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 Reclinadas urbanas Guidão Baixo ou Alto?

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Kan

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MensagemAssunto: Reclinadas urbanas Guidão Baixo ou Alto?   Sex Set 04, 2009 7:39 pm

Olá reclineiros!!

Desculpe me apresentar aqui mas vamos lá:
A 8 anos piloto diariamente minha magrela para o centro de SP trabalhar, fazendo meus rolês urbanos na semana e cicloviajantes nos finais, sempre que possível...

Estou fissurado em comprar uma reclinada, mas conheço pouco das vantagens e desvantagens de cada modelo.

Queria saber de vcs o que acham das reclinadas que o guidão fica abaixo do corpo e pés acima, e das que de guidão alto nesse esquema de pedalar?

E aquelas tipo a edx do Zoher que fica um pouco mais sentado e pedal abaixo/frente? Qual modelo se encaixaria pra poder ir pro trampo com transito caótico em Sp e ainda usá-la nas viagens? A distância entre os eixos muda o que na realidade? Question

Mais uma pergunta a todos, esquema 20x26 ou 26x26? Qual a diferença?

Sei que são muitas perguntas, até imagino algumas respostas, mas queria ouvir qualquer informação de vcs que realmente usam, qq dica será valiosa!! What a Face

Cicloagradecimentos.........
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ag_favaro

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MensagemAssunto: Bem-vindo   Seg Set 07, 2009 7:04 am

Kan,

Seja bem-vindo ao fórum. Tinha as mesmas dúvidas que você. Fazendo um resumo rápido, as minhas impressões são as seguintes:
Na cidade, em trajetos muito curtos e truncados, ruas esburacadas, desce e sobe meio-fio de calçadas, não é o chão da reclinada. Embora dê para usar.
O que eu sinto é uma maior dificuldade de arrancada súbita. Não têm aquele negócio de ficar em pé e jogar todo o peso no pedal. Então ainda uso uma MB para ir e voltar do trabalho, pois o trajeto é tudo que descrevi acima.
Mas para dar uma pedalada mais longa, um passeio, ruas asfaltadas fora do pico de movimento, nem imagino usar mais uma bicicleta tradicional.
Nada se compara a soltar as costas no encosto do banco, pedalar relaxadão, sem peso nos braços. É outro mundo, não têm volta.
As duas que tenho são com o guidão acima. Mas como ainda quero experimentar o undercontrol, pretendo reformar a minha 001, e aproveitar para alterar também a posição deste.
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ag_favaro

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MensagemAssunto: complementando sua resposta:   Seg Set 07, 2009 7:27 am

Completando a resposta ao seu questionamento:
As duas que tenho são 20 X 26. Acho que fica mais coerente com a proposta da reclinada. Mas nunca experimentei uma 20 X 20, ou 26 X 26. Pode ser que andando com uma, até mude de opinião.
A diferença de entre-eixos, posso falar, pois essa é a maior diferença das minhas. Com entre-eixos longo, roda dianteira à frente da pedaleira, sinto a bike mais estável, alinhada, "sóbria", porém um pouco menos manobrável. A pedaleira mais baixa acho mais confortável, sinto meus pés mais leves.
O entre-eixos curto deixa ela mais manobrável, mais "na mão". Porém menos estável. Sinto que preciso compensar o deslocamento lateral ocasionado pelo pedalar (as costas estão no banco, então o corpo não ajuda a equilibrar), mas é só um pouquinho, nada sério. Os pés para cima, depois acostuma.
Prepare-se para usar muito mais as marchas. Minha MB é de relação fixa, sem marchas, nem imagino fazer de reclinada os trajetos que faço com ela se não tiver marchas para trocar.
Nunca tente subir o meio-fio de calçadas com uma reclinada.
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Klaus

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MensagemAssunto: Olá Kan!!   Seg Set 07, 2009 10:41 pm

Concordo com tudo que o Favaro escreveu porém eu vou para o trabalho e dou minhas voltas em Porto Alegre sempre de reclinada e me sinto super bem.

Parte disso é que minha bike é uma high-racer que são as mais manobráveis e são mais altas.

Uma bike reclinada versátil na minha opinião é tipo high-racer com 26/26 e direção em cima(direção por baixo, para mim, é mais instável em baixas velocidades) ou tipo a EXD que mesmo tendo o aro 20 na frente da até para subir um uma calçada das não muito altas pois o peso fica 70% na roda de trás e depois que a da frente foi a de trás sobe também(igual não é muito boa idéia subir calçadas...) o único contra é que o entre-eixos dela é maior e isso diminui um pouco a manobrabilidade mas é pouco mesmo.


Brasileiras tu pode encomendar vários modelos diferentes do Zohrer http://www.zohrer.com.br/ que já é renomado entre os reclineiros ou eu posso construir uma reclinada para ti com utilizando o bamboo. Se tu tiver interesse ou curiosidade da uma olhada no link .:. MATERIAIS COMPÓSITOS .:. (em 'faça você mesmo') que lá tem umas fotos de alguns dos meus projetos atuais e tem meu blog também: ecobamboobikes.blogspot.com ;-)


[]!!
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Kan

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MensagemAssunto: Reclinada   Ter Set 08, 2009 11:39 am

ag_favaro escreveu:
Completando a resposta ao seu questionamento:
As duas que tenho são 20 X 26. Acho que fica mais coerente com a proposta da reclinada. Mas nunca experimentei uma 20 X 20, ou 26 X 26. Pode ser que andando com uma, até mude de opinião.
A diferença de entre-eixos, posso falar, pois essa é a maior diferença das minhas. Com entre-eixos longo, roda dianteira à frente da pedaleira, sinto a bike mais estável, alinhada, "sóbria", porém um pouco menos manobrável. A pedaleira mais baixa acho mais confortável, sinto meus pés mais leves.
O entre-eixos curto deixa ela mais manobrável, mais "na mão". Porém menos estável. Sinto que preciso compensar o deslocamento lateral ocasionado pelo pedalar (as costas estão no banco, então o corpo não ajuda a equilibrar), mas é só um pouquinho, nada sério. Os pés para cima, depois acostuma.
Prepare-se para usar muito mais as marchas. Minha MB é de relação fixa, sem marchas, nem imagino fazer de reclinada os trajetos que faço com ela se não tiver marchas para trocar.
Nunca tente subir o meio-fio de calçadas com uma reclinada.

Irado Favaro! Realmente eu achava que vir ao trabalho com uma reclineira poderia ser um pouco trabalhoso, afinal diversas vezes os onibus nos expremem contra a guia forçando uma entrada brusca (saltando até) para cima da calçada... Mad Por precisar subir e descer de calçadas constantemente e pela sua sugestão acho melhor pensar em uma reclineira para cicloviagens, né?!

Vendo por este lado parece que uma bike com distância longa entre os eixos uma boa opção, mas gostaria de ouvir mais opiniões a respeito do esquema 20x26 e do 26x26 , dos pés pra cima ou pra baixo para longas viagens,
tração dianteira ou traseira...

Obrigado pelas informações e sugestões!!! cheers
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Klaus

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MensagemAssunto: Cicloviajem   Ter Set 08, 2009 12:08 pm

Oi Kan!!

Mesmo para cicloviajem eu recomendo a high-racer 26/26 e com tração traseira. O guidão de uma bike de ciclo-viajem pode ser por baixo.

Eu não sei como é aí em São Paulo mas aqui em Porto eu quese sempre consigo fazer caminhos que evitam as grandes avenidas, seguindo pelas ruas "de dentro" evitando assim o trânsito caótico e também muitas sinaleiras, ;-)

Vou para OSPA(Orquestra Sinfônica de Porto Alegre) todos dias de bike e chego lá muito mais rápido do que se eu fosse de carro.

A tração deve ser traseira pois numa cicloviajem a gente encontra de tudo inclusive chuva e estradas de chão muito ruins e combinando as duas coisas a tração dianteira pode ocasionalmente te deixar na mão .

A vantagem da high-racer é que tu pode por a bagagem bem no meio da bike sem sobrecarregar nenhuma roda.




A vantagem de ter 26 na frente é que com a bagagem fica mais peso na frente também e os buracos que tu encontrar serão maiores em relação a roda aro 20.

>espero ter ajudado,,,
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Kan

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MensagemAssunto: Que bike man!!   Ter Set 08, 2009 12:33 pm

Klaus escreveu:
Concordo com tudo que o Favaro escreveu porém eu vou para o trabalho e dou minhas voltas em Porto Alegre sempre de reclinada e me sinto super bem.

Parte disso é que minha bike é uma high-racer que são as mais manobráveis e são mais altas.

Uma bike reclinada versátil na minha opinião é tipo high-racer com 26/26 e direção em cima(direção por baixo, para mim, é mais instável em baixas velocidades) ou tipo a EXD que mesmo tendo o aro 20 na frente da até para subir um uma calçada das não muito altas pois o peso fica 70% na roda de trás e depois que a da frente foi a de trás sobe também(igual não é muito boa idéia subir calçadas...) o único contra é que o entre-eixos dela é maior e isso diminui um pouco a manobrabilidade mas é pouco mesmo.


Brasileiras tu pode encomendar vários modelos diferentes do Zohrer http://www.zohrer.com.br/ que já é renomado entre os reclineiros ou eu posso construir uma reclinada para ti com utilizando o bamboo. Se tu tiver interesse ou curiosidade da uma olhada no link .:. MATERIAIS COMPÓSITOS .:. (em 'faça você mesmo') que lá tem umas fotos de alguns dos meus projetos atuais e tem meu blog também: ecobamboobikes.blogspot.com ;-)


[]!!

Caraca Klaus! Fiquei impressionado com sua bike! Gostei pacas!! Só o conserto da sua bike velha que que achei rootsss afro rsrsrsrs

Fiquei curioso a beça pra saber se ela range, da sua maleabilidade, de como vc fez o banco, as gancheiras, do porque, (além do peso), vc quer tração dianteira etc...........

Tem que tratar o bamboo né? Como?

E seus alforges, parecem que quase tocam o chão, isso incomoda?

O link de materiais compósitos tá onde?

Abxxxx
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Klaus

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MensagemAssunto: link   Ter Set 08, 2009 10:25 pm

Que legal que tu gostou da minha bike, :-)

Peguei um link direto para .:. MATERIAIS COMPÓSITOS .:.

http://recliforum.forumeiros.com/faca-voce-mesmo-f3/materias-compositos-t61-15.htm#638

O quadro fica com o mesmo peso de um quadro de alumínio mas por ele ser construído com o bamboo ele absorve as vibrações melhor até que uma bike de fibra de carbono que é o melhor material convencional nesse sentido.

Ranger, não, só se escuta o barulhinho da corrente passando pelas coroas...

Os "por-quês" são muitos, ;-)

Primeiro o aspecto ambiental pois não ha material melhor que o bamboo nesse sentido. Depois as características mecânicas e finalmente o aspecto.

Duas bicicletas com o mesmo peso uma sendo de bamboo e a outra de um material convencional a de bamboo é mais leve ao olhar.


Eu queria por tração dianteira para experimentar mas vou deixar para outra bicicleta com outra geometria que distribua mais o peso para roda dianteira...

As gancheiras eu mando fazer sob medida e depois prendo elas no gabarito e logo posiciono o quadro por cima e daí faço a junção com fibra de carbono.


Eu compro o bamboo já cozido. Essa parte é para retirar o amido e já deixa o bamboo mais forte também. Depois eu escolho a vara de acordo com as distâncias dos nós e passo fogo por um maçarico para retirar o exesso de água e esse processo também aumenta a resistência. Depois eu lixo todo ele com lixa fina e depois impermeabilizo o bamboo.


Ah, os alforges nessa foto tão mal e mal presos. Tirei essa foto ainda em Bariloche logo depois de montar a bike, sair da rodoviária e rodar uns 2km na cidade. Depois, no camping, eu prendi melhor e eles ficaram mais altos. Eu ainda prendi de forma que eles se encontram embaixo deixando assim realmente o peso no meio do meio, heheh

[]!!


Última edição por Klaus em Dom Set 13, 2009 3:28 pm, editado 1 vez(es)
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Olavo

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MensagemAssunto: Re: Reclinadas urbanas Guidão Baixo ou Alto?   Sex Set 11, 2009 7:53 pm

Kan,

Eu uso a EXD para ir e voltar do trabalho todo o dia, e para todo o resto, acho ela ótima.

Seja qual for o tipo de reclinada que escolher, o andar bem com ela será uma questão de costume.

O Klaus tá se mostrando um excelente fabricante de reclinadas, tá se especializando, e fazendo milagres!!! Esse guri vai fazer muita reclinada de bamboo que serão insuperáveis.
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