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 Reclinada boa para estrada de terra

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duram
Mordaz
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Mordaz

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MensagemAssunto: Reclinada boa para estrada de terra   Reclinada boa para estrada de terra EmptySeg Mar 31, 2014 9:35 am

Resolvi abrir um tópico do jeito que o Nino gosta!

Gostaria da opinião de vocês sobre qual seria uma boa reclinada para estradas de terra, capaz de enfrentar, por exemplo, esse vindouro Audax de Saquarema ou mesmo algo mais pesado, como aquela prova do Vale das Videiras, ali perto de Itaipava.

Provavelmente seria melhor uma recli full suspension, tanto em termos de conforto quanto para poupar as rodas. Sei que as AZUB são provavelmente as melhores para esse uso, mas será que precisaria de algo tão parrudo?
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MensagemAssunto: Re: Reclinada boa para estrada de terra   Reclinada boa para estrada de terra EmptySeg Mar 31, 2014 8:21 pm

essa - minha Truck D4 - boa para qualquer batalha

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Última edição por duram em Ter Abr 01, 2014 9:53 pm, editado 1 vez(es)
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lgalicki




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MensagemAssunto: Re: Reclinada boa para estrada de terra   Reclinada boa para estrada de terra EmptyTer Abr 01, 2014 12:02 pm

Minha Performer FWD sempre me dá sustos quando passo por algum tipo de areia ou pedrinhas no asfalto. Parece que ela escapa de lado muito facilmente. Eu nunca pensaria em usá-la fora do asfalto! Esse seu caminhão comporta-se como quando você passa por areia mais fofa, Duram?
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Mordaz

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MensagemAssunto: Re: Reclinada boa para estrada de terra   Reclinada boa para estrada de terra EmptyTer Abr 01, 2014 2:04 pm

ALERTA DE FOTO GIGANTE!

Vou ter de ler este tópico numa TV de 60 polegadas...
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MensagemAssunto: Re: Reclinada boa para estrada de terra   Reclinada boa para estrada de terra EmptyTer Abr 01, 2014 9:54 pm

Mordaz escreveu:
ALERTA DE FOTO GIGANTE!

Vou ter de ler este tópico numa TV de 60 polegadas...

como? aonde?
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MensagemAssunto: Re: Reclinada boa para estrada de terra   Reclinada boa para estrada de terra EmptyQua Abr 02, 2014 12:32 pm

Mordaz escreveu:
Resolvi abrir um tópico do jeito que o Nino gosta!

Rsrsrs pior que são muitos tópicos q abri com esse naipe de título, mesmo!! tongue 

Crê que, já há quase duas semanas, tenho pensado regularmente sobre o assunto que vc puxou? E não é por causa desse audax, que parece que terá trechos casca-grossa (vi um relato no fórum pedal de alguém que foi DE CARRO e não conseguiu passar). E sim pq, well, sempre quis aumentar minha frequência por estradas de terra, escolhendo passar por elas não apenas em cicloviagens, e no fim de semana retrasado, conheci um lugar aqui que ADOREI, mas só fomos parar lá pois fomos de jipe... fiquei pensando em poder ir pra lá frequentemente, de bike, e pra isso, seria mais do que indicada, uma mtb, mesmo... seria a desculpa-mor pra finalmente montar uma, ou transformar minha mtb urbana, em mtb rural clown .

Porém, não sei se vou poder voltar a andar de bike normal com o mínimo de performance, ou ao menos, por algumas longas horas... por causa do lance da mão. Tá paia, mesmo. Mas, de reclinada, iria. Acho que eu encararia ter uma recli só pra off-road. E tenho algumas ideias, sobre o que privilegiar e o que evitar:

a) evitar pedivela alta. uma pena, pq gosto muito. isso é mais crítico pra subidas íngremes, não pela subida em si, mas pq nem sempre a subida íngreme é limpinha, lisinha... direto traz imperfeições, grandes valas ou pedras. reclinado, enxergando menos o chão próximo à bike, tem mais chance de bater ou cair em algo que te desequilibre. aí, a pedivela alta pode te levar pro saco, ou pro chão! não dá tempo direito de atingir o equilíbrio parado.

b) evitar ângulos deitados. na minha opinião, isso tem mais a ver com descidas. bate muito. chutaria serem legais ângulos por volta de 35 graus, como mínimo. mais ou menos assim que fui de fox na estrada real. com a meta, percorri estradas de terra a 25 graus, e tive que pedalar longos trechos desencostado, até em subidas. dá pra fazer, mas força o meu abdômen, que é fraco.

c) privilegiar pneus gigantescos, mas não lunares. já usei 26x1.95, mas acho que é o mínimo. quero testar 2.10 ou apelar pra 2.3, 2.35. só ressaltando: costumo ir pra estrada de terra com a bike ou o pneu que tiver, e aconselho a todo mundo. já fiz cicloviagens inteiras com muita estrada de terra, e usando pneu 1.3. também gosto de ir pro estradão de caloi 10. passo por uns trechinhos até de speed. mas um pneu mais largão fica simplesmente melhor, especialmente pra reclinada.

d) evitar bancos altos. acho que qualquer coisa de 55 cm pra baixo, vai muito bem. combinado com uma pedivela não muito alta, fica uma beleza.

e) privilegiar rodão na frente. apesar da azub 5 ser uma bike comprovadamente acertada pra todo terreno, e a azub mini ser a preferida do honza galla pra estradas de terra, eu acho que perde demais pra aro 26 (o que não me impediria de pensar numa 20x20 full pra esse tipo de estrada). o problema é q as azub ficam com banco alto demais com 26 na frente, elevando também a pedivela. é o problemão da azub max. seria a bike "perfeita" pra off-road, com o porém da insegurança a mais.

O assunto suspensão ou não, ainda não tenho muitas convicções. Eu acho que, se for SWB e exclusiva pra andar na terra, seria legal ser full. OU ao menos, ter suspa traseira. Se for LWB, acho que pode ser uma beleza uma bike tipo a rans stratus (com 26 na frente) ou a nova capoeira. Toda rígida. Acho a truck do Daniel também massa. Apesar do banco não ser propriamente baixo, pedivela é baixa e assento em pé. Só desconfio, sinceramente, de que ela não precisa de suspensão dianteira. Acho que ali vai muito pouco peso.

Se o tempo ajudar, vou tentar pegar uns trechos de estradão neste fds, com a meta. Planejo colocar um 1.95 na frente, q já tenho, e descolar um maior pra montar na roda traseira, e elevar bem o ângulo do banco, pra pelo menos 30 graus.
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Mordaz

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MensagemAssunto: Re: Reclinada boa para estrada de terra   Reclinada boa para estrada de terra EmptyQua Abr 02, 2014 8:39 pm

Estamos na mesma página, Nino.  Concordo com as suas colocações.  

Realmente é difícil (impossivel?) conciliar roda dianteira 26" com pedal baixo (ou pelo menos não muito alto) numa SWB.  Já numa LWB...  Minha referência em LWB off-road é a do Richard Ehrlicht:

Reclinada boa para estrada de terra 112006a1

Chato é que não está à venda...  Para comprar pronta, só SWB mesmo.

Tenho pensando numa Toxy CR para a Leonor.  É a única que vi no tamanho X-small.  Será que encara um off-road não muito extremo?

Para mim as opções são várias: desde as brutais Azub Max e Six, a outras mais leves, como a HP Velotechnik SpeedMachine (será que aguenta?)

Outro porém é o preço... Essas européias são caras para c.... Pena que a Performer não corrige a suspensão da Goal-X. Seria uma boa opção.
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MensagemAssunto: Re: Reclinada boa para estrada de terra   Reclinada boa para estrada de terra EmptyQui Abr 03, 2014 11:04 am

Vocês nunca pensaram na opção de um trike para enfrentar estradas de terra?! A inexistência da preocupação com o equilíbrio seria uma vantagem muito boa, principalmente em ambientes off-road, não!? Só teria que evitar um trike que fosse muito baixo.
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MensagemAssunto: Re: Reclinada boa para estrada de terra   Reclinada boa para estrada de terra EmptyDom maio 04, 2014 12:11 pm

Olá pessoal, sou novo no fórum. Por enquanto não tenho uma reclinada, mas tenho a vontade e minha coluna que me farão possuir uma no futuro.

Alguém sabe se teve alguma reclinada participando do Audax de Saquarema ???
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MensagemAssunto: Re: Reclinada boa para estrada de terra   Reclinada boa para estrada de terra EmptyQua maio 07, 2014 4:39 pm

Mordaz escreveu:
Resolvi abrir um tópico do jeito que o Nino gosta!

Gostaria da opinião de vocês sobre qual seria uma boa reclinada para estradas de terra, capaz de enfrentar, por exemplo, esse vindouro Audax de Saquarema ou mesmo algo mais pesado, como aquela prova do Vale das Videiras, ali perto de Itaipava.  

Provavelmente seria melhor uma recli full suspension, tanto em termos de conforto quanto para poupar as rodas.  Sei que as AZUB são provavelmente as melhores para esse uso, mas será que precisaria de algo tão parrudo?

Pensando e pesquisando sobre o assunto encontrei uma opção que me parece ser uma verdadeira Mountain Bike reclinada, é a RANGER, do fabricante LIGHTFOOT.
Tentei postar o link do site do fabricante e de uns vídeos no youtube, mas apareceu uma mensagem dizendo que não tenho permissão para postar links e vídeos. De qualquer forma, pesquisando no google e no youtube por “RANGER LIGHTFOOT” é possível ver a bike e algumas situações que ela consegue enfrentar.

O que desanima/inviabiliza (pelo menos pra mim) é o preço, segundo o site do fabricante são US$ 2.700,00. Ainda tem que somar despesas com frete e impostos.
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MensagemAssunto: Re: Reclinada boa para estrada de terra   Reclinada boa para estrada de terra EmptyQua maio 07, 2014 5:19 pm

2SWIM escreveu:
Mordaz escreveu:
Resolvi abrir um tópico do jeito que o Nino gosta!

Gostaria da opinião de vocês sobre qual seria uma boa reclinada para estradas de terra, capaz de enfrentar, por exemplo, esse vindouro Audax de Saquarema ou mesmo algo mais pesado, como aquela prova do Vale das Videiras, ali perto de Itaipava.  

Provavelmente seria melhor uma recli full suspension, tanto em termos de conforto quanto para poupar as rodas.  Sei que as AZUB são provavelmente as melhores para esse uso, mas será que precisaria de algo tão parrudo?

Pensando e pesquisando sobre o assunto encontrei uma opção que me parece ser uma verdadeira Mountain Bike reclinada, é a RANGER, do fabricante LIGHTFOOT.
Tentei postar o link do site do fabricante e de uns vídeos no youtube, mas apareceu uma mensagem dizendo que não tenho permissão para postar links e vídeos. De qualquer forma, pesquisando no google e no youtube por “RANGER LIGHTFOOT” é possível ver a bike e algumas situações que ela consegue enfrentar.

O que desanima/inviabiliza (pelo menos pra mim) é o preço, segundo o site do fabricante são US$ 2.700,00. Ainda tem que somar despesas com frete e impostos.

O problema da Ranger, a meu ver, é ser uma reclinada rígida.  Acho impensável uma Mountain Recumbent que não seja full-suspension.  MTB até pode ser hardtail (traseira rígida) porque dá para usar as pernas como suspensão, mas reclinada não.

Quanto ao preço, uma alternativa a esses modelos importados é fabricar artesanalmente em aço mesmo.  Fica um pouco mais pesado, não menos divertido no final.
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MensagemAssunto: Re: Reclinada boa para estrada de terra   Reclinada boa para estrada de terra EmptyQui maio 08, 2014 1:19 pm

duram escreveu:
essa - minha Truck D4 - boa para qualquer batalha

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Fabricar artesanalmente é uma opção.

Duram, vi que você também é do RJ. Poderia informar onde fez o corte e solda dos tubos da sua D4 ?
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MensagemAssunto: Re: Reclinada boa para estrada de terra   Reclinada boa para estrada de terra EmptyQui maio 08, 2014 6:50 pm

Com o Edson e o Cesar, no bairro de Campo Grande, eles são os que ajudam o Pedro Zohrer nas bikes dele e tb a todos que gostariam de fazer ou consertar uma, eles trabalham muito bem com solda de aço
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MensagemAssunto: Cruzbike Sofrider   Reclinada boa para estrada de terra EmptyQui maio 08, 2014 7:11 pm

Andei em muita estrada de terra com a minha numa boa. Recomendo!
Agora ela vem sem suspa dianteira. Assim é melhor comprar o kit (US$395), mais o quadro V2/K (US$230) e um garfo com suspensão e montar uma super MTB reclinada.
A minha era o kit + quadro + garfo Proshock + aros vzan extreme + pneus kenda small block eight 26 x 1.95.
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MensagemAssunto: Re: Reclinada boa para estrada de terra   Reclinada boa para estrada de terra EmptyDom maio 11, 2014 11:25 pm

Desde que comecei a fabricar reclinadas ha mais de 20 anos, sempre tive o habito de colocar elas em estradas de terra e trilhas para testar a resistência do quadro.Logo percebi que existem muitas diferenças em fazer trilha de MTB e de reclinada.A maior limitação da reclinada é que não é possível pular sobre obstáculos, vc tem que passar por cima, ou contornar!
Encontrei algumas vantagens, por exemplo:
-não preciso abaixar a cabeça quando tem galhos de árvore baixos.
-posso pedalar dentro das canaletas criadas pela erosão do transito das MTB no terreno, pois os pedais em geral são altos o suficiente para não pegar na lateral da canaleta.
-em um aclive acentuado a frente da reclinada não empina( depende do modelo é claro).
-posso passar por pequenos córregos e rios sem ter que molhar os pés.
-em declive muito acentuado vc fica em pé em uma reclinada e em uma MTB vc fica quase de cabeça para baixo.
-Rodas pequenas na frente passam melhor na lama pois afundam e pegam na parte dura do lamaçal alem de agarrarem menos lama na roda, as rodas de MTB tendem a flutuar e agarrar mais lama e vc perde controle.
-Rodas pequenas na frente passam mais facilmente em ripios de pedras tanto pequenas como grandes, pois as mesmas não prendem entre as frestas( no caso das pedras grandes) e não flutuam nas pedras pequenas( em geral afundam logo) , o que com rodas grandes é bem mais difícil de evitar.
-Rodas pequenas no entanto são muito desconfortáveis e sensíveis nos buracos, com susp. a bicicleta melhora muito, mas em uma descida cheia de buracos pula que nem um cavalo xucro, mas é muito divertido.
-Rodas grandes em reclinadas melhoram o transito em buracos.
-Entre eixos maiores deixam a reclinada mais confortável no entanto ficam menos ágeis e manobráveis.
-guidão em baixo USS melhoram a visibilidade à frente o que ajuda evitar buracos, e em caso de queda protege melhor a lateral do corpo.
-Guidão em cima OSS melhoram as possibilidades de balanço do corpo para mudança do centro de gravidade da bicicleta muito útil em manobras off road.Sendo que uma posição de banco mais ereta e pedal baixo otimizam isso.
E por último, tentar fazer trilha de reclinada é muito diferente e mais desafiador que em uma MTB, logo mais divertido!
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