jun 09, 2012 9:11 pm

Daria sim, vamos ver no que vai dar...
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MensagemAssunto: Re: Resistência a rolagem: mais largo melhor???   Resistência a rolagem: mais largo melhor??? EmptyDom Jun 10, 2012 3:02 pm

Mordaz escreveu:
Marcus Del Mastro escreveu:
Alguma dica para pneus finos aro 26?
Kenda Kontender, Maxxis Detonator... Não chegam aos pés de um Ultremo, mas são beeeem mais baratos. E são encontráveis (não se pode dizer o mesmo do Ultremo nos tamanhos menos comuns).

Certa vez destruí um Kontender e, enquanto não achava outro para repor, experimentei um CST (Ching-Sheng) de 1.25" e não achei nada mau.

Desculpe a curiosidade, mas por que a pergunta? É para uma bike comum ou para uma reclinada?

O Maxxis Detonator achei em alguns lugares, mas o Kenda Kontender nada, tudo esgotado.

Vc conhece o Continental Ultragatorskin? Tem no ebay 26 x 1.1 (28) em preço bem acessível.
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Resistência a rolagem: mais largo melhor???
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