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 sistema de direção em triciclos

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5 participantes
AutorMensagem
jonaldo baptista

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MensagemAssunto: sistema de direção em triciclos   sistema de direção em triciclos EmptySeg Jan 28, 2013 5:22 pm

olá. nos triciclos chamados triciclos para carga, o sistema de direção tem uma só caixa, girando assim todo e eixo dianteiro . apesar desse desenho só ser usado com a caixa em 90 gr nesse tipo de triciclo ,acho que alterando o angulo dessa caixa, se consegue uma boa estabilidade nas curvas e mais facilidade na construção .o que vcs sugerem ?


Última edição por jonaldo baptista em Seg Jan 28, 2013 8:44 pm, editado 1 vez(es)
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Arthur HP3

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MensagemAssunto: sistema de direção em triciclos   sistema de direção em triciclos EmptySeg Jan 28, 2013 8:16 pm

jonaldo baptista escreveu:
olá. nos triciclos chamados triciclos para carga, o sistema de direção tem uma só caixa, girando assim todo e eixo dianteiro . apesar desse desenho só ser usado com a caixa em 90 gr nesse tipo de triciclo ,acho que alterando o angulo dessa caixa, se consegue uma boa estabilidade nas curvas e mais facilidade na construção .o que vcs segerem ?

Os triciclos e outros veículos com duas rodas na frente e com sistema de direção nestas rodas precisam atender a três requisitos geométricos de forma a ter um sistema de direção estável e sem arrasto de pneus:
- ângulo de cambagem
- ângulo de trail
- geometria apropriada dos elementos do sistema para compensação da diferença entre os raios das curvas desenvolvidas pelas rodas de dentro e de fora.

Esses triciclos de carga que vemos rodando por aí têm uma solução grosseira para a direção, que não atende a nenhum desses três requisitos.
Acredito que aplicar, isoladamente, uma angulação na sua caixa de direção única, mantendo as demais características do sistema de direção, não trará benefícios em termos de estabilidade em curvas ou de dirigibilidade, aliás, pelo contrário, imagino que torne a direção mais pesada.

Arthur HP3
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jonaldo baptista

jonaldo baptista


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MensagemAssunto: sistema de direção em triciclos   sistema de direção em triciclos EmptySeg Jan 28, 2013 8:51 pm

nada melhor que ter informação com quem tem a teoria. pois nessa situação (como tantas outras ) na prática parece ser bem simples. mas o resultado é outro bem diferente. muito bom sr arthur , gostei da explicação.
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Marcus Del Mastro

Marcus Del Mastro


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MensagemAssunto: Re: sistema de direção em triciclos   sistema de direção em triciclos EmptyTer Jan 29, 2013 8:08 pm

Arthur HP3 escreveu:
jonaldo baptista escreveu:
olá. nos triciclos chamados triciclos para carga, o sistema de direção tem uma só caixa, girando assim todo e eixo dianteiro . apesar desse desenho só ser usado com a caixa em 90 gr nesse tipo de triciclo ,acho que alterando o angulo dessa caixa, se consegue uma boa estabilidade nas curvas e mais facilidade na construção .o que vcs segerem ?

Os triciclos e outros veículos com duas rodas na frente e com sistema de direção nestas rodas precisam atender a três requisitos geométricos de forma a ter um sistema de direção estável e sem arrasto de pneus:
- ângulo de cambagem
- ângulo de trail
- geometria apropriada dos elementos do sistema para compensação da diferença entre os raios das curvas desenvolvidas pelas rodas de dentro e de fora.

Esses triciclos de carga que vemos rodando por aí têm uma solução grosseira para a direção, que não atende a nenhum desses três requisitos.
Acredito que aplicar, isoladamente, uma angulação na sua caixa de direção única, mantendo as demais características do sistema de direção, não trará benefícios em termos de estabilidade em curvas ou de dirigibilidade, aliás, pelo contrário, imagino que torne a direção mais pesada.

Arthur HP3

Para debate...rsss

Acho que atende a um dos quesitos que vc elencou Arthur:
- geometria apropriada dos elementos do sistema para compensação da diferença entre os raios das curvas desenvolvidas pelas rodas de dentro e de fora.

É o única geometria com alinhamento perfeito de todas as rodas a curva, para qq raio de curva (teórico pelo menos).
(as duas rodas da frente estão sempre a 90graus em relação ao raio da curva, assim como a roda traseira)

Porém perde-se muito em estabilidade, pois quanto mais fechada a curva, menor a largura do triciclo, facilitando muito o tombamento.
Ainda, quanto mais se fecha a curva, mais a roda de apoio vai ficando para trás da caixa de direção, gerando mais instabilidade ainda.
É realmente problemático.

Já nos trikes tadpole vc sabe o quão difícil é projetar a compensação, já cada uma das rodas da frente terá que virar um ângulo diferente para estarem alinhadas. Sistemas convencionais mecânicos, dão conta apenas de um alinhamento aproximado e o projetista vai ter que escolher os raios de curva que mais importam o melhor alinhamento.

(para se ter uma idéia, o meu pálio quase pula quando manobro no raio mínimo dele se o chão for bem aderente)

Aí vale uma observação, o meu apreço pelo triciclos que tem duas rodas alinhadas atrás e o ciclista no assento que inclina junto com a roda de frente (tração rígida dianteira). Acredito ser essa a configuração mais rápida de um triciclo:
- não há desalinhamento teórico entre as curvas;
- tração é a mais rígida possível (bem mais que uma FWD MBB, pois o ciclista não muda de posição em relação ao movimento central)
- pode ter uma estabilidade superior as tadpole devido o assento inclinar (porém, para um mesmo raio, ele inclina a mesma coisa, independente da velocidade)

Acredito que essa configuração há diversos desafios bizarros:
- o principal, acho que é harmonizar o ângulo da caixa de direção, com o trail e o CG... ou seja, como fazer com que a trike tenha boa dirigibilidade. Alguns modelos que vi possuem grandes alavancas para dirigir, pois o ciclista está em cima do garfo, não deve ser mole encontrar algo que funcione razoavelmente em todas as situações.

Imagine fazer uma curva fechada em baixa velocidade (retornar numa rua por exemplo), o ciclista ficaria bem inclinado para o lado, dependendo de onde se encontra o CG em relação ao eixo da caixa de direção, o cara vai precisar fazer bastante força para voltar a andar em linha reta, não?

Vixe, falei demais.
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MensagemAssunto: Re: sistema de direção em triciclos   sistema de direção em triciclos EmptyQua Jan 30, 2013 4:20 pm

Marcus,

Você tem razão, atende ao quesito tangência das rodas ao raio de curva. Embora, como você mesmo comentou, de uma forma bizarra que leva a alguns problemas de estabilidade, mas concordo que atende.
Nos tadpole é isso aí, um ajuste para minimizar a imprecisão dos recursos mecânicos em relação à geometria ideal teórica. A tendência é minimizar o erro para os menores raios de curva, usados em baixa velocidade, como no seu Pálio.
Como acho que alguém já mencionou aqui no Recliforum, as planilhas em Excel do Peter Eland, que infelizmente faleceu ainda jovem em um acidente de moto, há uns dois anos, são uma ótima ajuda,. http://www.eland.org.uk/
Quanto às diversas configurações de triciclos, eu sou passional para discutir o assunto, porque tenho uma “queda” toda especial pelos trikes tadpole. Reconheço suas vantagens e desvantagens em relação às outras configurações e por isso não advogo em prol dele, como sendo a melhor solução, mas é o meu preferido.
É como a mulher que você escolhe para companheira. Certamente há outras mais bonitas e prendadas, mas foi ela quem você escolheu.

(...acho que a comparação foi meio forte!?!?) Rolling Eyes

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Mordaz

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MensagemAssunto: Re: sistema de direção em triciclos   sistema de direção em triciclos EmptyQua Jan 30, 2013 4:37 pm

Arthur, definitivamente você não é um bom marqueteiro. No

Como é que você compara o seu trike a uma mulher feia (ou não tão bonita)??? Very Happy

Sei que a comparação não foi especificamente em relação à estética, mas o curioso é que grande maioria das pessoas acha os tadpoles mais bonitos que os deltas.

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MensagemAssunto: Re: sistema de direção em triciclos   sistema de direção em triciclos EmptyQua Jan 30, 2013 5:16 pm

Mordaz escreveu:


Como é que você compara o seu trike a uma mulher feia (ou não tão bonita)??? Very Happy


...É, eu não estava me referindo só ao lado estético, se estivesse não teria dúvidas em proclamar o tadpole como o mais bonito e ainda parafrasear Vinicius:
“Os trikes feios que me perdoem, mas beleza é fundamental...”

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MensagemAssunto: Re: sistema de direção em triciclos   sistema de direção em triciclos EmptySex Fev 01, 2013 7:34 am

Arthur HP3 escreveu:
Mordaz escreveu:

Como é que você compara o seu trike a uma mulher feia (ou não tão bonita)??? Very Happy

...É, eu não estava me referindo só ao lado estético, se estivesse não teria dúvidas em proclamar o tadpole como o mais bonito e ainda parafrasear Vinicius:
“Os trikes feios que me perdoem, mas beleza é fundamental...”

Arthur HP3

Para reforçar a afirmação acima e para deixar de ser tão mau marqueteiro, como comentou meu grande amigo Mordaz, mudei o avatar.

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jonaldo baptista

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MensagemAssunto: sistema de direção em triciclos   sistema de direção em triciclos EmptySeg Mar 18, 2013 8:50 am

olá. mudando de triciclo para biciclo, existe alguma tabela /cálculo para determinar a inclinação da caixa de direção em relação a distancia entre eixos, ou esse grau é pela nessecidade de cada projeto ? (ou seja no olhometro )
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Marco Di Martino

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MensagemAssunto: Re: sistema de direção em triciclos   sistema de direção em triciclos EmptySeg Mar 18, 2013 12:59 pm

Oi, pessoal!

Mordaz escreveu:
Sei que a comparação não foi especificamente em relação à estética, mas o curioso é que grande maioria das pessoas acha os tadpoles mais bonitos que os deltas.

Que grande maioria é essa a que tu te referes, Mordaz??? Em que grupo estão inseridos???

Até mais...
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MensagemAssunto: Re: sistema de direção em triciclos   sistema de direção em triciclos EmptySeg Mar 18, 2013 9:17 pm

Marco Di Martino escreveu:

Mordaz escreveu:
Sei que a comparação não foi especificamente em relação à estética, mas o curioso é que grande maioria das pessoas acha os tadpoles mais bonitos que os deltas.

Que grande maioria é essa a que tu te referes, Mordaz??? Em que grupo estão inseridos???

Membros de fóruns gringos de reclinadas, como o BROL, por exemplo. A opinião predominante parece ser de que triciclos delta têm um visual "utilitário", enquanto os triciclos delta têm um visual mais esportivo.

Conheço uma pessoa que não quis experimentar o meu triciclo DreamBike Estilo (um delta) porque, visto de trás, parece uma cadeira de rodas!!!

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MensagemAssunto: Re: sistema de direção em triciclos   sistema de direção em triciclos EmptyTer Mar 19, 2013 5:54 pm

Mordaz escreveu:
Conheço uma pessoa que não quis experimentar o meu triciclo DreamBike Estilo (um delta) porque, visto de trás, parece uma cadeira de rodas!!!


É curioso mesmo... Eu te perguntei isso também porque tenho um irmão que tem um triciclo delta e pensa exatamente isso que a pessoa que não quís experimentar o teu triciclo pensa, mas ao inverso, em relação aos tadpoles...

Até mais!
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