Recliforum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Recliforum

Fórum dedicado a concentrar informações relativas ao ciclismo alternativo, e com maior ênfase no ciclísmo reclinado no Brasil e demais países latinos.
 
InícioInício  RecliforumRecliforum  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Diferença de altura entre banco e pedivela

Ir para baixo 
+4
ZÖHRER
Rudinei Pimentel
duram
Mordaz
8 participantes
AutorMensagem
Arthur HP3

Arthur HP3


Mensagens : 147
Data de inscrição : 19/05/2009
Idade : 75
Localização : Rio de Janeiro

Diferença de altura entre banco e pedivela - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Diferença de altura entre banco e pedivela   Diferença de altura entre banco e pedivela - Página 2 EmptySeg Jul 07, 2014 11:33 am

2SWIM escreveu:
Pois é Márcio, lendo atenciosamente o texto continuo na dúvida sobre a diferença de altura entre banco e pedivela.

O texto afirma que existem válvulas que garantem o fluxo unidirecional em direção cefálica, não permitindo o seu refluxo. Isto me faz ficar na dúvida, será que existe também um mecanismo que garante o fluxo em direção aos pés? Em posição de pé a própria força da gravidade se encarrega disso, mas e com os pés para cima? A nossa bomba (coração) deverá vencer toda a perda de carga sozinha.

Claro que não é minha praia, mas vou dar um pitaco.

Há dois fluxos sanguíneos, o venoso e o arterial. A conversa se limitou a focar o fluxo venoso, o de retorno do sangue venoso ao coração, neste caso tudo que foi dito está ok e o fato dos pés estarem elevados favorecerá o fluxo venoso, pela gravidade e pelo sentido favorável da abertura das válvulas de retenção das veias.

Mas há que se considerar o fluxo arterial, que vai no outro sentido, pelas artérias.
É o sangue arterial, bombeado pelo coração. É este fluxo que leva o sangue com os nutrientes e glicose para os músculos.
No caso das pernas, este fluxo está “acostumado” com o favorecimento da gravidade para irrigar os membros inferiores. Evidentemente, os pés elevados não o favorecem, e por isso é comum reclineiros se queixarem de formigamento - dormência, o que é consequência característica de pouco fluxo arterial nos pés.
Uns sentem mais, outros menos, e o interessante é que depois de certo tempo de pedal isso tende a melhorar.
Mas acho que, nessa consideração, há uma relação direta entre elevação dos pés em relação ao banco e agravamento desse problema de irrigação para os pés.

Arthur HP3
Ir para o topo Ir para baixo
 
Diferença de altura entre banco e pedivela
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Quem ri por último, ri melhor...
» Minha Primeira Reclinada
» COPA UNIÃO DE CICLISMO - CATEGORIA RECLINADAS
» reclinada - cicloturismo
» reclinadas 26x26 aos desprovidos de altura

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Recliforum :: Ciclismo reclinado geral-
Ir para: