Recliforum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Recliforum

Fórum dedicado a concentrar informações relativas ao ciclismo alternativo, e com maior ênfase no ciclísmo reclinado no Brasil e demais países latinos.
 
InícioInício  RecliforumRecliforum  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Apertar ou afrouxar a sapatilha durante o pedal

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

Apertar ou afrouxar a sapatilha durante o pedal Empty
MensagemAssunto: Apertar ou afrouxar a sapatilha durante o pedal   Apertar ou afrouxar a sapatilha durante o pedal EmptyQui Jun 13, 2013 9:33 am

Tenho pés chatos e encontrar uma sapatilha que me sirva bem não é fácil.  Já experimentei várias e continuo em busca da sapatilha ideal.  

Pesquisando sobre o assunto, li várias vezes a recomendação de se experimentar sapatilhas após ter andado bastante, ou ao final de um dia, isso porque os pés supostamente incham um pouco ao longo do dia, quando se anda a pé ou mesmo quando se pedala (numa bicicleta convencional, creio eu).

Mas, a minha experiência na reclinada sugere o contrário.  Sempre senti necessidade de apertar mais as fivelas da sapatilha depois de pedalar um pouco.  Será que os meus pés desincham após algum tempo na posição reclinada?  Qual é a experiência de vocês, principalmente os que têm reclinadas com pedivela alta?
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
ninocoutinho

ninocoutinho


Mensagens : 1279
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Itabira - MG

Apertar ou afrouxar a sapatilha durante o pedal Empty
MensagemAssunto: Re: Apertar ou afrouxar a sapatilha durante o pedal   Apertar ou afrouxar a sapatilha durante o pedal EmptyQui Jun 13, 2013 2:08 pm

Mordaz escreveu:
Tenho pés chatos e encontrar uma sapatilha que me sirva bem não é fácil.  Já experimentei várias e continuo em busca da sapatilha ideal.  

Pesquisando sobre o assunto, li várias vezes a recomendação de se experimentar sapatilhas após ter andado bastante, ou ao final de um dia, isso porque os pés supostamente incham um pouco ao longo do dia, quando se anda a pé ou mesmo quando se pedala (numa bicicleta convencional, creio eu).

Mas, a minha experiência na reclinada sugere o contrário.  Sempre senti necessidade de apertar mais as fivelas da sapatilha depois de pedalar um pouco.  Será que os meus pés desincham após algum tempo na posição reclinada?  Qual é a experiência de vocês, principalmente os que têm reclinadas com pedivela alta?

Ué, mudou o editor aqui do fórum. Quem não viu, dá uma olhada. Quero ver se as citações em tags específicas e editadas manualmente vão continuar 'funfando'.

Nunca senti necessidade de mexer em ajustes dos velcros da sapatilha em nenhuma bike no meio do pedal, nem mesmo depois de estar com a pedivela agora mais alta.

O que senti de novidade em relação às sapatilhas na Meta, acho que não comentei com vc mas com o Ricardo, foi que ficou pior de usar aquela sandália da Keen. Pq aquela sandália é "mole" em cima. Na Fox não me incomodava, na speed também não. Aliás, na speed qndo estreei-as trouxe um problema (e não sei pq não notava na fox): por ser flexível em cima, é mais difícil de desclipar, pq vc gira o pé e e o pé gira, a parte de cima gira, mas a sola, não tanto Rolling Eyes. Tem que fazer tipo um "pé de bailarina" Razz  pra enrijecer um pouco a sandália e tirar. Pra evitar acidentes, passei a usar os pedais na speed com o ajuste mínimo das molas. Por vezes até duvido se estou clipado rsrssr mas é melhor do que não conseguir desclipar. Pego subidas direto e o pé não sai do lugar ao pedalar forte, não.

Essa "folga" que tem na sandália (na sandália, não no encaixe) não fica tão evidenciada quando vc puxa a pedalada. Pra isso, tem um apertozinho bom, suficiente. Aquela da shimano é melhor pra isso, mas ela está desativada - tirei os tacos pra instalar na Keen.

Mas, como disse, não sei muito pq, na Meta achei a sandália molenga pra fazer força em subida. Em parte pode ser pq passei a fazer um pouco mais de força pra subir mais rápido como seria a promessa nessa bike rsrsr! (aliás, em geral faço pouca força. tenho feito agora uns treininhos curtíssimos de subida na hora do almoço, de speed). Mas foi uma primeira impressão, que não testei suficientemente. Coincidindo com esse tempo mais frio que tem feito, voltei a usar sapatilha fechada.

Não sei o que Artur acha, pois ele também usa a Keen na Shockproof que tb é pedal mais alto.

EDIT: esse editor não tá ajudando nos smileys, não...bounce A cada vez que eu mando "prever", o texto volta com os códigos mal colocados e, ao postar, sai o código e não a carinha, por falto do espaço que tem que ter entre o código e os próximos (ou anteriores) caracteres.
Ir para o topo Ir para baixo
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

Apertar ou afrouxar a sapatilha durante o pedal Empty
MensagemAssunto: Re: Apertar ou afrouxar a sapatilha durante o pedal   Apertar ou afrouxar a sapatilha durante o pedal EmptyQui Jun 13, 2013 3:21 pm

Comentei com a Leonor esse lance do aperto durante o pedal e ela disse que faz a mesma coisa.

Testando: What a Face Idea pig
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
ninocoutinho

ninocoutinho


Mensagens : 1279
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Itabira - MG

Apertar ou afrouxar a sapatilha durante o pedal Empty
MensagemAssunto: Re: Apertar ou afrouxar a sapatilha durante o pedal   Apertar ou afrouxar a sapatilha durante o pedal EmptySex Jun 14, 2013 8:09 am

A história das sandálias Keen comigo terem ficado 'diferentes' depois de mudar um pouquinho a posição deve ser cisma minha. Acabei de ver um album no face da RBR, daquele evento anual que eles promovem, e vi uma quantidade de ciclistas usando as sandálias em high-racers (bacchettas e metabikes) e também em 20/26 (uma meta 20/26 e uma lightning p-38 - opa, agora vi que são a mesma pessoa!).

Tem mais fotos aqui, também. Acho curioso ver os tipos de ciclistas e de bikes. Muitos mais velhos, muitos gordões, também, algumas mulheres, muitos trikes, pelo menos três Metabikes (não é de se estranhar já que a RBR até pouco tempo era a única revendedora nos States), aliás a configuração high-racer não é rara, nesta panorâmica, apesar de não dar pra ver bem, com algum esforço percebe-se uma meia dúzia de high-racers que são quase metade das bikes, o restante são as 20/26 estilo p38 e v-rex, e as lwb. Trikes são mesmo muitos e a incidência de barbas brancas e grandes panças, neles, são maiores Twisted Evil! Nada contra, só uma constatação!
Ir para o topo Ir para baixo
ZÖHRER

ZÖHRER


Mensagens : 393
Data de inscrição : 23/05/2009
Idade : 56
Localização : Rio de Janeiro

Apertar ou afrouxar a sapatilha durante o pedal Empty
MensagemAssunto: Re: Apertar ou afrouxar a sapatilha durante o pedal   Apertar ou afrouxar a sapatilha durante o pedal EmptySex Jun 14, 2013 8:47 pm

Olá Roberto,
assim como vc uso reclinadas com pedal alto, a Decision até mais alto que na sua. Não tenho pé chato, mas tenho queda de metatarso, o que faz com que a dormência apareça em diferentes condições não necessariamente relacionado ao pedal alto. Para pedalar bem em arrancadas prefiro a sapatilha bem justa, mas isso piora minha dormência no pé, e solto demais me dá insegurança na puxada do pedal. Descobri que para mim que tenho 3 tiras de ajuste na sapatilha, devo ajustar as tiras de modo a não apertar nem a da ponta próximo a ponta do pé nem a que fica próximo a perna e sim tornar justa a do meio.
Ir para o topo Ir para baixo
http://zohrer.com.br
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

Apertar ou afrouxar a sapatilha durante o pedal Empty
MensagemAssunto: Re: Apertar ou afrouxar a sapatilha durante o pedal   Apertar ou afrouxar a sapatilha durante o pedal EmptySáb Jun 15, 2013 8:09 am

Para esclarecer, não sinto dormência nos pés; apenas sinto necessidade de apertar as fivelas da sapatilha depois de pedalar um pouco porque sinto-a frouxa.  É como se os pés encolhessem.  Não é algo que dependa da sapatilha em uso; faço isso desde sempre.  Até optei por uma sapatilha nova com catraca para poder apertá-la durante o pedal, sem apear.

Também prefiro as sapatilhas bem justas, mas não estou conseguindo um bom ajuste com a Sidi.  A velha Aerotech "combina" melhor com meus pés, mas já está velha demais, caindo aos pedaços.  

Pesquisando sobre o assunto, soube que existem umas palmilhas moldáveis por calor - aquece-se a palmilha, coloca-se dentro da sapatilha, enfia-se o pé e espera-se esfriar.  Mas talvez seja mais simples eu procurar uma sapatilha de base chata, sem arco, ou cujo arco seja formado pela palmilha (substituível).
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
ninocoutinho

ninocoutinho


Mensagens : 1279
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Itabira - MG

Apertar ou afrouxar a sapatilha durante o pedal Empty
MensagemAssunto: Re: Apertar ou afrouxar a sapatilha durante o pedal   Apertar ou afrouxar a sapatilha durante o pedal EmptyDom Jun 16, 2013 7:55 pm

é, eu não sinto isso aí, mesmo. ontem saí de sapatilha com um aperto qualquer, e hoje com a sandália, e não sinto nenhuma vontade de mexer durante o pedal, nem mesmo a sandália, que é um pouco mais mole. E olha que estou uns pentelhésimos mais 'racer': abaixei o banco em 4 mm (sim, milímetros!) e o ângulo do assento está a algo entre 26 e 27 graus. Diferença de altura entre banco (considerando ventisit) e pedivela está em 21 cm. Não sinto o calçado ficar folgado, nem os pés encolherem drunken .

sobre dormência, no início do reclinismo, há uns dois anos, sentia essa história dos pés dormirem em longas subidas, mas já não sinto há um bom tempo, talvez mais de ano, e tb não estou sentindo com os pedais mais altos. nem sei se é questão do corpo se acostumar, talvez seja uma combinação de eu em geral não forçar muito, com alguma conjunção mágica de ajustes corporais daquelas que não se sabe explicar  santa .

mas acho que vcs dois devem ser mais exigentes que eu. o marcus tem pedalado a bless com alguma frequência, pedivela dela é bem alta, também, de certo que ele está com algumas impressões sobre isso.
Ir para o topo Ir para baixo
artur elias

artur elias


Mensagens : 551
Data de inscrição : 11/02/2009

Apertar ou afrouxar a sapatilha durante o pedal Empty
MensagemAssunto: Re: Apertar ou afrouxar a sapatilha durante o pedal   Apertar ou afrouxar a sapatilha durante o pedal EmptyDom Jun 16, 2013 10:11 pm

oi Nino!Quando comecei a usar a Keen, achava-a - como muitos usuáirios - estreita demais, um pqnho apertada. Com o tempo ela foi se moldando de tal forma ao meu pé, e eu me acostumando com ela, que agora me dá pena pensar que em algum momento ela vai \"acabar" (já são mais de 2 anos de uso muito intenso, mas ela ainda está boa).Não acho que ela seja "mole". Mas tbém caí no canto de sereia da "sapatilha mágica com sola de carbono mega eficiente etc e tal", tempos atrás, e adquiri a peso de outro uma Garneau. Muito bacana e muito bem acabada, e tem o tal recurso de termo-moldagem da parte do calcanhar. Sinceramente não percebi nada de extraordinário ao usá-la. E tive uma decepção - não que seja um defeito da sapatilha: descobri que a decantada rigidez da sola, além de não me fazer voar morro acima (obviamente), tampouco resolveu um problema de dor sob o peito do pé ("hot feet") que veio se acentuando de um par de anos pra cá. Na verdade eu esperava que a rigidez da sola fosse algo tão fantástico, que eu nem sentiria a pressão do taco, mas isso é uma lenda e um absurdo. Fiz uma "cirurgia" na sola (sim, tive esse sangue-frio) para poder trazer o taco mais para trás (tentando emular a posição do taco na sandália Keen). Fiz até umas fotos para demonstrar o procedimento mas acabei não publicando até hoje. Melhorou mas não foi suficiente, uma 2ª cirurgia será necessária. Isso de sapatilha é mesmo um tema muito curioso. Tenho uma outra de MTB relativamente esportiva que era muito confortável e que hoje não suporto mais usar. Tentei salvá-la com umas palmilhas e calços (caríssimo!) da Specialized e não adiantou NADA.No momento, a única maneira de não sofrer seriamente com dores nos pés é usando a Keen.Acho a sandália Shimano muito confortável tbém (até mais). Já gastei uma (em 4 ou 5 anos de uso quase que diário) e estou para encomendar outra.Nunca vou conseguir entender porque ninguém pedala de sandália em um país tropical. escreveu:


Não sei o que Artur acha, pois ele também usa a Keen na Shockproof que tb é pedal mais alto.


Ir para o topo Ir para baixo
http://www.pespracima.blogspot.com
artur elias

artur elias


Mensagens : 551
Data de inscrição : 11/02/2009

Apertar ou afrouxar a sapatilha durante o pedal Empty
MensagemAssunto: Re: Apertar ou afrouxar a sapatilha durante o pedal   Apertar ou afrouxar a sapatilha durante o pedal EmptyDom Jun 16, 2013 10:14 pm

pôtaqueupariu, essa formatação está uma bagunça incrível.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.pespracima.blogspot.com
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

Apertar ou afrouxar a sapatilha durante o pedal Empty
MensagemAssunto: Re: Apertar ou afrouxar a sapatilha durante o pedal   Apertar ou afrouxar a sapatilha durante o pedal EmptyDom Jun 16, 2013 11:14 pm

artur elias escreveu:
pôtaqueupariu, essa formatação está uma bagunça incrível.
Há um botão na barra de ferramentas de edição, chamado "Transferir o modo de edição", que faz o editor voltar ao layout antigo.

Apertar ou afrouxar a sapatilha durante o pedal Pr6s
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

Apertar ou afrouxar a sapatilha durante o pedal Empty
MensagemAssunto: Re: Apertar ou afrouxar a sapatilha durante o pedal   Apertar ou afrouxar a sapatilha durante o pedal EmptyDom Jun 16, 2013 11:28 pm

Voltando ao assunto da sapatilha, custo a crer que uma sola rígida não faça alguma diferença, principalmente na puxada, mas, como nunca experimentei uma sapatilha "mole", minha opinião não conta muito.  

Considerações ergonômicas à parte, uma sapatilha de sola dura é importante para você andar como um pato e ser considerado um ciclista de verdade pelos seus pares, e uma criatura alienígena pelos não-ciclistas!
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
Marcus Del Mastro

Marcus Del Mastro


Mensagens : 903
Data de inscrição : 25/03/2011
Idade : 49
Localização : Sorocaba - SP

Apertar ou afrouxar a sapatilha durante o pedal Empty
MensagemAssunto: Re: Apertar ou afrouxar a sapatilha durante o pedal   Apertar ou afrouxar a sapatilha durante o pedal EmptyQui Jul 11, 2013 11:55 pm

Roberto, nunca ouvi falar sobre isso, não conheço ninguém que faça isso nas convencionais.

A única coisa que estou sentindo nas minhas andanças de reclinada é que sinto muito mais vontade de fazer xixi (estranho é que nunca tinha parado para fazer xixi na minha vida e em alguns pedais de 50k para uma vez e chego apertado em casa...)

(lá vou eu desvirtuando o tópico).
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.pocketcar.org
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

Apertar ou afrouxar a sapatilha durante o pedal Empty
MensagemAssunto: Re: Apertar ou afrouxar a sapatilha durante o pedal   Apertar ou afrouxar a sapatilha durante o pedal EmptySex Jul 12, 2013 12:30 am

Marcus Del Mastro escreveu:
Roberto, nunca ouvi falar sobre isso, não conheço ninguém que faça isso nas convencionais.
Pois eu faço sempre na recli.  A propósito, aquela catraquinha que tem na SIDI (e em outras sapatilhas também) ajuda bastante a ajustar sem apear.  

Marcus Del Mastro escreveu:
A única coisa que estou sentindo nas minhas andanças de reclinada é que sinto muito mais vontade de fazer xixi (estranho é que nunca tinha parado para fazer xixi na minha vida e em alguns pedais de 50k para uma vez e chego apertado em casa...)
Já tinha esquecido, mas comigo foi a mesma coisa no início.  Depois voltei ao normal.  Estranho, né?

Outra coisa que eu sentia direto quando comecei na reclinada eram quedas de pressão, mas somente quando eu levantava da recli, e especialmente depois de uma subida íngreme.  Isso também passou com o tempo.
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
Conteúdo patrocinado





Apertar ou afrouxar a sapatilha durante o pedal Empty
MensagemAssunto: Re: Apertar ou afrouxar a sapatilha durante o pedal   Apertar ou afrouxar a sapatilha durante o pedal Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Apertar ou afrouxar a sapatilha durante o pedal
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» vendo dobravel, reclinada e pecas
» sapatilha......
» Pedalada durante os Jogos do Brasil
» pedal noturno
» Impressões sobre o triciclo HP3

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Recliforum :: Ciclismo reclinado geral-
Ir para: