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 opções garfos de carbono pra aro 26

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ninocoutinho

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MensagemAssunto: opções garfos de carbono pra aro 26    Qua Mar 27, 2013 6:42 pm

Olá, pessoal.

Estou pesquisando garfos de carbono pra aro 26, com espera para freio a disco, over. Mas a busca é meio triste. Principalmente por falta de informações - tanto do fabricante, quanto dos vendedores. Quando raramente dão a informação, dá aquela dúvida se aquela info está certa ou não.

Há inúmeras marcas sem nome no ebay, e estas estou desconsiderando. Acho que mesmo com qualquer marca há algum risco, afinal, tudo quebra, e também há pouca informação sobre quem produz, de fato, os garfos "de marca" - geralmente, são os produtores "sem marca", mesmo. Mas tenho q ir eliminando algumas coisas. Bem, outro dia li um comentário do Ricardo Muhle (pra quem não sabe, um dos caras top em reparos em carbono, no brasil) falando de absurdos que ele anda vendo nessas peças xing ling de carbono. Então, acho melhor evitar.

Eu também tenho outro critério: a distância axle-to-crown, que seria a distância do eixo até o começo da espiga. Em geral, os garfos disponíveis são "grandes". Isso pq costumam ser "suspention-corrected", ou seja, são projetados pra substituir suspensões de 80mm ou 100mm. Em bikes convencionais é algo crítico, pois sem essa "correção" a frente da bike pode ficar baixa e dizem que há até casos em que o pedal começa a bater mais no chão. Bem, em reclinadas, ou ao menos na minha busca, é quase que o contrário, pois um garfo grande pode elevar o movimento central muito mais do que vc está planejando. Sei que há outras implicações, como mudanças no ângulo do headtube e tal, mas um pedivela lá nas alturas nem sempre é a melhor opção - especialmente quando está se pensando em visibilidade e também qndo não se está pensando em ângulos tão deitados do assento (caso em que pedivela mais alto "fecha" mais o ângulo entre pernas e tronco)

Assim, buscaria garfos próximos a 40cm de axle-to-crown, que é praticamente sem correção. Ah, outro detalhe das medidas grandes de axle-to-crown é que elas acabam permitindo, também, o uso de pneus 29er. Garfos de 45cm costumam permitir - é legal, versátil, mas tem esse problema de ficar elevando a frente, as pernas e tudo mais.

Dos garfos da Trigon, não há informações detalhadíssimas no site da trigon, mas em certos anúncios há, e aí dá alguma dúvida, pois não dá pra saber se estão corretas. Por exemplo, alguns garfos de 2012 tem axle-to-crown de 42 cm. No entanto, os garfos de 2013 que vi tem essa medida em 44,5 cm. Exemplos de dois anúncios:

2012
2013

Esse é um dos garfos que mais tem oferta no eBay. Uma marca que anda popular no brasil, mas tem pouca oferta de garfos de carbono no eBay, é a Mosso. O site é vergonhoso, não tem nada de informação sobre os garfos - só fotos - e as infos que tem são terríveis. todos os garfos são feitos do mesmo material e quase todos tem o mesmo peso hahaha!! Mas há dois anúncios no eBay desses garfos:

Mosso 1 = A-C 41cm
Mosso 2 = A-C 41.7cm

Eles são mais em conta, e não são "grandes", mas há um problema sério: espiga curta. Esses 21 ou 23 cm não vão me servir.

Há uma "marca" nova, tal de Climax, que tem um garfo que parece interessante, inteiro de carbono, bem leve pra garfos 26'' (460g, a maioria é bem mais, já de 700c costuma ser menos), tem A-C de 41cm e espiga longa, mas nem há muitas vendas, ainda... difícil confiar:

Climax

Tem também dois garfos da Saso, teoricamente uma marca alemã, mas deve ser feito lá nos orientes, que tem um q tem um A-C legal, o outro não menciona, mas os dois são pesadões! Mais de 800g! Por esse peso e preço, ficaria com um alumínio qualquer:

Saso 818g A-C 405mm
Saso 850g

Outro desconhecido é um tal de Omni Racer. São 41 de A-C, peso de 530g. Um pouco mais salgado que os outros. Mas... sei lá que garfo pode ser esse.

Omni

Uma marca que achei muito interessante pela quantidade de ofertas de geometria, e detalhamento "das mesmas", é a eXotic. Aqui é possível ver a lista de garfos, também comercializados via eBay. Bem, esses garfos deles têm esse design mais parecido com uma suspensão, tipo um "T", e não um "U", e não sei exatamente o que pode querer dizer isso. Também não sei se esse desenho pode afetar a rota de corrente numa reclinada. Mas o legal é q, entre as muitas opções, tem uma com A-C de 39cm, algo mais semelhante a garfos de estrada:

eXotic 39cm a-C

Eles não primam por leveza. Esse aí, por exemplo, é 760g. Mas se isso se traduzir em resistência e melhor absorção de impactos do q alumínio, acho vantagem.

Acabou q, por causa dessa marca, descobri uma linha de garfos de "trekking", que costumam ter A-C menores. Deles mesmos tem esse:

eXotic treeking 700C

E aí descobri pelo menos outros dois: um é da PZRacing, que no site dela mesma não tem infos, mas numa loja achei a distância a-c de 385mm:

PZRacing

E um da Kinesis que parece q ainda vai ser lançado. Ainda não tem na CRC, na Wiggle, mas está previsto pra meados de abril:

Kinesis

Achei interessante e mais confiável. A-C de 405mm, peso de 625g e o frete da CRC é o tradicional de sempre, de 10 dólares. Estou mais inclinado a este, mas teria de esperar.

Alguém mais fez pesquisas sobre esses garfos? Algum palpite ou dica a dar? Acredito que garfos tenham grandes chances de sofrerem taxação, mas encomendaria preparado para tal.

Abraços,


Nino
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Mordaz

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MensagemAssunto: Re: opções garfos de carbono pra aro 26    Qua Mar 27, 2013 7:45 pm

Fizeste uma pesquisa e tanto...

Cuidado com esse vendedor "joeyangair2010" do eBay. Fiz uma compra com esse cara, não recebi (o nosso correio perdeu o pacote) e ele não me devolveu o dinheiro nem mandou de novo.

É para a Flex ou a MP?


Coincidentemente, voltei a contemplar a possibilidade de adquirir uma Bacchetta Corsa. A versão para rodas 650c (eu usaria com rodas 26") esteve em falta, mas agora já está de novo disponível. Com pneus de 28 mm a 32 mm (talvez até 35 mm), seria uma recli mais "uso geral" sem perder o feeling de estradeira (eu acho).

Com certeza a Corsa não é mais rápida que a minha Performer como está, mas certamente será melhor escaladeira. Alias, no segundo review da MP no BROL, o tal do Bryan Ball disse que a MP é equivalente à Metaphysic nesse aspecto - acho estranho esse "detalhe" ser tão pouco comentado e todos dizerem que a MP é tão boa escaladora. Eu prefiro high-racers "stick". Tenho dificuldade em assimilar as curvas da MP como algo positivo.

Bom mesmo seria uma Carbent, tanto pela leveza quanto pela geometria atualmente idêntica à da minha querida HP3, mas está difícil trazer...

Voltando ao assunto, por conta de reconsiderar uma Corsa, fiz uma rápida pesquisa de garfos 650c. Chato que aqueles Easton full carbon e aero tenham sumido. Só achei um tal de Zero com espiga de alumínio, que talvez não seja uma má opção, pois dá para desmontar e remontar o garfo sem torquímetro e apertar à vontade.

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ninocoutinho

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MensagemAssunto: Re: opções garfos de carbono pra aro 26    Qua Mar 27, 2013 8:29 pm

Mordaz escreveu:
Cuidado com esse vendedor "joeyangair2010" do eBay. Fiz uma compra com esse cara, não recebi (o nosso correio perdeu o pacote) e ele não me devolveu o dinheiro nem mandou de novo.
Obrigado pelo toque. Devo fazer outras compras pelo ebay, em breve, e é bom estar esperto. Se bem que esse aí seria um que eu não desconfiaria, pelos 99 e tantos % de positive feedback.

Mordaz escreveu:
É para a Flex ou a MP?

Coincidentemente, voltei a contemplar a possibilidade de adquirir uma Bacchetta Corsa. A versão para rodas 650c (eu usaria com rodas 26") esteve em falta, mas agora já está de novo disponível. Com pneus de 28 mm a 32 mm (talvez até 35 mm), seria uma recli mais "uso geral" sem perder o feeling de estradeira (eu acho).
Então, quando páro e faço contas, as contas pendem pra Bacchetta! Uma Strada pelo preço, ou uma Giro ATT por mais versatilidade (acho que me refiro a freio a disco na traseira) e pela pretensa rigidez a mais. Mas não sei. Olhei uma opção diferente da MP, q seria SEM garfo e SEM assento, como os kits da bacchetta. Seriam 880 euros. Ou seja, metade duma carbon aero, ou 300 doletas a mais duma Corsa.

Mordaz escreveu:
Com certeza a Corsa não é mais rápida que a minha Performer como está, mas certamente será melhor escaladeira. Alias, no segundo review da MP no BROL, o tal do Bryan Ball disse que a MP<CORSA> é equivalente à Metaphysic nesse aspecto - acho estranho esse "detalhe" ser tão pouco comentado e todos dizerem que a MP é tão boa escaladora. Eu prefiro high-racers "stick". Tenho dificuldade em assimilar as curvas da MP como algo positivo.
Nem lembrava desse trecho do review dele (que aliás acho vc escreveu errado aí, onde marquei <CORSA>). E tenho impressão de q li muitas vezes. Outro dia vi num tópico a Giro do forista Steamer, e fascinei. Fiquei pensando "pohan, bem que alguém podia me garantir que essa merda sobe bem!". HAHAHA!! Achei, era esta aqui:



Mordaz escreveu:
Voltando ao assunto, por conta de reconsiderar uma Corsa, fiz uma rápida pesquisa de garfos 650c. Chato que aqueles Easton full carbon e aero tenham sumido. Só achei um tal de Zero com espiga de alumínio, que talvez não seja uma má opção, pois dá para desmontar e remontar o garfo sem torquímetro e apertar à vontade.
O que acho chato dos Easton é o precinho rsrsrs!!! Não o mais caro do mundo, mas sempre acima desses trigon da vida. E tb tenho tendência a preferir as espigas de alumínio...

PS: finalmente descobri o que achava ser um bug do meu teclado, mas é uma censura! qndo escrevo POHA (com dois RRs), o resultado no fórum é uma série de interrogações "?????"
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MensagemAssunto: Re: opções garfos de carbono pra aro 26    Qua Mar 27, 2013 10:34 pm

ninocoutinho escreveu:
Mordaz escreveu:
Cuidado com esse vendedor "joeyangair2010" do eBay. Fiz uma compra com esse cara, não recebi (o nosso correio perdeu o pacote) e ele não me devolveu o dinheiro nem mandou de novo.
Obrigado pelo toque. Devo fazer outras compras pelo ebay, em breve, e é bom estar esperto. Se bem que esse aí seria um que eu não desconfiaria, pelos 99 e tantos % de positive feedback.
O problema do eBay é que nossas compras demoram tanto para chegar que excedem os prazos para avaliar ou contestar alguma coisa.

ninocoutinho escreveu:
Mordaz escreveu:
É para a Flex ou a MP?

Coincidentemente, voltei a contemplar a possibilidade de adquirir uma Bacchetta Corsa. A versão para rodas 650c (eu usaria com rodas 26") esteve em falta, mas agora já está de novo disponível. Com pneus de 28 mm a 32 mm (talvez até 35 mm), seria uma recli mais "uso geral" sem perder o feeling de estradeira (eu acho).
Então, quando páro e faço contas, as contas pendem pra Bacchetta! Uma Strada pelo preço, ou uma Giro ATT por mais versatilidade (acho que me refiro a freio a disco na traseira) e pela pretensa rigidez a mais. Mas não sei. Olhei uma opção diferente da MP, q seria SEM garfo e SEM assento, como os kits da bacchetta. Seriam 880 euros. Ou seja, metade duma carbon aero, ou 300 doletas a mais duma Corsa.

Mordaz escreveu:
Com certeza a Corsa não é mais rápida que a minha Performer como está, mas certamente será melhor escaladeira. Alias, no segundo review da MP no BROL, o tal do Bryan Ball disse que a MP<CORSA> é equivalente à Metaphysic nesse aspecto - acho estranho esse "detalhe" ser tão pouco comentado e todos dizerem que a MP é tão boa escaladora. Eu prefiro high-racers "stick". Tenho dificuldade em assimilar as curvas da MP como algo positivo.
Nem lembrava desse trecho do review dele (que aliás acho vc escreveu errado aí, onde marquei <CORSA>). E tenho impressão de q li muitas vezes. Outro dia vi num tópico a Giro do forista Steamer, e fascinei. Fiquei pensando "pohan, bem que alguém podia me garantir que essa merda sobe bem!". HAHAHA!! Achei, era esta aqui:
Errei mesmo, mas você entendeu. Wink

Essa Giro ficou bonita mesmo. Bobeira minha, mas uma coisa que eu lamento é eles não fazerem mais a Corsa nessa cor amarela (que eles chamam de "mango"). O cinza também serve, mas não engulo aquela faixa branca...

Mas para usar carregada assim... talvez uma recli com CG mais para frente seja melhor. Não sei se a MP seria melhor nesse aspecto devido ao entre-eixos mais curto, mas no olho, parece que o CG dela é mais para frente, não?

ninocoutinho escreveu:
Mordaz escreveu:
Voltando ao assunto, por conta de reconsiderar uma Corsa, fiz uma rápida pesquisa de garfos 650c. Chato que aqueles Easton full carbon e aero tenham sumido. Só achei um tal de Zero com espiga de alumínio, que talvez não seja uma má opção, pois dá para desmontar e remontar o garfo sem torquímetro e apertar à vontade.
O que acho chato dos Easton é o precinho rsrsrs!!! Não o mais caro do mundo, mas sempre acima desses trigon da vida. E tb tenho tendência a preferir as espigas de alumínio...
É, mas lembra que tinha alguém vendendo uns Easton 650c por menos de 100 doletas?

ninocoutinho escreveu:
PS: finalmente descobri o que achava ser um bug do meu teclado, mas é uma censura! qndo escrevo POHA (com dois RRs), o resultado no fórum é uma série de interrogações "?????"
Deixa eu experimentar: ????? É mesmo! Que ????? é essa?
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Mordaz

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MensagemAssunto: Re: opções garfos de carbono pra aro 26    Qua Mar 27, 2013 10:44 pm

Já que estamos avaliando opções: uma raramente considerada é a Slyway. Agora está com o ângulo da caixa corrigido para 73° (igual ao da Bacchetta Corsa). É mais cara que a Corsa, mas fico pensando na possibilidade de instalar um banco alternativo (não gosto do original), aproveitando o sistema de fixação original, que é excelente em termos de rigidez. Também a acho superior em distribuição de peso (pelo menos melhor que a Corsa ela é). Uma coisa que não gosto é a roldana fixa (que não corre lateralmente conforme a posição da corrente).

Aqui vai um comparativo de preços que fiz há algum tempo:

Citação :

FRAMESET + CARBON SEAT + FULL CARBON FORK:
==========================================



Metaphysic via RBR:

Base Configuration Frame kit 1699
Frame Color Pearl White 0
Drivetrain
Shifter
Idler MetaBikes over/under polymer 0
Fork Bontrager Road Race carbon fork 0
Wheels
Brake
Tires
Seat Carbon fiber 149
Handlebar MetaBikes open cockpit bars 0
- Accessories -
Headrest
Kickstand
Rack
Ventisit
MetaMousse
Total $1848 USD



Slyway Team:

Frame
aluminium alloy 7020, made in Italy
Rear frame
fit 130 mm road rear hub, 650c rear wheel, caliper brake
Fork
carbon fork 650c, steerer 1"1/8, caliper brake
Stem
aluminium alloy 7020, made in Italy
Handlebar
Open Cockpit or Praying Mantis
Seat
Morpehus aluminium alloy 7020, made in Italy
Included parts
integrate head set 1"1/8, seat post, chain idler, inox bolts
Colours
Colours: white-green, white-red, black-white

€ 1.620 = $2097 USD -12%VAT = $1657 USD



Bacchetta Corsa:

The frame kit, $800 plus full carbon fork $300, velo clamps ($24), and
carbon seat $450 will retail for $1574. The carbon seat will come with
hardware compatible to mount onto the Bacchetta seat clamp. Any hardshell
seat will attach to the seat clamp as long as you have our hardware, which
can be purchased separately by itself for $60.

$1550 USD



Bacchetta CA2.0:

$3000 USD
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Marcus Del Mastro

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MensagemAssunto: Re: opções garfos de carbono pra aro 26    Qui Mar 28, 2013 9:08 pm

?????!
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ninocoutinho

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MensagemAssunto: Re: opções garfos de carbono pra aro 26    Seg Abr 01, 2013 10:11 am

Mordaz escreveu:
Voltando ao assunto, por conta de reconsiderar uma Corsa, fiz uma rápida pesquisa de garfos 650c. Chato que aqueles Easton full carbon e aero tenham sumido. Só achei um tal de Zero com espiga de alumínio, que talvez não seja uma má opção, pois dá para desmontar e remontar o garfo sem torquímetro e apertar à vontade.
Não sei se já comprou ou se já viu - na verdade nem sei se a oferta é boa, mas me pareceu, por 100 doletas na bikewagon, 420g, full carbon:

http://www.bikewagon.com/road/forks-headsets/cannondale-slice-650c-aero-carbon-fork-1-1-8in-green

Achei por acaso. Mas ainda estou entre aquele da Kinesis, e o PZRacing. Os dois tem na CRC. Mandei uma pergunta na CRC pra saber o axle-to-crown do PZ, que não é informado, queria só confirmar se são os mesmos 385mm informados em outra loja. A resposta foi:

Citação :
I have requested the information which you have enquired about from our warehouse where the bikes are kept. As soon as I have the requested information I will then forward it on to you.
Sei lá se receberei mesmo essa confirmação. Tlvz seja uma resposta padrão. Também mandei a pergunta pra própria PZracing, ainda sem sucesso de resposta.

Mordaz escreveu:
Essa Giro ficou bonita mesmo. Bobeira minha, mas uma coisa que eu lamento é eles não fazerem mais a Corsa nessa cor amarela (que eles chamam de "mango"). O cinza também serve, mas não engulo aquela faixa branca...

Mas para usar carregada assim... talvez uma recli com CG mais para frente seja melhor. Não sei se a MP seria melhor nesse aspecto devido ao entre-eixos mais curto, mas no olho, parece que o CG dela é mais para frente, não?
Também acho que a MP pode ficar melhor nesse aspecto. Dá pra ver nas duas bikes que ele tem, a Giro e a Metaphrastic, como a posição do banco em relação à roda traseira é diferente, e em relação ao próprio entre-eixos.
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Mordaz

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MensagemAssunto: Re: opções garfos de carbono pra aro 26    Seg Abr 01, 2013 11:22 am

ninocoutinho escreveu:
Mordaz escreveu:
Voltando ao assunto, por conta de reconsiderar uma Corsa, fiz uma rápida pesquisa de garfos 650c. Chato que aqueles Easton full carbon e aero tenham sumido. Só achei um tal de Zero com espiga de alumínio, que talvez não seja uma má opção, pois dá para desmontar e remontar o garfo sem torquímetro e apertar à vontade.
Não sei se já comprou ou se já viu - na verdade nem sei se a oferta é boa, mas me pareceu, por 100 doletas na bikewagon, 420g, full carbon:

http://www.bikewagon.com/road/forks-headsets/cannondale-slice-650c-aero-carbon-fork-1-1-8in-green

Gostei! Ficaria super numa Slyway branca e verde.


ninocoutinho escreveu:
Mordaz escreveu:
Mas para usar carregada assim... talvez uma recli com CG mais para frente seja melhor. Não sei se a MP seria melhor nesse aspecto devido ao entre-eixos mais curto, mas no olho, parece que o CG dela é mais para frente, não?
Também acho que a MP pode ficar melhor nesse aspecto. Dá pra ver nas duas bikes que ele tem, a Giro e a Metaphrastic, como a posição do banco em relação à roda traseira é diferente, e em relação ao próprio entre-eixos.

Pretende usar tiller ou OC na MP?
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MensagemAssunto: Re: opções garfos de carbono pra aro 26    Seg Abr 01, 2013 12:09 pm

Mordaz escreveu:
Gostei! Ficaria super numa Slyway branca e verde.
Esqueci de comentar mas óbvio que não lhe é novidade: fico tentando entender pq bacchetta/rans/volae não aderem ao 'boom' ajustável como das slyways canetudas. Em vez disso, eles ficam trabalhando com tamanhos de quadro diferentes. Acredito q a slyway também se beneficiaria em ter muitos tamanhos, pois acho que extremos não são atendidos - tanto que teve que fazer cirurgias pra atender a Leo - mas a solução dela é muito melhor e não teria esses problemas como banco muito pra trás pra pernudos ou muito pra frente e consequentemente alto pros baixinhos. (afetando tb em diferentes distâncias altura banco/altura bb. a da leo por exemplo acho pouco, mas acho que só seria prejudicial se ele usasse o banco mais deitado)

Mordaz escreveu:
Pretende usar tiller ou OC na MP?
O tiller seria uma das únicas certezas. O resto é incógnita. Andei trocando umas mensagens com o Mika e com o Steamer, e foi proveitoso e esclarecedor. Meio q já decidi aro 26. Ainda assim, faltam umas coisas. Como o garfo. Se a montagem MPhysic dá uma dirigibilidade perfeita (nem sei se dá) com garfo de estrada 'padrão' (digamos q com rake de 45mm), se eu colocar um garfo pra 700c como estou pensando, mas usando aro 26, o ângulo do headtube vai ficar mais em pé, não? O que não sei se afetaria o trail positiva ou negativamente (deixando a direção mais mole ou mais dura...). ou seja, o ideal seria cogitar um rake maior?

Os 73 graus do headtube da slyway, por exemplo, são pensados pra funcionar com garfos 650c de 45 de rake?

Acredito até que qualquer solução fique mais ou menos aceitável, até pq o pessoal faz de tudo com essas trocas de garfo e rodas nas Meta, mas se o investimento é tão sério como esse, o negócio precisava ser mais certeiro. E não consegui essas informações do Elias. Talvez o Marcus consiga medir o headtube da Metaphysic pelas imagens. Do meu jeito escroto aqui, peguei 74 graus. Tlvz seja maior, pra acomodar os ângulos mais deitados gerados pelos garfos maiores. Da Metaphrastic, por exemplo, achei 68 graus. Mesma coisa das Metamorph, q são aquelas com suspensão - o que é compreensível, já que o garfo de carbono das Mphrastic é suspention-corrected. Claro que tinha que ver a influência disso no trail. Não cheguei a essas contas, mas no meu jeito estranho de medir, o trail das mphrastic dá pelo menos o dobro da mphysic.

Deixando claro q a mphrastic nem é minha preocupação, já que me livraria dessa questão escolhendo meu próprio garfo.
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Marcus Del Mastro

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MensagemAssunto: Re: opções garfos de carbono pra aro 26    Seg Abr 01, 2013 4:47 pm

Nino, manda as fotos (ou o link) que eu meço o ângulo e o trail.

Mande também as medidas dos garfos (axle-to-crown e o offset do garfo) que está pensando, pois isso certamente mudará os ângulos também.

Abraços

PS: Axle to crown... crown é exatamente onde? A base do cone que tem a pista de rolamentos?


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MensagemAssunto: Re: opções garfos de carbono pra aro 26    Seg Abr 01, 2013 5:16 pm

Marcus Del Mastro escreveu:
PS: Axle to crown... crown é exatamente onde? A base do cone que tem a pista de rolamentos?
Isso mesmo. É onde assenta a "crown race" (pista sobre a qual corre o rolamento de baixo da caixa).

Aqui vai o link de uma foto grande da MP em sua versão "road", vista de lado.
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Marcus Del Mastro

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MensagemAssunto: Re: opções garfos de carbono pra aro 26    Seg Abr 01, 2013 9:38 pm

Roberto e Nino,

Medi 72,9 graus (nossa que precisão...rsss),
mas a foto está bem distorcida, deve ter sido batida de muito perto,
tanto que desisti de colocá-la em escala para medir o trail...
(que aliás é bem pequeno, deve ficar um pouco nervosa nessa configuração)
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MensagemAssunto: Re: opções garfos de carbono pra aro 26    Seg Abr 01, 2013 10:21 pm

Será que com essas do site, limpadas, dá? Mesmo sendo pequenas? E mesmo que não fique ultra preciso? Valeria, mesmo com alguma imprecisão, pra fazer um exercício de comparação entre os trails com os diversos garfos e rodas e associar ao que os usuários costumam relatar, ou ja relataram cyclops :

Physic (nessa o cubo dianteiro aparece com extremo dos eixos não alinhados... não sei se está apropriada):
http://www.meta-bikes.com/images/mp_sram_790.jpg

Phrastic 26:
http://www.meta-bikes.com/images/ms26_shim_790.jpg

Randonneur (é uma phrastic 28, mesmo garfo da anterior):
http://www.meta-bikes.com/images/rd_1200.jpg

Caso se divirta mesmo com isso geek , tenta simular o quadro, com aro 26 (provavelmente 26x1.35, não sei como calcular o diâmetro ou o raio, na real) com um garfo de 400mm de A-C e 48mm de rake (Kinesis DC 37***); e um com 385mm de A-C e 45mm de rake (PZRacing CR6.1F). Com medidas resultantes de altura do banco e pedivela HAHAHAHHAHAH!!!

*** fróids é q no site da Kinesis diz rake de 48 ou 50mm, e A-C de 400mm; enquanto na CRC o rake é 45 e o A-C é 405mm (assumindo que crown height = axle to crown)

Grato!! pirat
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MensagemAssunto: Re: opções garfos de carbono pra aro 26    Seg Abr 01, 2013 10:45 pm

Marcus Del Mastro escreveu:
Roberto e Nino,

Medi 72,9 graus (nossa que precisão...rsss),
mas a foto está bem distorcida, deve ter sido batida de muito perto,
tanto que desisti de colocá-la em escala para medir o trail...
(que aliás é bem pequeno, deve ficar um pouco nervosa nessa configuração)

Com esse ângulo e o diâmetro da roda já dá para calcular o trail. Eu costumo usar esta calculadora. O offset do garfo influencia pouco em comparação com a influência do ângulo da caixa.
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MensagemAssunto: Re: opções garfos de carbono pra aro 26    Seg Abr 01, 2013 11:42 pm

Acabei de perceber que cometi um erro primário ali pra cima tongue . Pelo menos UM, eu percebi rsrsrs vc devem ter sacado, também. Bem, vou aqui brincar com uns triângulos enquanto isso rsrsrss!!

E vou considerar esses dados que o Roberto deu no tópico da slyway:

Citação :
1) Slyway original, c/ rodas 650c, pneus de 23 mm, ângulo do headtube = 70°, offset do garfo = 43 mm -----> TRAIL = 66 mm

2) Slyway, mesma configuração acima, mas trocando o garfo por um que tenha 50 mm de offset -----> TRAIL = 59 mm

3) Bacchetta, c/ rodas 650c, pneus de 23 mm, ângulo do headtube = 73°, offset do garfo = 43 mm -----> TRAIL = 49 mm

4) Slyway com garfo e rodas 20" (451 mm), ângulo do headtube = 72,8º, offset do garfo = 33 mm -----> TRAIL = 44 mm
Essa medida da atual configuração da sua Slyway é semelhante à da sua HP3? Não falo da sensação, q vc disse ser semelhante, mas a medida, mesmo.

Deixa eu brincar mais antes de falar mais besteira... confused
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ninocoutinho

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MensagemAssunto: Re: opções garfos de carbono pra aro 26    Ter Abr 02, 2013 7:26 am

Moçada, trigonometria ficou há uns dez anos pra trás, tá? study

Fiz uns rabiscos aqui e, considerando que uma Mphysic com headtube a 73 graus e garfo de 370mm de A-C (o tamanho do garfo não influencia no trail, mas preciso estimar o tamanho pra ter noção da mudança de ângulo, mudando garfo), achei uns 60mm de trail com 700x23 e offset de 40mm (e 55 com offset 45 e 50 com offset 50).

Trocando o garfo por um com 400mm, o ângulo do headtube iria pra 71,5 - com um trail pra 26x1.35, de 62mm com offset de 40mm, 57mm com offset de 45mm e 52mm com offset de 50mm. Se o garfo fosse de 385mm, o ângulo iria pra 72,3 graus, com um trail pra 26x1.35, de 58mm com offset de 40mm, 53mm com offset de 45mm e 47mm com offset de 50mm. Sei q minhas contas não são confiáveis pois aproximo aqui e ali, mas a princípio, parece que o garfo 'menor' realmente é mais vantagem por deixar o trail 'menos pequeno' e, qnto mais offset, dentro desses limites, melhor.

Difícil é confiar na informação dos fabricantes. Veja o mesmo garfo da Kinesis, no site de Taiwan, e no site inglês. Se o offset fosse de 50mm, como a informação taiwanesa, resultaria em quase que o mesmo trail do PZracing. Mas do PZracing também é fróids, as infos de A-C estão numa loja.

scratch

EDIT: esqueci de dar os créditos de cálculos. ontem fiquei em casa com caneta e papel, uma tabela de seno e cosseno e uma fita métrica. quase não saí do lugar! hoje usei esta tabela de diâmetros e esta calculadora de triângulos, além do calculador de trails cujo link ficou na página anterior.
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ninocoutinho

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MensagemAssunto: Re: opções garfos de carbono pra aro 26    Ter Abr 02, 2013 8:37 am

Pra quem pensa numa Meta pra tour, com aro 26, acredito que uma boa opção seja este garfo da Surly, que tem um pequeno a-c, de 376mm, deixando o headtube a 72,7 graus (de novo, considerando que com o garfo 'padrao' de estrada, o angulo seria 73 graus) e gerando trails aceitáveis (53mm pra pneus 26x1.75, q costuma ser um pneu comum de tour). Ainda seria um garfo de cromo bem reliable e nada absurdamente pesado, coisa de 1kg (entre 300 e 400g mais pesado que os garfos de carbono q tenho pesquisado). Acho que é opção bem melhor q aqueles garfos de carbono da MPhrastic que deitam muito o ângulo da direção e jogam o trail lá pras cucuias, além de elevarem excessivamente o mov. central.
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Mordaz

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MensagemAssunto: Re: opções garfos de carbono pra aro 26    Ter Abr 02, 2013 12:44 pm

ninocoutinho escreveu:
Acabei de perceber que cometi um erro primário ali pra cima tongue . Pelo menos UM, eu percebi rsrsrs vc devem ter sacado, também. Bem, vou aqui brincar com uns triângulos enquanto isso rsrsrss!!

E vou considerar esses dados que o Roberto deu no tópico da slyway:

Citação :
1) Slyway original, c/ rodas 650c, pneus de 23 mm, ângulo do headtube = 70°, offset do garfo = 43 mm -----> TRAIL = 66 mm

2) Slyway, mesma configuração acima, mas trocando o garfo por um que tenha 50 mm de offset -----> TRAIL = 59 mm

3) Bacchetta, c/ rodas 650c, pneus de 23 mm, ângulo do headtube = 73°, offset do garfo = 43 mm -----> TRAIL = 49 mm

4) Slyway com garfo e rodas 20" (451 mm), ângulo do headtube = 72,8º, offset do garfo = 33 mm -----> TRAIL = 44 mm
Essa medida da atual configuração da sua Slyway é semelhante à da sua HP3? Não falo da sensação, q vc disse ser semelhante, mas a medida, mesmo.

Deixa eu brincar mais antes de falar mais besteira... confused

HP3 com rodas 700c, pneus de 23 mm, ângulo do headtube = 72°, offset do garfo = 45 mm -----> TRAIL = 57 mm

(Talvez seja mais um pouco, pois não tenho certeza de que o offset do garfo é mesmo 45 mm, mas mesmo que seja 44 mm ou 43 mm, dá uma diferença de, no máximo, 2 mm.) E, a título de curiosidade:

Performer HR700, pneus de 23 mm, ângulo do headtube = 71.5°, offset do garfo = 45 mm -----> TRAIL = 60 mm

(Nessa o garfo tem offset de 45 mm, com certeza - está escrito nele!)

Mais uma das minhas impressões não comprovadas cientificamente: Parece-me que rodas maiores precisam de um trail maior para apresentarem "wheel flop" (tendência da roda tombar para os lados quando se solta o guidão). A HP3 não tem essa tendência, comportando-se como uma speed. A Slyway da Leo, mesmo com um ângulo de headtube um pouco maior, apresenta algum flop. Faz sentido, pois considerando-se que o wheel flop é proporcional à medida na qual a frente da recli abaixa quando se vira o guidão para o lado, é evidente que será maior quanto menor for a roda (um mesmo arco de círculo corresponde a uma distância vertical maior quando se usa uma roda menor).

Atualmente, se eu fosse construir uma recli custom para a Leo, usaria um ângulo de headtube maior. Para meu uso, seriam 73° para rodas 26" e 72° para rodas 700c.
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MensagemAssunto: Re: opções garfos de carbono pra aro 26    Ter Abr 02, 2013 1:36 pm

ninocoutinho escreveu:
Será que com essas do site, limpadas, dá? Mesmo sendo pequenas? E mesmo que não fique ultra preciso? Valeria, mesmo com alguma imprecisão, pra fazer um exercício de comparação entre os trails com os diversos garfos e rodas e associar ao que os usuários costumam relatar, ou ja relataram cyclops :

Physic (nessa o cubo dianteiro aparece com extremo dos eixos não alinhados... não sei se está apropriada):
http://www.meta-bikes.com/images/mp_sram_790.jpg

Phrastic 26:
http://www.meta-bikes.com/images/ms26_shim_790.jpg

Randonneur (é uma phrastic 28, mesmo garfo da anterior):
http://www.meta-bikes.com/images/rd_1200.jpg

Caso se divirta mesmo com isso geek , tenta simular o quadro, com aro 26 (provavelmente 26x1.35, não sei como calcular o diâmetro ou o raio, na real) com um garfo de 400mm de A-C e 48mm de rake (Kinesis DC 37***); e um com 385mm de A-C e 45mm de rake (PZRacing CR6.1F). Com medidas resultantes de altura do banco e pedivela HAHAHAHHAHAH!!!

*** fróids é q no site da Kinesis diz rake de 48 ou 50mm, e A-C de 400mm; enquanto na CRC o rake é 45 e o A-C é 405mm (assumindo que crown height = axle to crown)

Grato!! pirat

Parecem perfeitas as fotos... e os dados.
A primeira é aro 700?
Alguém chutaria o tamanho dos pneus? rsss (ajudaria).
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MensagemAssunto: Re: opções garfos de carbono pra aro 26    Ter Abr 02, 2013 1:39 pm

Mordaz escreveu:
HP3 com rodas 700c, pneus de 23 mm, ângulo do headtube = 72°, offset do garfo = 45 mm -----> TRAIL = 57 mm

(Talvez seja mais um pouco, pois não tenho certeza de que o offset do garfo é mesmo 45 mm, mas mesmo que seja 44 mm ou 43 mm, dá uma diferença de, no máximo, 2 mm.) E, a título de curiosidade:

Performer HR700, pneus de 23 mm, ângulo do headtube = 71.5°, offset do garfo = 45 mm -----> TRAIL = 60 mm

(Nessa o garfo tem offset de 45 mm, com certeza - está escrito nele!)

Mais uma das minhas impressões não comprovadas cientificamente: Parece-me que rodas maiores precisam de um trail maior para apresentarem "wheel flop" (tendência da roda tombar para os lados quando se solta o guidão). A HP3 não tem essa tendência, comportando-se como uma speed.
Então, no fundo, qualquer das opções acima estariam ok, não? Vou resumir com as opções segundo as fontes existentes (para pneus 26x1.35):

garfo A-C headtubeoffsetTRAIL
PZRacing CR6.1385mm 72.28 45mm 53 mm
Kinesis DC37 taiwan 400mm 71.550mm 52 mm
Kinesis DC37 UK 405mm 71.3 45mm58 mm
Surly Disc Trucker 26376mm 72.7 45mm50 mm
Surly Disc Trucker 700390mm 72 45mm55 mm
Trigon mtb 2013 445mm 69.4 45mm** 70 mm
eXotic mtb425mm 70.3 42mm68 mm
eXotic mtb 390mm 7242mm 58 mm

** = chute

Alguém arriscaria dizer quais seriam os valores mais bem indicados? "Próximo de" tal âmbito, ou "evitando tais valores"...


Última edição por ninocoutinho em Ter Abr 02, 2013 1:47 pm, editado 1 vez(es)
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MensagemAssunto: Re: opções garfos de carbono pra aro 26    Ter Abr 02, 2013 1:44 pm

Marcus Del Mastro escreveu:
Parecem perfeitas as fotos... e os dados.
A primeira é aro 700?
Alguém chutaria o tamanho dos pneus? rsss (ajudaria).
Metaphysic - 700x23 (diâmetro 668 mm)
Randonneur - 700x23 (diâmetro 668 mm)
Metaphrastic 26 - 26x1.1, apesar de não parecer... (acho q seria o 28mm, que daria 615 de diâmetro)
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Marcus Del Mastro

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MensagemAssunto: Re: opções garfos de carbono pra aro 26    Ter Abr 02, 2013 1:44 pm

Mordaz escreveu:
Marcus Del Mastro escreveu:
Roberto e Nino,

Medi 72,9 graus (nossa que precisão...rsss),
mas a foto está bem distorcida, deve ter sido batida de muito perto,
tanto que desisti de colocá-la em escala para medir o trail...
(que aliás é bem pequeno, deve ficar um pouco nervosa nessa configuração)

Com esse ângulo e o diâmetro da roda já dá para calcular o trail. Eu costumo usar esta calculadora. O offset do garfo influencia pouco em comparação com a influência do ângulo da caixa.

Engraçado que eu não ligo muito para o valor especifico do trail pois ele é bom ou ruim depende do ângulo da caixa e do diâmetro da roda usada.
Eu acho mais interessante a """altura""" do trail(?)
Isso não existe que eu saiba, mas seria a distância entre da projeção da caixa e o pneu medido na vertical, considerando a deformação do pneu.
Entendo que essa medida é mais constante e indicaria o quanto a bicicleta tende a cair quando parada, as boas soluções esse valor é pequeno.
Nas caixas muito inclinadas é difícil conseguir essa altura baixa sem deixar a direção dura para curvas mais fechadas (mas acho preferível isso
a deixar a bike nervosa nas curvas abertas que é 99% da utilização).

(de alguma forma acho que repeti várias coisas dos posts que ainda não tinha lido...)


Última edição por Marcus Del Mastro em Ter Abr 02, 2013 1:52 pm, editado 1 vez(es)
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MensagemAssunto: Re: opções garfos de carbono pra aro 26    Ter Abr 02, 2013 1:44 pm

Marcus Del Mastro escreveu:
A primeira é aro 700?
Alguém chutaria o tamanho dos pneus? rsss (ajudaria).

MetaPhysic: 700c x 23mm
MetaPhrastic 26: 26" x 1.1"
MetaPhrastic.28 / Randonneur Edition: 700c x 23mm
(Pouco, né? Será que não dá para usar 28mm?)
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MensagemAssunto: Re: opções garfos de carbono pra aro 26    Ter Abr 02, 2013 1:47 pm

Marcus Del Mastro escreveu:
Engraçado que eu não ligo muito para o valor especifico do trail pois ele é bom ou ruim depende do ângulo da caixa e do diâmetro da roda usada.
Eu acho mais interessante a """altura""" do trail(?)
Isso não existe que eu saiba, mas seria a distância entre da projeção da caixa e o pneu, medida na vertical, considerando a deformação do pneu.
Entendo que essa medida é mais constante e indicaria o quanto a bicicleta tende a cair quando parada, as boas soluções esse valor é pequeno.
Nas caixas muito inclinadas é difícil conseguir essa altura baixa sem deixar a direção dura para curvas mais fechadas (mas acho preferível isso
a deixar a bike nervosa nas curvas abertas que é 99% da utilização).
É exatamente a essa medida que eu me referia, só que você explicou melhor.
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MensagemAssunto: Re: opções garfos de carbono pra aro 26    Ter Abr 02, 2013 1:54 pm

Mordaz escreveu:
MetaPhrastic.28 / Randonneur Edition: 700c x 23mm
(Pouco, né? Será que não dá para usar 28mm?)
Acho que 28mm seria o mais estreito que usaria numa bike pra esse fim - considerando ser uma reclinada e considerando ser uma bike dura.

Recentemente troquei o pneu dianteiro da minha fixa - de 700x23 pra 700x28 (durano), e a mudança no conforto foi sensível. A quase 90 psi, estava sempre achando q estava murcho rsrsrs.

Curioso que não consegui, ou não me senti seguro, pra colocar a fita-antifuro que estava originalmente nessa roda. Era uma fita pra speed, acho que de 20mm. Ele ficou muito pequena e muito solta dentro do pneu 28mm. Coloquei uma fita de mtb q eu tinha por aqui, de 40mm!!! Encaixou igual uma luva (???). Acho que acabou protegendo uma parte do pneu que não tem, naturalmente, proteção - a parte um pouco além da banda de rodagem, mais uma parte da lateral. Sei q tlvz eu esteja correndo um risco da fita cortar a câmara, mas já está lá há 6 dias, e o pneu ainda não explodiu dentro de casa - nem na rua. Provavelmente, na verdade, não estou mais correndo esse risco. ACHO.
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