Recliforum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Recliforum

Fórum dedicado a concentrar informações relativas ao ciclismo alternativo, e com maior ênfase no ciclísmo reclinado no Brasil e demais países latinos.
 
InícioInício  RecliforumRecliforum  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Coroinha de 20 dentes

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

Coroinha de 20 dentes Empty
MensagemAssunto: Coroinha de 20 dentes   Coroinha de 20 dentes EmptyQua Mar 06, 2013 5:04 pm

Devido ao renovado interesse manifestado pelos amigos reclineiros do Grupo Zöhrer e do Recliforum, estou abrindo um tópico sobre as coroinhas de 20 dentes que venho usando já há tanto tempo com minhas pedivelas encurtadas.

As que eu uso são do modelo "Ringleader" da Action-Tec, em titânio (código 3020R4/3120).

Outra opção é a alemã Stambecco, disponível em alumínio ou aço V2A.

Essas coroinhas possuem 4 furos padrão 64 BCD, compatíveis com pedivelas comuns de MTB (cuja menor coroa costuma ser de 22 dentes), mas exigem uma pequena modificação na pedivela e nos parafusos de fixação da coroinha para que a corrente não encoste nos parafusos ou nos pequenos "postes" da pedivela onde entram os parafusos.

A modificação dos parafusos consiste em reduzir um pouco o diâmetro externo da cabeça. Isso pode ser feito facilmente em um torno.

A modificação da pedivela pode ser feita manualmente, com uma lima.

Seguem fotos de uma pedivela XT modificada. Observem os rebaixos nos postes que recebem os parafusos da coroinha.

Coroinha de 20 dentes Crank1s

Coroinha de 20 dentes Crank2su

Quem não quiser "por a mão na massa" pode pedir ao nosso encurtador oficial, o Arthur (www.hp3trikes.com.br) para fazer o serviço, juntamente com o encurtamento da pedivela.
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
ninocoutinho

ninocoutinho


Mensagens : 1279
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Itabira - MG

Coroinha de 20 dentes Empty
MensagemAssunto: Re: Coroinha de 20 dentes   Coroinha de 20 dentes EmptyQua Mar 06, 2013 8:49 pm

Roberto, minha coroinha 20T de titânio da actiontec foi instalada numa pedivela alivio encurtada pelo arthur, sem modificação nenhuma - nem nos parafusos, nem na pedivela. Corrente 9v, e padrão 4 furos e 64 BCD, tb. Foi o Davilson quem instalou. Nunca notei nenhuma interferência. Depois transferi essa coroinha pra uma pedivela acera (ou de linhagem semelhante) e eu mesmo vi fazerem na oficina, também não modificaram nada.

Adquiri umas coroinhas de inox da actiontec, também. Uma será instalada numa Deore, se já não foi instalada. Posso depois dar o relato aqui sobre ter precisado ou não de intervenção.

Na minha Miyamura minha pedivela é uma Deore XT bem antiga, de 5 furos, e já veio com coroinha de 20 dentes do camarada que me vendeu a pedivela. Uma vez pesquisei e não era difícil de achar essas coroinhas pra pedivela 5 furos - se não me engano, eram da Vuelta.
Ir para o topo Ir para baixo
artur elias

artur elias


Mensagens : 551
Data de inscrição : 11/02/2009

Coroinha de 20 dentes Empty
MensagemAssunto: Re: Coroinha de 20 dentes   Coroinha de 20 dentes EmptyQua Mar 06, 2013 8:59 pm


Eu tenho a coroinha Stambecco!

Comprei ano passado como parte de um plano para polir mais minha cadência,
e trabalhar com marchas mais apertadas entre si.

Troquei o cassete 11-34 por um 11-28 e para compensar a perda de marchas curtas -
a coroinha (Rotor Q-ring) menor era 24 - comprei essa 20.

Ficou ÓTIMO. Tive que fazer uma ligeira cirurgia (com lima, ferramenta elétrica expressamente des-recomendada no manual) no pedivela e algumas experimentações com a posição e os espaçadores, nada muito complicado.

Dou risada (por dentro) daqueles americanos gordos, machões e metidos do BROL que afirmam que "precisam" de coroas de 52 dentes ou até mais; e que não precisam de marchas curtas porque "quase não se usa"... Aposto que 80% dessa gente pedala com uma cadência ridiculamente lenta, super travado. Claro que alguns são realmente atletas e sabem do que estão falando, mas muitos estão deludidos. Tbém não posso falar, já pensei exatamente da mesma maneira...

Uma curiosidade sobre esse produto: o fabricante (ou ao menos projetista) é uma MULHER.

O manual é de uma minúcia que chega a ser engraçada para uma coisa tão simples. Se vê que ela tem muito orgulhoe capricho com o produto.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.pespracima.blogspot.com
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

Coroinha de 20 dentes Empty
MensagemAssunto: Re: Coroinha de 20 dentes   Coroinha de 20 dentes EmptyQua Mar 06, 2013 10:25 pm

artur elias escreveu:
Dou risada (por dentro) daqueles americanos gordos, machões e metidos do BROL que afirmam que "precisam" de coroas de 52 dentes ou até mais; e que não precisam de marchas curtas porque "quase não se usa"... Aposto que 80% dessa gente pedala com uma cadência ridiculamente lenta, super travado.
Podem ser também daquela turma de Bacchetta da Flórida. Lá é tudo plano!

Mas, no meio desses gordos pode haver também um ou outro animal. Eu mesmo (que não sou grande coisa) estou usando pedivela de 150 mm e 48x12 como relação mais pesada e achava que não precisaria de pinhão 11, mas não é que está fazendo falta? Se for para pedalar nas descidas (coisa que não faço), aí então é que faz falta mesmo! Para isso, uma coroa 52 não seria nada má... Pena que 48 já é o máximo que a pedivela aceita.

Falando em pedivelas e coroas, você ainda está usando Q-rings?
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

Coroinha de 20 dentes Empty
MensagemAssunto: Re: Coroinha de 20 dentes   Coroinha de 20 dentes EmptyQua Mar 06, 2013 10:33 pm

ninocoutinho escreveu:
Roberto, minha coroinha 20T de titânio da actiontec foi instalada numa pedivela alivio encurtada pelo arthur, sem modificação nenhuma - nem nos parafusos, nem na pedivela. Corrente 9v, e padrão 4 furos e 64 BCD, tb. Foi o Davilson quem instalou. Nunca notei nenhuma interferência. Depois transferi essa coroinha pra uma pedivela acera (ou de linhagem semelhante) e eu mesmo vi fazerem na oficina, também não modificaram nada.
É melhor conferir se a corrente "assenta" bem na coroa e se não toca a cabeça do parafuso ou o "poste" da pedivela.

ninocoutinho escreveu:
Na minha Miyamura minha pedivela é uma Deore XT bem antiga, de 5 furos, e já veio com coroinha de 20 dentes do camarada que me vendeu a pedivela. Uma vez pesquisei e não era difícil de achar essas coroinhas pra pedivela 5 furos - se não me engano, eram da Vuelta.
Essas de 5 furos antigas têm um BCD (diâmetro do círculo descrito pelos furos) diferente: 58 mm em vez dos 64 mm das pedivelas MTB de 4 furos. Por isso não exigem modificação alguma.
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

Coroinha de 20 dentes Empty
MensagemAssunto: Re: Coroinha de 20 dentes   Coroinha de 20 dentes EmptyQua Mar 06, 2013 10:42 pm

artur elias escreveu:
Troquei o cassete 11-34 por um 11-28 e para compensar a perda de marchas curtas -
a coroinha (Rotor Q-ring) menor era 24 - comprei essa 20.

Eu também experimentei trocar o cassete 11-36 por um 12-28 para ter as marchas mais juntas. Com a coroa 20, ainda tive marchas leves para subidas "normais", mas para subidas mais extremas, é mais tranquilo ir de 20x36 (lembrando que a roda de tração é 700c).

Agora estou usando um cassete "híbrido", feito a partir de pinhões do 11-36 e do 12-28: 13-14-15-17-19-22-25-28-32-36. Se os quatro maiores não estivessem presos a uma aranha de alumínio, eu espaçaria mais os pinhões maiores e juntaria mais os menores.
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
artur elias

artur elias


Mensagens : 551
Data de inscrição : 11/02/2009

Coroinha de 20 dentes Empty
MensagemAssunto: Re: Coroinha de 20 dentes   Coroinha de 20 dentes EmptyQua Mar 06, 2013 11:02 pm

Citação :

É melhor conferir se a corrente "assenta" bem na coroa e se não toca a cabeça do parafuso ou o "poste" da pedivela.


Isso mesmo.

Na verdade, acho que não tem como não 'conferir'. Enquanto não estiver tudo certinho, os ruídos serão fortes e a sensação subjetiva é de que a corrente vai arrebentar...

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.pespracima.blogspot.com
artur elias

artur elias


Mensagens : 551
Data de inscrição : 11/02/2009

Coroinha de 20 dentes Empty
MensagemAssunto: Re: Coroinha de 20 dentes   Coroinha de 20 dentes EmptyQua Mar 06, 2013 11:22 pm

Mordaz escreveu:
Falando em pedivelas e coroas, você ainda está usando Q-rings?

Sim. O conjunto de MTB 44-33-23 (falei antes que era 24, acho que me enganei; fiquei na dúvida), agora com a coroinha 20 que realmente uso pouco, mas quando é necessário, está lá.

Já pensei em trocar a grande por uma 48. Mas perderia a vantagem (ainda que um pouco controversa) da Q-ring (diâmetro real no ponto forte da pedalada de 46 dentes, e no ponto fraco, é como se ela fosse menor tbém = pedalada mais redonda).

Além disso, com 44x11 e pneu 26x1.5 ou 1.35, eu teria que pedalar a cerca de 49 kmh com uma cadência de 100 rpm, ou cerca de 45 kmh com 90 rpm - eu simplesmente não consigo fazer isso por mais do que algumas centenas de metros. Ou seja, é uma combinação que uso pouco. Exatamente uma vez por dia, geralmente; no final de uma certa descida e na reta subseqüente.

Se eu pedalo entre 35 e 40 kmh - coisa que até faço bastante - já preciso subir 4 ou 5 marchas (nesse cassete 'apertado') se quiser manter entre 90 e 100 rpm de cadência.

O que faria com uma coroa 48? acabaria subindo mais marchas no cassete; a única vantagem seria pedalar nas descidas a velocidades superiores a 50 km - coisa que na prática não existe no meu mundo real, porque nas descidas longas e/ou fortes já há riscos mais do que suficientes sem pedalar; dificilmente consigo deixar a bicicleta ir a mais de 60 (embora goste muito).

Atualmente poderia fazer quase tudo o que faço só com a coroa do meio e o cassete 11-28 de 9 marchas. Mas troco bastante para o coroão e até para a coroinha (fazendo trocas duplas, que são muito fáceis de fazer com trocador tipo grip shifter, se for de qualidade), com o intuito de distribuir um pouco o desgaste (a coroa do meio tende a gastar muito mais rápido, por motivos óbvios).

Uma vantagem de usar bastante o coroão, e até seria um argumento razoável (não deludido) para TER um coroão maior, é que assim você usa mais os pinhões um pouco maiores tbém - melhor eficiência e menor desgaste.




Última edição por artur elias em Qua Mar 06, 2013 11:28 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.pespracima.blogspot.com
artur elias

artur elias


Mensagens : 551
Data de inscrição : 11/02/2009

Coroinha de 20 dentes Empty
MensagemAssunto: Re: Coroinha de 20 dentes   Coroinha de 20 dentes EmptyQua Mar 06, 2013 11:23 pm


Ah, se alguém não conhece, aqui vai o calculador online que me ajudou a fazer essas escolhas de maneira informada e razoável.

O melhor que eu conheço pra esse tipo de coisa:

http://www.ritzelrechner.de/#
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.pespracima.blogspot.com
ninocoutinho

ninocoutinho


Mensagens : 1279
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Itabira - MG

Coroinha de 20 dentes Empty
MensagemAssunto: Re: Coroinha de 20 dentes   Coroinha de 20 dentes EmptyQui Mar 07, 2013 7:25 am

Mordaz escreveu:
É melhor conferir se a corrente "assenta" bem na coroa e se não toca a cabeça do parafuso ou o "poste" da pedivela.
artur elias escreveu:
Na verdade, acho que não tem como não 'conferir'. Enquanto não estiver tudo certinho, os ruídos serão fortes e a sensação subjetiva é de que a corrente vai arrebentar...
É bem isso aí. Rodo desse jeito há mais de um ano, foram mais de 4 mil km, mais da metade provavelmente na pedivela alivio, e o restante na acera ou sei lá qual é. Meio que não tem mais o que conferir. Mas, se um dia minha corrente estourar ali na coroinha, vou contar aqui e vcs podem rir de mim!! albino

artur elias escreveu:
O melhor que eu conheço pra esse tipo de coisa:

http://www.ritzelrechner.de/#
Ah, essa excelente! Vi há muito tempo atrás e não salvei nos bookmarks; acho que tinha sido dica do Helton ou alguém aí do sul. O seu quase xará Arthur Melo tem uma planilha em excel excelente, também, que merece ser estudada. Confesso que em geral penso mais nos extremos (ou "só" nos extremos) do que no escalonamento melhor distribuído. Tlvz pq os extremos é q façam diferença pra mim, mesmo (a falta de marcha leve, mata; e a falta de pesada, dá aflição), e me viro com cadências variadas, dependendo da marcha que tenho disponível pra percorrer certo trecho.
Ir para o topo Ir para baixo
Marcus Del Mastro

Marcus Del Mastro


Mensagens : 903
Data de inscrição : 25/03/2011
Idade : 49
Localização : Sorocaba - SP

Coroinha de 20 dentes Empty
MensagemAssunto: Re: Coroinha de 20 dentes   Coroinha de 20 dentes EmptyQui Mar 07, 2013 8:38 pm

artur elias escreveu:

Ah, se alguém não conhece, aqui vai o calculador online que me ajudou a fazer essas escolhas de maneira informada e razoável.

O melhor que eu conheço pra esse tipo de coisa:

http://www.ritzelrechner.de/#

Achei demais essa calculadora, era o meu sonho de consumo...rsss

Uma coisa que vc pode fazer é colocar um coroão e reduzir a amplitude do cassete
tem esse 14-25 Tiagra na CRC
http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=387

Pelo que tenho visto, essa história de buraco no cassete depende muito do terreno que está andando.
Se for um circuito quase plano, às vezes sente-se desconforto e queríamos ter até mesmo uma coroa com "meio dente" de diferença
(isso é possível se usar um sistema que utiliza corrente com elos mais curtos, isso existe, veja aqui no SheldonBrown)

Porém se for pedalar num sobe desce com grandes declividades, um casse 11-32 não parece ter buracos, pelo contrário, parece perfeito para o terreno.
Pois a velocidade varia muito rápido e no fim a sensação é que não há buracos e as marchas casam perfeitamente.

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.pocketcar.org
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

Coroinha de 20 dentes Empty
MensagemAssunto: Re: Coroinha de 20 dentes   Coroinha de 20 dentes EmptyQui Mar 07, 2013 10:00 pm

Marcus Del Mastro escreveu:
Pelo que tenho visto, essa história de buraco no cassete depende muito do terreno que está andando.
Se for um circuito quase plano, às vezes sente-se desconforto e queríamos ter até mesmo uma coroa com "meio dente" de diferença
(isso é possível se usar um sistema que utiliza corrente com elos mais curtos, isso existe, veja aqui no SheldonBrown)

Porém se for pedalar num sobe desce com grandes declividades, um casse 11-32 não parece ter buracos, pelo contrário, parece perfeito para o terreno.
Pois a velocidade varia muito rápido e no fim a sensação é que não há buracos e as marchas casam perfeitamente.
É exatamente essa a minha impressão. Para montanha, o 11-36 está ótimo. E para o plano, com eventuais morrinhos, o 12-28 serve bem. Pensei em combinar ambos em um monstro exponencial (com espaços maiores nas marchas mais leves e menores nas mais pesadas) para não ficar trocando de cassete, mas agora mudei de idéia. Vou montar uma roda separada para usar com tampão e cassete 12-28 (ou um 11-qualquer coisa).
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
Conteúdo patrocinado





Coroinha de 20 dentes Empty
MensagemAssunto: Re: Coroinha de 20 dentes   Coroinha de 20 dentes Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Coroinha de 20 dentes
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» outra opção de k7 com catraca de 9 dentes

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Recliforum :: Ciclismo reclinado geral-
Ir para: