Recliforum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Recliforum

Fórum dedicado a concentrar informações relativas ao ciclismo alternativo, e com maior ênfase no ciclísmo reclinado no Brasil e demais países latinos.
 
InícioInício  RecliforumRecliforum  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 The Switchblade

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
ninocoutinho

ninocoutinho


Mensagens : 1279
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Itabira - MG

The Switchblade Empty
MensagemAssunto: The Switchblade   The Switchblade EmptyQua Set 04, 2013 7:00 am

Acho que era isso aí que o Marcus queria:

http://cyclingfuture.com/

The Switchblade Upright-snapshot
The Switchblade Possible-seat-down-blurry-image_2.png



Ainda tem essa REMADA, aí!! cyclops cyclops
Ir para o topo Ir para baixo
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

The Switchblade Empty
MensagemAssunto: Re: The Switchblade   The Switchblade EmptyQua Set 04, 2013 11:43 am

Para mim isso é uma solução para um problema que não existe.

No meu entender, o caminho para uma reclinada boa de escalada (sem sacrificar a vantagem aerodinâmica) é simplificá-la ao máximo e construí-la com materiais que proporcionem o máximo de rigidez e o mínimo de flexão e torção. Ou seja, uma high-racer monotubo feita em carbono ou mesmo em alumínio, com tubo do maior diâmetro possível (normalmente 60 mm de diâmetro).

Geometrias variáveis agregam peso e reduzem a rigidez. É perfeitamente viável construir uma high-racer de alumínio com peças razoavelmente boas e peso final de 10 kg ou até menos. Quanto deve pesar essa Switchblade? Certamente bem mais que isso. E o pior: com muito menos rigidez.
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
ninocoutinho

ninocoutinho


Mensagens : 1279
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Itabira - MG

The Switchblade Empty
MensagemAssunto: Re: The Switchblade   The Switchblade EmptyQua Set 04, 2013 12:31 pm

Poxa, Roberto, o cara é um criador, deixa o cara geek !

A bike parece estar pesando 17kg.

Eu acho que tem um problema, sim, que resolve, que é o lance da adaptabilidade a meios urbanos. Se eu me lembro ele comenta isso no vídeo e também no texto. Quanto mais experiente fico na Meta, mais "despachado" eu tenho andado no trânsito, e mais tenho feito cagadas, e praticamente todas tem a ver com o fato de estar deitado e estar 'high' ao mesmo tempo. Se estivesse low, os problemas seriam parecidos, com o acréscimo das questões inerentes a estar mais baixo. Mas, se estivesse mais sentado, minhas respostas seriam mais rápidas ou mesmo nem ocorreria.

Só ontem cometi umas três asneiras que me deram até vergonha; foi um misto de excesso de confiança e um pouco de falta de técnica. Difícil descrever (ou enjoadinho de dar detalhes), mas basicamente a) me enfiei onde não devia/cabia e tive que frear com tudo sem dar tempo de reduzir, aí a retomada ficou difícil e quase caí pra cima dum carro, nisso praticamente parei o trânsito por alguns segundos, b) fui fazer o retorno numa calçada e exigia uma curva acentuada + freada brusca pra não ir direto pro outro lado da rua. fiz as duas mal medidas, freei pouco e tarde, e qndo fui parar já estava quase na rua e o pé custou a chegar ao chão, quase tombo na frente dum caminhão. c) entrei num cruzamento, pra seguir reto, pela direita dum veículo maior, minha ideia era atravessar protegido por ele (não podia ultrapassá-lo se não não enxergaria nada), só que era uma subida e ele foi cada vez mais lento, lento, e eu fui reduzindo até me ver tendo que parar duma vez pra não seguir e correr o risco de ser atingido por algo que eu não via; parei no meio da rua e não consegui retomar, desci e empurrei o restinho, nisso o próprio veículo seguiu e me vi desprotegido dele e no meio do cruzamento dum jeito indevido, sorte que não vinha ninguém a jato, de onde não enxergava.

Falei que era enjoado de descrever, e descrevi. Razz 

Contando essas coisas parece que sou totalmente newbie ou que minha bike tem algum problema de dirigibilidade, ou está inadaptada pra mim, o que não é verdade. Não saio por aí me desequilibrando o tempo todo, não sabendo parar e não sabendo retomar.

Alguém pode dizer "ah, mas se uma racer é menos adequada no trânsito que uma mais upright, que se tenha duas bikes". Mas é aquela coisa, uma racer não é racer o tempo todo, a gente não sai de casa já num acostamento de rodovia. Eu acho legal ter esse possibilidade. E, mesmo que fosse pra commute: digamos que o camarada more a 20km do trampo, com uns 15 de rodovia e mais uns 5k de "cidade". É legal a bike ser racer nas vias rápidas e ser mais segura e versátil no meio mais urbanoide.

Mas sim, ele usa como "mote" o fato da bike mais em pé ser melhor pra subir. Tlvz ele mesmo devesse fazer o teste, percorrendo as mesmas subidas com as duas configurações, e sem remar, e ver se a diferença é significativa. E, também, subir numa racer rígida. Mas é muita variável envolvida.
Ir para o topo Ir para baixo
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

The Switchblade Empty
MensagemAssunto: Re: The Switchblade   The Switchblade EmptyQua Set 04, 2013 3:16 pm

ninocoutinho escreveu:
Poxa, Roberto, o cara é um criador, deixa o cara geek !

A bike parece estar pesando 17kg.
Ou seja, uma bigorna sobre rodas. Depois não sabem porque reclinadas não têm grande aceitação... Very Happy 

Não me entenda mal. Do ponto de vista da engenharia, é tudo muito interessante, mas se a propulsão é humana, quanto "menos veículo", melhor. Por isso o design "quadro diamante" das bicicletas convencionais perdura até hoje.

Também acho estranho promover uma reclinada apontando supostos defeitos das reclinadas em geral. Assim o potencial comprador acaba desistindo de adquirir uma reclinada!

Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

The Switchblade Empty
MensagemAssunto: Re: The Switchblade   The Switchblade EmptyQua Set 04, 2013 4:25 pm

ninocoutinho escreveu:
Eu acho que tem um problema, sim, que resolve, que é o lance da adaptabilidade a meios urbanos. Se eu me lembro ele comenta isso no vídeo e também no texto. Quanto mais experiente fico na Meta, mais "despachado" eu tenho andado no trânsito, e mais tenho feito cagadas, e praticamente todas tem a ver com o fato de estar deitado e estar 'high' ao mesmo tempo. Se estivesse low, os problemas seriam parecidos, com o acréscimo das questões inerentes a estar mais baixo. Mas, se estivesse mais sentado, minhas respostas seriam mais rápidas ou mesmo nem ocorreria.

Só ontem cometi umas três asneiras que me deram até vergonha; foi um misto de excesso de confiança e um pouco de falta de técnica. Difícil descrever (ou enjoadinho de dar detalhes), mas basicamente a) me enfiei onde não devia/cabia e tive que frear com tudo sem dar tempo de reduzir, aí a retomada ficou difícil e quase caí pra cima dum carro, nisso praticamente parei o trânsito por alguns segundos, b) fui fazer o retorno numa calçada e exigia uma curva acentuada + freada brusca pra não ir direto pro outro lado da rua. fiz as duas mal medidas, freei pouco e tarde, e qndo fui parar já estava quase na rua e o pé custou a chegar ao chão, quase tombo na frente dum caminhão. c) entrei num cruzamento, pra seguir reto, pela direita dum veículo maior, minha ideia era atravessar protegido por ele (não podia ultrapassá-lo se não não enxergaria nada), só que era uma subida e ele foi cada vez mais lento, lento, e eu fui reduzindo até me ver tendo que parar duma vez pra não seguir e correr o risco de ser atingido por algo que eu não via; parei no meio da rua e não consegui retomar, desci e empurrei o restinho, nisso o próprio veículo seguiu e me vi desprotegido dele e no meio do cruzamento dum jeito indevido, sorte que não vinha ninguém a jato, de onde não enxergava.

Falei que era enjoado de descrever, e descrevi. Razz 

Contando essas coisas parece que sou totalmente newbie ou que minha bike tem algum problema de dirigibilidade, ou está inadaptada pra mim, o que não é verdade. Não saio por aí me desequilibrando o tempo todo, não sabendo parar e não sabendo retomar.

Alguém pode dizer "ah, mas se uma racer é menos adequada no trânsito que uma mais upright, que se tenha duas bikes". Mas é aquela coisa, uma racer não é racer o tempo todo, a gente não sai de casa já num acostamento de rodovia. Eu acho legal ter esse possibilidade. E, mesmo que fosse pra commute: digamos que o camarada more a 20km do trampo, com uns 15 de rodovia e mais uns 5k de "cidade". É legal a bike ser racer nas vias rápidas e ser mais segura e versátil no meio mais urbanoide.

Mas sim, ele usa como "mote" o fato da bike mais em pé ser melhor pra subir. Tlvz ele mesmo devesse fazer o teste, percorrendo as mesmas subidas com as duas configurações, e sem remar, e ver se a diferença é significativa. E, também, subir numa racer rígida. Mas é muita variável envolvida.
Nunca tive grande experiência com bicicletas convencionais, por isso não sou o mais indicado a fazer comparações com reclinadas em uso urbano, mas acho que dá para usar uma racer (pelo menos uma high-racer; low-racer é mais complicado) no trânsito, desde que se evitem manobras audaciosas.  

Talvez nenhuma reclinada se equipare a uma bicicleta convencional em termos de agilidade no trânsito urbano, mas, por outro lado, isso obriga o reclineiro a se comportar de maneira mais previsível, assemelhando-se mais a um veículo motorizado (na maneira de se conduzir) do que a uma bicicleta.
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
Marcus Del Mastro

Marcus Del Mastro


Mensagens : 903
Data de inscrição : 25/03/2011
Idade : 49
Localização : Sorocaba - SP

The Switchblade Empty
MensagemAssunto: Re: The Switchblade   The Switchblade EmptySex Set 06, 2013 1:08 pm

Também acho que o problema que ele tenta solucionar não é um reclinada boa de subida e planos.

Talvez o desejo seja solucionar (não que solucione) e esse desejo eu acho válido:
- posição 1: ter uma bike aerojet para locais onde há boa visibilidade e confiança nas boas condições de pavimento;
- posição 2: ter uma boa visibilidade e uma posição que sofra menos com as trepidações em locais com pouca visibilidade ou pavimentos em condições imprevistas.

Nas minhas poucas andanças por vezes eu gostaria de estar menos reclinado, principalmente quando chego no meio urbano, onde normalmente não estou nem veloz para aproveitar qq benefício aerodinâmico.

É claro que uma boa solução para isso não pode pesar 7kg! E validade vai de quanto isso incomoda cada um.
Para mim, um sistema que mudasse a minha posição e que pesasse + 700g valeria a pena.
Se isso é possível, são outros 90!

Acho que o pensamento é parecido com a discussão de se ter ou não ter suspensão em reclinadas.
Se isso for me adicionar 2kg, não quero. Mas outros podem querer.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.pocketcar.org
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

The Switchblade Empty
MensagemAssunto: Re: The Switchblade   The Switchblade EmptySáb Set 07, 2013 8:50 am

Marcus Del Mastro escreveu:
Acho que o pensamento é parecido com a discussão de se ter ou não ter suspensão em reclinadas.
Se isso for me adicionar 2kg, não quero. Mas outros podem querer.
Eu coloquei uma suspensão Shockster na minha Zöhrer EXD e o peso agregado foi por aí, 1,5 kg. Gostei, mas não é uma "racer".

Bom mesmo é ter uma reclinada para cada situação. E, no caso de uma commuter, que seja de manutenção bem barata.
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
duram

duram


Mensagens : 650
Data de inscrição : 30/01/2010
Idade : 60
Localização : Rio de Janeiro

The Switchblade Empty
MensagemAssunto: Re: The Switchblade   The Switchblade EmptyTer Set 10, 2013 2:31 pm

Mordaz escreveu:
Marcus Del Mastro escreveu:
Acho que o pensamento é parecido com a discussão de se ter ou não ter suspensão em reclinadas.
Se isso for me adicionar 2kg, não quero. Mas outros podem querer.
Eu coloquei uma suspensão Shockster na minha Zöhrer EXD e o peso agregado foi por aí, 1,5 kg.  Gostei, mas não é uma "racer".

Bom mesmo é ter uma reclinada para cada situação.  E, no caso de uma commuter, que seja de manutenção bem barata.
Por falar nisso, no meu novo projeto só a estrutura da suspensão traseira pesa 2kgs, fabricada/importada pela Caloi em aço e usada em várias MTB deles, comprei no ferro velho.
é dificil ter a relação conforto/peso em valores altos.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.fotolog.com.br/duram
Conteúdo patrocinado





The Switchblade Empty
MensagemAssunto: Re: The Switchblade   The Switchblade Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
The Switchblade
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Recliforum :: Ciclismo reclinado geral-
Ir para: